Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como vender e-book em 2021?

Pessoa retirando leitor digital de uma prateleira com livros. Texto da imagem: como vender e-book

Mas, afinal, como vender e-book? Temos certeza de que você já deve ter feito essa pergunta a si mesmo, não é verdade? Isso porque todo o infoprodutor precisa expor os seus produtos para vendê-los ao seu público-alvo.

Diante disso, se você não sabe por onde começar a vender o seu livro digital, fique tranquilo! Estamos aqui para te ajudar. Então, continue a leitura e confira todas as dicas que separamos para que você consiga vender seus e-books de maneira rápida e inteligente.

 

O que fazer antes de vender o e-book?

É importante lembrar que existem alguns passos antes de vender o e-book, como a produção do material, o registro, a precificação e a escolha da plataforma de distribuição. Vamos imaginar que você já tenha produzido o seu infoproduto ou tenha comprado um e-book PLR

Agora o próximo passo é prepará-lo para iniciar o processo de venda. Veja as principais etapas que devem ser executadas antes de iniciar a comercialização do seu produto digital. Acompanhe!

 

Registre o e-book

Imagine criar um e-book de qualidade e alguém copiá-lo para vender no seu lugar. Isso seria frustrante, não é verdade? Então, se você quer garantir os direitos autorais da sua obra, o ideal é fazer o registro dela. 

Dessa forma, é possível evitar dores de cabeça. Para isso, basta você acessar o site da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e localizar a área do ISBN. Em seguida, preencha os formulários e envie a documentação solicitada. 

Se estiver tudo certo, você precisa pagar a taxa de registro e o seu e-book estará protegido. Lembre-se de que o ISBN pode conferir ao seu produto digital mais profissionalismo. Por isso, é interessante separar um dinheiro para investir no registro.

 

Precifique o produto digital

Antes de aprender como vender e-book, é necessário precificá-lo. Para tanto, você precisa fazer pesquisas de mercado para saber quanto a concorrência está cobrando por produtos digitais similares.

Também é legal fazer pesquisas com o seu público-alvo, já que são eles que irão pagar pelo seu infoproduto. Além disso, é necessário levar em consideração as despesas que você pagou para produzir e registrar o seu produto.

Temos uma dica muito importante: não fique com medo de precificar o seu e-book. Lembre-se de que ele foi criado com base no seu conhecimento. Por isso, deve-se cobrar um valor justo tanto para você quanto para os leitores.

 

Escolha uma plataforma de distribuição

Depois de produzir, registrar e precificar o seu e-book, chegou o momento de escolher uma plataforma de distribuição. Lembre-se de que não é fácil fazer a entrega do produto digital manualmente.

Por isso, as plataformas são muito úteis. Isso porque é por meio delas que acontece o processo de venda, ou seja, elas representam o local no qual as pessoas fazem o pagamento e recebem o seu e-book em troca.

Diante disso, é possível ter um processo totalmente automatizado, seguro e intuitivo, tanto para você quanto para os seus clientes. Aliás, lembre-se de que ela deve oferecer uma boa experiência no momento da compra.

Assim como deve emitir relatórios com informações importantes sobre o processo de venda. Já que é por meio deles que você conseguirá monitorar os resultados. Então, pesquise muito bem antes de escolher a plataforma ideal para a distribuição do seu infoproduto.

A HeroSpark é uma plataforma que oferece praticidade na hora de hospedar seu produto digital – em 5 minutos, ele está pronto para ser comprado, como você pode ver abaixo:

 

 

Faça o planejamento do processo de vendas

Você precisa ter um processo de vendas bem definido antes de começar a vender, já que sem ele fica mais difícil obter os resultados esperados. Para tanto, estude o seu avatar, ou seja, o seu cliente ideal. 

Assim como crie estratégias para divulgação, venda e pós-venda do seu infoproduto. Por exemplo, é nesse momento que você vai definir quais são os seus objetivos, ou seja, quantos exemplares do ebook pretende vender.

Também é no planejamento que você estipula as estratégias de marketing digital, ou seja, em quais canais será feita a divulgação do infoproduto, bem como se vai utilizar parcerias com influenciadores ou programas de afiliados para ampliar o alcance das suas vendas.

Além disso, não se esqueça de desenhar o processo de pós-venda, pois ele é responsável pela fidelização do seu cliente. Já que ajuda a manter o relacionamento mais próximo e constante com os consumidores.

 

Como vender e-book?

Chegou o momento de aprender como vender e-book. Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste processo.

 

Crie uma landing page

O primeiro passo para vender o seu produto digital é criar uma landing page. Dessa forma, você consegue apresentar o seu e-book de maneira mais profissional para a sua audiência. 

Nesta página, deve-se inserir as imagens do livro digital, a descrição do produto, o preço, a CTA, o formulário e o botão com o link de venda fornecido pela plataforma de distribuição.

Lembre-se de que esta página de captura precisa ser chamativa, por isso use cores e fontes que atraiam a atenção da audiência. Além disso, capriche na call to action e não se esqueça de usar os gatilhos mentais, como a prova social.

Veja aqui como ele funciona:

 

Guia do planejamento do curso online

 

Esse gatilho é essencial para que as pessoas se sintam mais motivadas a comprar o seu produto. Isso porque elas percebem que ele tem boa aceitabilidade no mercado. 

Ademais, também use técnicas de SEO para que sua página seja encontrada pelos mecanismos de buscas quando alguém pesquisar pelo tema do seu e-book.

 

Divulgue nas redes sociais

Com a landing page pronta fica mais fácil começar a divulgar o e-book nas redes sociais. Para isso, você pode usar tanto o feed de maneira orgânica quanto pode investir em mídia paga. Também é possível fazer lives de lançamento para chamar a atenção da audiência.

Vale destacar que nos anúncios você consegue vincular o link da página da landing page ou da página de venda da plataforma de distribuição. Isso facilita o acesso rápido das pessoas ao seu produto digital. Assim como ajuda você a atingir um número maior de pessoas.

 

Envie e-mail marketing

Outra maneira de divulgar o seu e-book é por meio do fluxo de nutrição, ou seja, o envio de uma sequência de e-mails marketing para os seus leads. Para conseguir uma lista de contatos você pode criar um e-book mais simples gratuito e distribuir para a sua audiência. 

Dessa forma, eles preenchem o formulário para baixá-lo e deixam seus dados em troca. Depois você começa a enviar e-mails para que elas conheçam mais o seu conteúdo e confiem na sua autoridade. E, por fim, envia-se a oferta do e-book pago para que elas possam comprá-lo.

 

Crie um programa de afiliados

Você também pode criar um programa de afiliados para aumentar o alcance das suas vendas. Isso porque é possível encontrar pessoas que tenham interesse em vender o seu ebook em troca de uma comissão.

Nesse caso, você precisa definir regras claras para o programa, determinar o valor da comissão, criar uma página para que os afiliados possam se inscrever, bem como investir na divulgação do programa. 

Vale destacar que existem plataformas de distribuição que oferecem suporte para a criação de programas de afiliados. Lembre-se disso no momento de escolher a plataforma ideal para as suas vendas.

Além disso, não se esqueça de manter um bom canal de comunicação com os afiliados para manter as estratégias de vendas alinhadas. Dessa forma, é possível ampliar a sua audiência e, consequentemente, aumentar o percentual de vendas.

 

Faça parcerias com influenciadores digitais

Também é importante fazer parcerias com influenciadores digitais. Mas lembre-se de que você precisa encontrar pessoas que tenham um conteúdo alinhado com o tema do seu e-book, bem como verifique a reputação e a autoridade delas para evitar problemas futuros.

Para fazer esse tipo de divulgação mande um exemplar do e-book para que o influenciador possa ler e fazer uma resenha no seu canal digital, seja por meio de vídeo ou de texto.

Assim, você consegue ampliar a sua audiência, pois a indicação do influenciador impulsiona o interesse dos seguidores pelo seu produto digital. 

 

O que fazer depois de vender o e-book?

Não basta aprender como vender e-book, você também precisa saber o que fazer depois de concretizar as vendas. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para que você possa manter o seu cliente fiel à sua marca. Acompanhe!

 

Monitore os resultados

É essencial que você faça o monitoramento dos resultados. Para isso, emita os relatórios da plataforma de distribuição utilizada e verifique o desempenho das vendas. Além disso, peça o feedback dos clientes em relação ao produto digital.

Com essas informações, é possível verificar quais foram as estratégias que deram certo e aquelas que precisam ser revisadas para que você obtenha maior índice de sucesso nas próximas vendas.

Esse monitoramento é essencial para que você evite repetir os erros cometidos no primeiro lançamento do e-book. Dessa forma, pode-se fazer melhorias no produto ou, ainda, no processo de vendas.

 

Invista no processo de pós-venda

Investir no pós-venda é determinante para o sucesso do seu produto digital. Já que não adianta apenas saber como vender ebook, é necessário também acompanhar o seu consumo.

Nesse caso, você pode enviar e-mails para verificar se o cliente está gostando do infoproduto ou, ainda, pode fornecer dicas para que ele tenha uma melhor usabilidade do e-book. Além disso, deve-se investir no envio de novos conteúdos para manter o relacionamento mais próximo.

Ademais, é possível também enviar a oferta de infoprodutos complementares, como um curso online, um infográfico, um webinar, entre outros. Ou, ainda, pode oferecer um novo infoproduto que solucione outra dor do cliente.

 

Crie novos infoprodutos

Por fim, mas não menos importante, crie novos infoprodutos. Dessa forma, você consegue oferecer outros produtos para os seus clientes, bem como tem a oportunidade de conquistar novos consumidores.

Por exemplo, você pode criar um novo e-book mais aprofundado ou, ainda, pode transformar cada subtópico do atual material em vários livros digitais mais específicos.

Também é possível criar um curso online ou uma mentoria coletiva ou individual com o mesmo assunto do e-book para que as pessoas tenham acesso a mais informações.

Ou, ainda, pode-se criar um novo infoproduto com um tema que atenda as necessidades do seu avatar. Dessa forma, você consegue mantê-lo fidelizado por mais tempo a sua marca. Isso porque ele já conhece o seu trabalho e confia nos conhecimentos que você está repassando por meio dos seus produtos digitais.

Agora que você já sabe como vender e-book, bem como o que fazer antes e depois dessa venda. Chegou o momento de colocar essas dicas em prática, assim você conseguirá obter os resultados esperados, ou seja, a venda de vários exemplares do seu e-book!

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …