Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como captar leads: 6 passos infalíveis

computador com um gráfico de como captar leads aberto

Se você deseja ter um negócio de sucesso investindo em marketing digital, saber como captar leads é fundamental. Os leads são, basicamente, os possíveis compradores da sua marca. 

Sabe aquelas pessoas que demonstram interesse pelo seu produto ou serviço? Elas são os seus leads ou potenciais clientes.

Quanto mais leads você tiver, mais chances de vender. E é isso o que você quer, não é mesmo? Mas como fazer isso? 

Neste post você vai encontrar passos infalíveis para que o seu negócio se torne uma verdadeira máquina de novos leads. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

Como captar leads: elementos básicos 

Antes de partirmos para as dicas, é importante que você entenda como funciona o processo de geração de leads. Ele pode ocorrer de diversas formas. Mas, em todas elas, existem elementos fundamentais, que são:

 

Landing page 

É a página onde o usuário cai quando clica em algum anúncio de divulgação. Nela, ele preenche os dados (como nome, sobrenome e e-mail) para receber um produto ou serviço.

A landing page pode ser usada para divulgar seus produtos/serviços, mas também tem outra importante função: captar dados relevantes de possíveis clientes (os chamados leads).

Com a HeroSpark você pode criar facilmente a sua landing page, hospedar cursos online e automatizar e-mails em uma única ferramenta. 

 

 

Formulário

O formulário é onde o usuário preenche os dados. É importante que ele seja simples, direto e enxuto, para que o seu possível cliente não canse e desista de passar as informações no meio do caminho.

 

CTA

CTA é uma sigla em inglês que significa call-to-action (chamada para ação). Essa chamada indica o que o usuário deve fazer, como “cadastre seu e-mail”, “preencha seus dados”, entre outros.

 

Como captar leads em seis passos

 

Agora que você já sabe quais são os elementos básicos para a captação, chegou a hora de conferir os 6 passos infalíveis para gerar leads. 

 

Ofereça conteúdos de qualidade 

Oferecer um conteúdo qualificado é a base do processo. Essa é a principal forma de atrair e direcionar pessoas ao seu produto ou serviço.

Mas é importante considerar que, em um primeiro contato, o consumidor não deseja saber detalhes sobre seu produto. Antes de tudo, ele precisa conhecer os próprios anseios para, então, descobrir como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Por exemplo, se você iniciar o seu contato com o cliente falando sobre o incrível protetor solar que a sua empresa oferece, isso pode não chamar a atenção dele, tornando a comunicação ineficiente. 

Agora, se o contato traz um conteúdo que informa que especialistas recomendam o uso de protetor solar todos os dias, pois tanto o mormaço quanto as luzes artificiais emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer, a chance do seu cliente ter interesse em conhecer o seu produto se torna muito maior.

Por isso, dê conselhos, dicas e ofereça assistência. Esse processo é demorado, mas traz retornos muito positivos.

 

Defina os canais usados

O marketing digital disponibiliza diversos canais que podem ser usados em sua estratégia de como captar leads. Os principais são:

 

Blog

Essa é a principal ferramenta utilizada por quem realiza estratégias de Marketing de Conteúdo. O blog tem potencial para ajudar a sua empresa a ganhar autoridade em seu segmento, a partir do compartilhamento de conteúdos de qualidade.

Além disso, o blog ajuda o seu site a estar no topo dos buscadores, se estiver com um SEO (search engine optimization) adequado.

Mas receber acessos em seus artigos não vai fazer com que você tenha o contato das pessoas, viu? Por isso, os posts devem incluir CTAs atrativos, que despertem o interesse dos leitores a clicarem em links de landing page.

67 headlines para páginas de vendas

 

E-mail Marketing

O e-mail marketing pode ser usado para fazer ofertas personalizadas para produtos/serviços e estabelecer um relacionamento mais próximo com a sua base de contatos.

Mas lembre-se de que ninguém gosta de ter a caixa de entrada sempre repleta de spam. Envie mensagens apenas para quem solicitou e selecione alguns dias do mês para enviar.

 

Mídia paga

Sim, as publicidades da web também podem ser usadas para gerar leads. As plataformas mais usadas são o Google Ads e o Facebook Ads. Com eles, você pode aproveitar variados formatos de mídia para divulgar o seu conteúdo.

O seu anúncio pode levar as pessoas para a sua landing page e, assim, trazer mais contatos para a sua base.

 

Mídias sociais

Como captar leads sem as mídias sociais? Difícil. Elas dão suporte às suas estratégias de conteúdo e também podem ser usadas para coletar informações dos seguidores.

Para isso, você precisa criar uma relação mais próxima com eles. Algumas formas são:

 

  • Iniciar uma conversa por mensagem direta e solicitar o contato das pessoas;
  • Divulgar os artigos do seu blog para que, no blog, os usuários cliquem no link da landing page para preencher o formulário;
  • Criar grupos no Facebook para conversar com seu público e gerar mais leads.

As redes sociais são ferramentas ricas que, se forem usadas com criatividade e estratégia, podem fazer toda a diferença no marketing da sua empresa.

 

Otimize seus conteúdos para as pessoas encontrarem você

Não é segredo para ninguém que, quando alguém tem uma dúvida, a primeira reação é correr para “perguntar para o Google”.

A sua empresa pode aproveitar isso para responder essas dúvidas por meio de um conteúdo de qualidade e, é claro, um produto ou serviço.

Como gerar leads desse modo? Utilizando ferramentas e estratégias para direcionar o tráfego. Em outras palavras, você precisa fazer com que o Google mostre seu site nos primeiros resultados de pesquisas.

Invista em estratégias de SEO, faça pesquisas de termos e use um planejador de palavras-chave para descobrir quais perguntas estão sendo feitas pelo seu público. Aqui vão algumas dicas do time de marketing da HeroSpark para otimizar seus conteúdos:

 

 

Crie e-books

Mesmo que o seu blog abrigue muitos artigos, você pode utilizar os e-books para oferecer conteúdos mais aprofundados, entregando ainda mais valor para os seus possíveis clientes.

Quando você entrega um conteúdo mais aprofundado sobre o conhecimento da sua empresa relacionado ao segmento, você se torna uma referência no assunto.

Além disso, o e-book tende a se tornar um conteúdo viral, pela facilidade de compartilhamento. Se ele realmente agregar valor à vida das pessoas, há mais chances de ele ser compartilhado voluntariamente.

Um e-book compartilhado nas redes sociais e indicado via links em outros sites e blogs tem mais chances de estar bem posicionado nos buscadores.

Você pode disponibilizar o link do material em sua landing page e solicitar os dados do usuário para que o download seja liberado. É um processo de troca.

 

Deixe seus formulários sempre à vista

Como citado anteriormente, é por meio do formulário que o usuário irá enviar informações para se tornar um lead. 

Por isso, deixe-o sempre à vista, ou seja, em posição de destaque em seu blog, landing page, site, entre outros.

Além disso, aproveite todas as oportunidades para divulgar a sua landing page. Assim, você tem muito mais chances de trazer mais pessoas para a sua base.

 

Crie CTAs impossíveis de serem ignorados

No universo digital, o tempo todo empresas e pessoas disputam a atenção dos seus públicos de interesse. Sendo assim, não basta oferecer um conteúdo, é preciso ser persuasivo para fazer as pessoas consumi-lo.

Mas como captar leads e atrair pessoas em um cenário saturado de informações? Criando CTAs e headlines persuasivos e impossíveis de serem ignorados! Baixe agora mesmo o e-book 67 headlines para páginas de vendas da HeroSpark e descubra como!

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …