Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como criar um blog

como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua marca é um passo importante para conseguir atingir mais pessoas, auxiliá-las na jornada de compra e se tornar autoridade no mercado, por conta do conteúdo compartilhado. 

 

É comum que os empreendedores acreditem que não são capazes de criar e gerenciar um blog. Muitas dúvidas surgem no caminho que fazem com que o uso dessa ferramenta seja adiada.

 

Para evitar que isso ocorra com a sua estratégia, preparamos um passo a passo para criar e manter um blog de sucesso. Confira!

 

Escolha o nome e o domínio

Definir o nome do seu blog é como escolher o nome de um filho. É uma decisão que precisa de muito cuidado, pois pode ser responsável pelo seu alcance de metas. Afinal, ninguém quer ler conteúdos de um blog que tem um nome confuso.

 

Depois, é hora de escolher o domínio. Para isso, precisamos diferenciá-lo de “endereço”. O domínio é um conjunto de caracteres que serve para identificar o site da sua empresa. No caso da Hero, é “herospark.com”.

 

Já o endereço é todo o link que direciona para alguma página do seu site. Cada funcionalidade, cada artigo e cada página deve ter o seu. Por exemplo, o “https://funnels.herospark.com/” é um endereço, com um subdomínio, que leva a um de nossos produtos, o Spark Funnels.

 

Ter um bom domínio vai ajudar na primeira impressão do visitante do seu site. Então, escolha um nome simples e que tenha ligação com os seus produtos/serviços. De preferência, use o nome da marca, mas isso não é uma regra. Em alguns casos, usar alguma opção diferente também fica interessante.

 

Compre o domínio 

Existem várias plataformas que nos permitem registrar o domínio. No geral, não é uma tarefa complicada, mas certifique-se de que é um fornecedor confiável. Algumas das empresas mais conhecidas que oferecem esse serviço são:

Escolha uma plataforma para criar o blog

Essa plataforma é conhecida como CMS — Content Management System — que, em português, significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É responsável pela criação e gerenciamento de páginas. Citaremos algumas opções de CMS, a seguir.

 

WIX

O WIX é muito popular devido à facilidade de uso. Então, ainda que seja leigo em programação, você consegue modificar o layout. É possível configurá-lo sem precisar entender de códigos e isso atrai a maioria das pessoas que estão iniciando. 

 

A ferramenta pode ser utilizada de forma gratuita, mas a versão free exibe muitos anúncios e apresenta uma série de limitações ao usuário, que logo percebe a necessidade de pagar por um plano. Além disso, é difícil de conseguir um bom posicionamento no Google.

 

WordPress

É a plataforma mais indicada para quem deseja criar um blog profissional. Tem vários templates gratuitos, plugins e extensões. Além do mais, dá a possibilidade de personalização do site.

 

O WordPress permite usar um domínio próprio. Vem otimizado para garantir uma melhor colocação, de acordo com os requisitos de SEO. É interessante destacar que a ferramenta está sempre se atualizando, para adequar-se aos mecanismos de busca. Não é à toa que é a mais utilizada.

 

Outros

Citamos as duas mais comuns e intuitivas, mas existem também outras plataformas CMS que auxiliam na criação do blog:

 

Invista no layout

Jamais subestime o poder da primeira impressão. Sem dúvidas, ter um design atraente vai conquistar mais leitores e passar profissionalismo. Por isso, invista em um bom template.

 

Faça tudo pensando na sua persona. E assim deve ser também a escolha do design da página. Há a opção de iniciar do zero, o que vai exigir mais tempo e dedicação, se você não entender do assunto.

 

No entanto, existem templates prontos que permitem realizar algumas alterações para personalizar, de acordo com a sua marca. Isso adianta bastante o nosso trabalho. Alguns locais que oferecem bons layouts são:

 

Quando for escolher o template, veja se é:

 

  • Intuitivo — pense como o seu visitante e imagine se vai conseguir navegar com facilidade pelo blog
  • Responsivo — observe se  é adaptável a qualquer tipo de dispositivo (celular, computador e tablet);
  • Personalizável — certifique-se de que existe um suporte para isso, pois editar os códigos não é tarefa fácil;
  • Rápido — faça o teste para não ter problemas futuros;
  • Compatível com o seu blog — escolha um design que tenha ligação com os temas que vão ser tratados.

Tenha um bom planejamento

Com o blog no ar, é hora de começar a postar, certo? Errado! A alma do seu blog é realmente o conteúdo. Porém, para ter postagens de qualidade, você vai precisar fazer um bom planejamento. Confira algumas dicas.

 

Criação da persona

No marketing de conteúdo, antes de iniciar a produzir, é imprescindível conhecer quem é a sua persona. Trata-se de uma personagem semifictícia que  representa o visitante ideal do seu blog. Assim, tudo o que for produzido, vai ser focado neste perfil. Para criar a persona, imagine as seguintes características do seu visitante:

 

  • hábitos de consumo;
  • estado civil;
  • quantidade de filhos, se tiver;
  • idade;
  • hábitos na internet.

Explicamos melhor neste post sobre Buyer Persona. Confira.

 

Calendário editorial

O calendário editorial pode ser definido como a programação da sua estratégia de conteúdo. A ferramenta auxilia a manter uma constância e qualidade nas publicações e a ter uma linha de temáticas para os conteúdos.

 

Assim, quando for criar as postagens, o dono do blog vai pensar apenas em subdivisões com base nas temáticas. O leitor não precisa ver visivelmente essas subdivisões, é apenas para guiar a sua produção de conteúdo.

 

Depois, pense na frequência que deseja realizar as publicações e tire um dia da semana somente para escolher os temas da semana seguinte. Depois, escreva os conteúdos e deixe as postagens programadas, conforme planejado no calendário editorial.

 

Veja no vídeo mais dicas sobre como preparar um cronograma:

 

 

Em síntese, é importante ter no calendário editorial:

  • data para publicação;
  • tema de cada artigo;
  • prazo de finalização do conteúdo;
  • palavra-chave;
  • CTA.

Divulgue o blog e mensure os resultados

Produzir e esperar que o Google faça o ranqueamento do seu post pode ser um erro. Então, utilize outros canais para divulgar os seus conteúdos. Compartilhe com os amigos nas redes sociais que sua persona está presente.

 

Se possível, faça também uma lista de leads para um grupo de Telegram, para enviar newsletter e e-mail marketing. Essas estratégias garantem a facilidade de alcançar um público segmentado. 

 

Por fim, acompanhe os seus resultados e mude sempre que for preciso. Algumas métricas importantes são:

 

  • engajamento do público;
  • taxa de conversão;
  • tráfego;
  • ROI.

Com todas essas dicas, você já sabe como criar um blog e tirar essa ideia do papel. Não se assuste se surgirem dúvidas, pois com o tempo e a prática é possível entender como funciona a plataforma e a produção de conteúdo.

 

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo os nossos artigos e saiba como conseguir mais resultados no seu blog.

 

Guia do planejamento do curso online

Mais artigos para você

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …

Experiência do cliente: 7 dicas para melhorar

A experiência do cliente representa a percepção que um consumidor tem de uma empresa durante a jornada de compra. Ou …