Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Webinar como funciona e como criar o seu

webinar como funciona

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que formam Webinar. Esses termos foram combinados e traduzidos para o português e chamado de webinário, que significa uma palestra ou um seminário transmitido ao vivo via internet. A partir disso surge uma pergunta: O que pode ser feito em um webinar e como funciona?

 

Normalmente pode-se ver, ouvir e interagir com o palestrante via internet.

 

Então é comum poder visualizar os slides que estão sendo utilizados em uma apresentação, sendo que o palestrante também pode compartilhar a execução e uso de algum programa e é possível interagir por texto ou por áudio, dependendo do webinar que está utilizado.

 

Webinar como funciona – Organização

 

Se você é uma pessoa interessada em oferecer um webinar via internet, você deve entender como funciona o webinar, definir uma data e um horário e estabelecer um local na internet onde vai acontecer.

 

Isso quer dizer que terá que escolher uma plataforma digital onde vai ser ministrado o evento online e divulgar este evento por e-mail, mensagens e páginas de onde vai ser transmitido.

 

Isso para que as pessoas tenham conhecimento do webinário que está para acontecer.

 

Então aqueles que estiverem interessados retornarão o e-mail com uma resposta para o palestrante, dizendo que têm interesse em participar ou preencherão os seus dados em um formulário e receberão do palestrante um endereço de web para participar.

 

Acesso ao webinar

 

Para ter acesso ao webinar é preciso que as pessoas tenham um dispositivo com acesso a internet e, como haverá transmissão de áudio e vídeo, é importante que se tenha uma internet com uma velocidade adequada.

 

A partir disso, com dia e horário combinado, todos podem participam do webinar.

 

Como é possível notar, realizar um webinar pode ser uma excelente oportunidade para aprender e ensinar por meio de aulas online ou até mesmo empreender em um negócio, divulgando um produto ou uma empresa.

 

Então, o que você acha de aprender mais coisas sobre como funciona um webinar? Continue lendo este artigo e descubra.

 

Webinar como funciona – Vantagens

 

Através do webinar você tem algumas economias de transmissão. Então você não precisa mais ter um local físico e bem estruturado, com ornamentação e equipamentos de áudio e vídeo para transmitir uma palestra.

 

Você pode transmitir sua palestra apenas com o celular, caso ele tenha uma qualidade de vídeo adequada. E você pode fazer da sua própria casa.

 

Também tem-se uma economia de deslocamento, visto que o palestrante, como já dito, estará em sua própria casa realizando a palestra. São grandes as vantagens, então o que acha de se aprofundar no conhecimento sobre como funciona um webinar?

 

Alcance do webinar

 

Pense na interação com pessoas de diversas localidades, se você fosse realizar um evento presencial, a quantidade de pessoas que estariam presentes seria limitada.

 

Isso porque você não conseguiria alcançar tantas pessoas e o local onde você estaria realizando o evento também não conseguiria suportar mais que o permitido número de pessoas.

 

Já pelo webinar, você consegue ter uma alcance muito maior, não tem limite de região. Pessoas até mesmo de outros países podem estar presentes em sua palestra e, a depender da plataforma digital que esteja usando, não haverá um limite de pessoas participando do evento online.

 

Então com o webinar você tem a oportunidade de alcançar muito mais pessoas com muito mais facilidade, sem falar que vai facilitar as vendas, caso esse seja seu objetivo com o webinar.

 

Outro ponto importante sobre como funciona um webinar é que, não necessariamente precisa ser ao vivo, apesar de ser a melhor opção por conta da interação com o público, mas os webinars também podem ser gravados, editados e divulgados posteriormente. Isso também depende do seu objetivo com o webinar.

 

Talvez o seu objetivo com o webinar seja transmitir conhecimento, talvez seja um professor e queira disponibilizar aulas gravadas para seus alunos.

 

Webinar como funciona – Outras vantagens

 

Mas caso queira, por exemplo, vender um produto é bem mais recomendado que você realize um evento online ao vivo.

 

Isso porque ao vender um produto, você terá resultados muito maiores se você interage com o público.

 

Se você responde as duvidas dele ou se conversa com ele, seja por áudio ou por texto, isso o prende a você e faz com que ele se sinta motivado a retribuir de alguma forma. Essa forma de retribuição poderá ser comprando o seu produto, físico ou digital.

 

Então, basicamente, os clientes convertem muito melhor em um webinário do que em um vídeo gravado de vendas, porque você entrega a eles algo de valor, algo que vai solucionar os problemas deles e, como reciprocidade, eles ficam mais propensos a comprar de você.

 

Quando seu cliente surge com uma dúvida e você tira aquela dúvida, a sua credibilidade fica muito maior, a sua autoridade fica muito maior.

 

SparkFunnels

 

Webinar e atualidade

 

Se engana quem acha que o webinar é uma prática nova, porque não é. Consegue entender o quão importante é saber sobre como funciona um webinar?

 

O webinar já era muito usado por muitos produtores, porém, principalmente por causa das nossas circunstâncias atuais, as pessoas têm cada vez mais recorrido a internet para empreender. E encontraram essa forma por meio dos webinars, que já ocorriam, porém como muito menos frequência.

 

Da mesma forma, os clientes também estão cada vez mais se ligando ao mundo digital e recorrendo a internet em busca de soluções. E é justamente essa solução que você vai entregar a elas.

 

Logo, um webinar é muito mais genuíno do que um vídeo de vendas. Não quer dizer que um vídeo de vendas seja ruim. Até por que um vídeo de vendas está trabalhando lá 24 horas por dia na plataforma em que você divulgou. No entanto, o webinar é um formato muito rico.

 

Webinar como funciona – Melhor plataforma

 

A plataforma ideal e, provavelmente não é a primeira vez que você está lendo isso, depende muito da sua finalidade com o webinar. Você quer vender? Ensinar? Ou quer apenas interagir com seus amigos?

 

Estando definido seu objetivo ao fazer um evento online, aí sim, você conseguirá definir uma plataforma que supra as suas necessidades.

 

Existe um leque de opções que te permitem fazer um webinar hoje, inclusive, é possível transmitir webinários gratuitos pelo YouTube. É de graça, é tranquilo de usar, fácil, por isso é o recomendado.

 

Depois que você utilizar o YouTube e estiver mais familiarizado com esse formato, aí você pode partir pra outras ferramentas, existem diversas, pagas ou gratuitas.

 

Existem também alguns softwares que te permitem escolher entre o modelo gratuito ou o pago, como é o caso do Zoom. Geralmente o modelo gratuito tem algumas limitações.

 

Por exemplo, talvez o modelo gratuito te dê um limite de usuários, ou um limite de tempo, ou você não conseguirá ter tanto controle assim sobre quem está participando do seu evento.

 

Nesse caso, se você necessita de algo mais estrutura e que você tenha total controle do seu evento, seria bom investir em um modelo pago, que te dá essa liberdade de ministrar o evento da forma que você preferir.

 

Tem ainda a SparkFunnels. Além de possibilitar a transmissão ao vivo, a ferramenta oferece uma série de recursos gratuitos, como criação de landing pages e o envio de e-mails marketing. Veja o vídeo para saber mais:

 

 

Conclusão

 

É muito importante que você esteja bem preparado ao fazer um webinar. Se for fazer em casa,

escolha um local que seja silencioso e bem iluminado. De preferência chame sua família ou amigos para te ajudar. Não faça um seminário sozinho, a não ser que prefira e tenha verificado que está tudo sobre controle.

 

Caso faça em um estúdio, escolha uma câmera e um microfone de qualidade. Invista em uma boa iluminação e tenha uma equipe, para te auxiliar.

 

Seguindo esse passos, com certeza você terá existo na sua palestra online e conseguir ótimos resultado, alavancando assim o seu negócio digital.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo.

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …