Biblioteca de Anúncios do Facebook: o que é e como usar?

Print da biblioteca de anúncios do facebook - home
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Já pensou como seria mais fácil trabalhar com a sua estratégia de mídia paga se você soubesse exatamente como os seus concorrentes anunciam? Ou se você simplesmente tivesse um banco de anúncios a seu dispor para buscar inspirações?

Por mais impossível que isso pareça, realmente existe uma ferramenta que permite que tudo isso se torne realidade. Ela é a Biblioteca de Anúncios do Facebook.

A partir dela, você consegue fazer uma pesquisa personalizada e assim saber como seus concorrentes anunciam e ter mais ideias para criar anúncios que realmente convertam.

Se você gostou da ideia e quer conhecer a ferramenta, confira abaixo mais informações sobre ela, como acessá-la, de que forma as buscas funcionam e como você pode utilizá-la para otimizar suas campanhas!

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é um recurso que permite que os usuários pesquisem os anúncios que estão ativos ou desativados nas redes da Meta, como o Facebook e o Instagram.

O portal, que foi criado para trazer mais transparência às publicidades feitas nas plataformas, é uma valiosa fonte de insights para quem utiliza os anúncios para vender seu produto ou serviço. A partir dele, você consegue ver:

  • A página que criou o anúncio;
  • A data de início de cada campanha;
  • Quais formatos de mídia são mais utilizados;
  • Como as empresas usam copys na escrita;
  • Em quais redes os anúncios são mostrados para o público.

Dessa forma, você consegue ter uma ideia melhor de como os outros usuários realizam sua divulgação, e até pode estudar a forma que sua concorrência cria os anúncios para impactar o público.

 

Como acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Assim como muitos produtos da Meta, acessar a Biblioteca de Anúncios é uma tarefa fácil e gratuita. Além disso, não é necessário fazer login para entrar e pesquisar anúncios de categorias diferentes.

Sendo assim, para saber como acessá-la e já começar a pesquisar diversos anúncios, é só conferir o passo a passo a seguir!

  1. Acesse o site da Biblioteca de Anúncios;
  2. Na página inicial, você verá um pesquisador comum, onde você poderá selecionar o país, o tipo de anúncio e a categoria;

Passo 2 biblioteca de anúncios do Facebook

3. Sendo assim, para iniciar a sua busca, basta você selecionar um país:

Passo 3 biblioteca

4. Depois escolher o tipo do anúncio:

Passo 4 biblioteca de anúncios do facebook

5. E, por fim, escrever a categoria dele:

print do passo 5 da biblioteca de anúncios do facebook

6. Se preferir, também pode buscar diretamente pelo nome de uma página:

print do passo 6

copy com chat gpt , herocreator

7. Ao clicar em um dos resultados de pesquisa, a página mostrará os anúncios da busca feita. Assim, você pode conferir os anúncios e analisá-los melhor.

print do passo 7 da biblioteca de anúncios do facebook

8. Clicando em “Ver detalhes do anúncio” você pode conferir mais informações sobre ele e analisar melhor o material feito.

passo 8 biblioteca de anúncios

Como usar a biblioteca para otimizar suas campanhas?

Você já viu que a Biblioteca de Anúncios do Facebook é um recurso muito simples e fácil de ser utilizado. A página é intuitiva e você consegue explorar os anúncios de diversas categorias e páginas diferentes.

Mas, como você consegue usar essa ferramenta para realmente dar aquele up nas suas campanhas? É isso que você vai descobrir abaixo!

 

Obtenha ideias para os seus anúncios

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é um ótimo lugar para ter insights e ideias de como montar as suas campanhas. Ao fazer uma simples pesquisa, você já consegue saber:

  • Como melhorar suas copys, se é melhor deixá-las curtas e objetivas ou mais longas e utilizando técnicas de storytelling;
  • Quais CTAs usar nos próximos anúncios que pode realmente fazer seu público realizar a ação desejada;
  • Qual formato de mídia é melhor para mostrar seu produto (se são imagens, vídeos, animações, etc).

Sendo assim, caso você esteja meio sem ideias ou com um grande bloqueio criativo, acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook pode ser a luz no fim do túnel que você precisa para criar um anúncio que faça suas vendas bombar!

 

Use os filtros a seu favor

Outra dica bem interessante quando estiver utilizando a biblioteca é explorar os filtros dela. Quando você realiza uma pesquisa, na página de resultados tem um botão chamado “Filtros” que fica no canto superior direito.

Ao clicar nele, você consegue acessar diversos filtros que ajudam a melhorar o resultado de buscas dos anúncios.

print dos filtros

Entre os filtros existentes, tem dois que são super interessantes de utilizar: o de plataforma e o de formato. Com eles, você consegue filtrar as pesquisas para ver os anúncios que só foram publicados em plataformas específicas da Meta e também os de formatos únicos de mídia.

Além deles, você também pode explorar os demais e ver os anúncios desativados ou pesquisar por data. Aqui é importante considerar que a ferramenta mostra somente os anúncios veiculados a menos de 7 anos.

 

Estude os anúncios da concorrência

Por fim, a Biblioteca de Anúncios do Facebook também é uma boa ferramenta para estudar a sua concorrência. A partir dela você consegue ver como as demais empresas se posicionam e passa a entender melhor as estratégias que elas utilizam.

Além disso, esse estudo ajuda a perceber algumas tendências na sua área que você pode estar replicando na sua estratégia e assim desenvolver anúncios com uma alta taxa de conversão.

E para ajudar você com isso, a HeroSpark tem um e-book imperdível que mostra a você 42 modelos de anúncios que convertem mesmo. Acesse ele aqui e saiba como otimizar suas campanhas! 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *