Qual o CNAE para infoprodutor? [GUIA COMPLETO]

Qual o CNAE para infoprodutor? [GUIA COMPLETO]
Extensão plano basic

Você sabia que descobrir o CNAE infoprodutor adequado para a sua atividade é essencial? 

Sim, para quem não sabe, essa é uma etapa importante e que acompanha o momento em que você decide formalizar o seu negócio e abrir um CNPJ. 

Cabe destacar que a definição correta do CNAE não só garante que você esteja registrado corretamente, como também evita que você pague impostos a mais, caso escolha a categoria errada, por exemplo. 

Por isso, para garantir que a sua formalização enquanto empreendedor digital ocorra da melhor maneira, continue acompanhando este post que vai tratar sobre qual é o CNAE indicado para o infoprodutor. Boa leitura!  

Realize a venda dos seus infoprodutos com a HeroSpark! Cadastre-se gratuitamente na plataforma!

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Na prática, esse é um código composto por 7 números e que tem como finalidade identificar a atividade econômica desenvolvida por uma empresa. 

Vale dizer que um empreendedor pode ter vários CNAEs atrelados ao seu CNPJ. No entanto, apenas um será o principal, sendo que a maioria das suas atividades será enquadrada nele. Os demais são secundários. 

Qual o CNAE para infoprodutor?

Agora que você sabe o que é, pode estar em dúvida sobre o CNAE infoprodutor mais adequado para a sua atividade, não é mesmo?

Nesse sentido, saiba que existem várias opções de CNAE que podem ser utilizados, a depender do seu negócio digital. Assim, é possível utilizar:

  • 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial: esse é o CNAE adequado para quem produz e vende cursos online. 
  • 5811-5/00 – Edição de livros: já esse CNAE é indicado para o infoprodutor que trabalha com a produção e venda de e-books. 
  • 4761-0/00 – Comércio varejista de livros: essa é mais uma opção para o produtor que trabalha com livros digitais. 

Vale dizer que, além dos CNAEs para infoprodutores, também existe a opção de CNAE para quem decide se formalizar como afiliado

Nesse caso, o código ideal é o 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários. 

CNAE infoprodutor: como funcionam as tributações?

Como mencionamos, uma das razões de se registrar no CNAE correto é não correr o risco de pagar impostos a mais. Isso porque cada CNAE pertence a um Anexo, que, por sua vez, possui uma tributação diferente. 

copy com chat gpt , herocreator

Isso quer dizer que, caso você se registre no código errado, poderá ter uma alíquota de imposto equivocada, pagando mais e deixando de ganhar o valor que realmente compete à sua atividade. 

Dito isso, vamos agora conhecer as tributações referentes à cada CNAE!

Simples Nacional

Se o infoprodutor for registrado no regime do Simples Nacional, então as alíquotas serão:

  • Produção e venda de cursos online: alíquota a partir de 6% sobre o faturamento mensal.
  • Produção e venda de livros digitais: alíquota a partir de 4% sobre o faturamento mensal (ou 2,64% se aproveitada a isenção de ICMS). 

Lucro Presumido 

Agora, se o produtor for registrado no regime de Lucro Presumido, então as tributações são:

  • Produção e venda de cursos online: alíquota entre 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.
  • Produção e venda de livros digitais: alíquota a partir de 5,93% sobre o faturamento mensal (ou 2,88% se aproveitada a isenção de ICMS, PIS e COFINS). 

É realmente necessário abrir CNPJ para atuar como infoprodutor?

Com tantas informações na cabeça, você deve estar se perguntando se realmente é necessário abrir um CNPJ para atuar como infoprodutor, não é mesmo?

Saiba que apesar de nem sempre ser necessário, uma vez que você pode desenvolver suas atividades no empreendedorismo digital como pessoa física, ter um CNPJ, isto é, ser pessoa jurídica é muito mais vantajoso. 

Primeiro, porque os impostos cobrados são menores, e você sentirá isso principalmente quando for realizar a sua declaração anual de imposto de renda

Além disso, ao ter um CNPJ, você também consegue vários benefícios, como o direito a empréstimos facilitados e com juros mais baixos para investir e escalar o seu negócio digital. 

Isso sem falar que ser formalizado traz muito mais credibilidade para o seu negócio, o que aumenta a sua visibilidade no mercado digital. 

Portanto, apesar de não ser obrigatório, se você pensa em escalar o seu empreendimento digital, vale muito a pena abrir um CNPJ. 

Agora que você sabe qual CNAE infoprodutor é o mais adequado para suas atividades e quais são as tributações sobre cada um deles, já pode dar o próximo passo para a sua formalização, não é mesmo?

Enquanto isso, já comece a vender os seus produtos na HeroSpark. 

Cadastre-se gratuitamente na plataforma para hospedar, divulgar e vender os seus infoprodutos com os melhores recursos do mercado!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *