empreender com a herospark

Você não consegue ter ideias interessante para o seu curso online? Tem tudo planejado, mas na hora de colocar em prática, não consegue? Provavelmente você está passando por um bloqueio criativo.

Issso acontece quando estresse e frustração impactam diretamente na sua criatividade e você não consegue exercitar habilidades relacionadas a criação do seu produto digital. Gravar uma vídeo aula ou elaborar um e-book, por exemplo, podem se tornar tarefas difíceis. 

Mas, fique tranquilo! Pois existem formas para vencer o bloqueio criativo. Se você quer conhecê-las continue a leitura!

 

O que é bloqueio criativo?

O bloqueio criativo acontece quando você, por falta de inspiração ou criatividade, perde a habilidade de fazer qualquer atividade relacionada a produção de conteúdo. Isso porque você sofreu alguma frustração ou um estresse muito forte.

Por exemplo, isso pode acontecer quando você está trabalhando em excesso com algo que exige muita criatividade. Diante disso, é possível que o cansaço mental e físico atrapalhem a sua produtividade.

Outro fator que pode levar ao bloqueio é o perfeccionismo. Como é impossível alcançar um resultado perfeito, a pessoa se frustra e perde a vontade de continuar. Porém, lembre-se de que às vezes é melhor o feito do que o perfeito.

Ou, ainda, a falta de conhecimento. Isso mesmo! Se você não conhece sobre um determinado assunto, fica difícil ter insights e ideias sobre ele.

Em síntese, o bloqueio criativo pode ser muito prejudicial para a sua produtividade. Por isso, é essencial que você procure alternativas para evitar ou vencer esse obstáculo.

 

Quais são as 9 dicas para vencer o bloqueio criativo?

Todo criador de conteúdo já passou ou vai passar pelo bloqueio criativo. Por isso, é necessário aprender a lidar com essa situação ou, ainda, encontrar maneiras de evitar que ela aconteça. Estas são algumas ações que podem ajudar nisso: 

 

1. Buscar inspirações

A primeira dica para evitar o bloqueio criativo é buscar inspirações, pois quando você pesquisa com frequência sobre o assunto ou a área na qual trabalha, fica mais fácil ter insights e ideias novas e relevantes.

Por exemplo, se você quer elaborar artes para as suas redes sociais, pode encontrar inspirações no Pinterest, o maior site de imagens do mundo. Ou, ainda, se você quer aprender a se comportar em um vídeo, pode procurar pelos grandes YouTubers que atuam na sua área.

 

2. Organizar a rotina diária

Outra dica importante é organizar a sua rotina diária. O planejamento pode ser a chave para que você afaste o bloqueio criativo. Isso porque é possível determinar qual é a demanda ideal para cada dia. Assim, você não trabalha em excesso.

Lembre-se de sempre intercalar tarefas que exigem criatividade com tarefas que não exigem. Assim como programe pausas. Dessa forma, você consegue deixar a mente descansar entre uma atividade e outra.

 

3. Escutar música

A música pode te ajudar a melhorar a sua criatividade, por isso é ideal que você tenha playlists com as suas canções favoritas. Assim, é possível escutá-las tanto no momento de descanso quanto no momento de criação. Lembre-se de que a música é um estimulante muito poderoso para a mente humana.

 

4. Fazer pesquisas

Como mencionamos anteriormente, a falta de conhecimento pode prejudicar o seu processo criativo. Por isso, é essencial que você tire um tempo para fazer pesquisas sobre o tema relacionado ao seu produto digital. Assim, fica mais difícil perder a batalha para o bloqueio criativo. Porém, lembre-se de usar fontes de conhecimento confiáveis e cuidado com as fake news.

 

5. Criar uma rotina de sono

Dormir bem também é uma dica muito relevante, pois uma mente descansada é mais saudável e produtiva. Por isso, durma, no mínimo, 8 horas por dia e faça pausas durante o dia para tirar um cochilo, caso seja necessário.

 

6. Organizar o ambiente

Também é importante ter um ambiente de trabalho organizado e limpo, assim você não tem distrações e evita o bloqueio criativo. Além disso, é ideal que você troque a decoração com frequência, pois isso pode ajudar no desenvolvimento da sua criatividade.

 

7. Fazer atividades físicas

Fazer atividades físicas, como alongamento, caminhada e corrida, também podem ser uma boa opção para vencer o bloqueio criativo. Isso porque você coloca o corpo em movimento e, com isso, melhora a sua saúde física. Lembre-se de que corpo e mente estão conectados, por isso você precisa cuidar dos dois para ter uma vida mais saudável e produtiva.

 

8. Fazer brainstorming

O brainstorming é uma técnica muito boa para impedir bloqueio criativo, já que por meio dele você pode conversar com outras pessoas e trocar ideias sobre um determinado assunto. É sempre bom escutar a opinião de quem está de fora do projeto, assim você consegue ter uma visão mais ampla. 

Para isso, marque reuniões online ou presenciais e anote todas as ideias que surgirem durante o encontro. Lembre-se de que não podem existir julgamentos e que todas as informações discutidas são bem-vindas.

 

9. Buscar distrações

É importante buscar distrações para aqueles momentos em que você não consegue sair do lugar, ou seja, não está conseguindo fazer o que planejou. Nesse momento, leia um livro ou um blog, assista um filme ou uma série, navegue pelas redes sociais, entre outros. 

Assim, você consegue descansar a sua mente e retornar ao trabalho mais focado. Porém, lembre-se de estipular um tempo para isso, caso contrário pode se tornar uma forma de procrastinação.

Em resumo, o bloqueio criativo pode atrapalhar muito a sua produtividade, pois ele é um obstáculo no meio do caminho para você conseguir atingir o seu objetivo.

Agora que você já sabe como vencer o bloqueio criativo, que tal começar a criar seus conteúdos e a faturar com o digital? A HeroSpark é uma plataforma completa que pode te ajudar nesta missão! Lance seu produto digital ou curso online hoje mesmo.

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *