Google Trends Brasil: o que é e como usar em 2023?

Google Trends Brasil_HeroSpark
Google Trends Brasil_HeroSpark
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O Inbound Marketing tem como objetivo fortalecer a marca por meio de recursos de nutrição. No entanto, é comum surgir dúvidas sobre o que publicar. A boa notícia é que uma ferramenta como o Google Trends Brasil pode lhe auxiliar nessa jornada.

Sim, utilizar o Google Trends juntamente a outras ferramentas ajuda a ter vários insights de conteúdos e a criar um calendário editorial que conversa com a audiência e prende a atenção dessa. 

E aí, quer saber mais sobre essa poderosa ferramenta e entender como utilizá-la? Então continue a leitura!

Inscreva-se agora mesmo e garanta 1 mês de acesso gratuito ao melhor conteúdo para acelerar a criação e a performance do seu produto digital.

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita por meio da qual é possível identificar a popularidade e a evolução de um termo na internet. Ele é poderosíssimo se bem utilizado, especialmente para a estratégia de Inbound.

Esta ferramenta permite refinar a pesquisa por diferentes fatores escolhidos por você, como região, categoria e período de tempo. 

Com isso, você terá dados para analisar e conseguir utilizar termos relevantes em suas produções, que podem ser desde artigos até vídeos.

Como funciona o Google Trends Brasil?

Como o próprio nome indica, o Google Trends funciona como um painel de tendências de assuntos e palavras-chave mais buscados. 

Para entender melhor, confira abaixo como isso pode funcionar na prática:

  • Descobrir o volume de busca por determinados produtos do segmento;
  • Obter um histórico de procura por determinados assuntos;
  • Ter insights de temas que podem entrar em alta.

Ou seja, o Trends funciona apresentando indicativos de buscas que são reflexos do hábito de consumo do público em geral ou do seu público-alvo, dependendo da segmentação que você utilize para analisar. 

Dessa forma, você consegue estabelecer métricas e mensurar seus objetivos de maneira mais assertiva. 

Por que usar o Google Trends? 

Encontrar tendências sazonais

Existem algumas palavras, como datas comemorativas (exemplo: “Páscoa”), que têm um período de pico nas pesquisas. Muitas vezes, o pico não é na data específica, mas alguns dias antes. 

Assim, com o Google Trends, é possível usar a ferramenta para:

  • Entender as tendências do período em tempo real;
  • Organizar seu calendário editorial com antecedência em um curto período de tempo e sem complicação;
  • Ter insights para novos conteúdos monitorando os termos mais buscados.

Além disso, a ferramenta mostra quais são as pesquisas em alta do momento. Isso é interessante para estratégias que querem utilizar as tendências de busca do momento e ser um dos primeiros a falar sobre o assunto.

Não se confundir com o volume de buscas

Quando vamos realizar a estratégia de Inbound, falamos bastante sobre escolher palavras-chave do Google de acordo com o volume de buscas. Mas nem sempre essa informação isolada é válida.

Isso porque o volume de buscas pode ter aumentado em decorrência de um fato bem específico, mas não necessariamente as pessoas ainda se interessam por ele. Por isso é importante ficar de olho no total das pesquisas. 

Por exemplo: o volume de buscas, no Brasil, do termo “BBB” é 3,4 milhões. Porém, não é sempre que vale a pena falar sobre este tema. 

Veja que os picos de buscas ocorrem no período em que o programa está no ar, já nos outros meses quase não há pesquisas, de acordo com o gráfico.

Avaliar a demanda por regiões

A funcionalidade que nos permite identificar a tendência por regiões é importante para montar campanhas de tráfego pago, por exemplo. 

Isso porque você saberá em qual localidade a audiência tem mais interesse no tema e poderá investir na segmentação para esta região.

copy com chat gpt , herocreator

Encontrar palavras de cauda longa

No geral, utilizamos ferramentas como SemRush e Ubersuggest para pesquisar palavras-chave. Porém, o Google Trends sugere algumas consultas relacionadas que vão auxiliar a pensar nas palavras de cauda longa.

Sendo assim, você poderá se diferenciar dos concorrentes, pois tem mais uma ferramenta confiável que irá sugerir termos para trazer tráfego orgânico para o seu site.

Comparar as pesquisas nos diferentes formatos

O Google Trends não serve somente para criar a estratégia de blog posts, mas todo o processo de Inbound pode fazer uso dessa ferramenta. 

Nos seus filtros, é possível identificar se determinado tema não está em alta na web, mas está no YouTube ou nas redes sociais. Sendo assim, você poderá utilizar aquele tema em seus vídeos para ter um bom alcance. 

Dica extra: Jamais se limite por um único resultado. Explore a ferramenta e saiba comparar cada variável que for possível, pois isso fará a diferença nos resultados obtidos.

Google Trends Brasil: como usar?

Usar o Google Trends Brasil é muito simples. Ele é gratuito e não exige a realização de cadastro. Para começar, acesse: https://trends.google.com/trends/

Nesta página você pode:

1. Inserir algum termo para saber qual é o interesse das pessoas nele

Além de ter acesso ao total de pesquisas com os termos mais buscados, o Trends é uma ótima ferramenta para mensurar o interesse do público em temas que você deseja abordar em suas campanhas.

Na prática, você pode utilizar o motor de busca da ferramenta para ver o interesse das pessoas por um determinado termo ou assunto. Esse resultado vai parecer segmentado por região e corresponde à última semana.

Google Trends Brasil: A ferramenta permite monitorar as buscas por assuntos de interesse
Google Trends Brasil: A ferramenta permite monitorar as buscas por assuntos de interesse | Imagem: Reprodução

Passo a passo para “inserir um termo de pesquisa” no Google Trends Brasil

Na barra “Insira um termo de pesquisa ou um assunto”, escreva o tema que você deseja pesquisar. 

Para trazer como exemplo, escolhemos o tópico “infoprodutos”. Com isso, abrirá uma nova janela que permitirá que você escolha:

  • Região: colocamos “Brasil”, mas é possível selecionar desde todos os países do mundo até um estado específico. 
  • Período: colocamos os últimos 12 meses;
  • Categoria: colocamos “todas as categorias”;

Formato de pesquisa: colocamos “pesquisa na web”, mas podem ser outros, como “Google Shopping”.

Veja que a plataforma entrega um gráfico e um mapa com o interesse do público no assunto ao longo do tempo e por regiões. 

Portanto, cabe a quem está pesquisando realizar a análise de entender se o termo está em alta o suficiente para o seu objetivo.

2. Ver as notícias e estatísticas recentes 

Analisar as notícias do dia por meio do Google Trends Brasil também é uma ótima prática para encontrar temas relevantes e com possibilidade de conteúdo viral.

Para isso, verifique o recurso de notícias e estatísticas da ferramenta, que vai apontar a notícia destaque dos últimos dias e lhe apresentar um bom insight de conteúdo.

O Google Trends mostra os assuntos mais relevantes do momento gratuitamente. | Imagem: Reprodução
O Google Trends mostra os assuntos mais relevantes do momento gratuitamente. | Imagem: Reprodução

3. Visualizar as pesquisas em alta

Se você quer descobrir quais palavras-chave estão em alta no Google, o segredo é utilizar o recurso de “Pesquisas em alta”. Por meio dele você vai ter um panorama do que está sendo mais buscado e o volume dessas buscas.

Quer saber quais são os temas que estão em alta no Brasil? O Google Trends te mostra! | Imagem: Reprodução
Quer saber quais são os temas que estão em alta no Brasil? O Google Trends te mostra! | Imagem: Reprodução
Google Trends Brasil: veja o que está em alta em cada região! | Imagem: Reprodução
Com o Google Trends, também é possível ver o que está em alta em cada região do Brasil e do mundo. | Imagem: Reprodução

Também é possível conhecer assuntos relacionados que você pode trabalhar em conjunto, além de consultas relacionadas que podem auxiliar no direcionamento da sua estratégia.

Nesse caso, se fosse para escolher uma palavra-chave, seria interessante pensar sobre a palavra “infoprodutos o que é”, devido ao aumento repentino nas pesquisas.

Use o Google Trends Brasil para descobrir tendências | Imagem: Reprodução
Use o Google Trends para descobrir tendências | Imagem: Reprodução

Agora que você já sabe como utilizar os recursos poderosos do Google Trends Brasil, que tal turbinar ainda mais sua estratégia de marketing digital?

Então baixe agora o Kit Marketing Digital da HeroSpark e tenha acesso gratuito a um pacote completo com tudo que você precisa para fazer seu infoproduto virar uma tendência no mercado.

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *