Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Hospedagem de vídeo: conheça as 4 melhores plataformas

Hospedagem de Vídeo

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

De acordo com dados divulgados pela HubSpot, 78% das pessoas assistem a vídeos online toda semana e 55% assistem a vídeos online todos os dias. Esse tipo de conteúdo é cada vez mais consumido, inclusive, em cursos online. No entanto, para ter sucesso, é importante utilizar uma boa hospedagem de vídeo.

 

No marketing digital, não basta fazer, é preciso se diferenciar da concorrência, desde a qualidade do conteúdo passado até mesmo a usabilidade da plataforma na qual o vídeo estará disponível para acesso.

 

Por isso, selecionamos as 4 melhores plataformas de hospedagem de vídeos:

  • Wistia 
  • Vimeo
  • Spark Vídeos
  • YouTube

 

Continue a leitura e saiba detalhes sobre cada uma.

 

Wistia

A Wistia é uma plataforma robusta e aceita a hospedagem de vídeos em vários formatos, como mov, avi e mp4. Oferece funcionalidades como a de enviar e-mail automático para a lista de leads sempre que um novo vídeo for postado.

 

Com uma função de “capítulos interativos”, o telespectador consegue navegar pelo vídeo sem precisar assistir por completo. 

 

Com relação aos valores, existe o plano gratuito, mas ele suporta apenas 3 vídeos grátis por mês e 250 assinantes no canal. A partir do plano PRO, os valores já sofrem um aumento considerável e pouco atrativo para quem está começando, que é 79 reais por mês.

 

Para empresas que desejam uma solução com mais funcionalidades existe o plano avançado, mas o preço é repassado diretamente pelo time de vendas ao interessado. 

 

Vimeo

 

O Vimeo é um site que oferece até 7 TB de armazenamento, a depender do plano de hospedagem a que seja contratado. Eles custam entre 7 a 75 dólares por mês, com o pagamento realizado anualmente.

 

Existem quatro planos pagos. Todos oferecem largura de banda ilimitada, suporte para HDR e 4K, proteção com senha, compartilhamento de link privado e privacidade no nível de domínio, além de permitir incorporar o vídeo em qualquer lugar. Os planos são:

 

  • Plus — Apenas um membro;
  • Pro — Três membros;
  • Business — Dez membros;
  • Premium — Visualizações ilimitadas.

 

Para tornar os vídeos ainda mais diferentes, a plataforma tem um pacote que permite editar os vídeos e colocar efeitos. Em uma aba de atividades recentes, o usuário do Vimeo consegue visualizar todos os vídeos que ele curtiu na plataforma em outros momentos. 

 

Ele também pode fazer parte de grupos de outras pessoas ou criar o seu próprio grupo, como um fórum. Esses grupos podem funcionar como uma área para reunir todas as pessoas que compraram o seu curso.

 

A página Vimeo Video School tem o objetivo de tirar dúvidas comuns na gravação de vídeos ou até para dar dicas para melhorar a qualidade. No entanto, os tutoriais são em inglês, o que não é funcional para pessoas que não tem domínio da língua inglesa. 

 

Spark Vídeos

 

O Spark Vídeos é o sistema que faz a hospedagem de vídeos da Eadbox, da Edools e do SparkMembers. Explicaremos as principais características deles, a seguir.

 

Eadbox

A Eadbox é uma boa opção quando falamos em hospedagem de vídeo para cursos online. Permite fazer o upload de vídeos ilimitados diretamente na plataforma e suporta diversos formatos de vídeos, como mpg, mp4, wma, avi e outros.

 

Para quem deseja conhecer melhor a plataforma, é possível realizar um teste de 15 dias grátis. De todo modo, existem quatro planos fixos e a opção de personalizar de acordo com a sua necessidade. 

Algumas características em comum dos planos disponíveis são a integração com o Analytics, o fórum, transmissão ao vivo, anti login simultâneo e a possibilidade de login com as redes sociais ou o Google.

 

Edools

A Edools permite personalizar a plataforma de acordo com as preferências do produtor do vídeo. O sistema é responsivo e disponibiliza relatórios personalizados. É possível, inclusive, realizar o agendamento de aulas com antecedência, para definir quando elas serão publicadas. Após a hospedagem do vídeo, é possível criar fóruns que podem ser gerais ou separados por curso. 

 

Se o produtor desejar hospedar o vídeo em outra plataforma, também há a possibilidade de integração com outras plataformas, como o Samba Vídeos e o Vimeo. No entanto, não é necessário, tendo em vista a qualidade da hospedagem da Edools. Eles podem ser encodados em até 3 resoluções:

 

  • LD (Low Definition): 270p
  • HD (High Definition): 720p
  • Resolução personalizada de acordo com o arquivo

 

Para quem deseja uma resolução maior, basta falar com o suporte para saber como fazer e mudar para outras opções, como a SD Higher (540p) a HD (1080p).

 

SparkMembers

 

A SparkMembers disponibiliza um domínio próprio para a área de alunos, o que torna o curso mais profissional. Dentro do seu cadastro, é possível definir qual será o período que o comprador terá acesso aos vídeos hospedados.

 

A plataforma é intuitiva e completa, o que torna a sua utilização muito prática tanto para o aluno quanto para o vendedor do curso. Permite criar landing pages, automatizar funis de vendas e o sistema de pagamento, o SparkPay, já é integrado ao site.

 

Além disso, a área de membros é um espaço no qual os clientes sentirão que fazem parte de uma comunidade, o que agrega muito valor ao negócio. O SparkMembers é responsivo, logo, adapta-se a qualquer aparelho e conta com app para Android e iOS. 

 

Para tornar a hospedagem de vídeo ainda mais ágil, ele disponibiliza modelos de certificados para que seja emitido automaticamente para o aluno ao final do curso. Tudo isso gratuitamente e sem burocracia.

 

Para entrar no SparkMembers gratuitamente, é só acessar este link.

 

YouTube

 

É impossível falar sobre hospedagem de vídeos sem falar do YouTube. De acordo com dados divulgados pela Rock Content, a plataforma tem cerca de 2 bilhões de usuários mensais e os seus vídeos podem chegar a novos usuários organicamente.

 

Porém, para quem deseja realizar a hospedagem de cursos não é o canal mais indicado. Ao final da reprodução do vídeo, o usuário recebe uma série de novas sugestões, o que pode redirecioná-lo para outro canal, no lugar de continuar consumindo o seu conteúdo.

 

Além disso, não passa profissionalismo aos alunos e é possível que o produtor sofra com problemas relacionados aos direitos autorais. No entanto, é indicado utilizar a plataforma como um canal de divulgação do seu negócio.

 

Decidir onde fazer a hospedagem de vídeos é uma decisão importante, pois impacta diretamente na satisfação do seu cliente. Por isso, pesquise com atenção sobre as plataformas disponíveis e pense nela como uma parceira do seu negócio.

 

Para saber como publicar um curso online na HeroSpark, veja este vídeo:

 

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …