Hospedagem de vídeo: conheça as 4 melhores plataformas em 2024

Hospedagem de Vídeo
Hospedagem de Vídeo
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

De acordo com dados divulgados pela HubSpot, 78% das pessoas assistem a vídeos online toda semana e 55% assistem a vídeos online todos os dias.

Isso significa que esse tipo de conteúdo é cada vez mais consumido, inclusive em cursos online. No entanto, para ter sucesso, é importante utilizar uma boa hospedagem de vídeo.

Afinal, no marketing digital, não basta fazer, é preciso se diferenciar da concorrência, desde a qualidade do conteúdo passado até mesmo a usabilidade da plataforma na qual o vídeo estará disponível para acesso.

Por isso, selecionamos as 4 melhores plataformas de hospedagem de vídeos para você conhecer:

  • Wistia 
  • Vimeo
  • Spark Vídeos
  • YouTube

Continue a leitura e saiba detalhes sobre cada uma.

Inscreva-se gratuitamente na plataforma da HeroSpark e garanta todos os benefícios que só uma ferramenta pode oferecer ao seu negócio.

Wistia

A Wistia é uma plataforma robusta e aceita a hospedagem de vídeos em vários formatos, como mov, avi e mp4. Além disso, ela oferece funcionalidades como a de enviar e-mail automático para a lista de leads sempre que um novo vídeo for postado.

E mais: com uma função de “capítulos interativos”, o telespectador consegue navegar pelo vídeo sem precisar assisti-lo por completo. 

Com relação aos valores, existe o plano gratuito, mas ele suporta apenas 3 vídeos grátis por mês e 250 assinantes no canal. A partir do plano PRO, os valores já sofrem um aumento considerável e pouco atrativo para quem está começando, que é R$79 por mês.

Para empresas que desejam uma solução com mais funcionalidades, existe o plano avançado, mas o preço é repassado diretamente pelo time de vendas ao interessado.

Para além de uma boa hospedagem

Veja quais equipamentos são mais viáveis para a produção de seus vídeos de acordo com o seu orçamento

Baixe o e-book grátis

Vimeo

O Vimeo é um site que oferece até 7 TB de armazenamento, a depender do plano de hospedagem que seja contratado. Eles custam entre 7 a 75 dólares por mês, com o pagamento realizado anualmente.

Existem quatro planos pagos. Todos oferecem largura de banda ilimitada, suporte para HDR e 4K, proteção com senha, compartilhamento de link privado e privacidade no nível de domínio, além de permitir incorporar o vídeo em qualquer lugar. Os planos são:

  • Plus: Apenas um membro;
  • Pro: Três membros;
  • Business: Dez membros;
  • Premium: Visualizações ilimitadas.

Para tornar os vídeos ainda mais diferentes, a plataforma tem um pacote que permite editá-los  e colocar efeitos. 

Além disso, em uma aba de atividades recentes, o usuário do Vimeo consegue visualizar todos os vídeos que ele curtiu na plataforma em outros momentos. 

Ele também pode fazer parte de grupos de outras pessoas ou criar o seu próprio grupo, como um fórum. Esses grupos podem funcionar como uma área para reunir todas as pessoas que compraram o seu curso.

A plataforma conta ainda com a página Vimeo Video School, que tem o objetivo de tirar dúvidas comuns na gravação de vídeos ou dar dicas para melhorar a qualidade. 

No entanto, os tutoriais são em inglês, o que não é funcional para pessoas que não têm domínio da língua inglesa.

YouTube

É impossível falar sobre hospedagem de vídeos sem falar do YouTube. De acordo com dados divulgados pela Rock Content, a plataforma tem cerca de 2 bilhões de usuários mensais e os seus vídeos podem chegar a novos usuários organicamente.

Porém, para quem deseja realizar a hospedagem de cursos, esse não é o canal mais indicado. Isso porque, ao final da reprodução do vídeo, o usuário recebe uma série de novas sugestões, o que pode redirecioná-lo para outro canal, no lugar de continuar consumindo o seu conteúdo.

Além disso, não passa profissionalismo aos alunos e é possível que o produtor sofra com problemas relacionados aos direitos autorais. No entanto, é indicado utilizar a plataforma como um canal de divulgação do seu negócio.

Hospedagem de vídeo na Spark Vídeos

O Spark Vídeos é o sistema que faz a hospedagem de vídeos da Eadbox, da Edools e da HeroSpark. Explicaremos as principais características deles a seguir.

Eadbox

A Eadbox é uma boa opção quando falamos em hospedagem de vídeo para cursos online. Ela permite fazer o upload de vídeos ilimitados diretamente na plataforma e suporta diversos formatos de vídeos, como mpg, mp4, wma, avi e outros.

Para quem deseja conhecer melhor a plataforma, é possível realizar um teste de 15 dias grátis. De todo modo, existem quatro planos fixos e a opção de personalizar de acordo com a sua necessidade. 

Algumas características em comum dos planos disponíveis são:

copy com chat gpt , herocreator
  • Integração com o Analytics;
  • Fórum, transmissão ao vivo;
  • Anti login simultâneo;
  • E possibilidade de login com as redes sociais ou o Google.

Edools

A Edools permite personalizar a plataforma de acordo com as preferências do produtor do vídeo. O sistema é responsivo e disponibiliza relatórios personalizados. 

É possível, inclusive, realizar o agendamento de aulas com antecedência, para definir quando elas serão publicadas. 

E após a hospedagem do vídeo, é possível criar fóruns que podem ser gerais ou separados por curso. 

Se o produtor desejar hospedar o vídeo em outro local, também há a possibilidade de integração com outras plataformas, como o Samba Vídeos e o Vimeo. No entanto, não é necessário, tendo em vista a qualidade da hospedagem da Edools. 

Os vídeos podem ser encodados em até 3 resoluções:

  • LD (Low Definition): 270p
  • HD (High Definition): 720p
  • Resolução personalizada de acordo com o arquivo

Para quem deseja uma resolução maior, basta falar com o suporte para saber como fazer e mudar para outras opções, como a SD Higher (540p) a HD (1080p).

HeroSpark 

A HeroSpark disponibiliza um domínio próprio para a área de alunos, o que torna o curso mais profissional. Dentro do seu cadastro, é possível definir qual será o período que o comprador terá acesso aos vídeos hospedados.

Além disso, a plataforma é intuitiva e completa, o que torna a sua utilização muito prática tanto para o aluno quanto para o produtor. Ela permite criar landing pages, automatizar funis de vendas e conta com um sistema de pagamento, o SparkPay, que já é integrado ao site.

A Hero também tem uma área de membros, que é um espaço no qual os clientes sentirão que fazem parte de uma comunidade, o que agrega muito valor ao negócio. 

Vale dizer que a HeroSpark é responsiva. Logo, adapta-se a qualquer aparelho e conta com app para Android e iOS. 

Para tornar a hospedagem de vídeo ainda mais ágil, ela disponibiliza modelos de certificados para que seja emitido automaticamente para o aluno ao final do curso. Tudo isso gratuitamente e sem burocracia.

Saiba que utilizar o serviço de compartilhamento de vídeos da HeroSpark é muito fácil! Após acessar sua conta, você vai precisar de poucos minutos para hospedar seu primeiro vídeo. Veja como é simples no passo a passo abaixo!

1. Acesse a área de “Produtos” no menu principal e abra o “Catálogo de produtos”. Selecione o curso o qual o vídeo fará parte.

Primeiro passo hospedagem de vídeo
Primeiro passo hospedagem de vídeo

2. As configurações do curso irão aparecer. Então selecione a opção “Editar” na aba de “Configurações de conteúdo”.

Segundo passo hospedagem de vídeo
Segundo passo para hospedagem de vídeo

3. Escolha a opção “Conteúdo” para ter acesso a área de ementa do curso.

Terceiro passo hospedagem de vídeo
Terceiro passo para hospedagem de vídeo

4. Selecione o módulo e a aula que você deseja incluir o novo vídeo.

Quarto passo hospedagem de vídeo
Quarto passo para hospedagem de vídeo

5. Clique no botão “Vídeo” na área de conteúdo principal da sua aula.

Quinto passo hospedagem de vídeo
Quinto passo para hospedagem de vídeo

6. Escolha a plataforma de serviços de hospedagem de vídeos que você utilizou para o compartilhamento do link. O YouTube é uma das opções.

Sexto passo hospedagem de vídeo
Sexto passo para hospedagem de vídeo

7. Insira um título para o vídeo, adicione o link  e aperte o botão “Carregar”.

Sétimo passo hospedagem de vídeo
Sétimo passo para hospedagem de vídeo

Você pode adicionar todos os detalhes relacionados ao vídeo na mesma página e, quando finalizar, é só salvar. Assim, o seu vídeo estará pronto para ser assistido na HeroSpark. 

Decidir onde fazer a hospedagem de vídeos é uma decisão importante, pois impacta diretamente na satisfação do seu cliente. Por isso, pesquise com atenção sobre as plataformas disponíveis e pense nela como uma parceira do seu negócio.

Na HeroSpark, além do vídeo, você pode criar todo o curso online. Veja:

Com a HeroSpark você tem todas as ferramentas essenciais para o seu negócio em um só lugar. Além da hospedagem dos vídeos, nela você também pode criar sua página de vendas e concentrar toda sua estratégia de marketing digital com funil de vendas e automação dos seus e-mails. 

Portanto, cadastre-se gratuitamente na plataforma da HeroSpark e garanta todos os benefícios que só uma ferramenta tudo em um pode oferecer ao seu negócio.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *