Cronograma de postagens Instagram: 7 passos para criar o seu!

Cronograma de postagens Instagram: 7 passos para criar o seu!

Se o seu negócio ainda não tem um cronograma de postagens Instagram, saiba que você pode estar perdendo muitos resultados incríveis que essa rede consegue oferecer.

Afinal, um cronograma de postagens pode te ajudar a se planejar estrategicamente e a acompanhar de perto o desempenho dos seus conteúdos.

Sendo assim, neste artigo você vai aprender mais sobre essa ferramenta e conhecerá 7 dicas valiosas para criar um cronograma super estratégico para o seu negócio!

E, no final, você ainda tem acesso a um material imperdível que te ajudará na criação das suas estratégias! Confira!

O que é um cronograma de postagens no Instagram?

Um cronograma de postagens no Instagram é basicamente um calendário onde você organiza cada publicação que será feita no seu perfil.

Geralmente, este cronograma é criado em uma planilha na qual você e sua equipe conseguem saber:

  • Que dia cada conteúdo vai ser publicado;
  • Melhores horários para publicar;
  • Resultados das publicações;
  • E muito mais.

O cronograma de postagens é uma ferramenta muito estratégica e que ajuda você a manter seu perfil organizado e acompanhar de pertinho o desempenho de cada publicação.

Por que é importante ter um cronograma de postagens no Instagram?

Basicamente, a função principal de um cronograma de postagens Instagram é criar um planejamento de forma estratégica. 

E fazer isso é essencial quando se trabalha ao lado de uma das maiores redes sociais do mundo, que tem o potencial de gerar vendas e novos clientes para o seu negócio.

Nesse cenário, não dá para apenas “postar por postar”. É preciso trabalhar com estratégias, objetivos claros e análise de resultados para estar sempre melhorando a performance.

Por conta disso, trabalhar com um cronograma de postagens no Instagram é essencial. A partir dele sua equipe consegue planejar suas principais publicações com antecedência e assim criar conteúdos mais estratégicos.

Como montar um cronograma de postagens no Instagram? 

Antes de tudo, é importante considerar que não existe uma fórmula exata para montar o seu cronograma de postagens no Instagram. Essa importante ferramenta pode variar de negócio para negócio, porque é criada conforme a estratégia que está sendo utilizada.

Mas, apesar de não ter uma fórmula certa, sempre tem algumas práticas que são interessantes seguir e que podem ajudar muito na hora de montar o seu cronograma.

Sendo assim, abaixo separamos algumas dicas valiosas que vão ajudar você a montar um calendário de postagens no Instagram de forma estratégica! Confira!

1. Defina a frequência de postagens

Ter uma boa frequência de publicações no Instagram é a chave do sucesso para conseguir crescer na rede!

Sendo assim, na hora de montar o seu cronograma de postagens Instagram, defina a quantidade de publicações que você fará mensalmente e qual é a frequência que os conteúdos vão ao ar.

Segue abaixo alguns exemplos de frequências de postagens para você considerar:

  • Dia sim dia não;
  • A cada três dias;
  • Duas vezes na semana;
  • Apenas segunda, quarta e sexta.

2. Crie linhas editoriais

As linhas editoriais são basicamente os principais temas que as publicações do seu perfil têm. E por mais que não pareça, tê-las bem definidas ajuda muito na hora de ter ideias de conteúdo e também para diversificá-los.

A partir das linhas editoriais, você pode definir no seu cronograma de postagens Instagram quantas publicações vão ser de cada linha.

Por exemplo: um perfil de uma arquiteta pode trabalhar com as seguintes linhas editoriais:

  • Dicas de decoração;
  • Projetos de clientes;
  • Tutoriais.

Para manter seu perfil equilibrado, ela pode definir que 50% das publicações serão de dicas de decoração, 30% projetos de clientes e 20% tutoriais.

acelerador digital

Dessa forma, ela consegue explorar os principais assuntos da sua área de atuação e trazer conteúdos diferentes para o seu público!

3. Considere eventos e datas comemorativas

Imagine que o seu perfil no Instagram é sobre confeitaria e que nos dias próximos ao Natal você comece a publicar bolos de festas de aniversário. Isso pode não fazer muito sentido com o momento, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que você considere as principais datas comemorativas e de feriados no seu cronograma de postagens no Instagram.

Ao fazer isso, você consegue criar um conteúdo que fique alinhado com o momento do seu público, o que permite que você consiga gerar mais engajamento na sua conta!

4. Conheça os melhores dias e horários

Todo perfil no Instagram tem seus próprios dias e horários em que o engajamento da rede é muito maior e as suas publicações alcançam ótimos resultados.

Por isso, é interessante considerar publicar a maioria dos seus conteúdos nesses dias para aproveitar que o seu público está online e, assim, ter bons resultados nas suas publicações. 

Para saber quais são os melhores horários para o seu perfil, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique na sua foto de perfil do Instagram localizado no canto inferior direito do aplicativo;
  2. Clique nos três tracinhos na parte superior do perfil e selecione a opção “Insights”;
  3. Selecione a opção “Seu Público”.

Ao fazer isso, você poderá conferir os horários que seus seguidores estão online e os dias que eles passam mais tempo na rede para, assim, fazer suas publicações nesse período. 

5. Escolha formatos de conteúdo

O Instagram deixou de ser uma rede social de foto há muito tempo, sendo que hoje ela oferece mais opções para os seus usuários.

Isso quer dizer que, a partir dela, você pode publicar diversos formatos de conteúdos, como:

  • Carrossel;
  • Reels;
  • Stories;
  • Guias;
  • Filtros;
  • Entre outros.

Sendo assim, uma forma interessante de você montar o seu cronograma de postagens Instagram é considerar o formato de conteúdo. E você pode ainda definir a frequência que cada formato terá no seu perfil.

Por exemplo: é possível definir que você vai postar Reels 3 vezes na semana e fará 1 story por dia.

Ao definir a frequência pelo tipo de conteúdo fica mais fácil diversificar as publicações e, assim, aproveitar ao máximo a ferramenta!

6. Adicione um status no cronograma

A principal função do cronograma de postagens Instagram é a de auxiliar você e seu time sobre as publicações que serão feitas na sua conta.

E para ajudar ainda mais a gerenciar tudo isso, é interessante que você adicione status para cada postagem que você planeja fazer.

Assim, você pode saber se o conteúdo está em:

  • Planejamento;
  • Produção;
  • Concluído;
  • Publicado.

Dessa forma, fica mais fácil de saber como a sua produção está indo e, assim, tomar as medidas certas para agilizar algum processo. 

7. Sempre registre os resultados

Por fim, mas não menos importante, sempre busque registrar os resultados de cada publicação que você fizer na rede social. Mesmo que pareça um trabalho maçante, ele é fundamental para você entender o que dá certo na sua estratégia.

Além disso, a partir deles você consegue filtrar melhor os seus esforços e focar somente naquilo que realmente dá resultado para o crescimento do seu perfil!

E falando em crescimento, o que você acha de conferir um material super completo para criar estratégias que realmente convertem pessoas nas redes sociais?

Para isso, basta baixar o nosso Kit Completo de Marketing Digital que tem diversos conteúdos e ferramentas para você melhorar suas estratégias! Aproveite enquanto ele está gratuito!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *