Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


As principais ferramentas de marketing

ferramentas de marketing

Muitas pessoas ainda não descobriram o quanto o marketing é importante para um negócio, é com o marketing que o empresário poderá tomar boas decisões em seus negócios. Mas para isso acontecer, é importante utilizar as ferramentas de marketing adequadas para o seu tipo de negócio.

 

Essas ferramentas não podem ser vistas pelo empreendedor isoladamente umas das outras, porque a aplicação de cada uma delas deve estar de acordo com a intenção estratégica do empreendedor para com a empresa.

 

De qualquer forma, para utilizar as ferramentas de marketing adequadas para o seu negócio, é essencial que conhecer algumas delas. A partir daí será possível definir qual será a melhor. Se você quer saber as principais ferramentas de marketing utilizadas pelos empreendedores e que são indispensáveis para qualquer negócio, você veio ao local certo.

 

Ao ler este artigo você irá conhecer 9 ferramentas de marketing que podem ser utilizadas em seu negócio. Continue lendo este artigo e descubra.

 

Ferramentas de marketing indispensáveis

 

Antes de qualquer coisa é importante lembrar que as ferramentas de marketing não vão salvar o seu negócio de qualquer mal. Talvez elas até consigam prevenir alguns desastres. Mas, salvar o negócio como um todo, já é outra história.

 

É importante ter inteligência ao usá-las, porque mesmo sendo bastante útil para qualquer tipo de negócio, em qualquer nicho, elas precisam ser vistas de forma isolada.

 

Infelizmente, muitos empreendedores buscam as ferramentas de marketing somente como um meio de salvar o seu negócio, mas não é bem assim que as coisas acontecem. A utilização das ferramentas deve estar de acordo com a intenção que o empreendedor tem para com a sua empresa e com as suas respectivas estratégias.

 

Os gestores inexperientes ou jovens acabam pensando de maneira errônea sobre a forma que as ferramentas de marketing devem ser usadas. Sendo eles atraídos somente pelo caráter prático que cada uma delas possui e objetivos individualmente.

 

Essa postura não é adequada pois pode causar o que chamamos de “miopia” para outro elementos que são tão importantes quanto como, por exemplo, abstração de conceito e a capacidade de analisar os ambientes de forma crítica.

 

Ao saber disso você passa a entender que o uso das ferramentas de marketing é importante para o negócio, mas não é o fator principal que vai garantir o sucesso na gestão. Então, sem mais delongas, vamos citar a nossa lista das principais ferramentas de marketing para você usar em seu negócio.

 

Ferramentas de marketing – Benchmarking

 

A primeira ferramenta de marketing que vamos citar e que é bastante utilizada pelos empreendedores é a Benchmarking. 

 

Essa ferramenta utiliza um método sistemático que vai auxiliar na procura por processos melhores, ideias inovadoras além de utilizar procedimentos para operação que são mais eficazes e que proporcionam um desempenho superior. 

 

Não esquecendo que o benchmarking tem como um dos seus princípios a inovação, isso significa que, para ele, o principal não é copiar aquilo que foi desenvolvido pela concorrência.  É por esse motivo que ele não deve ser restringido apenas no setor que empresa atua.

 

Facebook

 

Uma outra ferramenta de marketing que tem uma usabilidade muito grande e que ainda auxilia em todo o processo do marketing digital é o Facebook. Dentro do próprio Facebook é possível encontrar ferramentas que vão lhe apresentar dados, estratégias e muitas dicas de como você pode anunciar na rede. 

 

Para isso, basta criar uma conta como Facebook para empresas após isso você pode começar a utilizar e aumentar a relevância do seu produto ou serviço.

 

WordPress

 

Essa ferramenta é uma das principais para criação de conteúdos de maneira geral, ela também é muito utilizada na criação de sites. Com ela você pode instalar um plugin chamado Yoast e avaliar como está a  performance SEO dos seus conteúdos. O blog da HeroSpark está hospedado no WordPress.

 

Ferramentas de marketing – MailChimp 

 

Se você está tendo problemas com e-mail marketing, essa ferramenta vai te ajudar a resolver o problema. Ela é o toque de mestre nas estratégias de marketing digital, você pode criar listas e diversos recursos de respostas automáticas sem precisar se preocupar.

 

SEMrush

 

Essa é mais uma ferramenta que vai ser uma mão na roda para o seu negócio.

 

Isso porque ela pesquisa a efetividade das palavras-chave utilizadas em seus conteúdos e, consequentemente, vai lhe dá informações sobre o que a concorrência está usando e o que está dando certo para elas.

 

Com certeza você vai querer ter essa ferramenta de marketing como aliado do seu negócio.

 

Ferramentas de marketing – HubSpot

 

Se você quer que os seus resultados digitais sejam potencializados, a HubSpot fará isso para você. Ou seja, com essa ferramenta de marketing você consegue criar conteúdo, gerar mais tráfego, leads e muitos outros serviços.

 

Reddit

 

Se a sua dificuldade é encontrar o que está em alta no momento essa ferramenta vai te ajudar a reunir tudo de novidade que está acontecendo no mundo.  Mas lembrando que você pode utilizar o Google Trends para isso, sendo uma ótima opção gratuita.

 

Ferramentas de marketing – Google Analytics

 

Se você quer saber tudo sobre seu público maximizar o seu CRM e mensurar a estratégia de marketing do seu site não deixe de utilizar o Google Analytics. Ele fará todo esse trabalho por você. Além disso, o Analytics é gratuito!

 

SurveyMonkey

 

Com essa ferramenta de marketing você pode definir qual é a sua persona, conhecendo o seu público-alvo.  A maneira mais rápida e prática de conseguir este feito é disponibilizando questionários online, como os da SurveyMonkey para conhecer o seu público.

 

Em conclusão, podemos dizer que passar a utilizar algumas dessas ferramentas pode trazer uma cara totalmente nova para o seu negócio. Além disso, torná-lo muito mais profissional e mensurável.

 

Então o que está esperando para ir experimentar? Fala para gente aqui nos comentários o que achou!

 

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …