Captura de leads: 7 estratégias comprovadas para vender mais

Computador com gráfico de captura de leads aberta
Investir em captura de leads é essencial para atrair mais clientes
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

A captura de leads é o processo de obter clientes em potencial. Quem não quer ter novos possíveis clientes todos os dias? O marketing digital possibilita meios seguros e honestos para conseguir essa clientela. E o melhor: com métodos totalmente gratuitos. 

A captura de leads envolve predominantemente a atração, então qualquer método que atraia pessoas é válido, principalmente os gratuitos. 

Os anúncios pagos têm seu valor — alcance segmentado, resultados rápidos, etc. — mas a combinação deles com as estratégias de captação de leads mais econômicas é sempre bem-vinda para qualquer tipo de negócio.

Processos, ferramentas, estratégias de marketing… Existe todo um universo para captura de leads e fechamento vendas diariamente. Quer saber mais sobre isso? Leia o artigo!

Por que investir na captura de leads?

Conseguir potenciais clientes exige esforços. Um empenho que você emprega melhor quando tem um propósito e é ciente do porquê de gastar seu tempo e energia com isso. 

Então, afinal, qual a utilidade de gerar os tais leads?

Nos meios digitais, existem diversos caminhos para vender e cada um deles tem seu preço.

Negociar com quem já tem interesse no seu produto (já está atraído) é mais barato do que vender para uma pessoa aleatória, que acabou de descobrir seu negócio. Essa é a razão principal das pessoas estarem sempre captando esses clientes em potencial.

Não vamos entrar em assuntos técnicos, como os custos dos anúncios vs. custos de e-mail marketing, por exemplo. 

Basta comparar com as vendas tradicionais de estabelecimentos físicos: quando o cliente é novo, a pessoa atendente do time de vendas precisa investir um bom tempo explicando todas as vantagens do produto.

Quando se fala no marketing de conteúdo, aliás, a justificativa para a geração de leads fica ainda mais clara. 

Imagine que você quer diagramar um e-book. Você acessa a internet e se depara com o blog de um designer dando dicas de como fazer. A chance de comprar dele, que te ajudou com as dicas, é muito maior do que a de comprar de alguém que nunca ofereceu orientação gratuita.

O mesmo se aplica quando alguma pessoa empreendedora conta a sua história, quem ela é, porque trabalha com aquilo, etc.

 

Quais são os principais métodos para captura de leads? 

 

Iscas de atração

Iscas ou recompensas são materiais que tornam você atrativo na internet. Podem ser de vários tipos: e-books, lives, kits de materiais, workshops, jogos, boletins informativos e por aí vai.

Esse método faz parte do marketing de conteúdo, já que, para executá-lo, você publica um assunto e, junto a ele, uma chamada para o download dessas iscas. Essa página de download é a que será a responsável por captar o nome e o e-mail do lead. 

Mas por que e-mail? Porque os e-mails são uma das poucas ferramentas da internet em que você tem uma maior garantia de que a mensagem chegará. 

Praticamente todas as redes sociais entregam uma pequena porcentagem do que você publica para a sua comunidade, forçando a compra de anúncios. Isso não acontece com os e-mails. Você apenas precisa ter boas práticas de uso para que eles não caiam no spam.

 

Solicite o preenchimento de formulários

Também é possível dispensar o conteúdo e criar diretamente um formulário de captura de dados.

Pode ser uma forma mais difícil de ter resposta, mas se você tiver um bom relacionamento com o seu público — o que realmente necessita de fornecimento de conteúdo — você pode ter sucesso, muitas vezes, na base da reciprocidade. 

Vale destacar que o ideal é você criar um modelo de formulário que não se pareça com um formulário. Busque incorporar elementos do Design de Interface do Usuário (UI Design) e tornar o processo o mais dinâmico possível. Não para disfarçar sua venda, mas para comprovar que você é capaz de providenciar o que o lead precisa. 

copy com chat gpt , herocreator

 

Elabore uma boa página de captura

Com esse método, há o pressuposto de que você já tenha um ou mais canais para conteúdo e a cereja do bolo seria uma página de captura (landing page) para que ela seja um recurso 100% focado na venda. 

Cada elemento dessa página, que deve ser atrelada a uma isca, de qualquer forma, seria criado com o objetivo de converter. A vantagem é que já existem templates validados, isto é, testados em termos de capacidade de conversão.

 

Ajuste o SEO do seu site 

A auditoria do SEO ainda é frequentemente negligenciada, mesmo por quem tem problemas no próprio site, no conteúdo e nos domínios relacionados. Se os seus potenciais clientes não acham você pelo Google, como você será encontrado, afinal? Que outra alternativa seus futuros clientes terão?

Você pode começar esse ajuste com a inserção dos dados do seu site no Google Analytics; verificação do tráfego orgânico; acompanhamento das palavras-chave que você rankeia e instalação de softwares que ajudam na busca de páginas e links quebrados, responsáveis por deixar seu site com baixa prioridade no buscador. 

 

Utilize pop-ups em seu site

Pop-up é uma janela secundária ao seu site, que tira o foco para trazer uma mensagem ao usuário (como cadastro na newsletter, por exemplo).

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o uso de pop-ups. Isso porque, por muito tempo, eles não foram usados da forma correta, gerando um grande desgosto em relação a eles.

Se os pop-ups forem usados demasiadamente, eles podem, sim, ser incômodos para quem estiver navegando em seu site.

Porém, se você utilizá-los de forma estratégica, considerando design, tempo de exibição e mensagem atrativa, de acordo com o objetivo, eles podem sim ser ótimas ferramentas para a captação de leads.
Os pop-ups podem ser ativados quando:

  • O usuário chegar ao fim da página;
  • O usuário estiver saindo da página. Assim, quando ele estiver fechando o seu site, você pode deixar uma mensagem pedindo para que ele se cadastre em sua base;
  • Após um tempo determinado em que o usuário estiver em sua página, sendo uma forma de impactar e captar o lead.

Nos pop-ups, você deve ofertar iscas realmente atrativas, como descontos, e-books e outros conteúdos que façam com que ele deseje se cadastrar. Portanto, crie um card com uma arte atrativa, um breve texto com o seu objetivo e insira um CTA convidando-o para enviar o contato.

 

Crie linhas editoriais para o conteúdo das rede sociais

De forma equivalente, mas na esfera das redes sociais, muitos empreendedores publicam de qualquer jeito, sem levar em conta um calendário editorial. Esse erro cria uma confusão entre quem é um cliente em potencial e quem é apenas entusiasta do conteúdo.

Por isso, defina bem seu nicho, concorrentes e desafios (vale a pena usar a matriz SWOT para isso). 

Depois, faça um estudo aprofundado da sua persona, analise o mercado de forma global, descubra as dúvidas dos seus leads e gere as categorias de conteúdo.

 

Use a bio das suas redes sociais ao seu favor

As redes sociais são gratuitas e estão disponíveis para quem busca obter os melhores resultados, basta ter criatividade.

Hoje, temos inúmeras opções: Instagram, Facebook, Tiktok, Twitter, LinkedIn, Youtube… a lista é imensa, e todas elas podem ser aproveitadas.

Ao acessar o seu perfil, especialmente do Instagram, Facebook e LinkedIn, a primeira coisa que verão será a bio. Por isso, otimizar sua descrição pode ser um elemento importante para a geração de leads. 

Então, que tal inserir o link da sua landing page junto a um CTA (call-to-action)? Essa é uma forma fácil e rápida de trazer mais leads para a sua base. Mas lembre-se de criar uma CTA forte (considere até usar emojis para dar mais destaque).

A captura de leads é uma ação que, inegavelmente, exige trabalho de você que quer vendas regulares. Mas nós garantimos que cada esforço com criação de conteúdo e de iscas, otimizações e planejamento geram os resultados que você procura. 

Se você curtiu esse conteúdo e quer se aprofundar nas estratégias de geração de leads, conheça as ferramentas da HeroSpark para acelerar o crescimento do seu negócio digital!

A HeroSpark oferece tudo para você capturar leads

Criando uma conta gratuita, você tem acesso a funis de captação de leads, hospedagem para suas iscas digitais e nutrição com e-mail marketing.

Quero captar mais leads
Banner_blog_herospark
9 comments
  1. Olá, tenho visitado alguns sites iguais a esse. Muito bem
    feito por sinal. Estou curioso para saber o custo de todas
    as ferramentas usadas para fazer um site de primeira
    qualidade, que traga retorno financeiro. Quero ter a
    certeza que a plataforma completa que eu uso, além de
    ser a melhor, também tem menor custo. Até mais ver.

    1. Muito boa sua contribuição colega. Para você ter páginas de captura você pode utilizar o sparkfunnels, assim você criará páginas para capturar seus leads, bem como o texto descreve. Para você ter uma estrutura de blog igual a nossa aqui, você precisará de uma hospedagem para deixar seu site na rede, um domínio que é seu endereço eletrônico, e realizar a instalação de um sistema gerenciador de conteúdo que no nosso caso usamos wordpress. Para o site você pode optar também pelo criador de sites do google ou até mesmo a plataforma Medium (assim você poderá criar conteúdo em formato de artigo para seu público. Essas duas opções finais são gratuitas e não requerem domínio (opcional você pode ter e configurar) e nem hospedagem.

  2. Ultimamente tem sido impossível trabalhar com a HeroSpark.
    Problemas na entrega de email, onde os leads não recebem as campanhas e nem os email configurados no funil.

    Esta um absurdo.
    Possuo algumas contas tanto free quanto PRO e todas já estão com o mesmo problema a quase um mês.

    Busco atendimento dentro da plataforma e sempre a mesma resposta que vai analisar o caso e nunca voltam com uma resposta.

    Antes achei que o problema poderia ser na conta e criei outra e os problemas se intensificaram. Alguns amigos também possuem contas e relataram os mesmo problemas e até o “Erro ao requisitar emails” que no caso de minhas contas, não apresentam mais.

    Eu gosto muito da HeroSpark, mas por problemas de gerenciamento da equipe e da parte técnica, infelizmente vocês irão perder milhares de clientes.

    Recentemente entrei em contato para informar problemas na entrega de emails e simplesmente disseram que iram analisar. Já fazem mais de 5 dias e nada de voltar ao normal.

    Espero que você ajustem esses problemas para que eu possa reativar o plano PRO em todas as minhas contas.

    Obrigado!

    1. Olá, Rafael, tudo bem?

      Sentimos muito que se sinta assim!
      Verifiquei com a nossa equipe que o seu caso já chegou a uma solução. Sempre que precisar, procure os nossos canais oficiais de suporte dentro do chat ou por email!

      Espero que esteja gostando do nosso blog!

    1. Oi, Amauri, tudo bem?

      Legal o seu interesse! Você pode acessar app.herospark.com/signup para fazer uma conta gratuita.
      Para gerar leads, o ideal seria criar uma landing page para o imóvel, com um formulário para a pessoa obter mais informações sobre o empreendimento.
      E com essas informações, podes entrar em contato ou usar automação de e-mail marketing para seguir criando relacionamento.
      Podes fazer isso gratuitamente. E se futuramente precisar de alguma funcionalidade mais específica, podes usar um de nossos planos pagos.
      Aqui o link para o cadastro grátis: app.herospark.com/signup

      Sucesso nos negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *