Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é criatividade e como usar no marketing digital

O que e criatividade

Cada vez mais o marketing digital vem crescendo e a criatividade é um fator essencial para ele. Nesse artigo, explicaremos o que é criatividade, a importância de ter boas estratégias, além de 8 dicas de como tirar as ideias do papel. Confira!

 

O que é criatividade? 

 

Afinal, o que é criatividade? Existem vários conceitos que explicam seu significado. Segundo o Dicionário Online de Português, o termo corresponde à qualidade de uma pessoa que tem a capacidade de imaginar, criar e inventar coisas novas, a inteligência e o talento de fazer inovações na área em que atua e originalidade.

 

Para alguns, a criatividade está ligada à intervenção divina e a uma sensação totalmente subjetiva. Este é o caso de um pressuposto fundado por Platão, que diz: “ser o artista, no momento da criação, agente de um poder superior, perdendo o controle de si mesmo”.

 

No campo da educação, a criatividade está ligada ao desenvolvimento pessoal de cada pessoa. Para o biólogo e pesquisador Michael Ghiselin, na obra O Processo Criativo (1952), o termo corresponde a um “processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução, na organização da vida subjetiva”.

 

Independente do sentido atribuído, a criatividade pode vir de inspirações subjetivas ou desenvolvidas. O importante é liberar a imaginação, relaxar e colocar para fora as ideias que estão em sua mente. Além disso, algumas dicas podem te ajudar na hora do bloqueio criativo surgir.

 

No marketing digital, a criatividade é um ingrediente essencial para se destacar dentre os concorrentes e adquirir o engajamento do público-alvo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar. Vamos lá!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Como ter criatividade no marketing digital 

 

Marketing de conteúdo não é apenas posts e conteúdos aleatórios que uma empresa produz, mas sim uma técnica estratégica para o seu negócio. O conteúdo, muitas vezes, é o primeiro contato que as pessoas têm com sua loja.

 

Então, é como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. A partir de uma boa comunicação, o cliente adquire confiança e a marca se expande para outros públicos.

 

Muitas pessoas afirmam que não conseguem aproveitar o máximo do conteúdo porque não são criativas e, por isso, colocam um bloqueio criativo no desenvolvimento dos projetos. Confira alguns exercícios para a criatividade para você fazer:

 

1. Amplie seu repertório

Muitas vezes conhecemos apenas a nossa realidade, seguindo sempre a mesma rotina, como se estivéssemos em uma “bolha”. Tomar caminhos diferentes, assistir a novos filmes, visitar museus e conversar com novas pessoas, pode ser uma boa maneira de descobrir um mundo diferente e diverso. Dessa maneira, seu cérebro começará a fazer diferentes associações, gerando novas ideias.

 

2. Pensar em mais soluções

Geralmente, estamos programados para encontrar apenas uma ou duas soluções para o problema. Algo interessante é não se contentar apenas com isso, mas criar mais soluções. Pensar em posts diferentes para o mesmo conteúdo ou até mesmo desenvolver mais ideias para um projeto, são opções que farão seu cérebro pensar e trabalhar mais, trazendo ideias inovadoras.   

 

3. Hábitos saudáveis

Criar hábitos saudáveis evita a fadiga mental, principalmente quando falamos sobre um cansaço a longo prazo. Quanto mais cansado seu cérebro estiver, menos criativo você será. Dessa forma, se alimente bem, durma bem e busque ter uma rotina que não seja extremamente agitada. 

 

4. Relaxe

Alternar os momentos de foco com relaxamento é essencial para aumentar sua criatividade. Se você está vivendo em um momento de muita tensão, dar uma caminhada, uma pausa para um café ou até mesmo um passeio no parque, pode te ajudar com o surgimento de novas ideias. 

 

5. Não tenha medo de errar

Sempre que saímos da nossa zona de conforto, temos a tendência de sentir medo. Esse sentimento em excesso pode ser um empecilho para aumentar sua criatividade. A partir disso, não tenha medo de falhar. Erros fazem parte do processo. Sempre veja o fracasso como uma oportunidade. A maioria dos inventores não tiveram a ideia de primeiro, mas sim, criaram vários e vários protótipos até construírem as coisas como conhecemos hoje.

 

6. Use mapas mentais

Pensamentos em geral tendem a ser desorganizados. Por isso, utilizar mapas mentais para organizar suas ideias, pode ser uma excelente forma de conseguir tirar ela do papel e encontrar respostas inovadoras. 

 

7. Faça uma planilha de suas ideias

Faça uma lista e anote tudo que vier em sua mente, mesmo que uma ideia pareça não ser viável nem realista. Anote também meios diferentes que podem te auxiliar a colocá-las em prática e, em seguida, aplicar a parte crítica, lapidando o que pode dar certo e o que pode não dar. Essa é uma excelente forma de você conseguir ter ideias inovadoras. 

 

8. Acredite em você

Para finalizar, o mais importante de tudo é sempre acreditar em você. Todos nós nascemos criativos e é importante sempre lembrar disso. Nada vai dar certo, se você não confiar em você. Ao contrário, assim você apenas terá um bloqueio criativo. Tudo é questão de exercitar seu cérebro, assim como as pessoas vão para a academia para aumentar seus músculos e suas forças, com a criatividade é exatamente igual.

 

HeroSpark 

 

O que achou das nossas dicas sobre o que é criatividade? Uma boa maneira de conhecer mais sobre o marketing digital e criação de infoprodutos é por meio da HeroSpark. Clique aqui e saiba mais!  Lembre-se sempre de praticar exercícios para a criatividade e confiar que você é capaz!

Mais artigos para você

Análise SWOT: exemplo de como fazer no seu negócio digital

Se você está procurando uma ferramenta para ajudar na construção de um planejamento estratégico mais assertivo, que tal usar a …

Memes no marketing digital: como usar e exemplos

Imagens, vídeos, frases e outras mídias ressignificadas com alcance viral: por que usar memes no marketing digital não seria uma …

Ensino híbrido: como iniciar na sua escola

O ensino híbrido é uma das grandes apostas da educação para o século XXI. Embora tenha surgido antes da pandemia …

Como empreender do zero: veja o passo a passo

Se você deseja ter seu próprio negócio, mas ainda não sabe como, o empreendedorismo digital é uma ótima saída para …

O que é Análise SWOT e por que utilizar no negócio digital?

Se você pretende ingressar no mundo do empreendedorismo digital, precisa conhecer todas as ferramentas e as técnicas de gestão existentes …

Planejamento estratégico de marketing em 5 passos

Primeiramente, como está o planejamento estratégico de marketing da sua empresa? Será que você está fazendo esse processo da maneira …