Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como criar um produto digital do absoluto zero?

Planejando um produto digital

Provavelmente você já leu e pesquisou um pouco sobre o mundo digital e conheça ou já tenha ouvido falar sobre infoprodutos. Com isso você pode ter se interessado com essa possibilidade de obter uma renda e começado a se perguntar como criar um produto digital de sucesso.

 

Mas é natural que talvez você fique um pouco perdido sem saber como iniciar esse negócio e o que fazer para lançar o seu produto no mercado.

 

Por isso vamos trazer algumas dicas de como criar um produto digital do zero e lançá-lo.

 

Também vamos citar algumas informações importantes que devem ser levadas em consideração antes de criar e de lançar o seu produto.

 

Tema de trabalho 

 

Bom, antes de tudo, você precisa encontrar o tema para o seu trabalho e para isso você vai levar em consideração as oportunidades disponíveis e as habilidades desenvolvidas de como criar um produto digital.

 

Tenha em mente que seu produto precisa ser diferente de qualquer outro já encontrado, isso fará com que ele seja competitivo. Por isso inclua um formato que seja leve, dinâmico e diferente.

 

Nicho de mercado

Com certeza antes de fazer o seu produto você precisa definir qual será o seu nicho de mercado, ou seja, sobre o que esse produto vai tratar e para que tipo de pessoa será.

 

Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado produto digital

Depois disso, de definir o seu nicho, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender qual é a preferência das pessoas, o que elas esperam desse produto que talvez até não tenham visto até hoje e então saber como criar um produto digital.

 

Uma pesquisa de mercado também é importante para definir preço, formas e meios de divulgação e abordagem.

 

 

Defina sua persona

Uma persona ou avatar é, basicamente, a personificação do seu público-alvo. É aquela pessoa que irá consumir seu conteúdo.

 

Você precisa desenhar de forma realista essa pessoa. Diga o que ela faz, o que ela veste, lugares que ela frequenta, como ela gasta o tempo livre, etc. Isso vai te ajudar a ter uma definição exata do tipo de pessoa que seu produto será destinado e entender as necessidades dela.

 

Produza conteúdo original e com qualidade

 

Considerando que o cliente irá pagar para poder acessar o material o conteúdo precisa ter qualidade, se você pretende dar seguimento a esse conteúdo isso será ainda mais necessário. Ele precisa sentir vontade de consumir mais conteúdo seu.

 

Escolha uma plataforma ideal de veiculação

 

Para veicular os seus produtos você pode tanto desenvolver uma plataforma própria para isso ou utilizar uma que já existe. se você estiver no início utilizaram uma plataforma que ele já existe pode ser a melhor opção, isso é porque não será necessário que você se preocupe com a manutenção da sua própria plataforma.

 

Crie campanha para gerar tráfego

 

A sua página precisa ter tráfego para gerar venda, para que o seu conteúdo seja consumido.

 

Por isso, crie estratégias para o seu produto ser divulgado e para ver tráfego algumas estratégias são campanhas de Facebook Ads e Google Ads, bem como marketing de conteúdo.

 

Guia do planejamento do curso online

Agora vamos dar alguns exemplos de produtos e como criar um produto digital de sucesso.

 

Produto digital com webinários

Depois de ter definido exatamente o assunto e o material de abordagem você irá preparar o conteúdo gravando um vídeo no ambiente adequado, ou seja, terá os assuntos de como criar um produto digital webinário.

 

Prepare sua audiência e gere expectativa sobre o seu webinário, no momento de execução procure criar empatia e deixar as pessoas engajadas.

 

 

Produto digital com e-book

Para desenvolver esse produto você irá precisar colocar a mão na massa, você pode escrever o conteúdo todo e converter esse conteúdo para o formato PDF.

 

Como criar um  e-book e deixá-lo atrativo? Para deixar aparência atrativa você pode contar com a ajuda de um profissional, de um design, que vai elaborar a capa, por exemplo. Depois de revisado e pronto você pode lançar o seu e-book em plataformas de venda de produtos digitais.

 

Casa não queira ter todo esse trabalho uma opção é comprar livros licenciados em sites específicos para isso. Caso compre em um site internacional, por exemplo, você ir apenas precisar traduzir esse material e depois disso já pode lançar.

 

Produto digital com audiobook

Para criar esse produto o primeiro passo é você definir e preparar todo o material que será narrado gravado.

 

Ao criar o produto digita audiobook você pode retirar informações que não têm importância, como aquelas informações de “veja a seguir” ou “saiba mais”.

 

Depois disso, de criar todo o roteiro que será lido, é importante revisar para ver se tudo está fazendo sentido. Depois de pronto você pode começar a ler e gravar o seu material e colocá-lo para venda.

 

Para vender você pode divulgar em redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, parcerias de divulgação e até mesmo um banner no seu próprio site, caso você tenha um.

 

Produto digital com podcast

produto digital em audio

O podcast é um produto digital semelhante ao rádio, mas que você pode ouvir a qualquer momento e a qualquer hora e lugar.

 

Como criar um produto digital em podcast? O meio de criação será muito semelhante ao audiobook, mas deve-se criar maior intimidade com o ouvinte e fazê-lo sentir-se próximo.

 

Bom, é verdade que produzir um conteúdo digital pode ser muito mais fácil do que fazer um produto físico.

 

Você não irá precisar se preocupar com a logística, uma vez que o produto pode ser entregue pela própria internet através de downloads no site ou recebimento através de e-mail, além disso os custos tendem a ser menores porque não haverá impressão do produto ou elaboração de um produto físico.

 

Porém, tenha estratégias e se atente para divulgar o produto certo a pessoa certa e ter uma entrega eficiente e ágil.

 

Afinal, qualquer coisa para dar certo é necessário esforços e, caso você não canalize esses esforços da melhor maneira possível, isso poderá fazer com que todo o seu trabalho seja em vão e não tenha os resultados que você esperava.

 

Seja um e-book, um webinário, um podcast, um audiobook ou, ainda um curso online. Depois de saber como criar um produto digital e ele estiver lançado, como vimos, é de máxima importância que esse produto seja divulgado. Como bem sabemos aquilo que não é visto não é desejado e consequentemente não é consumido.

 

Em conclusão vemos que essas ferramentas serão muito úteis para te ajudar em como criar um produto digital.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …