Como registrar um domínio

como registrar um dominio
como registrar um dominio
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Existem medidas básicas a serem tomadas quando se decide investir no universo digital, como registrar um domínio, por exemplo. Afinal, ter apenas redes sociais não é mais o suficiente hoje em dia.

Desse modo, quando se registra um domínio, além de ter a sua própria URL (Uniform Resource Locator), você também pode usá-lo para o endereço de e-mail profissional, cujo nome do domínio virá após a @. 

Vale dizer que todo domínio é composto do nome + categoria (geralmente “.com” ou algum prefixo relacionado à área profissional). 

Quer entender como criar o seu domínio personalizado também? Acompanhe no artigo!

O que é domínio?

O domínio é um nome exclusivo para identificar o endereço da sua marca na internet. Tê-lo faz parte de uma estratégia importante para quem deseja criar autoridade no meio digital. 

Os benefícios de adquirir um domínio são:

  • Dá credibilidade à marca e a diferencia de outras;
  • Aumenta a visibilidade do seu negócio, já que a maioria dos usuários da internet estão sempre fazendo buscas no Google, onde o site pode aparecer;
  • Permite mais reconhecimento do seu negócio pelo Google, a longo prazo, sobretudo quando o site tem tráfego;
  • Possibilita alcance global do seu negócio;
  • Proporciona mais um canal de marketing, que é o de links patrocinados.

É possível criar um domínio grátis ou, ainda, comprar um domínio para o seu negócio.

Qual é a relação entre domínio e hospedagem?

Antes de saber como registrar um domínio, é importante entender seu funcionamento.

Nesse sentido, imagine um grande armário. Dentro, há várias gavetas e, em cada uma, há caixas. É mais ou menos assim o cenário do mundo virtual. O armário é a Internet, onde encontramos de tudo um pouco. E as gavetas são as responsáveis pela hospedagem das caixinhas, que são os sites. 

Ou seja, tudo o que fizer parte da sua página ficará abrigado em um servidor, um computador superpotente que armazena dados. 

Para localizar os portais, a rede nomeia-os através de códigos de 12 algarismos. Esses são os chamados IPs que, do inglês, significam Protocolos de Internet. É como se fossem o “CPF ou CNPJ dos sites”.

Mas não é nada prático divulgar a sua página por meio de números, não é mesmo? Por isso o domínio é tão importante. 

Ao criar o seu site em algumas plataformas online, a página ficará hospedada dentro do servidor da instituição e receberá um subdomínio gratuito.

Mas esse endereço, geralmente, indica a ferramenta que você utilizou como extensões de domínio. Ficará algo como “seusite.wix.com” ou “seusite.blogspot.com”, em sites que você pode optar por criar domínio grátis.

Como registrar um domínio em 3 passos?

Agora, vamos entender o passo a passo para registrar um domínio. Confira:

1. Verifique a disponibilidade do nome no site de registros

Acesse o Registro.br para consultar se o endereço de site desejado já está em uso. 

Se você quiser utilizar apenas o “.com”, verifique em qualquer outro site de empresa de hospedagem para criar sua presença online.

 

2. Faça a compra do domínio

No próprio site da empresa de hospedagem, há a opção de comprar o domínio escolhido. Basta inserir seus dados pessoais e fazer a compra. 

Algumas das opções mais populares e confiáveis de hospedagem de sites são HostGator, KingHost e GoDaddy. Há diversos pacotes disponibilizados pelas empresas, mas, em regra geral, é preciso pagar pelo serviço a cada 12 meses. 

 

3. Proteja sua marca

Uma etapa extra ao registrar um domínio é comprar similares, principalmente para evitar que o seu negócio seja copiado por outras pessoas. Esta prática é conhecida como compra de domínios suplementares. 

Também funciona caso você tenha receio de ter o nome do domínio confundido por causa de erros de digitação, por exemplo: lojadotiago.com.br em vez de lojadothiago.com.br.

copy com chat gpt , herocreator

 

Como funciona o domínio nas ferramentas da HeroSpark?

A HeroSpark é uma ferramenta para quem deseja ter uma área de membros para monetizar conteúdo ou um curso online, com recursos como funil de vendas e automação de e-mail marketing

Além disso, na plataforma, você pode criar landing pages, fluxos de automação, webinars, entre outros. Por isso, é interessante ter um nome personalizado para cada uma dessas páginas. 

Nesse sentido, saiba que a plataforma da HeroSpark possibilita o uso de um domínio próprio já no plano gratuito. 

Mas, caso você não queira comprar um domínio no momento, também é possível utilizar a opção disponibilizada pela própria ferramenta para criar subdomínio grátis. 

Veja como funciona:

1. Na página inicial, vá no ícone do avatar no canto inferior esquerdo, clique com o botão direito do mouse e selecione “Minha Conta”;

2. Na nova tela, aparecerá algumas seções. Escolha a opção “Domínios”.

3. Nesta página, no lado direito, você verá um campo para preencher com o seu subdomínio. Escolha o nome, salve e confirme a alteração do subdomínio. Assim seu endereço se tornará: suamarca.herospark.com

4. Para quem deseja personalizar todo o endereço, inclusive o domínio, basta acessar o lado esquerdo, em “Novo Domínio”. 

 

Temos também um tutorial em vídeo, confira:

 

 

Ficou claro como registrar um domínio é necessário é relativamente simples? Sua URL personalizada torna sua marca mais profissional. 

E, mesmo que você não tenha o investimento necessário para comprar o seu endereço, conte com o nosso subdomínio gratuito. 

 

Perguntas frequentes

É possível criar domínio grátis?

Sim! Como vimos no tópico anterior, existem os chamados subdomínios, aqueles que possuem o nome da plataforma de hospedagem na URL. E a HeroSpark é uma ferramenta que conta com a possibilidade de registrar domínio gratuitamente.

Qual é o valor para comprar domínio próprio?

Caso você queria ter o seu próprio domínio, é necessário pagar uma mensalidade pelos recursos disponibilizados nas plataformas. Os valores podem variar de R$27,99 a R$57,99, dependendo das funcionalidades. 

Agora que você sabe a importância e os benefícios de criar um domínio, aproveite para criar a sua conta gratuita na plataforma da HeroSpark e hospedar o seu site, com as funcionalidades necessárias para impulsionar o seu negócio no meio digital.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *