Um dos erros mais comuns que os novos profissionais de marketing cometem é entrar no mercado digital sem um plano sólido de como vender infoprodutos.

Afinal, não é só porque o produto já foi desenvolvido que você não precisa se preocupar com uma estratégia concreta de marketing para o seu negócio online. Muito pelo contrário!

Na ausência de um plano sólido, nem mesmo o melhor produto não encontrará compradores.

Com isso em mente, veja alguns pontos importantes antes de começar a vender infoprodutos como empreendedor digital.

Como vender infoprodutos: o que é preciso fazer antes de iniciar as vendas?

É importante saber que o processo envolve algumas etapas antes da venda do produto em si. Isso, na realidade, é apenas o resultado de uma estratégia bem definida. 

Logo, a execução de cada uma delas em conjunto é o que vai determinar o sucesso das suas vendas. Por isso, confira o que fazer antes de iniciar as suas vendas. 

 

1. Construa a sua marca e o seu público

Em primeiro lugar, estabeleça sua marca e construa seu público. Para isso, identifique um nicho que mais lhe agrade e que você já tenha um conhecimento prévio.

Assim, você consegue transmitir o seu conhecimento com mais autoridade a partir da sua experiência e tem um público-alvo bem definido, com comportamentos e necessidades específicas.

Dessa forma, você consegue se estabelecer como autoridade no assunto e passar mais segurança para a sua audiência, tornando a decisão de comprar o seu infoproduto mais fácil. Afinal, já conhecem a sua marca e sabem o que você vende.

 

2. Tenha um produto que converse com a sua audiência

Depois de definir o seu público, o próximo passo é encontrar produtos que o agrade. 

Por exemplo: digamos que o seu blog fale sobre comida vegana caseira. Seu público provavelmente consiste em veganos e vegetarianos. Se você, repentinamente, começar a comercializar carnes frias, isso os afastará. 

Além de perder a confiança do seu público, você também vai comprometer a sua credibilidade e autoridade como criador de conteúdo. Isso parecerá um endosso patrocinado e colocará seus motivos em questão. 

Em vez disso, se você promover um substituto vegano para a carne, provavelmente encontrará muitos compradores entre o seu público.

Também é extremamente importante que você acredite no valor do seu produto. Afinal, se você não está convencido da utilidade ou qualidade dele, não pode incentivar o seu público a comprá-lo.

Aprenda como criar um infoproduto de sucesso no vídeo abaixo!

 

3. Desenvolva a sua autoridade

A próxima tarefa é desenvolver sua autoridade no nicho escolhido. Uma maneira fácil de fazer isso é iniciar um blog ou um canal do YouTube.

Em seguida, crie e publique conteúdo de alta qualidade na forma de análises de produtos, tutoriais, vídeos de instruções, etc. Mas lembre-se de verificar se o seu conteúdo é único e perspicaz e agrega algum valor ao leitor/visualizador.

Será ainda melhor se o seu conteúdo abordar os pontos problemáticos do seu público e ensinar como resolver os problemas deles. 

No entanto, isso requer uma compreensão completa do seu público. Logo, você deve ter uma ideia clara de dados demográficos da sua persona, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Localização;
  • Educação;
  • Profissão.

Você também deve identificar seus gostos, aversões, necessidades, preferências, comportamento online, etc. e se aprofundar e descobrir os dispositivos que eles usam e seu canal preferido de comunicação.

 

4. Infoprodutos no mercado de afiliados

Se você está dando os seus primeiros passos no marketing de afiliados, uma maneira de começar é promovendo produtos que você já usa e adora. Se o produto lhe agrada, provavelmente terá repercussão no seu público.

Em seguida, encontre comerciantes que vendem esses produtos e entre em contato diretamente com eles para descobrir se estão executando um programa de afiliados.

Você também pode encontrar programas de afiliados inserindo “programa afiliado” + [nome do produto] no Google.

Vale dizer que, além da qualidade e utilidade do produto, você também deve dar uma olhada na reputação do produtor:

  • O produtor tem uma política de reembolso transparente? 
  • Ele fornece suporte de qualidade ao cliente?

Esses fatores são essenciais para garantir que o seu público tenha uma experiência de compra perfeita depois de levá-lo ao site do comerciante.

 

Como vender infoprodutos: 6 estratégias essenciais para faturar muito

Até agora você conquistou um público fiel e identificou os tipos de produtos que gostaria de vender, certo? Então, o seu próximo passo é delinear uma estratégia que ajudará a impulsionar as vendas.

Para isso, listamos as melhores estratégias de como vender infoprodutos que exigem sua atenção imediata!

 

1. Alavanque as análises de produtos

Os consumidores mais experientes na internet recebem ajuda dos mecanismos de pesquisa e mídia social toda vez que desejam comprar algo.

Mas a grande variedade e escolha muitas vezes os colocam em um dilema de qual produto comprar. Assim, eles tendem a ser céticos em relação à escolha de uma marca em particular em detrimento de outra.

De acordo com um estudo realizado, 77% dos entrevistados afirmam ter usado as mídias sociais como inspiração para a compra de novos produtos.

Por isso, uma forma de vender infoprodutos é publicando avaliações autênticas e de alta qualidade deles. 

 

O poder dos blogs e canais no YouTube

Você pode escrever avaliações sobre seus infoprodutos em forma de publicações no blog ou criar um vídeo com as formas de usá-lo para o seu canal do YouTube, por exemplo. A escolha do meio depende de onde seu público-alvo está mais ativo.

Se você estiver escrevendo uma postagem no blog, faça-a detalhadamente. Embora você precise incluir o link do seu produto, compartilhe suas opiniões imparciais sobre ele. 

Por isso, liste todos os seus prós, mas não hesite em ignorar os contras. Se sua análise não for genuína e útil, seu público imediatamente perceberá que você está motivado monetariamente.

Uma boa ideia para isso é fazer uma revisão verdadeira, compartilhando suas experiências pessoais e histórias de uso do produto. Nesse caso:

  • Certifique-se de apresentar o link para o site do produto várias vezes no seu conteúdo.  Isso dificulta o leitor a ignorá-lo;
  • Mantenha a transparência, caso o seu link seja de um programa de afiliados, por exemplo;
  • Use palavras-chave relevantes e populares em seu conteúdo. Isso ajuda a garantir que a postagem do seu blog seja exibida nos resultados relevantes dos mecanismos de pesquisa;
  • Otimize o layout da sua postagem no blog. Para isso, use imagens e vídeos para tornar a revisão mais envolvente e destaque os recursos que dão uma vantagem sobre o concorrente.

Essas análises provavelmente enviarão um tráfego mais qualificado ao seu site e, dessa forma, você terá como vender infoprodutos todo dia.

 

2. Aproveite o potencial das mídias sociais e dos influenciadores

Mídias Sociais

Em resumo, depois de publicar uma resenha, não espere que o público a descubra. Em vez disso, você deve promovê-la ativamente usando vários canais de marketing.

Portanto, compartilhe a revisão em todos os seus perfis de mídia social e inclua o link do seu infoproduto em suas postagens também.

Para você ter uma ideia do potencial das redes sociais, apenas no Brasil, são 150 milhões de usuários, de acordo com relatório feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, em janeiro de 2021. Provavelmente, muitos deles se qualificarão como seu público-alvo.

O interessante das mídias sociais é que, se os usuários gostarem do seu conteúdo, eles o compartilharão em suas próprias redes. Isso ajuda você a expandir sua marca e permite que você alcance um público que, de outra forma, permaneceria inacessível.

 

Influenciadores

Da mesma forma, os influenciadores podem ajudar a aumentar o tráfego no seu site/canal do YouTube. Isso porque eles compartilham um relacionamento amigável com seus seguidores e têm o poder de moldar suas decisões e escolhas.

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

Portanto, os influenciadores podem ser particularmente úteis quando o seu público inclui membros das gerações Y e Z. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest, 76% das pessoas entrevistadas já compraram algo anunciado por influenciadores digitais, comprovando o potencial de alcance deste formato. 

Mas vale ressaltar que você não deve colaborar com nenhum influenciador aleatório que tenha uma contagem maciça de seguidores, mas sim com aquele que seja relevante em seu nicho.

Portanto, analise como o seu público interage com seus posts nas mídias sociais. Além disso, você deve garantir que o influenciador já não esteja promovendo produtos semelhantes que podem atrapalhar a sua estratégia.

 

3. Faça um webinar ao vivo

Faça seminários em forma de lives, pois, além de serem uma boa forma de interação com o seu público-alvo, você poderá conhecer melhor os usuários. Assim, você verá como vender infoprodutos se tornará muito mais fácil.

Vale dizer que essa também é uma técnica eficaz de educar o seu público-alvo sobre um produto que você está tentando vender e uma excelente ferramenta para geração de leads.

Suponha que o seu produto seja um curso de marketing digital. Não faltam cursos dessa área disponíveis no mercado, não é verdade? Então, o que torna o seu curso online melhor? Por que um consumidor deve escolher seu curso em detrimento de outros?

Um webinar oferece a oportunidade perfeita para você resolver essas preocupações e responder a todas as perguntas. Isso convence o seu público-alvo ainda mais sobre o produto que você está vendendo e a sua autoridade sobre o assunto. 

 

Dicas para um bom webinar

  • Anuncie o webinar com antecedência e promova-o em todos os seus perfis de mídia social.
  • Use anúncios pagos nas mídias sociais e nos mecanismos de pesquisa para promover seu webinar.
  • Envie um e-mail para todos os seus assinantes existentes, convidando-os a participar do webinar.
  • Promova o webinar em seu blog usando uma barra de notificação ou caixas pop-up.
  • Crie uma página de captura dedicada onde as pessoas possam se inscrever no seminário online. Verifique se a página de destino está otimizada para apenas uma meta: fazer com que um visitante se registre no seminário online.
  • Durante o webinar, destaque todos os recursos que distinguem o seu produto dos concorrentes.
  • Reserve um tempo específico para atender a todas as perguntas e preocupações do seu público.
  • Compartilhe o link da sua página de vendas com todos os participantes ao final do webinar. Como eles investiram tanto tempo ouvindo grandes coisas sobre o produto, ficarão mais convencidos a comprá-lo.

Você pode tornar seu webinar ainda mais atraente hospedando-o em colaboração com um influenciador relevante. Isso pode aumentar o valor percebido do seu webinar e ajudá-lo a obter mais registros. 

Além disso, tente obter um desconto especial para seus participantes. Isso os motivará ainda mais a fazer uma compra.

 

4. Utilize e-mail marketing para vender infoprodutos

O e-mail marketing é uma maneira eficaz de manter a comunicação direta com o seu público. Portanto, depois de criar uma lista de endereçamento robusta, você deve permanecer conectado a eles.

Para isso, você pode enviar a eles conteúdo valioso, envolvente e educacional.

 

Sobre os disparos de e-mails

  • Crie uma série de boletins informativos para educar seus assinantes sobre os recursos e benefícios do seu produto;
  • Certifique-se de que seus e-mails não sejam excessivamente promocionais. Em vez disso, concentre-se em dar valor real ao leitor;
  • No final da série, faça seu pitch de vendas e ofereça a eles um acordo irresistível sobre o produto;
  • Se você já estiver enviando um boletim semanal, inclua o link da página de vendas em uma seção relevante;
  • Certifique-se de não tentar muito vender o produto;
  • Torne suas correspondências mais atraentes e credíveis com depoimentos de clientes existentes;
  • Anuncie descontos ou brindes especiais para seus assinantes de e-mail.

A chave é garantir que você não force seus assinantes a comprar um produto. Em vez disso, você deve se concentrar em fornecer um valor agregado a eles.

Por exemplo: você pode incluir um link para uma revisão do produto na sua mala direta, sem exibir o link de vendas antecipadamente.

Além disso, você também pode usar um software de automação de e-mail, como a HeroSpark, para segmentar seu público.

 

Segmentando e automatizando seu disparos de e-mail

  • Crie segmentos separados com base no envolvimento específico de assinantes com seu público. Assim, você pode enviar e-mails promocionais direcionados para cada segmento;
  • Use autoresponders para enviar automaticamente o próximo e-mail com base em como um assinante interage com seu e-mail;
  • Crie uma série de e-mails revelando um produto. Assim, você pode concluir a série oferecendo um desconto especial ou acesso antecipado ao produto.

Isso ajuda a criar um burburinho e a construir uma audiência antes mesmo que o produto chegue ao mercado.

Um funil de e-mail eficaz é uma das melhores estratégias de marketing digital e é, sem dúvidas, uma excelente forma de como vender infoprodutos. Ele pode ajudar a direcionar visitantes qualificados ao site do comerciante e convertê-los em clientes pagantes. No entanto, você deve manter um equilíbrio entre o conteúdo educacional e promocional.

 

5. Aproveite a publicidade de pagamento por clique (PPC)

Os anúncios PPC são uma das melhores estratégias de marketing para o seu negócio online, porque oferecem vários benefícios, como usá-los para criar sua própria lista de e-mails, divulgar seu webinar e gerar conversões.

No entanto, você não pode alcançar os três objetivos usando o mesmo anúncio. Em vez disso, você deve criar um anúncio PPC focado em uma meta específica.

Por exemplo: quando você pesquisa “aprender Lead Pages” no Google, a primeira listagem é um anúncio PPC do Lead pages, que promove uma avaliação gratuita de 14 dias do produto. 

Quando você clica no anúncio, você é redirecionado para uma página de destino. Assim, é possível ter o teste gratuito acima mencionado em troca do seu endereço de e-mail.

Isso, naturalmente, ajuda a aumentar sua lista de endereços. Além disso, se eles acharem o produto útil durante a avaliação gratuita, provavelmente voltarão para obter a versão paga.

 

A escolha das palavras-chave

Ao exibir anúncios PPC para vender infoproduto, você deve descrever cuidadosamente seu objetivo e selecionar suas palavras-chave.

Assim, certifique-se de segmentar as palavras-chave com intenção de compra. Além disso, você deve segmentar palavras-chave usadas pelos seus concorrentes.

As melhores estratégias de como vender infoprodutos concentram-se no uso de anúncios PPC para promover inscrições por e-mail e registros de webinar.

Depois disso, observe também que sua página de destino desempenha um papel crítico no desempenho de um anúncio PPC. Afinal, se o seu anúncio PPC vincular à postagem do seu blog ou à revisão do produto, os usuários não saberão que ação devem adotar.

Em vez disso, você deve usar uma página de destino otimizada com uma frase de chamariz clara (CTA). Ela informa imediatamente ao usuário o que ele deve fazer na página de destino.

Você pode exibir anúncios PPC em várias plataformas, como mecanismos de pesquisa (como o Google) e sites de redes sociais (como o Facebook).

Mas, independentemente da plataforma usada, o princípio subjacente é que você paga dinheiro por cada clique no seu anúncio.

Portanto, você deve exibir anúncios PPC somente quando seu empreendimento digital tiver conquistado uma tração significativa. Caso contrário, talvez você não consiga recuperar as despesas desses anúncios.

 

6. Anuncie descontos e promoções exclusivas

Uma das melhores maneiras de impulsionar e de como vender infoprodutos é lançar ofertas promocionais. Afinal, quem não gosta de um bom negócio? Desconto sempre é um sinal de vantagem para o comprador.

Você pode fazer isso oferecendo ao seu público cupons de desconto e ofertas exclusivas. Essa é uma das melhores estratégias de marketing que o ajudarão a gerar conversões.

Depois de criar a oferta, promova-a ativamente nas mídias sociais e por e-mail. Um webinar também é uma maneira eficaz de promover a oferta ao seu público. Você também pode exibir anúncios PPC para a oferta.

 

Perguntas frequentes

Qual o melhor infoproduto para vender?

Existem diversos formatos com alto potencial de vendas e que servem para os mais variados nichos de mercado. Isso facilita na hora de escolher qual é o melhor infoproduto para o seu público, não é mesmo?

Neste sentido, os infoprodutos mais vendidos são:

  • Cursos online;
  • Mentorias;
  • E-books;
  • Programas de assinatura;
  • Ferramentas (plugins, filtros para Photoshop etc);
  • Modelos prontos (planilhas, checklists etc).

É importante variar no formato, afinal, é uma forma de ter mais oportunidades de vendas. 

Vale dizer que uma das vantagens de saber como vender infoprodutos é poder diversificar o seu “portfólio” e alcançar diferentes públicos. 

Dessa forma, você impacta pessoas com demandas específicas, com o infoproduto certo para a sua necessidade, garantindo o sucesso das suas vendas.

 

Onde posso vender infoprodutos? 

A resposta é simples: em plataformas digitais que possuam o recurso de vendas para o seu infoproduto. 

Saiba que já existem algumas opções no mercado que contam com recursos importantes para o dia a dia de empreendedorismo digital, como checkout próprio e outras funcionalidades de vendas e marketing.

É o caso da HeroSpark, uma plataforma 100% gratuita que conta com recursos para a venda de infoprodutos e outras ferramentas que auxiliam na gestão e no dia a dia de divulgação e vendas do seu negócio.

Agora que você já sabe como vender infoprodutos, conheça a plataforma da HeroSpark para realizar todas as suas vendas. Afinal, ela conta com recursos infalíveis e que possibilitam que você tenha muito sucesso no seu negócio digital!

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

3 Comentários

  1. top a dica ..estava procurando os efeitos muito bom,
    melhor dica obrigado, já estou aplicando em meus
    projetos, valeu

  2. Adorei as suas dicas, foram muito informativas e relevante, algumas já vou por em pratica. Obrigado por compartilhar!

  3. Cris K M disse:

    O e-mail marketing ainda é uma ótima ferramenta para o afiliado de infoprodutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.