empreender com a herospark

Enviar um e-mail manualmente é fácil, não é verdade? Mas imagine fazer esse mesmo processo com milhares de contatos, isso torna o seu trabalho quase impossível. Por isso, surgiram as plataformas de automação de e-mail.

Elas ajudam você a automatizar os disparos e são ótimas para fazer a programação dos envios de maneira estratégica. Ou seja, por meio delas, é possível manter um bom fluxo de nutrição dos seus leads para que eles sejam impulsionados dentro do seu funil de vendas.

Portanto, a automação de e-mail é uma ótima ferramenta de marketing digital. Quer saber mais sobre ela? Então, continue a leitura e confira!

 

O que é automação de e-mail?

A automação de e-mail existe quando você usa uma ferramenta para automatizar o envio dos seus e-mails. Imagine disparar várias mensagens de maneira manual, isso seria muito cansativo e demorado. 

Então, as plataformas de automação surgiram para deixar esse processo mais rápido e estratégico. Isso porque você pode fazer o planejamento dos disparos, bem como segmentar o público-alvo de maneira mais eficiente.

Vale destacar que na automação de e-mail marketing você consegue programar o envio das mensagens de acordo com as ações que o lead faz. Dessa forma, é possível manter um fluxo de nutrição mais inteligente e personalizado.

Sabe aquele e-mail de boas-vindas que você recebe após se inscrever na newsletter de um site ou blog? Então, ele foi enviado por uma ferramenta de automação. Ou seja, você fez a ação de se inscrever e ela disparou o e-mail pertinente ao seu comportamento.

 

Por que investir em automação de e-mail?

É essencial investir na automação de e-mail, pois ela facilita a aplicação das suas estratégias de e-mail marketing. Como vimos, é impossível ficar enviando manualmente dezenas de mensagens a cada ação que o lead faz no seu site, blog ou landing page.

Portanto, as ferramentas de automação surgiram para ajudar os produtores a manter um fluxo de nutrição automatizado e eficiente. Dessa forma, é possível obter os resultados esperados com as suas campanhas de marketing digital.

Além disso, por meio dessas ferramentas, você consegue emitir relatórios que podem demonstrar o desempenho dos seus e-mails marketing. Ou seja, será possível saber quantas pessoas abriram a mensagem, quantas rejeitaram, quantas responderam, entre outras informações. 

Assim, fica mais fácil mensurar se as campanhas estão dando certo ou não. Portanto, a automação de e-mail pode ser uma ótima estratégia para impulsionar o seu lead até o carrinho de compra.

 

Como fazer a automação de e-mail?

Agora que você já sabe o que é e porque é importante fazer uma automação de e-mail, que tal entender como fazê-la na prática?

Assim, fica mais fácil inserir essa estratégia de marketing digital no seu dia a dia. Então, continue acompanhando o nosso texto e verifique qual é o processo para fazer uma automação eficiente.

 

Planejamento

O primeiro passo para fazer a automação de e-mail é o planejamento, ou seja, você precisa definir quais serão os e-mails enviados de acordo com cada ação do lead, bem como a periodicidade dos disparos.

Para isso, é necessário conhecer muito bem o seu avatar e a sua jornada de compra. 

Dessa forma, é possível criar um fluxo de comunicação mais eficiente. Assim como você precisa escolher qual será a ferramenta que vai te ajudar nesta tarefa.

No mercado existem várias, por isso analise muito bem antes de contratar a sua.

 

Execução

O próximo passo é colocar a mão na massa, ou seja, escrever os e-mails que serão enviados, bem como programá-los na plataforma escolhida de acordo com o planejamento.

Lembre-se de que existem ferramentas que oferecem modelos pré-prontos para te ajudar nesta tarefa. 

Porém, tente fazer um texto que atenda às expectativas do lead, por isso é muito importante conhecer a sua persona.

As boas práticas indicam que a mensagem deve conter entre 110 e 180 palavras para que tenha eficiência, mas vai depender da sua audiência.

 

Avaliação

Por fim, você precisa mensurar os resultados. Para isso, a própria plataforma contratada pode emitir os relatórios para que você possa analisar a taxa de abertura, a taxa de cliques, a quantidade de e-mails entregues, a quantidade de pessoas que atenderam a CTA, entre outros indicadores importantes para compreender a performance das suas estratégias.

Lembre-se de que é muito importante aplicar ações de melhoria, caso seja necessário. Assim, você consegue resolver problemas que podem estar incomodando os leads, como o envio excessivo de e-mails.

Podemos concluir que a automação de e-mail é uma maneira fácil e rápida de aplicar as suas estratégias de marketing digital. Já que você pode programar seus disparos de maneira estratégica.

Agora que você já sabe tudo sobre este tema, que tal conhecer a HeroSpark?

Nós temos uma plataforma de automação de e-mail marketing com modelos pré-prontos para que você possa utilizar. Veja como é simples: 

 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *