Como precificar um produto digital?

Empresário segurando uma calculadora e escrevendo em papel. Texto da imagem: como precificar um produto digital
Saber como precificar um produto digital aumenta o lucro de empresários
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Como precificar um produto digital de forma que não prejudique a saúde financeira do seu negócio?

Se você busca formas de como ganhar dinheiro na internet, vender produtos digitais pode ser uma excelente opção.

É claro que, para sair na frente dos seus concorrentes, você precisa chegar ao preço ideal de um produto digital que você tenha interesse em vender, seja ele um um curso online ou um e-book, por exemplo.

É importante saber que é diferente precificar um produto digital e um produto físico. E, além disso, é essencial saber quanto o seu cliente vai poder pagar nele.

Neste artigo, você conhecerá em detalhes estas diferenças e aprenderá como precificar um produto digital!

A HeroSpark possui ferramentas que auxiliam em todas as etapas do processo, desde o gerenciamento, hospedagem de produtos digitais até automação de e-mail marketing, criação de landing pages e páginas de venda.

Inscreva-se gratuitamente!

Fatores importantes para precificar um produto digital

Vendas

É difícil saber quantas unidades de um produto digital serão de fato vendidas. Portanto, o que você precisa saber é o seguinte: como fazer uma projeção de vendas? 

É possível fazer com apenas 4 dicas:

  1. Analise seu histórico de vendas;
  2. Estude as tendências do seu nicho no mercado;
  3. Identifique quais são suas fontes de receitas, como anúncios etc;
  4. Acompanhe os concorrentes e suas estratégias.

Audiência

Um dos passos mais importantes para precificar um produto digital é conhecer o seu público.

Por exemplo, não adianta nada você ter um curso online de finanças super completo e tentar vender para quem nem sabe o que é a poupança.

Ter um público segmentado vai te ajudar a como precificar um produto digital de uma maneira mais assertiva.

Além disso, é interessante entender como é a jornada desse cliente pelo seu funil de vendas, de modo a oferecer as melhores ofertas de valor em cada etapa.

Concorrentes

Ainda que seus concorrentes sirvam como uma base de qual caminho seguir, isso não vai determinar de fato como precificar o seu produto. Assim, use-o como exemplo, mas não se prenda muito ao preço definido pela sua concorrência. 

Entregue valor

É essencial que você primeiro entregue o verdadeiro valor do seu produto ao seu cliente. Só depois ele irá fazer um balanço com relação ao preço. 

Se você iniciar o processo de venda entregando o preço, isso pode fazer com que ele perca o interesse pelo produto antes mesmo de saber mais sobre ele. 

Esse produto vai transformar a vida do seu cliente? Foque nisso!

Não pense que colocando um preço muito baixo irá incentivar seu público a comprar. É quase o oposto: se seu preço for muito baixo, naturalmente seu público vai pensar que seu produto não tem nenhum valor.

Quando um preço é muito baixo, as pessoas tendem a considerar o produto como ruim. Então, se você entrega um produto com preço muito baixo, é como se você estivesse dizendo para o seu cliente: “Olha, esse produto é baratinho, não entrega muito valor”.

Muitas pessoas têm medo de falar sobre o preço do produto e acabar afastando o cliente. Esse é o seu caso? Então é hora de começar a superar esse medo!

Ninguém pode ter vergonha de cobrar pelo valor que está entregando no seu produto. A dica é justamente mostrar ao cliente de que forma aquele produto vai ser a solução para o problema dele. As pessoas tendem a pagar por isso.

5 passos para precificar o seu produto

Até aqui, entendemos que o valor de um produto não pode ser tão alto a ponto de desestimular a compra, e nem tão baixo a ponto de não gerar lucros. Mas, como chegar ao equilíbrio.

Dica: Planilha para calcular o preço de um produto [grátis]

 

Além do conteúdo do vídeo, estes cinco passos vão te ajudar a precificar o seu produto digital na prática:

 1. Calcule as despesas fixas e variáveis

Agora, é preciso calcular as despesas da sua empresa, definindo gastos fixos e variáveis.

Gastos variáveis são aqueles que são esporádicos e dependem do volume de venda. Por exemplo: gastos com emissão de um boleto.

Gastos fixos são aqueles que devem ser pagos, não importando o valor do seu faturamento. Um exemplo é o valor que você paga para uma plataforma, o domínio, etc. 

2. Calcule a mão de obra

Lembre-se de calcular o valor da sua mão de obra e das outras pessoas que estiverem envolvidas no desenvolvimento do produto. Para isso, defina o valor da sua hora de acordo com o que deseja receber ao final do mês ou da etapa de lançamento. 

Você pode ter a ajuda de um contador para o cálculo, já que é preciso pensar não só no preço fixo mensal, mas em outras despesas, dependendo do contrato de trabalho.

Além disso, é importante considerar os benefícios recebidos no cálculo. Por exemplo: se for necessário deslocamento para desenvolver o produto, inclua vale transporte também. 

copy com chat gpt , herocreator

3. Respeite a margem de lucro

Se você quer que o seu negócio cresça, você precisa ter uma margem estabelecida.

Conhecemos como margem de lucro aquela porcentagem que é adicionada aos custos de um produto ou serviço. Essa soma forma o preço final desse produto, ou seja, o valor pelo qual o produto será comercializado. Sua função é otimizar vendas, gerando lucro para o negócio.

Caso você tenha definido um ganho de 30% sobre o custo de cada item, fique atento a isso na hora de precificar. Respeitar a margem é fundamental para que você possa evoluir e ver o seu negócio deslanchar.

Mas lembre-se: a margem não é o seu salário. O seu salário já deve estar incluso nos custos fixos. A margem de lucro é um valor que vai além disso.

 

4. Entenda e conheça o markup e a margem de lucro

Muitos empreendedores não sabem a diferença entre markup e margem de lucro.

A margem de lucro é a porcentagem que volta para o caixa quando os custos são pagos. Ou seja, é o valor que “sobra”.

Já o markup é o percentual aplicado aos produtos. Ou seja, o lucro que você deseja ter com cada produto.

 5. Faça uma pesquisa minuciosa sobre o seu mercado

Se você já fez uma simples pesquisa no Google, provavelmente já deve ter visto alguma tabela de preços para seus produtos, certo? Mas você deve ir além disso!

Como citado anteriormente, você deve analisar os seus concorrentes. E, com essa pesquisa, você pode correr o risco de descobrir que o preço pelo qual você deseja vender é mais alto do que o que é oferecido no mercado.

Nesse momento, você deve analisar: é possível reduzir o valor de alguma forma, sem que isso prejudique custos e margem? Se a resposta for não, talvez esse não seja o melhor produto para a renda.

Mas calma. Não é hora de desistir. Você também pode optar por outras ideias, como: vender o seu curso pelo valor que deseja, mas adicionar alguma outra vantagem que faça o consumidor sentir que sairá ganhando no final das contas.

Você também pode diminuir a margem de lucro de um produto X e aumentar no Y e oferecer os dois juntos.

Utilize uma planilha orçamentária

Sabia que fica muito mais fácil saber como precificar um produto digital com uma planilha para criar o seu orçamento? Assim, você consegue ter uma visão clara de todos as receitas e despesas para desenvolver melhor o seu produto.

Nesse sentido, saiba que a HeroSpark tem um modelo para você começar, com apenas 7 passos. Confira!

  1. Planejamento estratégico: analise o mercado, a concorrência, seu público-alvo e o conteúdo.
  2. Definição de objetivos: estabeleça os objetivos principais que você deseja alcançar com seu produto digital.
  3. Definição do orçamento para o projeto: com o planejamento e objetivos definidos, estabeleça quanto você precisará investir para viabilizar o produto.
  4. Produção de conteúdo: defina qual será o investimento feito para a produção de conteúdo.
  5. Escolha a plataforma: uma das etapas mais importantes, que pode definir o sucesso das suas vendas.
  6. Projeção de cenários: desenhe os cenários possíveis para estar preparado – o positivo, o neutro e o negativo.
  7. Acompanhamento: controle o desenvolvimento do seu produto digital, desde os investimentos feitos até a sua distribuição.

Faça o download gratuitamente desse plano de orçamento e facilite seu dia a dia no empreendedorismo digital.

Como vender mais e agregar valor?

Quanto mais transformação você proporcionar ao seu cliente, mais preço seu produto vai poder ter. Essa é a proposta de valor da sua solução.  Se o cliente tivesse o poder de apertar o botão e aprender automaticamente como transformar sua vida através do seu produto, ele faria isso.

A solução é o primeiro ponto que o possível cliente observa, antes mesmo do preço. Se ele acreditar que terá a vida transformada, fará a compra – claro, considerando que o preço não esteja elevado em relação a outras possibilidades de transformação do mercado.

Se você tem dúvidas sobre como apresentar essa proposta, preparamos um material especial para te ajudar a ser persuasivo nas vendas: um e-book com headlines que convertem e são impossíveis de ignorar!

Mas e o gatilho de desconto? Sim, ele tende a trazer mais vendas para seu produto, desde que não seja usado em excesso.

A verdade é que nem sempre o motivo para uma venda não acontecer é o preço. Pode ser que existam alguns problemas na sua página. O vídeo pode não estar legal, as informações podem ser difíceis de entender, etc. Então, antes de pensar em mudar o preço do seu produto, avalie suas métricas.

Investimento em anúncios

Se você não está vendendo, talvez você precise caprichar mais nos seus anúncios. Às vezes, os resultados podem não estar chegando porque você está atraindo as pessoas erradas em suas campanhas.

Somente com um planejamento bem desenhado é possível entender o que você está errando e acertando em suas campanhas.

Aí sim, se você já testou tudo e percebe que ainda assim o seu produto não converte, talvez o seu problema seja preço.

Não importa o quanto custou pra você produzir o seu conteúdo. O que realmente importa é quanto o seu público pode e está disposto a pagar pelo seu produto. Então, a primeira coisa que você precisa considerar é o poder aquisitivo do público consumidor e as formas de pagamento que eles preferem.

Pesquise seu público-alvo e prepare sua plataforma e seu produto digital para essa realidade.

Como calcular o preço de um e-book?

Um dos desafios para quem está empreendendo na internet é saber como precificar um produto digital e, quando se trata de um e-book, a dúvida fica ainda maior. 

Por isso, se você quer calcular apenas o serviço de escrita, por exemplo, os valores podem variar entre R$120 a R$240, dependendo da complexidade do material. 

Já para revisão, os valores variam entre R$28 a R$56, variando de acordo com a complexidade e urgência do conteúdo. Tudo vai depender de qual fase você está. 

Para quem atua do começo ao fim do e-book e quer precificar o livro digital, é possível encontrar preços desde R$0,99 até e-books por mais de R$30,00. 

Lembrando que o valor nem sempre está relacionado à qualidade, e pode variar de acordo com a sua estratégia. E-books mais baratos podem alcançar mais pessoas, por exemplo.

A HeroSpark oferece uma série de ferramentas que auxiliam em todas as etapas do processo, desde o gerenciamento e hospedagem de produtos digitais até automação de e-mail marketing e criação de landing pages e páginas de venda. Conheça as soluções e comece gratuitamente agora!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *