Toda estratégia de marketing digital tem como principal objetivo a geração de oportunidades de vendas, também conhecidas como leads. Para gerar leads, o seu site precisa oferecer um conteúdo de valor que seduza a sua audiência a ceder seus dados para baixá-lo através de uma landing page.
Não sabe como construir uma? Este artigo vai te ensinar a criar uma landing page no WordPress.
É em uma landing page que a mágica do seu marketing digital acontece.
Nela, os dados fornecidos pela sua audiência geram uma lista de contatos que o seu negócio irá trabalhar, criando relacionamento e nutrindo seus leads para convencê-los a comprar seus produtos ou serviços.
Com landing pages focadas em conversão, você acelera sua jornada online e realiza vendas mais cedo. Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e comprove na prática.
A estrutura de uma landing page no WordPress
Vale lembrar que para criar uma landing page no WordPress, o seu site precisa ter sido feito na mesma plataforma. Assim, você poderá utilizar o recurso para desenvolver a sua página de captura.
E antes de colocar a mão na massa, é importante que você conheça bem a estrutura de uma landing page. Pensando nisso, separamos 6 dicas para você criar uma página de sucesso para o seu negócio.
Dica 1: Crie título e subtítulo
Segundo um dado divulgado pela Copyblogger, site referência em copywriting, a cada 10 pessoas que chegam a uma página, 8 leem o seu cabeçalho. Apenas 20% da sua audiência confere o restante da página. Por isso, o seu título e subtítulo devem ser claros e dizer qual é a proposta de valor da sua oferta. Seja ela um e-book, infográfico ou 30 dias grátis para experimentar um serviço.
Lembre-se: sua página precisa transmitir senso de urgência para estimular o visitante a fornecer seus dados na hora e não deixar para depois. Exemplo: “Baixe agora, só restam cinco minutos”. Outra boa solução é incluir um cronômetro com o tempo que resta para o material ser baixado.
Dica 2: Escolha uma imagem atrativa
Como diz o ditado: ”Uma imagem vale mais que mil palavras”.
Sendo assim, para atrair seu público, sua imagem deve ser marcante, ter boa qualidade e ser autoexplicativa.
Dica 3: Descreva bem sua oferta
Além de atrair, você precisa reter a atenção no texto da sua oferta. Pois é justamente ele que irá apresentar toda a sua proposta de valor e eliminar dúvidas na mente do visitante.
O texto da sua oferta deve ser escaneável. Ou seja, você deve torná-lo mais fácil de ser visualizado como um todo. Assim, o público bate o olho e sabe exatamente o que irá ler. Por isso:
- Destaque em negrito ou cores vivas os termos mais importantes, como botões com chamadas para a ação;
- Mire nos benefícios e não apenas em dados ou funcionalidades;
- Escreva frases curtas, claras e objetivas;
- Se preferir, use um vídeo curto para explicar a sua oferta;
- Use provas sociais para valorizar ainda mais o que você tem a oferecer, como depoimentos de clientes satisfeitos;
- Preste atenção no espaço em branco. Esta é uma estratégia que traz harmonia visual e melhora a usabilidade da página, com espaços entre imagens, vídeos e textos.
Dica 4: Construa um formulário eficiente
O formulário é o ponto final da sua página de captura. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher as informações que você irá tirar do seu visitante.
Foque apenas em informações que realmente importam para a sua geração de leads. Quanto mais dados você precisa para o seu público, maior o potencial que ele tem de não preencher o seu formulário.
Analise a sua oferta e peça informações que tenham a ver com ela. Exemplo: se você possui um e-book sobre marketing digital, talvez seja interessante pedir que o lead informe sua especialidade.
Dica 5: Crie um CTA poderoso
A maior parte das pessoas que acessarem sua landing page não serão convertidas em leads de imediato. Por isso, criar uma chamada para ação (CTA) que seja irresistível é uma forma de aumentar ainda mais o potencial de conversão da sua página.
Faça botões que induzam a audiência a tomar uma decisão, evitando imperativos e dando mais poder de ação a ela. Por exemplo: escreva algo como “Quero baixar”, “Quero agora”, “Baixar agora”, etc.
Dica 6: Finalize sua landing page com uma página de agradecimento
Sua comunicação precisa ser sempre clara e valorizar a experiência do usuário. Por isso, depois de fornecer os dados e baixar o conteúdo, crie uma página de agradecimento ou confirmação.
Além de informar ao lead que o processo foi finalizado, você já começa a construir um bom relacionamento com ele.
Criando sua landing page no WordPress
O primeiro passo para criar uma página de capturas no WordPress é adquirir um plugin. Na plataforma, você encontra diversas opções, mas uma das melhores é o Elementor.
- Para buscar seu plugin, vá na aba “Plugins” e posicione o mouse em cima da opção, sem clicar nela.
- Ao aparecerem as opções, selecione a opção “Adicionar Novo”.
- Quando for direcionado para a página “Instalar plugins”, digite no campo de pesquisa de plugins o nome “Elementor”.
- Clique em “Instalar agora”.
- Aguarde um tempo para a instalação do plugin e clique em “Ativar”.
Depois, basta começar a criar a landing page no WordPress.
Quanto custa criar uma landing page no WordPress?
Embora o plugin para criação de uma página de captura seja gratuito, vale lembrar que o WordPress é uma ferramenta paga de criação de sites.
E, mesmo que possua o recurso para desenvolver sua landing page, não conta com serviços integrados como o de e-mail marketing, fundamental para a construção do formulário da sua página e para a captura dos seus leads.
A HeroSpark, além de criar a sua página de captura, também tem ferramentas para automatizar a estratégia de e-mail marketing. Assim, você consegue fazer lançamentos completos em uma só plataforma. E o melhor: é possível começar totalmente de graça!
Crie landing page de graça mais fácil que no WordPress
Você não precisa saber programação para criar páginas de sucesso para captar leads e vender. Use os modelos prontos da HeroSpark e comece a faturar agora mesmo
Criar landing page grátis