Como criar landing page no WordPress: guia para 2024

criar landing page no wordpress
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Toda estratégia de marketing digital tem como principal objetivo a geração de oportunidades de vendas, também conhecidas como leads. Para gerar leads, o seu site precisa oferecer um conteúdo de valor que seduza a sua audiência a ceder seus dados para baixá-lo através de uma landing page.

Não sabe como construir uma? Este artigo vai te ensinar a criar uma landing page no WordPress.

É em uma landing page que a mágica do seu marketing digital acontece.

Nela, os dados fornecidos pela sua audiência geram uma lista de contatos que o seu negócio irá trabalhar, criando relacionamento e nutrindo seus leads para convencê-los a comprar seus produtos ou serviços.

Com landing pages focadas em conversão, você acelera sua jornada online e realiza vendas mais cedo. Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e comprove na prática.

A estrutura de uma landing page no WordPress

Vale lembrar que para criar uma landing page no WordPress, o seu site precisa ter sido feito na mesma plataforma. Assim, você poderá utilizar o recurso para desenvolver a sua página de captura. 

E antes de colocar a mão na massa, é importante que você conheça bem a estrutura de uma landing page. Pensando nisso, separamos 6 dicas para você criar uma página de sucesso para o seu negócio.

Dica 1: Crie título e subtítulo

Segundo um dado divulgado pela Copyblogger, site referência em copywriting, a cada 10 pessoas que chegam a uma página, 8 leem o seu cabeçalho. Apenas 20% da sua audiência confere o restante da página. Por isso, o seu título e subtítulo devem ser claros e dizer qual é a proposta de valor da sua oferta. Seja ela um e-book, infográfico ou 30 dias grátis para experimentar um serviço.

Lembre-se: sua página precisa transmitir senso de urgência para estimular o visitante a fornecer seus dados na hora e não deixar para depois. Exemplo: “Baixe agora, só restam cinco minutos”. Outra boa solução é incluir um cronômetro com o tempo que resta para o material ser baixado.

Dica 2: Escolha uma imagem atrativa

Como diz o ditado: ”Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Sendo assim, para atrair seu público, sua imagem deve ser marcante, ter boa qualidade e ser autoexplicativa.

Dica 3: Descreva bem sua oferta

Além de atrair, você precisa reter a atenção no texto da sua oferta. Pois é justamente ele que irá apresentar toda a sua proposta de valor e eliminar dúvidas na mente do visitante.

O texto da sua oferta deve ser escaneável. Ou seja, você deve torná-lo mais fácil de ser visualizado como um todo. Assim, o público bate o olho e sabe exatamente o que irá ler. Por isso: 

  • Destaque em negrito ou cores vivas os termos mais importantes, como botões com chamadas para a ação;
  • Mire nos benefícios e não apenas em dados ou funcionalidades;
  • Escreva frases curtas, claras e objetivas;
  • Se preferir, use um vídeo curto para explicar a sua oferta;
  • Use provas sociais para valorizar ainda mais o que você tem a oferecer, como depoimentos de clientes satisfeitos;
  • Preste atenção no espaço em branco. Esta é uma estratégia que traz harmonia visual e melhora a usabilidade da página, com espaços entre imagens, vídeos e textos. 

Dica 4: Construa um formulário eficiente

O formulário é o ponto final da sua página de captura. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher as informações que você irá tirar do seu visitante.

Foque apenas em informações que realmente importam para a sua geração de leads. Quanto mais dados você precisa para o seu público, maior o potencial que ele tem de não preencher o seu formulário.

Analise a sua oferta e peça informações que tenham a ver com ela. Exemplo: se você possui um e-book sobre marketing digital, talvez seja interessante pedir que o lead informe sua especialidade. 

Dica 5: Crie um CTA poderoso

A maior parte das pessoas que acessarem sua landing page não serão convertidas em leads de imediato. Por isso, criar uma chamada para ação (CTA) que seja irresistível é uma forma de aumentar ainda mais o potencial de conversão da sua página.

Faça botões que induzam a audiência a tomar uma decisão, evitando imperativos e dando mais poder de ação a ela. Por exemplo: escreva algo como “Quero baixar”, “Quero agora”, “Baixar agora”, etc.

Dica 6: Finalize sua landing page com uma página de agradecimento

Sua comunicação precisa ser sempre clara e valorizar a experiência do usuário. Por isso, depois de fornecer os dados e baixar o conteúdo, crie uma página de agradecimento ou confirmação. 

Além de informar ao lead que o processo foi finalizado, você já começa a construir um bom relacionamento com ele.

copy com chat gpt , herocreator

Criando sua landing page no WordPress

O primeiro passo para criar uma página de capturas no WordPress é adquirir um plugin. Na plataforma, você encontra diversas opções, mas uma das melhores é o Elementor.

1. Para buscar seu plugin, vá na aba “Plugins” e posicione o mouse em cima da opção, sem clicar nela.

2. Ao aparecerem as opções, selecione a opção “Adicionar Novo”.

print de tela

3. Quando for direcionado para a página “Instalar plugins”, digite no campo de pesquisa de plugins o nome “Elementor”.

4. Clique em “Instalar agora”. 

5. Aguarde um tempo para a instalação do plugin e clique em “Ativar”. 

6. Depois, basta começar a criar a landing page no WordPress. Para isso, clique em em “Páginas” e “Adicionar nova”. Assim que a nova tela se abrir, clique em “Editar com Elementor”.

Uma nova página cheia de recursos se abrirá para que você comece a criar a sua landing page.

Quanto custa criar uma landing page no WordPress?

Embora o plugin para criação de uma página de captura seja gratuito, vale lembrar que o WordPress é uma ferramenta paga de criação de sites.

E, mesmo que possua o recurso para desenvolver sua landing page, não conta com serviços integrados como o de e-mail marketing, fundamental para a construção do formulário da sua página e para a captura dos seus leads. 

[BÔNUS] Plataforma para criar landing page grátis

Como você viu, o WordPress não é a ferramenta mais recomendada para criar landing pages. Nesse sentido, se essa é a sua finalidade, saiba que a opção ideal é a HeroSpark.

Na plataforma da Hero, você consegue criar páginas de venda, de captura e de agradecimento, para contemplar todo o seu funil de vendas.

E o melhor: tudo isso de forma gratuita e simplificada. Afinal, você só precisa arrastar e soltar os elementos que quiser para construir a sua landing page personalizada. Veja como é simples:

1. Cadastre-se na plataforma da HeroSpark.

print de tela

2. No painel inicial, clique em “Funis” – no canto esquerdo – e em “Começar meu funil agora”.

print de tela

3. Defina qual é a finalidade do seu funil de vendas, se é vender algo, captar leads, etc. São várias as opções na plataforma para que a sua página seja totalmente personalizada.

print de tela

4. Depois de clicar em uma das opções acima, aparecerão modelos de funil para você escolher aquele conforme às suas necessidades. Tem opções de funil com 1, 2, 3 ou 4 landing pages…

5. Selecione a melhor opção e comece a editar a sua landing page. Aqui, você poderá escolher um modelo de página pronta de alta conversão para apenas alterar alguns elementos ou começar uma landing page do zero.

print de tela

6. Inclua título, informações, apresentação do infoprodutor, formulário, CTA, etc. O importante é que a sua landing page seja completa para que você consiga bons resultados.

A HeroSpark, além de criar a sua página de captura, também tem ferramentas para automatizar a estratégia de e-mail marketing. Assim, você consegue fazer lançamentos completos em uma só plataforma. E o melhor: é possível começar totalmente de graça!

Crie landing page de graça mais fácil que no WordPress

Você não precisa saber programação para criar páginas de sucesso para captar leads e vender. Use os modelos prontos da HeroSpark e comece a faturar agora mesmo

Criar landing page grátis
Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *