Metaverso: o que é e como preparar o seu negócio para essa realidade virtual?

Pessoa desfrutando da realidade virtual. Fundo roxo e legenda: "metaverso"

Quando Mark Zuckerberg anunciou, em 2021, as mudanças no Facebook e a integração de suas redes sociais sob a marca Meta, ele declarou também que deseja expandir ações para os mercados de realidade virtual e realidade aumentada.

Embora o conceito não seja novo, o posicionamento dessa gigante do mercado fez aumentar a atenção para o tema metaverso, bem como para as mudanças que essa tecnologia pode proporcionar ao mercado digital.

Mas, afinal, você sabe o que é metaverso? Confira, neste artigo, os detalhes sobre essa tecnologia e como ela pode ajudar a impulsionar o seu negócio. Acompanhe!

O que é metaverso?

O termo metaverso é utilizado para definir um espaço virtual compartilhado, acessado pelos usuários através de gadgets, com óculos especiais. 

É semelhante ao universo de um game, onde cada um pode ter seu próprio avatar e interagir com outros usuários por meio da realidade virtual e aumentada. 

Portanto, nesse universo virtual, cada usuário pode construir uma nova realidade e aprofundar suas experiências no digital. 

 

Como funciona o metaverso? 

Ainda não é possível afirmar como será exatamente o metaverso, uma vez que esse ainda está em elaboração, mas a tecnologia propõe uma maior integração por meio do ambiente virtual. 

Na prática, isso significa que cada usuário deverá ter um avatar e poderá realizar diversas tarefas por meio da realidade virtual. Entre as atividades, podemos destacar:

  • Ir ao banco;
  • Assistir a filmes com amigos;
  • Frequentar aulas;
  • Ter um ambiente de trabalho virtual;
  • Realizar reuniões.

Muito se fala sobre a possibilidade da criação de uma vida virtual, que incluiria a compra de bens e serviços dentro do ambiente de realidade virtual. Isso já vem se tornando uma realidade, tendo como exemplo as criptomoedas e os NFTs

Outras funcionalidades que podem ser integradas à tecnologia do metaverso são:

 

Realidade virtual

A realidade virtual permite que o usuário acesse um ambiente totalmente virtual e possa interagir nesse espaço. Para isso, é necessário o uso de óculos especiais, como o Rift, ou capacetes de imersão. 

 

Blockchain

O sistema blockchain é uma tecnologia que permite a transmissão e recebimento de informações por meio da conexão de sequências de códigos. 

Ele permite que transações financeiras sejam realizadas, servindo de base para as movimentações de criptomoedas. 

 

Criptomoedas

Com base na  tecnologia blockchain, as criptomoedas funcionam como moedas digitais descentralizadas. Elas são um compilado de dados que utilizam um sistema de criptografia de última geração. 

 

Realidade aumentada

Já a tecnologia da realidade aumentada é responsável por projetar informações digitais em um ambiente real. 

copy com chat gpt , herocreator

Um exemplo disso são jogos ao estilo do Pokémon Go, no qual personagens digitais interagem com os jogadores em um cenário real.

 

Como o metaverso pode beneficiar os negócios digitais?

O metaverso tem um grande potencial de revolucionar o mercado digital, tanto pela melhoria da experiência dos usuários, quanto pela possibilidade do surgimento de novos negócios e produtos. 

Dito isso, agora que você sabe o que é metaverso, confira alguns dos seus benefícios:

  • Educação: as salas de aula virtuais popularizadas pelo ensino híbrido devem ganhar uma versão 2.0. Assim, os alunos poderão se mover pelo ambiente virtual e gerar mais interações;
  • E-commerce: a venda de novos produtos digitais, como os NFTs, podem ganhar mais espaço, criando uma série de coleções baseadas nas necessidades dos avatares na realidade virtual;
  • Produção de Conteúdo: a personalização dos avatares e toda a construção de um ambiente virtual passa diretamente pela necessidade de criação de conteúdo para esse universo. Assim, o mercado para conteúdos mais interativos e voltados para o aprimoramento da experiência dos usuários deve crescer. 

 

 

Como preparar o seu negócio digital para o metaverso? 

O metaverso representa um ambiente de possibilidades para os produtores digitais. Mas, enquanto a sua chegada não é consolidada, é muito importante que os profissionais do mercado digital se preparem.

Desse modo, quando chegar o momento, será possível usufruir das vantagens dessa integração com o digital. 

Portanto, confira algumas dicas de como preparar o seu negócio para a chegada do metaverso.

 

1. Fortaleça sua marca

Investir em estratégias para fortalecer sua marca e garantir o seu posicionamento como autoridade digital é fundamental para reservar o seu espaço no mercado. 

Por isso, construa um planejamento de conteúdo para suas redes e entregue um material relevante ao seu público. Lembre-se que a sua missão é se tornar uma referência para as pessoas. 

 

2. Acompanhe as tendências

A internet é um ambiente de impacto movida a engajamento. Então, é muito importante que você tenha atenção às tendências lançadas e aplique as ideias diante da sua audiência. 

Mas, antes de tudo, é necessário que você tenha total conhecimento do seu público-alvo e entenda o tom de voz e o tipo de conteúdo que faz sentido para sua persona. 

 

3. Ingresse em plataformas intuitivas 

Use plataformas intuitivas para criar e posicionar o seu infoproduto. Além disso, procure por aquelas que utilizam uma experiência gamificada e possibilitam a integração com outras redes. Isso pode ajudar na preparação do seu negócio para a chegada do metaverso. 

Mas, enquanto o metaverso não se torna uma realidade, os empreendedores devem continuar estudando e aprimorando o seu negócio. 

Por isso, indicamos um Kit de Marketing Digital que oferece um pacote completo de informações e recursos para você implementar o planejamento estratégico do seu infoproduto. Baixe agora mesmo gratuitamente e alavanque suas vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *