Webinar: como funciona e como criar o seu em 2022?

webinar como funciona
Webinar como funciona

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois termos em inglês: web e seminar. A combinação em português resultou no termo que conhecemos, que consiste em uma palestra ou seminário online, transmitido ao vivo pela internet. 

O formato vem ganhando cada vez mais espaço em comparação a outros formatos, e não é à toa! Afinal, a facilidade de fazer e o alcance que o webinar possibilita são apenas algumas das vantagens de incluí-lo como estratégia para a sua produção de conteúdo e gerar leads. 

Quer saber o que pode ser feito em um webinar e como funciona? Continue a leitura deste conteúdo!

O que é webinar?

O webinar é um seminário online, transmitido ao vivo e, geralmente, com espaço para interação. Esse conteúdo tem um objetivo educativo. Portanto, é comum que as transmissões aconteçam com o apoio de apresentações de slides.

Ele pode ser feito por videoconferências ou, ainda, em plataformas de transmissão ao vivo, como o YouTube. A interação (por texto ou áudio) depende da plataforma escolhida. Logo, é importante escolher a ferramenta ideal para a sua audiência interagir com o seu conteúdo.

Como é possível notar, realizar um webinar pode ser uma excelente oportunidade para aprender e ensinar por meio de aulas online ou até mesmo empreender em um negócio, divulgando um produto ou uma empresa.

Webinar: como funciona o acesso?

Para ter acesso ao webinar, é preciso que as pessoas tenham um dispositivo com acesso a internet. Além disso, como haverá transmissão de áudio e vídeo, é importante que se tenha uma internet com uma velocidade adequada.

Após acessar o webinar, os participantes poderão participar através do chat ou, dependendo da plataforma, por áudio. Esse é um ótimo momento para abrir espaço para tirar dúvidas, colher feedbacks da sua audiência e ficar ainda mais próximo do seu público.

Como organizar um webinar? 

Se você é uma pessoa interessada em oferecer esse conteúdo via internet, você deve entender como funciona o webinar. Portanto, veja como fazer um webinar!

1. Defina um tema

Antes de começar ao vivo, o primeiro passo é definir o tema do seu webinar. 

Assim, acompanhar o que está “bombando” entre o seu público é uma forma de chamar a atenção da sua audiência para o conteúdo e atraí-los para o seu seminário online.

2. Defina uma data e horário

Agora que você já sabe qual conteúdo abordar, chegou o momento de definir a data e o horário do seu webinar. 

Para isso, você pode lançar uma enquete nas redes sociais para ver a preferência do seu público ou, ainda, analisar as métricas e verificar quais períodos você tem mais usuários online.

3. Escolha a sua plataforma

Tema e data definidos, é hora de escolher onde o seu seminário online vai acontecer. Aqui, é importante considerar fatores como: 

  • Se a interação é feita por chat ou áudio; 
  • Se possui integração com outras plataformas; 
  • Se possui um limite de duração;
  • Entre outros. 

Escolha com cuidado para garantir a qualidade da sua transmissão ao vivo e cumprir seu objetivo de gerar mais leads.

4. Comece a divulgação

Não espere que as pessoas cheguem até o seu conteúdo. Aproveite o potencial das redes sociais e divulgue para o maior número de pessoas que puder. 

Para ir além, aposte também no e-mail marketing. Assim, você consegue ampliar o seu alcance e esquentar a sua lista de leads.

5. Prepare-se

É muito importante que você esteja bem preparado ao fazer um webinar. Se for fazer em casa, escolha um local que seja silencioso e bem iluminado.

Caso faça em um estúdio, escolha uma câmera e um microfone de qualidade. Invista em uma boa iluminação e tenha uma equipe para te auxiliar.

Seguindo esse passos, com certeza você terá êxito na sua palestra online e conseguirá ótimos resultados, alavancando assim o seu negócio digital.

As ferramentas ideais para um webinar

Veja quais equipamentos são mais viáveis para a produção de seus webinares, de acordo com o seu orçamento

Baixe o e-book grátis

Quais são as vantagens de fazer um webinar? 

Economia de recursos

Através do webinar você tem algumas economias de transmissão. Afinal, você não precisa ter um local físico e bem estruturado, com ornamentação e equipamentos de áudio e vídeo para transmitir uma palestra.

Também tem-se uma economia de deslocamento, visto que o palestrante, como já dito, estará em sua própria casa realizando a palestra.

Interação com o público

Se você responde às dúvidas do seu público ou se conversa com ele, seja por áudio ou por texto, isso o prende a você e faz com que ele se sinta motivado a retribuir de alguma forma. Essa forma de retribuição poderá ser comprando o seu produto, físico ou digital. 

Ou seja: quando seu cliente surge com uma dúvida e você o ajuda, a sua credibilidade e autoridade ficam muito maiores.

Grande alcance

Pense na interação com pessoas de diversas localidades… Se você fosse realizar um evento presencial, a quantidade de pessoas que estariam presentes seria limitada, certo?

Já pelo webinar, você consegue ter uma alcance muito maior, uma vez que não tem limite de região. Pessoas de outros países podem estar presentes em sua palestra e, a depender da plataforma digital que esteja usando, não haverá um limite de pessoas para participar.

Pode ser gravado

Outro ponto importante sobre como funciona um webinar é que não necessariamente ele precisa ser ao vivo. 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Apesar de a transmissão ao vivo ser a melhor opção por conta da interação com o público, os webinars também podem ser gravados, editados e divulgados posteriormente. 

Isso depende do seu objetivo, que pode ser disponibilizar aulas gravadas para seus alunos, por exemplo.

Qual é a melhor plataforma para transmitir um webinar?

A plataforma ideal depende muito da sua finalidade com o webinar. Você quer vender? Ensinar? Ou quer apenas interagir com seus amigos?

Tendo definido seu objetivo, aí sim você conseguirá definir uma plataforma que supra as suas necessidades.

Existe um leque de opções que te permitem fazer um webinar hoje. Inclusive, é possível transmitir webinários gratuitos pelo YouTube. É de graça, tranquilo de usar e fácil, por isso é o recomendado.

Depois que você utilizar o YouTube e estiver mais familiarizado com esse formato, aí você pode partir para outras ferramentas. Existem diversas, pagas ou gratuitas.

Existem também alguns softwares que te permitem escolher entre o modelo gratuito ou o pago, como é o caso do Zoom. Geralmente o modelo gratuito tem algumas limitações.

Por exemplo: talvez o modelo gratuito te dê um limite de usuários, ou um limite de tempo, ou você não conseguirá ter tanto controle assim sobre quem está participando do seu evento.

Nesse caso, se você necessita de algo mais estruturado e que você tenha total controle do seu evento, seria bom investir em um modelo pago, que te dá essa liberdade de ministrar o evento da forma que você preferir.

Tem ainda a HeroSpark. Além de possibilitar a transmissão ao vivo, a ferramenta oferece uma série de recursos gratuitos que ajudarão na divulgação do seu webinar, como a criação de landing pages e o envio de e-mails marketing.

Veja o vídeo para saber mais:

Como criar um webinar com a HeroSpark?

Agora que você já sabe o que é um webinar e como funciona, conheça uma plataforma completa para usar na sua estratégia: a HeroSpark! 

Ela conta com integração com outras plataformas de transmissão ao vivo (como o YouTube) e possibilita a divulgação desse evento.

Além disso, possui um recurso para comercializar o seu webinar e transformá-lo em produto. Veja abaixo o passo a passo para fazer o seu webinar ao vivo com a Hero.

Crie sua transmissão ao vivo no YouTube

  1. Comece fazendo login no YouTube e selecione o ícone de câmera, na opção “Transmitir ao vivo”.
  2. Na nova janela, escolha se a sua transmissão acontecerá agora ou mais tarde, e clique em “Iniciar”.
  3. Escolha em “Ir” na opção de transmissão com “Webcam integrada”. Se você possui outra webcam conectada, escolha entre as opções.
  4. Informe o nome da sua transmissão, ou seja, o nome do seu webinar.
  5. Defina se ela será Pública, Privada ou Não listada. A definição é influenciada pelo modelo que você definiu anteriormente, como um webinar pago ou gratuito, por exemplo. A opção “Não listada” só permite acesso com link e não aparece nas buscas.
  6. Para agendar sua transmissão, clique na chave ao lado de “Programar para mais tarde” e escolha a data e o horário para começar a live.
  7. Sinalize se é um conteúdo para crianças ou não.
  8. Clique em “Mostrar mais” e, na opção “Licença”, marque “Permitir incorporação do vídeo”.
  9. Confirme as configurações da câmera e áudio.

Criando um webinar como produto na HeroSpark

  1. Comece acessando a plataforma da HeroSpark.
  2. No menu lateral à esquerda, selecione “Produtos”.
  3. Clique no botão “Criar novo produto”, conforme imagem abaixo:

WEBINAR NA HERO - PASSO 1

4. Escolha a opção “Webinar”.

webinar na hero (3)

5. Neste momento, você pode configurar o seu produto e definir o nome do seu webinar, qual segmento ele está relacionado e escolher entre carregar a imagem de capa do seu produto ou, ainda, entre as opções de imagens disponíveis. Após concluir a etapa, selecione a opção “Salvar e continuar”.

webinar na hero (2)

6. Com o nome já definido, agora você poderá incluir a descrição e o link da transmissão ao vivo (pode ser no YouTube ou Vimeo, plataformas mais utilizadas para transmissões ao vivo). Em seguida, selecione a opção “Salvar e continuar”.

webinar na hero (1)

7. Na reta final do processo, você configura o preço do seu seminário online e as formas de pagamentos, dentre as opções permitidas pela HeroSpark.

webinar na hero (1)

Observação: caso você já tenha um pixel de rastreamento, pode adicioná-lo ao seu produto nessa etapa.

Como é de se esperar, os clientes convertem muito melhor em um webinário do que em um vídeo gravado de vendas. Isso porque você entrega a eles algo de valor, que vai solucionar os seus problemas e, como reciprocidade, eles ficam mais propensos a comprar de você.

Portanto, conheça agora a HeroSpark e veja como criar o seu webinar online com recursos para atrair a sua audiência e potencializar seus resultados!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.