Como vender e-book: guia completo [atualizado – 2024]

Saber como vender e-book é o desejo de muitas pessoas que estão iniciando a jornada empreendedora, principalmente com relação ao preço e à forma de distribuição.

Por isso, neste guia completo, vamos detalhar as melhores práticas para quem deseja saber como vender e-book, seja para garantir uma renda extra ou se tornar um infoprodutor em tempo integral. 

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é e-book?

O e-book ou eletronic book pode ser traduzido como livro digital ou eletrônico. 

Esse modelo de conteúdo textual, que pode conter imagens e outros recursos gráficos, apresenta um formato de livro para ser lido em telas de:

  • Computadores;
  • Smartphones;
  • Tablets;
  • Leitores digitais.

Saiba mais sobre esse modelo de infoproduto!

É possível ganhar dinheiro com e-book?

Sim, é totalmente possível garantir uma boa renda sabendo como vender e-book, seja para fortalecer a autoridade digital dos infoprodutores mais experientes, ou como porta de entrada para novos empreendedores no mercado digital.

Para isso, é necessário criar um bom conteúdo focado no segmento de domínio do infoprodutor e garantir uma boa estratégia de vendas.

Confira um guia completo de como ganhar dinheiro com e-book:

Outra maneira de vender e-book é baixando arquivos PLR e adaptando-os e personalizando-os com a identidade da sua marca. 

Veja como é possível baixar e-book PLR:

Como vender e-book?

O mercado digital tem como uma das suas principais vantagens a escalabilidade das vendas. Mas, para usufruir desse benefício na hora de vender o seu e-book, é necessário seguir alguns passos.

Chegou o momento de aprender como vender e-book. Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste processo.

Crie uma landing page

O primeiro passo para vender o seu produto digital é criar uma landing page. Dessa forma, você consegue apresentar o seu e-book de maneira mais profissional para a sua audiência. 

Nesta página, deve-se inserir as imagens do livro digital, a descrição do produto, o preço, a CTA, o formulário e o botão com o link de venda fornecido pela plataforma de distribuição.

Lembre-se de que esta página de captura precisa ser chamativa, por isso use cores e fontes que atraiam a atenção da audiência. Além disso, capriche na call to action e não se esqueça de usar os gatilhos mentais, como a prova social.

Esse gatilho é essencial para que as pessoas se sintam mais motivadas a comprar o seu produto. Isso porque elas percebem que ele tem boa aceitabilidade no mercado. 

Ademais, também use técnicas de SEO para que sua página seja encontrada pelos mecanismos de buscas quando alguém pesquisar pelo tema do seu e-book.

Divulgue nas redes sociais

Com a landing page pronta fica mais fácil começar a divulgar o e-book nas redes sociais. Para isso, você pode usar tanto o feed de maneira orgânica quanto pode investir em mídia paga. Também é possível fazer lives de lançamento para chamar a atenção da audiência.

Vale destacar que nos anúncios você consegue vincular o link da página da landing page ou da página de venda da plataforma de distribuição. Isso facilita o acesso rápido das pessoas ao seu produto digital. Assim como ajuda você a atingir um número maior de pessoas.

Envie e-mail marketing

Outra maneira de divulgar o seu e-book é por meio do fluxo de nutrição, ou seja, o envio de uma sequência de e-mails marketing para os seus leads. Para conseguir uma lista de contatos você pode criar um e-book mais simples gratuito e distribuir para a sua audiência. 

Dessa forma, eles preenchem o formulário para baixá-lo e deixam seus dados em troca. Depois você começa a enviar e-mails para que elas conheçam mais o seu conteúdo e confiem na sua autoridade. E, por fim, envia-se a oferta do e-book pago para que elas possam comprá-lo.

Crie um programa de afiliados

Você também pode criar um programa de afiliados para aumentar o alcance das suas vendas. Isso porque é possível encontrar pessoas que tenham interesse em vender o seu ebook em troca de uma comissão.

Nesse caso, você precisa definir regras claras para o programa, determinar o valor da comissão, criar uma página para que os afiliados possam se inscrever, bem como investir na divulgação do programa. 

Vale destacar que existem plataformas de distribuição que oferecem suporte para a criação de programas de afiliados. Lembre-se disso no momento de escolher a plataforma ideal para as suas vendas.

Além disso, não se esqueça de manter um bom canal de comunicação com os afiliados para manter as estratégias de vendas alinhadas. Dessa forma, é possível ampliar a sua audiência e, consequentemente, aumentar o percentual de vendas.

Faça parcerias com influenciadores digitais

Também é importante fazer parcerias com influenciadores digitais. Mas lembre-se de que você precisa encontrar pessoas que tenham um conteúdo alinhado com o tema do seu e-book, bem como verifique a reputação e a autoridade delas para evitar problemas futuros.

Para fazer esse tipo de divulgação mande um exemplar do e-book para que o influenciador possa ler e fazer uma resenha no seu canal digital, seja por meio de vídeo ou de texto.

Assim, você consegue ampliar a sua audiência, pois a indicação do influenciador impulsiona o interesse dos seguidores pelo seu produto digital.

O que fazer antes de vender o e-book?

É importante lembrar que existem alguns passos antes de vender o e-book, como a produção do material, o registro, a precificação e a escolha da plataforma de distribuição. Vamos imaginar que você já tenha produzido o seu infoproduto ou tenha comprado um e-book PLR

Agora o próximo passo é prepará-lo para iniciar o processo de venda. Veja as principais etapas que devem ser executadas antes de iniciar a comercialização do seu produto digital. Acompanhe!

Registre o e-book

Imagine criar um e-book de qualidade e alguém copiá-lo para vender no seu lugar. Isso seria frustrante, não é verdade? Então, se você quer garantir os direitos autorais da sua obra, o ideal é fazer o registro dela. 

Dessa forma, é possível evitar dores de cabeça. Para isso, basta você acessar o site da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e localizar a área do ISBN. Em seguida, preencha os formulários e envie a documentação solicitada. 

Se estiver tudo certo, você precisa pagar a taxa de registro e o seu e-book estará protegido. Lembre-se de que o ISBN pode conferir ao seu produto digital mais profissionalismo. Por isso, é interessante separar um dinheiro para investir no registro.

Precifique o produto digital

Antes de aprender como vender e-book, é necessário precificá-lo. Para tanto, você precisa fazer pesquisas de mercado para saber quanto a concorrência está cobrando por produtos digitais similares.

Também é legal fazer pesquisas com o seu público-alvo, já que são eles que irão pagar pelo seu infoproduto. Além disso, é necessário levar em consideração as despesas que você pagou para produzir e registrar o seu produto.

Temos uma dica muito importante: não fique com medo de precificar o seu e-book. Lembre-se de que ele foi criado com base no seu conhecimento. Por isso, deve-se cobrar um valor justo tanto para você quanto para os leitores.

Escolha uma plataforma de distribuição

Depois de produzir, registrar e precificar o seu e-book, chegou o momento de escolher uma plataforma de distribuição. Lembre-se de que não é fácil fazer a entrega do produto digital manualmente.

Por isso, as plataformas são muito úteis. Isso porque é por meio delas que acontece o processo de venda, ou seja, elas representam o local no qual as pessoas fazem o pagamento e recebem o seu e-book em troca.

Diante disso, é possível ter um processo totalmente automatizado, seguro e intuitivo, tanto para você quanto para os seus clientes. Aliás, lembre-se de que ela deve oferecer uma boa experiência no momento da compra.

Assim como deve emitir relatórios com informações importantes sobre o processo de venda. Já que é por meio deles que você conseguirá monitorar os resultados. Então, pesquise muito bem antes de escolher a plataforma ideal para a distribuição do seu infoproduto.

A HeroSpark é uma plataforma que oferece praticidade na hora de hospedar seu produto digital.

Qual a melhor plataforma para vender e-book?

Um dos passos mais importantes para quem quer saber como vender e-book é escolher a plataforma ideal para hospedar e distribuir seu infoproduto.

E, para isso, é necessário verificar se a plataforma conta com recursos que facilitem a divulgação e gestão de venda do seu produto digital. 

Descubra as características da plataforma ideal para suas vendas!

Qual o valor médio de um e-book?

Na hora de precificar seu infoproduto, é necessário levar em consideração alguns fatores, como, por exemplo, os custos com trabalho de design.

Por isso, os valores de venda podem ser variados, sendo possível vender um e-book sobre finanças pessoais por R$9,90 ou de saúde e bem-estar por R$39,90.

Agora que você já sabe como vender e-book e teve acesso às melhores práticas para garantir uma boa renda com esse modelo de infoproduto, que tal conhecer a plataforma mais completa para potencializar suas vendas?

Conheça agora a HeroSpark, a plataforma que reúne em um só lugar todos os recursos para hospedar, divulgar e vender seu e-book.

Entre as diversas vantagens que você garante ao utilizar a Hero para vender seu e-book estão:

  • Ferramenta de criação de landing pages;
  • Funil de vendas automatizado;
  • Disparo ilimitado de e-mail marketing;
  • Área de membro exclusiva;
  • Suporte online para infoprodutores e clientes;
  • Página de vendas com área de pagamento integrada.

Então não perca tempo! Comece agora a vender seu e-book com a HeroSpark e garanta resultados de sucesso.