Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como registrar um domínio

como registrar um dominio

Existem medidas básicas a serem tomadas quando se decide investir no universo digital, como a de registrar um domínio. Domínio é, basicamente, o endereço do seu site. Ter apenas redes sociais não é mais o suficiente hoje em dia.

 

Quando você registra um domínio, além de ter a sua própria URL (Uniform Resource Locator), também pode usá-lo para o endereço de e-mail profissional, cujo nome virá após a @. 

 

Todo domínio é composto do nome + categoria (geralmente .com ou algum prefixo relacionado à área profissional). É opcional, mas também é possível incluir o código do país (no nosso caso, .br).

 

Vamos supor que você é designer de marcas e deseja criar um site para oferecer cursos online. Um exemplo de domínio seria https://www.designerdemarcas.com.br ou https://www.designerdemarcas.des.br ou, ainda, https://www.designerdemarcas.com. 

 

Quer entender como criar o seu domínio personalizado também? Acompanhe no artigo!

 

Como registrar um domínio e qual a sua relação com hospedagem

 

Imagine um grande armário. Dentro, há várias gavetas e, em cada uma, há caixas. É mais ou menos assim o cenário do mundo virtual. O armário é a Internet, onde encontramos de tudo um pouco. As gavetas são as responsáveis pela hospedagem das caixinhas, que são os sites. Ou seja, tudo o que fizer parte da sua página ficará abrigado em um servidor, um computador superpotente que armazena dados. 

 

Para localizar os portais, a rede nomeia-os através de códigos de 12 algarismos. Esses são os chamados IPs que, do inglês, significam Protocolos de Internet. É como se fossem o “CPF dos sites”. Mas não é nada prático divulgar a sua página por meio de números, não é mesmo? Por isso o domínio é tão importante. 

 

Ao criar o seu site em algumas plataformas online, a página ficará hospedada dentro do servidor da instituição e receberá um subdomínio gratuito. Mas esse endereço, geralmente, indica a ferramenta que você utilizou. Ficará algo como “seusite.wix.com” ou “seusite.blogspot.com”. 

 

Para muitos, isso não transmite profissionalismo e confiança. Por isso, é importante adquirir um endereço próprio. Dessa forma, você consegue personalizá-lo. Apenas confira antes se a plataforma permite o uso de um domínio externo.

 

Outros de adquirir um domínio são:

 

  • Dá credibilidade à marca e a diferencia de outras;
  • Aumenta a visibilidade do seu negócio, já que a maioria dos usuários da internet estão sempre fazendo buscas no Google, onde o site pode aparecer;
  • Permite mais reconhecimento do seu negócio pelo Google, a longo prazo, sobretudo quando o site tem tráfego;
  • Possibilita alcance global do seu negócio;
  • Proporciona mais um canal de marketing, que é o de links patrocinados.

Agora, vamos entender o passo a passo para registrar um domínio. Confira:

 

Verifique a disponibilidade do nome no site de registros

Acesse o Registro.br para consultar se o seu endereço desejado de site já está em uso. Se você quiser utilizar apenas o .com verifique em qualquer outro site de empresa de hospedagem.

 

Faça a compra do domínio

 

No próprio site da empresa de hospedagem, há a opção da compra do domínio escolhido. Basta inserir seus dados pessoais e fazer a compra. Algumas das opções mais populares e confiáveis são HostGator, KingHost e GoDaddy. Há diversos pacotes disponibilizados pelas empresas, mas, em regra geral, é pagar pelo serviço a cada 12 meses. 

 

Opcional: proteja sua marca

Uma etapa extra ao registrar um domínio é comprar similares, principalmente para evitar que o seu negócio seja copiado por outras pessoas. Esta prática é conhecida como compra de domínios suplementares e funciona também caso você tenha receio de o seu nome ser confundido por causa de erros de digitação, por exemplo: lojadotiago.com.br em vez de lojadothiago.com.br.

 

 

Como funciona o domínio nas ferramentas da HeroSpark

 

O SparkMembers é a nossa ferramenta para quem deseja ter uma área de membros para monetizar conteúdo ou um curso online. Já o SparkFunnels é um recurso de funil de vendas e automação de e-mail marketing, na qual você pode criar também landing pages, fluxos de automação, webinars, entre outros. 

 

Por isso, é interessante ter um nome personalizado para cada uma dessas páginas. E as plataformas da HeroSpark possibilitam o uso de um domínio próprio já no plano gratuito. Mas, caso não queira comprar um domínio no momento, também é possível utilizar a opção disponibilizada pela própria ferramenta. 

 

Veja como funciona:

 

  • Na página inicial, vá no ícone do avatar no canto superior direito, clique com o botão direito do mouse e selecione Minha Conta;
  • Na nova tela, aparecerá três seções. A segunda é a Domínios, onde você deve clicar.
  • Nesta página, no lado direito, você verá um campo para preencher com o seu subdomínio. Escolha o nome, salve e confirme a alteração do subdomínio. Assim seu endereço se tornará: seunomedesejado.herospark.com
  • Para quem deseja personalizar todo o endereço, inclusive o domínio, basta acessar o lado esquerdo, em Novo Domínio. Temos também um tutorial em vídeo, confira:

 

Ficou claro como registrar um domínio é necessário e relativamente simples? Sua URL personalizada torna sua marca mais profissional. E, mesmo que você não tenha o investimento necessário para comprar o seu endereço, conte com o nosso subdomínio gratuito. 

Está em dúvida sobre qual ferramenta testar: SparkFunnels ou SparkMembers? Nós ajudamos você com o nosso programa também gratuito, por tempo limitado, SparkStart!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …