Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Captura de leads para vender todos os dias

captura de leads

A captura de leads é um processo que remete à obtenção de clientes em potencial. Quem não quer ter novos possíveis clientes todos os dias? O marketing digital possibilita meios seguros e honestos para conseguir essa clientela. E o melhor: com métodos totalmente gratuitos.

 

A captura de leads envolve predominantemente a atração, então qualquer método que atraia pessoas é válido, principalmente os gratuitos. Os anúncios pagos têm seu valor — alcance segmentado, resultados rápidos, etc. — mas a combinação deles com as estratégias de captação de leads mais econômicas é sempre bem-vinda para qualquer tipo de negócio.

 

Processos, ferramentas, estratégias de marketing… existe todo um universo para você que busca captar leads e fechar vendas diariamente. Quer saber mais sobre isso? Leia o artigo!

 

Por que investir na captura de leads?

 

Conseguir potenciais clientes exige um esforço seu, um empenho que você emprega melhor quando tem um propósito e é ciente do porquê de gastar seu tempo e energia com isso. Então, afinal, qual a utilidade de gerar os tais leads?

 

Nos meios digitais, existem diversos caminhos para vender e cada um deles tem seu preço. Negociar com quem já tem interesse no seu produto (já está atraído) é mais barato que vender para uma pessoa aleatória, que acabou de descobrir seu negócio. Essa é a razão principal das pessoas estarem sempre captando esses clientes em potencial.

 

Não vamos entrar em assuntos técnicos, como os custos dos anúncios vs. custos de e-mail marketing, por exemplo. Basta comparar com as vendas tradicionais de estabelecimentos físicos: quando o cliente é novo, a pessoa atendente do time de vendas tem de investir um bom tempo explicando todas as vantagens do produto.

 

Quando se fala no marketing de conteúdo, aliás, a justificativa para a geração de leads fica ainda mais clara. 

 

Imagine que você deseja comprar produtos para cuidar do cabelo e, ao acessar a internet durante seu tempo livre, se depara com uma moça dando dicas sobre esse cuidado. Depois, você percebe que ela vende os produtos que você precisa. A chance de comprar dela, que ajudou você com as dicas, é muito maior do que a de você comprar de alguém que nunca ofereceu nenhuma orientação gratuita. 

 

O mesmo se aplica quando alguma pessoa empreendedora conta a sua história, quem ela é, porque trabalha com aquilo, etc.

 

SparkFunnels

 

Quais são os principais métodos de geração de leads?

 

Crie iscas de atração

Iscas ou recompensas são materiais que tornam você atrativo na internet. São vários os tipos de materiais que funcionam: e-books, lives, kits de materiais, workshops, jogos, boletins informativos e por aí vai.

 

Esse método faz parte do marketing de conteúdo já que, para executá-lo, você publica um assunto e, junto a ele, uma chamada para o download dessas iscas. Essa página de download é a que será a responsável por captar nome e e-mail do lead. Mas por que e-mail?

 

Porque os e-mails são uma das poucas ferramentas da internet em que você tem uma maior garantia de que a mensagem chegará. Praticamente todas as redes sociais entregam uma pequena porcentagem do que você publica para a sua comunidade, forçando a compra de anúncios. Isso não acontece com os e-mails. Você apenas precisa ter boas práticas de uso para que eles não caiam no spam.

 

Solicite o preenchimento de formulários

Também é possível dispensar o conteúdo e criar diretamente um formulário de captura de dados. Pode ser uma forma mais difícil de ter resposta, mas se você tiver um bom relacionamento com o seu público — o que realmente necessita de fornecimento de conteúdo — você pode ter sucesso, muitas vezes, na base da reciprocidade. 

 

Vale destacar que o ideal é você criar um modelo de formulário que não se pareça com um formulário. Busque incorporar elementos do Design de Interface do Usuário (UI Design) e tornar o processo o mais dinâmico possível. Não para disfarçar sua venda, mas para comprovar que você é capaz de providenciar o que o lead precisa. 

 

Elabore uma boa página de captura

Com esse método, há o pressuposto de que você já tenha um ou mais canais para conteúdo e a cereja do bolo seria uma página de captura (landing page) para que ela seja um recurso 100% focado na venda. 

 

Cada elemento dessa página, que deve ser atrelada a uma isca, de qualquer forma, seria criado com o objetivo de converter. A vantagem é que já existem templates validados, isto é, testados em termos de capacidade de conversão.

 

Ajuste o SEO do seu site 

A auditoria do SEO ainda é frequentemente negligenciada, mesmo por quem tem problemas no próprio site, no conteúdo e nos domínios relacionados. Se seus potenciais clientes não acham você pelo Google, como você será encontrado, afinal? Que outra alternativa seus futuros clientes terão?

 

Você pode começar esse ajuste com a inserção dos dados do seu site no Google Analytics e verificação do tráfego orgânico, acompanhamento das palavras-chave que você rankeia e instalação de softwares que ajudam na busca de páginas e links quebrados responsáveis por deixar seu site com baixa prioridade no buscador.

 

Crie linhas editoriais para o conteúdo das rede sociais

De forma equivalente, mas na esfera das redes sociais, muitos empreendedores publicam de qualquer jeito, sem levar em conta um calendário editorial. Esse erro cria uma confusão em quem é um cliente em potencial e quem é apenas entusiasta do conteúdo.

 

Por isso, defina bem seu nicho, concorrentes e desafios (vale a pena usar a matriz SWOT para isso). Depois, faça um estudo aprofundado da sua persona, analise o mercado de forma global, descubra as dúvidas dos seus leads e gere as categorias de conteúdo.

 

A captura de leads é uma ação que, inegavelmente, exige trabalho de você que quer vendas regulares. Mas nós garantimos que cada esforço com criação de conteúdo e de iscas, otimizações e planejamento geram os resultados que você procura.

 

Se você curtiu esse conteúdo e quer se aprofundar mais no uso das landing pages, confira nossa dica sobre o SparkFunnels, nossa ferramenta de funil de vendas!

 

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …