Como escrever um email em 4 passos [2022]

Imagem de um celular com ícones de email, e a frase: como escrever um email

 

Você sabe como escrever um email? Existem muitas formas de se comunicar hoje em dia, mas um canal de comunicação que não pode ser esquecido e que é muito utilizado para estratégias de marketing, é o email.

Engana-se quem pensa que essa ferramenta é coisa do passado. O email ainda é muito utilizado no meio corporativo e é uma ótima ferramenta para atrair leads para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como escrever um email? Abaixo você encontra as melhores dicas para elaborar o conteúdo do seu correio eletrônico. Confira!

1. Tenha um endereço de email adequado

A primeira dica para quem quer saber como escrever um email, é ter um endereço eletrônico adequado. Se você ainda tem aquele email da época que era adolescente e usava MSN, está na hora de atualizar.

Endereços como: [email protected] ou [email protected] já não são adequados para questões mais formais, como trabalho. A melhor opção é apostar em endereços com seu nome, do seu negócio ou empresa em que você trabalha.

Algumas das possíveis sugestões para você usar de maneira mais formal, são: [email protected] ou [email protected]. Caso seja da empresa que você trabalha: [email protected].

Isso passa mais credibilidade na hora da comunicação e evita que seu contato fique desconfiado sobre a confiabilidade de quem está enviando aquela mensagem eletrônica. 

 

2. Pense bem no que vai no campo “assunto”

O assunto é um dos pontos principais na hora de saber como escrever um email. Nesse campo, é onde você abre a comunicação com o seu contato. Ele deve ser preenchido de forma direta e interessante para atrair o cliente na abertura do email.

É importante identificar a mensagem corretamente para evitar que vire spam. Portanto, tenha cuidado com palavras que possam sugerir venda, como por exemplo: compre, frete grátis, oferta, entre outras.

Em caso de uma estratégia de email marketing é fundamental que o título do assunto seja objetivo, mas interessante para aumentar a taxa de abertura da sua mensagem.

 

3. Crie uma boa mensagem

Na hora de escrever pense na estrutura do email. Faça uma saudação amistosa. Referencie a pessoa com a qual você está se comunicando. Em caso de uma comunicação com leads de um curso de marketing, um bom exemplo seria: 

 

“Olá fulano…” ou “Fulano, tudo bem?”

Após isso, é interessante apresentar uma breve introdução ou contextualização do objetivo do seu contato. Por exemplo: 

“O mercado de marketing digital se atualiza muito rápido e requer sempre novas habilidades para deixar o currículo atualizado…” 

Uma vez feita a introdução, é possível desenvolver o corpo do email com a mensagem que você deseja passar. É importante ser claro e objetivo para não tornar a mensagem cansativa e perder o interesse do leitor.

Para finalizar o contato, invista em uma comunicação que faça o leitor guardar seu nome ou do seu negócio e gere uma espécie de conexão com ele, como:

Qualquer dúvida é só retornar nesse email, ok? 

Abraço,

João da Silva

Diretor de Marketing”.

 

4. Como escrever um email – Cuidado com a gramática

Agora que você já sabe as principais dicas de como escrever um email, é bom ficar atento na hora da aplicação. O que queremos dizer com isso? É muito importante contar com uma boa escrita, seguindo as normas padrões de ortografia da gramática brasileira.

Isso quer dizer que você vai precisar escrever formalmente, como: “pedir-te-ei que ouças o que eu digo”? É claro que não! Utilize linguagem formal, mas que seja compreensível e sem erros ortográficos.

Banner glossário marketing digital

Em caso de dúvidas, sempre que terminar de escrever, releia a sua mensagem uma a três vezes e corrija os possíveis erros que surgirem.

 

2 exemplos de email para copiar e colar

1. Exemplo de email 1

Oi [nome do lead],

Imagine passar por [SITUAÇÃO COMUM DO LEAD] sem precisar enfrentar [PROBLEMA DO LEAD]. Eu estou aqui para te dizer que isso é possível.

Se você olhar ao redor, vai ver diversos [TIPOS DE PESSOAS DO NICHO – Ex.: Pessoas em dieta, marketeiros, etc] que estão sofrendo do mesmo [PROBLEMA PRINCIPAL DO SEU LEAD]. 

O problema é que muitos tentam sempre as mesmas coisas e falham.

O que elas não sabem é que basta apenas [DICA VALIOSA PARA RESOLVER A DOR] para que as coisas comecem a mudar.

E sim, eu falo isso por experiência, pessoal e profissional. Foi assim comigo, e pode ser assim com você também.

Mas é o seguinte: o resultado não vem se você ficar parado. Você precisa tomar alguma ação agora e não perder mais tempo. Eu posso te ajudar, mas você precisa querer minha ajuda. Para isso, eu criei esse [CURSO/FÓRMULA/ESTRATÉGIA] e você pode ter acesso à ela na íntegra, apenas clicando aqui: [link da url]

A sua vida vai mudar. Topa?

Estarei te esperando!

Abraço, [Seu nome]

 

2. Exemplo de email 2

Oi [nome do lead],

Quando falei sobre [DETALHE IMPORTANTE] no [MATERIAL OFERECIDO COMO ISCA], minha intenção era te ajudar a alcançar [OBJETIVO DO LEAD]. E eu espero que você tenha conseguido.

Hoje eu quero reforçar um dos pontos do material que você baixou para que você consiga ir ainda mais longe e conquiste [OBJETIVO DO LEAD] da melhor forma e mais rápido.

[USE ESSE PARÁGRAFO PARA DESCREVER UM PONTO ESPECÍFICO DO SEU MATERIAL E QUE É SUPER IMPORTANTE PARA AJUDAR SEU LEAD NO OBJETIVO DELE]

Foi esse pequeno detalhe que me permitiu [AVANÇAR/AUMENTAR/ALCANÇAR] o [OBJETIVO DO LEAD]. E garanto que pode te ajudar também.

E para te mostrar como isso é importante, eu criei um artigo exclusivo para você que pode te ajudar ainda mais com esse tema: [LINK DE ALGUM CONTEÚDO QUE FALE MELHOR DO TEMA EXPLORADO NESTE EMAIL]

[Adicione nesse parágrafo, uma breve explicação complementar sobre o tema].

Mas como você mesmo viu no [NOME DO MATERIAL BAIXADO], essa [ESTRATÉGIA/CAMINHO] não é a única forma de alcançar o [OBJETIVO DO LEAD], por isso não esqueça de ler todo o material que você já baixou. 

Caso não tenha baixado após ter colocado suas informações, aqui está o link: [ADICIONE O LINK DO MATERIAL OFERECIDO COMO ISCA] 

Ah, e caso você já esteja convencido de que [TRANSFORMAÇÃO QUE SEU PRODUTO OFERECE] é para você, não perca mais tempo, pois temos vagas muito limitadas: [link da url]

Te espero por lá. Abraço,

[Seu nome]

Esses são ótimos exemplos de como escrever um email, seja para divulgar seu produto ou passar alguma informação importante para o seu cliente.

Para te ajudar ainda mais, a HeroSpark, disponibilizou o e-book gratuito: “77 Modelos de Headlines de Emails” para ajudar você que quer saber como escrever um email impossível de ser ignorado.

Não perca mais tempo e baixe-o gratuitamente agora mesmo!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.