Você sabe como fazer vídeos animados ou nunca tentou? Apesar de ser um trabalho minucioso, não é tão difícil quanto parece e nem exige tanto conhecimento técnico. Isso porque existem sites e aplicativos intuitivos que ajudam bastante.

Com as inúmeras possibilidades de criação que são encontradas nas ferramentas, é possível fazer sucesso com essa estratégia. Afinal, costumam ter altas chances de conversão e chamam a atenção da audiência. No entanto, antes de usar os apps, é importante também fazer um planejamento. 

Quer aprender como fazer vídeos animados e saber quais plataformas utilizar? Continue a leitura.

 

Por que criar vídeos animados?

1. Maior conversão

De acordo com dados divulgados pelo SEMRush, após assistir um vídeo de uma empresa, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem dela. Logo, a possibilidade dos consumidores procurarem essa marca quando necessitarem de algo será maior.

 

2. Fácil de fazer

Se você tem vergonha de aparecer em frente às câmeras, criar vídeos animados é a solução perfeita. Isso porque não precisa ser especialista para conseguir fazer um vídeo de qualidade, pois existem ótimas ferramentas disponíveis para utilizarmos.

 

3. Chama a atenção

Imagine rolar a timeline de alguma rede social e, de repente, chegar a um vídeo animado. Certamente, chamará mais a sua atenção do que as fotos que vemos comumente, tendo em vista que é algo diferente e atrativo.

 

4. Permite uma comunicação personalizada

Poucas pessoas utilizam os vídeos animados para se comunicar com a audiência. Então, você pode diferenciar-se e adotar essa estratégia na sua comunicação. Até porque, diferente de cenários comuns, criar vídeos animados conta com uma infinidade de possibilidades. 

 

5. Compartilhável

Criar vídeos animados pode ajudar no número de pessoas que visualizam os conteúdos. Isso porque os vídeos são mais criativos e divertidos, gerando maior interesse das pessoas. Consequentemente, existem mais chances de as pessoas quererem compartilhar umas com as outras.

 

6. Contribui para o engajamento

Quando você conhece bem o público que se comunica com a sua página, fica mais fácil criar vídeos animados que engajem e gerem mais conexão. Dessa forma, é possível conquistar ainda mais autoridade e espaço com a audiência.

 

7. Fácil de consumir

Vídeos animados podem sintetizar informações que poderiam ser complexas, mas que, através de conteúdos visuais, passam a ser mais acessíveis e simples de compreender. Isso torna o conteúdo mais fácil de ser consumido pelo público.

 

Como fazer vídeos animados em 3 passos?

 

1. Planeje

O primeiro passo é realizar o planejamento. Não pule essa etapa, pois você se arrependerá se fizer isso. 

Portanto, sugerimos que defina:

  • Objetivo: Sobre o que será o vídeo? O que você deseja passar para a audiência?
  • Persona: Qual é o perfil das pessoas que você quer impactar com o material?
  • Local de divulgação: Defina em quais locais este vídeo estará, pois isso será responsável pelas dimensões e pela linguagem da animação.
  • Responsáveis e prazos: Quem fará o roteiro? Quem colocará em prática? Qual o prazo de cada atividade?

 

2. Faça o storyboard

Com o objetivo definido, monte o roteiro, definindo personagens, falas e ideias que deseja expressar. Nesse primeiro momento, pode ser um rascunho simples, sem definir exatamente como será cada cena.

Isso porque, logo em seguida, faremos o storyboard, que é semelhante a um gibi e permite visualizar a sequência cronológica com as ações que você deseja imprimir no vídeo.

 

3. Escolha a ferramenta adequada

Com tudo planejado, a criação do vídeo será bem mais rápida e com menos retrabalho, pois você já terá eliminado muitas ideias que já percebeu que não darão certo. Porém, é preciso escolher uma ferramenta adequada.

Por isso, iremos apresentar os principais sites e aplicativos que você pode utilizar nessa tarefa. Analise as características de cada um. Em seguida, escolha a que você mais se identifica e tem os efeitos que deseja utilizar. 

 

 

6 ferramentas ideais para criar vídeos animados

1. PowToon

O PowToon é um editor de vídeos muito intuitivo e fácil de usar. Ele já vem com diversos templates prontos, o que é bom para quem não tem habilidades com design ou artes gráficas. Dessa forma, basta editar conforme o que deseja. 

Entre os elementos disponíveis estão:

  • Objetos;
  • Cenários;
  • Personagens;
  • Efeitos;
  • Textos;
  • Narrações.

É gratuito, mas com limitações. Por isso, também oferece planos mensais e anuais de diferentes valores.

 

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

2. RenderForest

Por meio desta plataforma, você poderá criar vídeos com templates prontos para personalizar em diferentes categorias, mockups de produtos realistas e outras funcionalidades. 

O RenderForest apresenta todas as ferramentas necessárias para fazer vídeos animados. É possível optar por designs personalizados e você pode inserir músicas ou até narração nos vídeos.

Por exemplo: caso deseje fazer uma animação 3D, ele disponibiliza um kit com 900 cenas para você personalizar.

Outros modelos disponíveis envolvem:

  • Vídeos explicativos;
  • Whiteboard;
  • Apresentação corporativa;
  • Entre outros.

O RenderForest disponibiliza 5 planos, que vão desde o gratuito até o de 199 reais/mês.

 

3. Vyond

O Vyond — antigo GoAnimate — tem vários efeitos especiais, animações, opções de dublagens, personagens e muito mais. Ele é bastante recomendado para iniciantes, justamente pela facilidade no uso e pela quantidade de recursos pré definidos para personalização.

O site tem 3 opções de planos pagos que podem ser mensais ou anuais, mas fornece 14 dias de teste gratuito ao usuário. Além disso, há a possibilidade de criar um plano personalizado.

 

4. Stop Motion Studio

Este aplicativo tem uma interface de fácil uso e as suas animações têm uma alta definição. Ele está disponível para iOS e Android

Alguns de seus recursos são:

  • Compartilhar no YouTube em 4K ou em GIF;
  • Acessar pelo dispositivo móvel ou Mac;
  • Rotoscopia que permite a importação de vídeos para transformar em animação;
  • Adicionar balões de fala;
  • Incluir sons;
  • Eliminar objetos.

A maioria das funcionalidades dentro do Stop Motion Studio são pagas, mas, a depender da dimensão do projeto, vale a pena realizar o investimento por conta da qualidade entregue pela plataforma.

 

5. FlipaClip

O FlipaClip é um dos mais utilizados pelas pessoas. Ele permite a utilização de até 3 camadas gratuitamente, mas o plano pago permite até 10 camadas. 

Entre as suas funcionalidades estão:

  • Possibilidade de alterar o tamanho da tela;
  • Inserir textos;
  • Pincéis, borracha e preenchimento;
  • Visualizador de grades e quadros;
  • Salvar a animação como vídeo ou como GIF.

Está disponível para iOS e Android.

 

6. PicsArt Animator

Este app é gratuito e bastante completo. O PicsArt Animator está disponível para iOS e Android. Além de contar com templates prontos para personalizar, alguns de seus recursos são:

  • Desenhar em fotos;
  • Salvar a animação como vídeo ou como GIF;
  • Inserir áudios e narrações;
  • Mudar o formato da publicação;
  • Criar animações do “zero”.

Além de ser fácil, fazer vídeos animados é bastante divertido e traz um ótimo retorno, a depender da sua persona. Possui uma boa diversidade de ferramentas e para quem deseja criar animação em desenhos, esse aplicativo é ideal.

 

4 ideias de vídeos animados para sua estratégia de marketing 

 

1. Tutoriais

Os vídeos de tutoriais são os tipos mais comuns. Funcionam para todo tipo de negócio, desde que você tenha algo para ensinar, como, por exemplo:

  • Tutorial de receitas de bolo;
  • Dicas de decoração;
  • Como criar produtos artesanais;
  • Entre outros.

Esse é um estilo de vídeo que pode gerar muito engajamento, justamente porque as pessoas sempre procuram esclarecer suas dúvidas de como fazer/criar algo.

 

2. Cases de sucesso

Os cases de sucesso, avaliações e depoimentos são as primeiras coisas que o usuário procura antes de comprar um produto ou serviço. 

Por isso, é importante criar vídeos mostrando depoimentos de clientes que obtiveram boas experiências com a empresa. Assim, se incentiva outras pessoas também.

 

3. Informativo

Os vídeos informativos funcionam muito bem quando se deseja transmitir de forma mais objetiva os serviços do negócio, por exemplo. 

Ele pode auxiliar no ranqueamento do site, desde que não sejam muito extensos, para que o usuário não desista de assistir e saia do site.

 

4. Institucional

Na hora de fazer vídeos animados, é possível ter uma temática mais corporativa com o intuito de mostrar um pouco do seu negócio. Isso porque a principal finalidade desse tipo de vídeo é aproximar mais a sua marca e os clientes.

Por isso, se você acredita que terá uma boa aceitação da audiência, vale a pena investir alguns minutos a mais e colocar as animações na sua estratégia de marketing digital.

Mas, além dos vídeos animados, é importante aderir a outras boas práticas do marketing para ajudar o seu negócio escalar. 

Sendo assim, estamos disponibilizando gratuitamente o Kit Marketing Digital para você começar suas estratégias nas redes sociais agora mesmo! Baixe-o agora mesmo!

 

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

2 Comentários

  1. Cursos Livres disse:

    Aqui é a Cristina Maria Da Silva, gostei muito do seu artigo
    tem muito conteúdo de valor parabéns.

  2. Aqui é a Mônica Souza, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.