Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como criar um infoproduto em 7 passos

como criar um infoproduto ebook

Se você acessou a internet em busca de informações a respeito de como criar um infoproduto para vender, você chegou ao lugar certo.

 

Criar um infoproduto no começo pode ser difícil,  nós sabemos disso. Mas não fique preocupado demais. Acompanhe todas as nossas dicas que vamos trazer ao longo deste artigo e comece a montar seu projeto de um produto digital para vender hoje mesmo.

 

Quando chegar no fim deste artigo, você vai saber exatamente o que vai precisar para começar a criar um produto digital e ganhar muito dinheiro com ele. Antes de mais nada, em primeiro lugar, vamos falar sobre o que é um produto digital.

 

Se preferir, veja este mesmo conteúdo em vídeo:

 

 

Produto digital – O que é

 

Infoproduto ou, popularmente conhecido, como produto digital é, na verdade, um tipo de produto que é desenvolvido em formato digital e sua distribuição também é feita pela internet, por exemplo:

 

  1. Ebooks;
  2. Cursos online;
  3. Audiobooks;
  4. Programas de membros etc.

 

Em outras palavras, o objetivo principal em criar um infoproduto é ajudar, de alguma forma, o cliente a resolver um problema que ele tenha e, consequentemente,  tirar algum tipo de dúvida. Além disso, servem para que essas pessoas obtenham novos conhecimentos. Alguns dos assuntos que um infoproduto pode abordar são, por exemplo:

 

  1. Primeiros passos para tocar violão;
  2. Como fazer doces saudáveis para seu pet;
  3. Como diminuir gordura abdominal após parto;
  4. Aprender a desenhar animes;
  5. Receitas de trufas deliciosas para vender;
  6. Doces saudáveis para festa de criança;
  7. Como cuidar dos cachos;
  8. Aprender a organizar a casa;
  9. Como cuidar de orquídeas.

 

Os assuntos são bastante variados, então utilize o seu conhecimento e tenha como resultado o aumento dos seus ganhos de dinheiro na internet compartilhando com as pessoas aquilo que você domina.

 

Também é uma possibilidade você assumir uma parceria com uma pessoa que seja especialista na área, assim você pode pagar para que o conteúdo seja criado ou traduzir e licenciar um produto de origem estrangeira.

 

Infoproduto – Formatos

 

Um único infoproduto pode assumir diversos formatos, sendo que você pode escolher um formato específico para chamar atenção de um grupo específico de clientes. Os principais formatos são, por exemplo:

 

  1. Formato ebook

vender infoproduto ebook

 

Para criar um infoproduto nesse formato é importante lembrar que está envolvido um trabalho de desenvolver textos com qualidade, depois de finalizá-lo e disponibilizá-lo para download. É possível que o cliente faça o download do produto, que nesse caso é um e-book, para ler em qualquer dispositivo móvel como celular, tablet, Kindle ou em um computador.

 

O custo para produzir um e-book é baixo, o que faz dele uma excelente alternativa para quem está iniciando agora no mercado de produtos digitais.

 

O mais importante é que, para dar início ao desenvolvimento de um e-book, você vai precisar apenas de um editor de texto. Você pode utilizar o editor de texto do Google, o Google docs, que é gratuito.

 

Já para fazer o design do seu e-book, você também pode utilizar ferramentas gratuitas. Além disso, você pode utilizar uma ferramenta gratuita para criar um design legal no seu produto, que nesse caso é o Canva. Muitas pessoas não sabem como fazer um ebook no Canva, no entanto, esse é um processo super rápido e intuitivo.

 

  1. Formato de vídeo aulas “cursos e treinamentos”

 

Um outro formato bastante popular no qual os infoprodutos são criados é em vídeo aulas para cursos ou treinamentos dos clientes. Em outras palavras, é o que nós conhecemos como um curso online.

 

Você pode fazer essas vídeo aulas de duas maneiras, por exemplo:

 

1. A primeira maneira de fazer a criação dessas aulas online como um infoproduto é estruturar o conteúdo das aulas que você vai gravar e depois gravar os vídeos utilizando o seu celular ou uma câmera profissional caso tenha disponível. Lembrando que antes de disponibilizar os vídeos para ser vendidos, faça uma boa edição.

 

Guia do planejamento do curso online

2. A segunda maneira de você gravar as vídeo aulas para vender é por meio das screencasts, que são vídeos gravados diretamente da tela do computador.

 

  1. Formato de audiobooks

 

Os audiobooks são livros narrados, geralmente eles são disponibilizados em formato de MP3. Para fazer a produção desse tipo de formato é necessário criar um roteiro antes.

 

Da mesma forma, caso você já tenha criado um e-book, pode utilizá-lo como um tipo de roteiro para produzir o seu audiobook.

 

Depois vai ser necessário gravar o áudio com boa qualidade de som e que tenha uma narração agradável. Você pode fazer a sua própria narração ou contratar alguém que seja profissional para narra-los. É necessário uma boa organização para criar um infoproduto nesse formato, então dê o seu melhor.

 

  1. Formato programa de membros 

 

Nesse tipo de formato, os membros do programa assinam um contrato que permite o acesso aos conteúdos disponibilizados pelo programa de membros após o pagamento da assinatura, seja ela mensal ou anual.

 

Os conteúdos que ficam disponibilizados para os membros assinantes vão de podcasts a audiobooks, videoaulas e e-books. Esses conteúdos vão ficar armazenados na plataforma online e durante o tempo que a assinatura estiver vigente, como resultado, o membro vai poder acessar todos os materiais da plataforma livremente.

 

 

Produtos digitais – Vantagens

 

Entre as principais vantagens de se criar um infoproduto podemos citar, por exemplo:

 

  1. Não é necessário investir muito dinheiro;
  2. O processo de venda, compra e pagamento é automatizado pelas plataformas de vendas de produtos digitais;
  3. Depois de criar um infoproduto, não vai precisar gastar para produzir mais.

 

Agora veja os nossos 7 passos para criar um infoproduto

 

  1. Escolha um tema

O primeiro passo é escolher qual será o tema do seu infoproduto antes de criá-lo, de preferência que seja um tema que resolva um problema ou auxilie na diminuição das dores do público.

 

Obs: o interesse principal das pessoas não será no seu produto em si, mas sim, no que ele vai trazer de benefício para elas.

 

  1. Defina o público-alvo

publico alvo para vender infoproduto

 

Você deve decidir para quem será destinado o seu infoproduto. Utilize parâmetros como idade, estilo de vida, sexo ou padrão econômico para escolher seus alvos e, depois disso, decidir quais estratégias vai usar para alcançá-los. Lembrando que ao criar um infoproduto, essas questões precisam ser levadas em consideração.

 

  1. Escolha um formato

O próximo passo é decidir em qual formato você  irá criar o seu infoproduto, o mais importante é que você leve em consideração qual o melhor meio de transmitir o conteúdo em questão, você pode acrescentar mais de um formato em apenas um produto.

 

  1. Criação e revisão

Depois que o seu produto digital já estiver criado, usando todas as nossas dicas, revise! A revisão é a melhor forma de saber em quais pontos pode melhorar antes de lançar o seu produto. Em suma, esse é uma dos passos mais importantes a se seguir.

 

  1. Defina um preço

O próximo passo é definir um preço que o seu infoproduto terá. Da mesma forma, leve sempre em consideração o seu público-alvo, o custo que terá para produzir, para comercializá-lo e para ser pago aos afiliados.

 

  1. Página de vendas

Depois de seguir os outros passos, você vai precisar criar uma página específica para vender o seu infoproduto. Além disso, nesta página, terá a sua copy, uma descrição do seu produto e botões que irão redirecionar para a plataforma de vendas.

 

  1. Escolha da plataforma

O sétimo, e último passo, é escolher em qual plataforma irá vender o seu infoproduto. Essa escolha é muito importante e deve ser tomada com cautela, por isso estude muito bem sobre as principais plataformas do mercado em produtos digitais.

 

Em conclusão, aqui no nosso site você terá muitas opções e vantagens, nos acompanhe por aqui e fique por dentro de toas as nossas novidades! Qualquer dúvida, só deixar um comentário aqui embaixo.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …