Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Miniguia de como gravar vídeo no celular Samsung

Saiba como gravar vídeo no celular Samsung

Você sabe como gravar vídeo no celular Samsung? Se pretende usar conteúdo audiovisual nos seus cursos online é essencial aprender como utilizar esse equipamento. Isso porque ele tem um custo mais acessível que uma câmera profissional.

 

Além disso, vale destacar que 78% das pessoas assistem vídeo toda semana. E a tendência é que esse consumo aumente com o passar dos anos, pois as pessoas estão cada vez mais adeptas a absorver conteúdos por meio audiovisual.

 

Dessa forma, você não pode ficar fora dessa tendência. Então, continue a leitura e confira como gravar vídeo no celular Android. Vamos lá!

 

Como gravar vídeo no celular Samsung

 

No mercado existem diversos modelos de celular Samsung, cada um deles tem as suas características, funcionalidades e preços. Por isso, é mais fácil ter acesso a um aparelho dessa marca com sistema operacional Android.

 

A Samsung investe muito no desenvolvimento de celulares com uma tecnologia avançada para gravação de vídeos. Dessa forma, esse aparelho é uma boa opção para preparar as aulas do seu curso online.

 

Ademais, se você já tem o roteiro de vídeo elaborado, basta saber como gravar vídeo no celular Samsung. Então, confira o passo a passo que separamos especialmente para você. Acompanhe!

 

Analise as configurações da câmera do celular

 

É importante analisar as configurações da câmera antes de aprender como gravar vídeo no celular. Mas, afinal, o que é necessário verificar? O primeiro passo é saber qual é a resolução da câmera. Nesse caso, é ideal que ela tenha 1920 x 1080 pixels, ou seja, deve ser Full HD.

 

Lembre-se de que quanto maior o número de megapixels, melhor será a qualidade da imagem do seu vídeo. Geralmente, o smartphone tem câmera traseira e frontal. Por isso, você precisa ver qual delas tem a maior resolução.

 

Para saber essas informações é necessário acessar o menu principal do celular e clicar na imagem da câmera. Em seguida, escolha a opção vídeo e clique em configurações. Assim, você consegue verificar essas informações, bem como configurá-las, caso seja necessário.

 

Faça os ajustes manuais da câmera

 

Depois que você já conhece as configurações da câmera, fica mais fácil fazer os ajustes manuais. Diante disso, é possível ajustar o foco, a entrada de luz, o tempo de exposição e o balanço de branco.

 

Para isso, você precisa localizar o menu principal do celular e clicar na imagem da câmera. Na sequência, escolha a opção vídeo e clique em mais. Feito isso, escolha a opção PRO para que apareça o menu de configurações para você fazer os ajustes.

 

Ademais, mantenha a lente da câmera limpa. Isso parece bobo, mas pode fazer muita diferença na qualidade da imagem. Por isso, antes da gravação limpe a lente com um pano liso. Dessa forma, você consegue ter uma imagem mais nítida.

 

Ative o modo avião do celular

 

Imagine você começar a introdução do seu vídeo e ser interrompido pelas mensagens do WhatsApp ou por uma ligação. Isso pode te desconcentrar, bem como deixar a sua gravação com ruídos.

 

Diante disso, é essencial ativar o modo avião do seu celular. Assim, você evita esse tipo de problema. Para tanto, deslize o dedo sobre a tela do seu smartphone, localize e clique no modo avião ou offline e ative a função.

 

67 headlines para páginas de vendas

Use o celular na posição horizontal

 

O ideal é gravar o vídeo com o celular na posição horizontal, já que a maioria das plataformas e aplicativos usam esse formato. Dessa forma, você evita disponibilizar vídeos com faixas pretas nas laterais. Além disso, fica mais fácil fazer o enquadramento utilizando a regra dos terços.

 

Nesse caso, nos smartphones você pode habilitar essa função na configuração. Essa regra enfatiza que a pessoa que está sendo gravada precisa ficar posicionada nos pontos de cruzamento da grade. Dessa forma, é possível obter uma imagem mais harmônica.

 

Estabilize o smartphone com um tripé

 

Gravar um vídeo sem estabilização é um tiro no pé, pois a imagem ficará tremida. Isso pode resultar em um conteúdo de má qualidade e as pessoas terão a sensação de falta de profissionalismo.

 

Diante disso, use um tripé para apoiar o celular durante a gravação, bem como aproveite para regulá-lo na altura correta. O pau de selfie não é muito recomendado, pois você não consegue ter o controle durante a sua movimentação. Já o tripé confere mais segurança e você se concentra na entrega do conteúdo.

 

Grave em ambientes com boa iluminação

 

A iluminação faz muita diferença na qualidade do vídeo. Por isso, sempre opte pela luz natural. Ela é a melhor escolha, mas se você fizer a gravação em um ambiente muito escuro ou com ausência de janelas para que a luz do sol possa entrar, busque outras alternativas.

 

É possível fazer uso de iluminação artificial, como softbox, ring light, abajur, entre outros. Vale destacar que existem muitos vídeos no YouTube ensinando a fazer esse tipo de equipamento caseiro. Dessa forma, você reduz os seus custos.

 

Use um equipamento de áudio separado

 

O áudio é elemento muito importante nas gravações, pois é muito ruim assistir um vídeo com ruídos externos. Como os celulares da Samsung tem um microfone direcional, fica mais difícil captar o som de uma pessoa sem o ruído do ambiente.

 

Diante disso, o ideal é usar um equipamento de áudio separado, como um microfone de lapela conectado ao celular, um gravador ou, até mesmo, um outro celular. Nos dois últimos casos, na edição do vídeo será necessário fazer a inserção manual do áudio.

 

Após toda a preparação da câmera e do cenário, basta acessar o menu principal do celular e clicar na imagem da câmera. Em seguida, escolha a opção vídeo e clique em mais. Feito isso, escolha a opção PRO e clique para começar a gravar.

 

Os detalhes fazem a diferença na hora de saber como gravar vídeo no celular Samsung. Se a sua intenção é criar um curso online, veja o vídeo abaixo e aumente as possibilidades de sucesso:

 

Faça a edição do vídeo

 

No momento em que o vídeo estiver pronto você precisa fazer a edição. Para isso, é possível usar aplicativos ou programas de edição de vídeo. Ou seja, você pode fazer os cortes, as correções de cores, a inserção de áudio e a adição de efeitos no próprio celular ou em um notebook.

 

Lembre-se de que se você não tem habilidade para fazer a edição do vídeo, pode procurar uma pessoa especializada neste serviço. Dessa forma, é possível garantir a qualidade final da sua produção de conteúdo.

 

Agora que você já sabe como gravar vídeo no celular Samsung, que tal conhecer as principais hospedagens de vídeos existentes no mercado? Então, leia o nosso artigo Hospedagem de vídeo: conheça as 4 melhores plataformas. Boa leitura!

 

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …