herospark comece grátis agora

Saber como fazer um e-book no celular é totalmente essencial para quem não tem um computador à sua disposição. Afinal, a ausência de um desktop não deve se tornar um empecilho para a criação de um material tão rico como o livro em formato digital. 

Por isso, se você já entendeu que um e-book pode ser uma importante estratégia para o Marketing Digital do seu negócio, chegou a hora de conhecer algumas boas dicas práticas para criar esse conteúdo do seu próprio smartphone. 

Portanto, continue a leitura para descobrir tudo sobre o assunto!

 

O que é um e-book?

Antes de aprendemos a produzir um, precisamos definir o que é exatamente um e-book. Basicamente, ele é um livro em formato digital. Isso quer dizer que esse conteúdo extenso pode ser lido pelas telas dos computadores, smartphones e tablets. 

Vale destacar que esse material rico tem se tornado um importante aliado de muitos empreendedores. Isso porque,  graças à sua extensão, é possível se aprofundar em um determinado assunto e mostrar para o público que você é uma autoridade naquilo. 

Além disso, o e-book também é uma importante forma de capturar mais leads, estabelecer bons relacionamentos com eles e fazer com que esses avancem de forma satisfatória pelo seu funil de vendas

Além disso, ele também pode ser comercializado como um infoproduto. Veja no vídeo abaixo quais são as diferenças entre estas duas formas de lançar:

Mas, atenção: é preciso investir em conteúdos úteis, relevantes e que apresentem soluções para os problemas dos seus leads. Apenas assim o seu e-book terá realmente um valor agregado.

 

4 Dicas práticas de como fazer um e-book no celular

Agora que você já sabe o que é um livro digital e como ele pode ser estratégico nas suas ações de marketing digital, é hora de aprender como fazer um e-book no celular

Afinal, não é porque você não tem um computador ou notebook que vai deixar de investir nessa incrível produção, não é mesmo? 

Por isso separamos algumas dicas práticas e essenciais para você criar um e-book do seu próprio smartphone. Veja só!

 

  1. Inspire-se em referências 

Antes de colocar a mão na massa, baixe outros livros digitais para o seu smartphone e leia-os. Procure aqueles que tenham certa relevância no mercado e que estejam relacionados de alguma forma com o seu nicho. 

Essa é uma excelente forma de buscar inspirações de escrita e de diagramação para produzir o seu próprio e-book, principalmente se essa for a sua primeira vez produzindo um. Por isso faça algumas pesquisas e leituras antes de ir para a prática. 

 

  1. Faça um esboço no editor de texto

Depois de se inspirar, é hora de começar a esboçar o seu e-book em um editor de texto. Isto é, iniciar a escrita das ideias que forem surgindo, mesmo que elas ainda sejam vagas. Afinal, todas as informações são muito bem-vindas nesse início. 

Nesse sentido, saiba que existem ótimas ferramentas de texto que podem ser instaladas como aplicativos no seu smartphone. As principais e mais conhecidas são: Word, Evernote, Google Docs, JotterPad, Google Keep e Pure Writter.

O interessante é que, algumas delas, como o Google Docs e o Google Keep, permitem que você compartilhe o arquivo com outras pessoas. Isso é um ótimo recurso para quem vai escrever o e-book com parceiros ou quer receber sugestões de amigos. 

 

  1. Use o Canva para diagramar e ilustrar

Quando a parte escrita do seu e-book já estiver toda pronta, então é preciso começar sua ilustração e diagramação. Afinal, ele precisa ter cara de livro e ser atrativo visualmente, seja com imagens, infográficos ou tutoriais. Logo, para essa etapa, você precisa de uma ferramenta de design gráfico. 

Assim, saiba que uma boa opção é baixar o aplicativo do Canva no seu celular. Sua versão gratuita apresenta muitas possibilidades de recursos visuais, como modelos de capas e de infográficos, que vão deixar o seu material ainda mais rico.

E não se preocupe se você nunca mexeu nesse aplicativo. É muito fácil fazer um e-book no Canva, pois essa ferramenta é intuitiva e já apresenta os templates prontos. Ou seja, você apenas terá o trabalho de colocar a parte escrita dentro do modelo de livro digital que escolher. 

 

  1. Revise tudo

Por fim, uma parte essencial de como fazer um e-book no celular é a revisão de escrita e diagramação. Essa parte é uma das mais importantes de todo processo. 

Isso porque é nessa fase que você tem a chance de evitar a presença de possíveis erros na publicação, que, caso aconteçam, podem comprometer a autoridade e o profissionalismo que você está buscando transmitir. Portanto, revise tudo!

 

4 Dicas para escrever um e-book

Como você sabe, a parte escrita de um e-book é a mais importante dele. Afinal, é ela que apresentará a maior parte das informações, que serão complementadas, posteriormente, com os recursos visuais. 

Por isso, a escrita de um e-book precisa ser norteada por alguns requisitos básicos para que o leitor possa extrair as informações, mensagens e o conhecimento que você deseja transmitir.  

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir esse êxito. Veja só!

 

  1. Aborde o assunto com autoridade

Além de definir um tema relevante, como mencionamos no início deste conteúdo, você precisa abordá-lo com autoridade. Ou seja, é necessário que, através da escrita, você demonstre ao seu lead que sabe do que está falando.

Para isso, utilize boas referências, dados e informações relevantes. Além disso, nunca deixe transparecer no texto que não tem tanta certeza sobre determinado tema. Você deve se portar como autoridade máxima naquele assunto e o leitor precisa perceber isso. 

 

  1. Escreva de forma escaneável

O seu e-book também precisa apresentar uma escrita escaneável. Isso significa que o leitor, ao passar os olhos por ele, deve ter uma boa noção sobre tudo o que é abordado. Isso otimiza a experiência do usuário e permite uma leitura mais fluida.

Assim, para conseguir produzir um conteúdo escaneável, é importante dividir o livro entre introdução, capítulos e conclusão. Além disso, dentro dos próprios capítulos, aposte em títulos e subtítulos. 

Uma outra dica é evitar frases e parágrafos muito longos, pois eles tornam o texto cansativo e podem desanimar o leitor de consumir o conteúdo. 

 

  1. Utilize uma linguagem adequada

A sua linguagem deve variar conforme o seu público. Se o seu negócio for destinado a jovens estudantes, por exemplo, sua linguagem deve ser mais descontraída e descolada. Entretanto, se ele for direcionado a médicos formados, então você deverá apostar em uma linguagem mais formal e com jargões da área. 

Por isso, conhecer o seu público-alvo é essencial para que seja feita a abordagem correta e para que essa possa gerar uma identificação imediata nos seus leads. 

 

  1. Escreva de acordo com as regras ortográficas e gramaticais 

Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar! Escrever em conformidade com as regras ortográficas e gramaticais é essencial para garantir um texto dentro dos padrões e que passe credibilidade e profissionalismo ao leitor. 

Do contrário, caso o material contenha muitos erros, muito provavelmente os seus leads não seguirão no seu funil de vendas por acreditarem que o seu trabalho é amador. Por isso, a revisão final, mencionada anteriormente, é tão importante!

Agora que você já sabe como fazer um e-book no celular, é hora de pensar em plataformas para hospedá-lo. Afinal, apenas dessa forma as pessoas terão acesso a ele e poderão comprá-lo e baixá-lo. 

Nesse sentido, saiba que a HeroSpark é uma plataforma gratuita de hospedagem, onde você pode criar uma landing page ou página de vendas para vender o seu livro digital. 

Por isso, assim que você finalizar o seu e-book, não perca tempo e hospede-o na HeroSpark. Entregue o melhor conteúdo ao seu público e faça o seu negócio prosperar!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *