empreender com a herospark

Você, produtor digital, tem dificuldades para encontrar a melhor plataforma para comercializar o seu produto ou serviço? São tantas opções de canais de vendas, que às vezes é desafiador descobrir qual é a melhor opção para a sua empresa, não é mesmo?  

Neste artigo, vamos falar sobre os principais canais de venda e te ajudar a encontrar o que mais se encaixa ao seu serviço e público-alvo, por meio de uma decisão estratégica. Vem com a gente!

 

Afinal, o que são os canais de vendas?

Toda empresa, seja ela do meio online ou offline, precisa de uma plataforma que estabeleça uma ligação com o seu público.

Quando se trata  de uma relação comercial, são utilizados os canais de vendas, que são os meios, as plataformas, as mídias ou os locais que permitem que o cliente tenha contato com o produto ou serviço ofertado. 

Esses canais funcionam como uma espécie de vitrine para que o público conheça tudo que a empresa tem a oferecer. Isso ajuda a fidelizar o cliente e atrair potenciais consumidores. 

Escolher os melhores canais de venda nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso conhecer e entender o comportamento do seu público.

Hoje, com a expansão digital e com o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, a venda online se popularizou e, com isso, os canais de venda se multiplicaram. 

Em meio a tantas opções, é importante ter o conhecimento de como funciona cada plataforma, as particularidades e as ferramentas para aplicar a melhor estratégia dentro e fora da internet.

 

Os principais canais de vendas online

Atualmente, toda empresa que busca crescer tem uma presença digital. Tanto nas redes sociais, quanto nos canais de vendas online, que são responsáveis por levar os produtos e serviços para o seu público por meio da internet. 

Com os canais de vendas online, o cliente tem a agilidade e a comodidade de conhecer e adquirir os produtos sem sair de casa e a qualquer momento do dia. As barreiras geográficas também são quebradas. O consumidor tem acesso a itens de dentro e fora de seu país. 

Além do controle do cliente para efetuar a compra, outra vantagem desses canais é a possibilidade da sua empresa aumentar o alcance e exposição de seus produtos na internet. 

Agora que você já sabe o que são esses canais, confira quais são 7 principais: 

 

E-commerce 

Como o próprio nome diz, é uma plataforma de comércio eletrônico. O site é utilizado para a comercialização de produtos e serviços, para proporcionar aos seus usuários agilidade e comodidade de acesso. 

Utilizando o e-commerce, você tem segurança e controle sobre o seu negócio, com plataformas personalizadas para criar uma loja virtual com a identidade da sua empresa. 

 

Marketplace 

Diferente do E-commerce, em que você cria uma loja virtual para uma marca específica, o marketplace funciona como um shopping online. Com esse canal de venda, diversas marcas podem anunciar e comercializar dentro dele. 

Com isso, o alcance dessas marcas é maior, já que a plataforma reúne uma variedade de produtos e serviços para os mais diferentes públicos.

Se sua empresa busca grande visibilidade, utilizar o marketplace é a melhor decisão estratégica. Com ele é possível criar uma grande rede de fornecedores, buscando uma força conjunta. 

 

E-mail marketing

É um canal de venda que utiliza como estratégia o disparo de e-mails para um determinado público. Sua eficiência depende de uma boa base de leads, que são contatos que demostraram interesse em receber as suas mensagens. Esses leads são obtidos por meio de ações de marketing em redes sociais e ações fora da internet, como eventos e campanhas.  

Com o e-mail marketing, você pode enviar conteúdos exclusivos, apresentar a sua marca e atualizar os seus clientes com as novidades da empresa. 

A plataforma ainda proporciona a você a possibilidade de fazer uma segmentação personalizada do seu público, baseada nos interesses e comportamentos de seus clientes, criando, assim, uma comunicação mais efetiva. 

Uma boa alternativa para potencializar os resultados com e-mail marketing é utilizar sistemas de automação de e-mail, que poupam o trabalho de segmentar e disparar os e-mails manualmente. Veja como funciona na HeroSpark:

 

 

Antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads é uma das principais ferramentas de publicidade do Google. 

Com a plataforma, é possível criar anúncios por meio de palavras-chave que são relevantes para o público da sua empresa. Seus clientes têm acesso a esses anúncios ao pesquisarem as palavras-chave no Google, Google Maps e outros parceiros. 

Existem duas categorias de anúncios nessa ferramenta: rede de display e rede de pesquisa. Na primeira, eles são exibidos em carrosséis e banners de páginas parceiras ou que abordam o tema pesquisado. 

Já na segunda, eles são exibidos nas primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google. 

Por estar ligado a esse buscador de pesquisa, o Google Ads é uma ótima estratégia para empresas que trabalham com e-books e cursos online

 

Google Shopping

É um canal de venda que funciona como uma vitrine de produtos anunciados no Google Ads. Com o Google Shopping, o cliente tem acesso à imagem, nome do produto, preço e loja em que está sendo ofertado. 

Os anúncios também são exibidos em forma de carrossel com posição de destaque nos resultados do buscador de pesquisa. 

Uma das grandes novidades da plataforma é que agora ela funciona como um marketplace, com recomendações personalizadas de acordo com o comportamento dos usuários na internet. 

 

Programa de Afiliados

Afiliado é quando uma pessoa promove produtos e serviços de terceiros em seu blog, site ou redes sociais, gerando lucro por meio de comissões. 

Essa também é uma ótima estratégia para empresas que vendem infoprodutos como cursos online e e-books. 

Na prática, o programa de afiliados funciona com o uso de uma plataforma online, onde sua empresa disponibiliza links de divulgação do produto para que o afiliado efetue a venda. 

Com isso, a empresa expande o alcance de seus produtos e o vendedor faz o seu trabalho sem precisar sair de casa. 

 

Redes Sociais

Um dos melhores canais para as marcas apresentarem seus trabalhos e conversarem com os seus públicos é pelas redes sociais

Muito mais que uma rede de entretenimento, elas são ferramentas de relacionamento e  negócios. Por meio delas, é possível integrar outros canais de venda, como o e-commerce e marketplace. 

Além disso, os usuários podem comprar diretamente pelo Facebook e Instagram. 

A dica para tornar as redes sociais um canal de venda de sucesso, é utilizá-las da maneira correta, criando conteúdos informativos e criativos, que promovam o envolvimento e engajamento dos usuários.

 

Canais de vendas offline

Mesmo com o crescimento digital, os canais de vendas fora da web também possuem um papel importante na comercialização de serviços e produtos. Confira alguns deles:

 

Lojas físicas e pontos de vendas

São os canais de vendas tradicionais mais conhecidos. Para muitos empreendedores, esses canais podem significar um custo elevado.

Porém, com uma estratégia diferenciada, você pode transformar o ambiente mais convidativo para o seu cliente, proporcionando uma experiência única, que muitas vezes não é possível no online.

 

Franquias

Elas funcionam como um modelo de negócio para empresas que já estão estabelecidas no mercado, baseadas na replicação de outras marcas. 

Esse canal de comercialização tem um sistema de venda de licença, em que o detentor da marca cede o direito de uso da sua patente. 

Empresas como McDonald’s e Havaianas são alguns exemplos de franquias famosas. 

 

Venda direta

Segue o mesmo modelo programa de afiliados, só que fora da internet. Com ela, o vendedor trabalha como um representante comercial que recebe comissão sobre suas vendas. 

Na maioria das vezes, esse vendedor não possui vínculo empregatício com a empresa

O Boticário e Avon são exemplos de empresas que utilizam da venda direta para a comercialização de seus produtos. 

 

Telemarketing

Neste canal, o vendedor oferece produtos e serviços com base em uma estratégia de venda por meio de ligações telefônicas. O objetivo é entrar em contato com possíveis clientes e gerar leads. 

 

Televisão 

Mesmo com o crescimento e popularização da internet, a televisão ainda é um canal de vendas fortalecido e que atinge grande público, principalmente no Brasil.  

Ela recebe grandes investimentos de marketing, porém, também é um dos canais mais caros para obter espaço para o anúncio. 

 

Distribuidores

Este canal de venda tem como modelo de negócio levar ao mercado produtos de diferentes empresas. O distribuidor pode atuar como um intermediador entre o produtor e consumidor, vendendo produtos com o objetivo de fortalecer as marcas.

Os distribuidores trabalham como varejo, atacado e lojas. 

 

Como escolher o melhor canal de venda? 

Agora que você já conhece os canais de vendas, já pode dar um passo importante para o seu planejamento estratégico e expandir o seu alcance comercial. 

Muito mais que dominar cada canal de venda, é importante entender e dialogar com o seu cliente. Estude e determine o público-alvo.

Analise a faixa etária, a localização, os comportamentos, as necessidades, as intenções de compra de quem já gosta da sua marca e do público que você deseja atingir. 

Também estude os seus concorrentes. Veja seus canais de divulgação, seus pontos fortes e fracos. 

Com esses dados, fica mais fácil encontrar o melhor canal de venda que faça sentido para a sua empresa e para o seu cliente. 

Muitas vezes a resposta para expandir o alcance comercial está na combinação e na diversificação dos canais de vendas, tanto do ambiente online, quanto do offline.

Quer mais dicas sobre como vender na internet? Siga o Instagram da Herospark! Lá você encontra mais conteúdos que podem ajudar ainda mais a sua marca a crescer. 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *