Clube de assinaturas para cursos de idiomas e preparatórios é possível?

imagem de um dicionário de inglês e uma lousa com várias frases em inglês escritas, com destaque para "learn english". imagem com filtro roxo e texto em destaque: clube de assinatura para cursos

O modelo de negócio por assinatura tem sido implementado por diversas empresas, uma vez que proporciona muitas vantagens para os negócios e uma renda fixa mensal. Assim, as incertezas financeiras são reduzidas e o cliente tem acesso aos produtos e serviços sempre que quiser. 

No entanto, por ser um modelo que tem crescido nos últimos tempos, é normal ter dúvidas na hora de colocá-lo em prática.

Por isso, precisa pesquisar para ver se encaixa dentro do seu modelo de negócio digital

Por isso, se você quer saber se um clube de assinaturas é viável para o ramo de cursos de idiomas e preparatórios, confira nossas dicas para empreender nessa área. 

O que é um clube de assinaturas?

Um clube de assinaturas consiste em um modelo de negócio no qual o produto ou serviço é oferecido sob demanda, por intermédio de um pagamento mensal, semestral ou anual.

Além disso, ele pode ser dividido em tipos de planos cuja entrega de benefícios é proporcional ao valor que o assinante se propõe a investir. 

Grandes empresas trabalham com o clube de assinaturas, como: 

  • Netflix
  • Spotify
  • Amazon Prime
  • Deezer
  • English Live
  • E muito mais.

Se quiser conhecer mais sobre essa estratégia, assista ao webinar abaixo:

 

 

Por que ter um clube de assinaturas para infoprodutos de desenvolvimento profissional? 

Os consumidores de infoprodutos procuram qualidade e praticidade. Por isso, o clube de assinaturas é uma ótima forma de proporcionar um serviço que alcance suas expectativas. 

Ao oferecer essa opção, você garante uma receita recorrente e fideliza seus clientes. Isso porque o serviço de assinatura permite que constantes melhorias sejam implementadas nos produtos ou serviços.

Saiba que o clube de assinaturas é totalmente possível de ser executado nos infoprodutos educativos, tais como:

 

Cursos preparatórios

O nicho de cursos preparatórios tem crescido no país. Nos preparatórios para concursos, por exemplo, houve um aumento de 40%, entre 2016 e 2021 no ingresso de novos alunos. 

Contudo, outros tipos de cursos preparatórios também têm tido alta demanda, como: preparatórios para vestibular e exames específicos. 

 

Cursos de idiomas 

Os cursos de idiomas fazem parte de outro nicho com bastante crescimento no decorrer dos anos. Isso ocorre, principalmente, ao considerarmos a necessidade das pessoas de aprender um segundo idioma para a vida pessoal e profissional. 

O idioma mais procurado é o inglês, seguido do espanhol. Entretanto, o ensino de outros idiomas, como o francês, também costuma garantir um bom retorno financeiro. 

 

Desenvolvimento profissional

A procura por cursos profissionalizantes cresceu muito com o aumento do desemprego. Isso porque as pessoas passaram a buscar um desenvolvimento profissional para conseguir a recolocação no mercado. 

Dessa forma, cursos de marketing digital, culinária, administrativos, entre outros, estão ganhando espaço e atraindo cada vez mais alunos. 

 

Quais produtos posso ter no meu clube de assinaturas? 

Existem diversos produtos que podem ser usados nos clubes de assinaturas de infoprodutos educativos. Portanto, se quiser escolher o ideal, é preciso entender não apenas o seu produto ou serviço, mas também as necessidades dos seus consumidores

Para te ajudar a se inspirar, resolvemos listar algumas dicas para empreender com clube de assinaturas. Confira:

 

Cursos preparatórios

Para os cursos preparatórios, você pode:

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
  • Criar ambientes virtuais com as aulas e cobrar o acesso a esse ambiente a partir de uma assinatura mensal, trimestral ou semestral;
  • Oferecer planos com mentorias individuais;
  • Oferecer planos com aulas personalizadas e simulados.

 

Cursos de idiomas

No caso dos cursos de idiomas, as possibilidades de implementação do clube de assinaturas são parecidas com as anteriores. Porém existem mais ideias que você pode colocar em prática, como:

  • Dividir em planos que vão do Básico ao Premium;
  • Oferecer planos com aulas em grupo de conversação com nativos;
  • Aumentar o leque de opções para os assinantes do plano Premium (incluir acesso a mais simulados por semana, provas, atividades, passeios culturais e/ou mentorias);
  • Oferecer assinatura para ter acesso vitalício a cursos específicos, como: inglês técnico, inglês para fins acadêmicos, inglês para professores, inglês para exames.

 

Desenvolvimento profissional

Os cursos de desenvolvimento profissional também oferecem diversas possibilidades de criação de clubes de assinaturas. Você pode unir as dicas anteriores e ainda incluir outras ideias, como:

  • Criar planos especiais com consultorias de carreiras semanais;
  • Incluir em um plano entrevista mensal com profissionais da área;
  • Oferecer planos com orientação vocacional individual.

 

Como construir um clube de assinatura no meu nicho?

Você pode começar a construir um clube de assinaturas agora mesmo. Por isso, preparamos um passo a passo detalhado com o intuito de te auxiliar nesse processo. Confira!

 

1. Defina o produto

Antes de mais nada, você precisa ter bem definido o produto que oferecerá em seu clube de assinaturas. 

Para isso, utilize algumas ideias que nós fornecemos anteriormente.

Além disso, procure fazer pesquisas com seus principais clientes e público-alvo. Assim, você consegue entender quais produtos têm maior probabilidade de sucesso.

 

2. Faça um planejamento

Uma das principais dicas para empreender é focar no planejamento. Ele é essencial no processo de criação de um clube de assinaturas. 

Sendo assim, procure ter a gestão do seu produto bem mapeada, além de planos de aula bem estruturados.

Documente toda a sua estratégia antes de colocá-la em prática. Para isso, você pode usar ferramentas, como: Google Docs, Google Sheets e Google Slides.

 

3. Precifique o seu produto

Além das etapas anteriores, você precisa precificar o seu produto. Mas, antes de definir um preço, realize uma pesquisa de mercado.

Ela te ajudará a descobrir quanto os seus concorrentes estão cobrando e quanto o seu público está disposto a pagar por um curso preparatório, de idiomas ou de desenvolvimento profissional. 

É importante também realizar um levantamento dos gastos e do quanto você precisou investir no seu produto. 

Se quiser saber mais sobre precificação, confira esse post para entender como precificar um produto digital. 

 

4. Escolha a plataforma de hospedagem

Com todos os passos anteriores concluídos, é preciso pensar em plataformas para hospedar o seu produto educativo.

Antes de escolher uma plataforma, realize uma pesquisa e procure aquelas que são mais intuitivas e facilitem o processo de publicação.

Na HeroSpark, você pode publicar o seu produto de forma gratuita, criar seu clube de assinaturas e executar toda a sua estratégia de divulgação e vendas, tudo em um única plataforma.

 

5. Realize as vendas 

Após seguir cada passo, chegou uma das melhores partes: as vendas. Por isso, saiba que a HeroSpark também pode ajudá-lo nessa etapa. 

Isso porque, na própria plataforma, é possível criar landing pages otimizadas e de alta conversão, criar fluxos de e-mail marketing e muito mais. 

Então, agora que você já viu algumas dicas para empreender com clube de assinaturas para cursos preparatório, de idiomas ou de desenvolvimento profissional, está na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo.

Por isso, crie uma conta na HeroSpark, hospede o seu produto de forma gratuita, rápida e fácil, e comece a vender hoje mesmo!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.