Como criar um blog

como criar um blog
como criar um blog
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua marca é um passo importante para conseguir atingir mais pessoas, auxiliá-las na jornada de compra e se tornar autoridade no mercado.

É comum que os empreendedores acreditem que não são capazes de criar e gerenciar um blog. Muitas dúvidas surgem no caminho, que fazem com que o uso dessa ferramenta seja adiada.

Para evitar que isso ocorra com a sua estratégia, preparamos um passo a passo para criar e manter um blog de sucesso. Confira!

 

Por que ter um blog?

Criar um blog possui diversas vantagens, principalmente se você estiver disposto a mantê-lo sempre atualizado! 

 

Possibilidade de se tornar referência no mercado

Um blog irá ajudá-lo a se destacar na sua área.

Conforme seu blog for crescendo, você pode se tornar referência no mercado e atrair olhares de possíveis parceiros e patrocinadores, por exemplo. 

 

Melhor custo-benefício

Em comparação com outras estratégias de marketing digital, o blog é um dos canais mais econômicos.

Afinal, exceto o tempo investido para produzir conteúdo, você não gasta nada. É possível iniciar todas as etapas com planos gratuitos e mudar para os pagos só depois de algum tempo.

 

Aumento da visibilidade

Otimizar seu blog para SEO irá aumentar a sua visibilidade. Principalmente em mecanismos de busca, como o Google, mas também em conteúdos como Facebook ou Linkedin. Você pode ainda transformar os textos do blog em conteúdo para Instagram.

 

Gerar leads qualificados

O intuito de um blog, sobretudo, é o de educar o visitante.

Na maioria das vezes, quando o visitante chega ao seu blog, ele está procurando a resolução de um problema ou entender uma questão.

Se você ajudá-lo a resolver seu problema, as chances desse visitante se converter em um lead qualificado são muito maiores. 

 

Escolha o nome e o domínio

Definir o nome do seu blog é como escolher o nome de um filho.

É uma decisão que precisa de muito cuidado, pois pode ser responsável pelo seu alcance de metas. Afinal, ninguém quer ler conteúdos de um blog que tem um nome confuso.

Muitas empresas usam o próprio nome para denominar o blog, como a HeroSpark. Se for o seu caso, pode ser uma boa estratégia.

Depois, é hora de escolher o domínio. É basicamente o que o usuário digita na barra de endereços do navegador, e serve para identificar o site. No nosso caso, é “herospark.com”. 

No nosso caso, criamos um subdomínio para o blog. Por isso, a estrutura de todos os nossos artigos é assim: herospark.com/blog/link-do-artigo.

Ter um bom domínio vai ajudar na primeira impressão do visitante do seu site. Então, escolha um nome simples e que tenha ligação com os seus produtos/serviços.

 

Compre o domínio 

Existem várias plataformas que nos permitem registrar o domínio.

No geral, não é uma tarefa complicada e a própria plataforma te dará as instruções necessárias. Algumas delas oferecem serviços de compra de domínio e hospedagem juntas, o que poupa tempo.

Certifique-se de contratar uma empresa confiável! 

Algumas das empresas mais conhecidas que oferecem esse serviço são:

 

Escolha o tema do blog

Os dois pontos principais na hora de escolher um tema são a identidade visual da sua empresa e os objetivos do blog.

Com base nelas, você pode escolher entre uma infinidade de temas prontos que as plataformas de criação disponibilizam, ou então criar algo totalmente personalizado e do zero. 

Na criação de um blog gratuito, a maioria das plataformas já oferece alguns modelos. Mas, se você optar pelos planos pagos, existem mais opções de temas e a possibilidade de criação do zero.

Seja qual for a sua escolha, procure trabalhar com um tema que possui um layout simples tanto para você quanto para o visitante. 

Procure escolher temas mais leves, que fazem as páginas serem carregadas mais rápidas. Assim, seus resultados de SEO não serão prejudicados. 

Organize seu blog de acordo com uma linha editorial que faça sentido para o visitante e torne a navegação simples.

Muitas vezes o menos é mais, então tente não exagerar nos itens do seu blog, para poder direcionar o seu visitante para os locais certos.

Jamais subestime o poder da primeira impressão. Sem dúvidas, ter um design atraente vai conquistar mais leitores e passar profissionalismo

Alguns locais que oferecem bons layouts são:

Quando for escolher o template, veja se ele é:

  • Intuitivo: pense como o seu visitante e imagine se vai conseguir navegar com facilidade pelo blog
  • Responsivo: observe se  é adaptável a qualquer tipo de dispositivo (celular, computador e tablet);
  • Personalizável: certifique-se de que existe um suporte para isso, pois editar os códigos não é tarefa fácil;
  • Rápido: faça o teste para não ter problemas futuros;
  • Compatível com o seu blog: escolha um design que tenha ligação com os temas que vão ser tratados.

 

Escolha uma plataforma para criar o blog

Essa plataforma é conhecida como CMS (Content Management System). Em português, significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É a responsável pela criação e gerenciamento de páginas. 

Estas são algumas opções gratuitas:

 

Como criar um blog no Wix

O Wix é muito popular devido à facilidade de uso. Então, ainda que seja leigo em programação, você consegue modificar o layout como quiser.

É possível configurá-lo sem precisar entender de códigos e isso atrai a maioria das pessoas que estão iniciando. 

A ferramenta pode ser utilizada de forma gratuita, mas a versão free exibe muitos anúncios e apresenta uma série de limitações ao usuário, que logo percebe a necessidade de pagar por um plano. Além disso, é difícil conseguir um bom posicionamento no Google com o plano gratuito.

No entanto, uma vantagem é que o Wix tem hospedagem gratuita. Logo, o Wix é uma plataforma onde criar um blog pode ser mais fácil para quem está iniciando. 

copy com chat gpt , herocreator

 

Como criar um blog no WordPress

Mãos em um teclado de notebook, editando um post de blog no WordPress

É a plataforma mais indicada para quem deseja criar um blog profissional. Tem vários templates gratuitos, plugins e extensões. Além do mais, dá a possibilidade de personalização do site.

 O WordPress permite usar um domínio próprio e vem otimizado para garantir melhor posicionamento nas buscas orgânicas do Google.

Além disso, existem inúmeros plugins úteis para facilitar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca. Os mais famosos são o Yoast e o Rank Math.

A plataforma também possui plugins que podem tornar a execução da criação do blog mais fácil. Por conta dessa versatilidade, o WordPress é usado pela maioria das empresas.  

O WordPress tem a hospedagem inclusa nos planos pagos, mas também é possível contratar à parte.

 

Outros CMS

Citamos as duas mais comuns e intuitivas, mas existem também outras plataformas CMS que auxiliam na criação do blog:

 

Tenha um bom planejamento

Para ter postagens de qualidade, você vai precisar fazer um bom planejamento antes de começar a produzir. Confira algumas dicas!

 

Criação da persona

No marketing de conteúdo, antes de iniciar a produzir, é imprescindível conhecer quem é a sua persona. Trata-se de uma personagem semifictícia que  representa o visitante ideal do seu blog. Assim, tudo o que for produzido, vai ser focado neste perfil. Para criar a persona, imagine as seguintes características do seu visitante:

  • hábitos de consumo;
  • estado civil;
  • quantidade de filhos, se tiver;
  • idade;
  • hábitos na internet.

Explicamos em mais detalhes neste post sobre Buyer Persona.

 

Calendário editorial

O calendário editorial pode ser definido como a programação da sua estratégia de conteúdo. É uma técnica para manter constância e qualidade nas publicações e a ter uma linha de temáticas para os conteúdos.

Assim, quando for criar as postagens, o dono do blog vai pensar apenas em subdivisões com base nas temáticas. O leitor não precisa ver visivelmente essas subdivisões, é apenas para guiar a sua produção de conteúdo.

Depois, pense na frequência que deseja realizar as publicações e tire um dia da semana somente para escolher os temas da semana seguinte. Depois, escreva os conteúdos e deixe as postagens programadas, conforme planejado no calendário editorial.

Veja no vídeo mais dicas sobre como preparar um cronograma:

 

 

Em síntese, é importante ter no calendário editorial:

  • data para publicação;
  • tema de cada artigo;
  • prazo de finalização do conteúdo;
  • palavra-chave;
  • CTA.

 

Divulgue o blog e mensure os resultados

O ranqueamento das páginas no Google pode demorar. Por isso, use outros canais para compartilhar, como as redes sociais. 

Se possível, faça também uma lista de leads para um grupo de Telegram, para enviar newsletter e e-mail marketing.

Essas estratégias garantem a facilidade de alcançar um público segmentado. 

Por fim, acompanhe os seus resultados e mude sempre que for preciso. Algumas métricas importantes são:

  • engajamento do público;
  • taxa de conversão;
  • tráfego;
  • ROI.

 

Como ganhar dinheiro com o blog?

O blog pode ser um grande meio para ganhar dinheiro, visto que no ambiente online ele tem sido uns dos canais que mais crescem. Estas são algumas formas:

Divulgue outras marcas

Você pode aproveitar seu blog para ajudar as vendas de outras marcas cobrando um valor por essa divulgação. Existem diversas maneiras de realizar a divulgação de um produto em seu blog, como:

  • Resenhas;
  • Tutoriais;
  • Listas;
  • Guias;
  • Dicas, etc.

Contudo, é necessário ficar atento ao tema do seu blog e priorizar aquelas marcas que estão relacionadas com seu conteúdo.

 

Conteúdo relevante

Investir em um conteúdo de qualidade irá atrair mais visitantes ao seu blog. Indiretamente, isto te ajuda a conquistar outras oportunidades, como venda de serviços de consultoria, palestras ou mentorias, por exemplo.

 

Venda produtos digitais

Você pode usar seu blog para vender produtos digitais, como: e-books, pesquisas de mercado, mentorias online, podcasts e cursos online.  

Por conta disso, é necessário manter seu blog sempre atualizado, pois fica mais fácil divulgar seu produtos digitais e alcançar leads.

Além disso, é importante contar com uma plataforma para hospedar o seu produto. Na HeroSpark, você pode publicar seu produto e divulgá-lo gratuitamente! 

 

Programa de Afiliados

Caso não tenha um produto digital para vender, você pode divulgar  infoprodutos de terceiros por meio de um programa de afiliados

Novamente, divulgue apenas produtos relacionados com a linha editorial do seu blog. Afinal, você vai atrair visitantes interessados no produto e nos conteúdos. É importante que tudo esteja alinhado.

 

Conteúdo por assinatura

Você pode oferecer conteúdo exclusivo em seu blog, em forma de assinatura ou mensalidade. Essa estratégia é conhecida no mercado como economia de recorrência

Ao disponibilizar conteúdo exclusivo aos usuários que assinarem algum plano, você irá gerar uma receita fixa mensal. 

Desse modo, não precisará se preocupar com as instabilidades do mercado, visto que o seu conteúdo irá gerar uma receita recorrente todo mês.

Esse planejamento facilita, inclusive, a aquisição de novos clientes,  pois ao fidelizar os clientes da sua base de contatos a probabilidade de atrair novos aumenta. 

Com todas essas dicas, você já sabe como criar um blog e tirar essa ideia do papel.

Não se assuste se surgirem dúvidas! Com o tempo e a prática é possível entender como funciona a plataforma e a produção de conteúdo.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo os nossos artigos e saiba como conseguir mais resultados no seu blog.

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *