Gestão de redes sociais: guia completo para fazer sucesso em 2023!

Gestão de redes sociais: guia completo para fazer sucesso em 2023!

Saber como fazer a gestão de redes sociais é uma das principais tarefas de um infoprodutor que está no início da sua jornada empreendedora e quer garantir bons resultados no crescimento da sua base de leads.

Mas você sabe como realizar a gestão de redes sociais e otimizar os resultados do seu negócio? Conhece as melhores práticas?

Se você não sabe, não se preocupe. Neste artigo vamos apresentar um guia completo para gestão de redes sociais de maneira eficiente. 

Quer conferir tudo? Então continue a leitura! 

O que é a gestão de redes sociais?

As redes sociais são ferramentas importantes para uma estratégia de marketing digital. Então, quando falamos sobre a gestão de redes sociais, estamos nos referindo ao processo de planejamento, acompanhamento e ações nessas mídias.

Entre as principais redes sociais gerenciadas em uma estratégia de marketing digital, geralmente estão incluídas contas em mídias como:

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Instagram;
  • Twitter.

Além disso, entre as atividades que fazem parte do processo de gestão de redes sociais, é possível destacar a organização dos conteúdos a serem postados e o acompanhamento dos resultados.

Vale dizer que esse acompanhamento é feito com base nos objetivos estabelecidos durante o planejamento de marketing digital.

Por que é importante fazer uma boa gestão de redes sociais?

Uma gestão de redes sociais eficiente é muito importante não apenas por entregar resultados de engajamento do público-alvo ou de vendas, mas também por contribuir para o fortalecimento do posicionamento digital de uma marca.

Além disso, é possível acompanhar as estratégias dos seus concorrentes diretos e perceber o que faz sentido para o seu público ou não.

Uma boa gestão de redes sociais também ajuda a alcançar mais pessoas interessadas por conteúdos do seu segmento. Dessa forma, é possível crescer sua base de seguidores e fazer uma melhor preparação dos leads.

E não acabar por aí! Sem dúvidas, uma das principais vantagens de investir na gestão de redes sociais é que essa estratégia é de baixo custo, podendo ser realizada pelo próprio infoprodutor. 

Em quais redes sociais o seu negócio deve estar presente? 

A presença nas redes sociais é uma chance poderosa para que os infoprodutores possam se conectar com seus leads e criar uma relação de maior proximidade com eles.

Para isso, podem utilizar diversas redes sociais, como, por exemplo:

  • Instagram: uma das redes sociais mais populares do mundo, o Instagram se destaca por contar com diversas possibilidades de conteúdo e ter um forte engajamento do público.
  • Facebook: com um grande número de usuários no Brasil, o Facebook ainda é uma rede social que vale a pena investir, especialmente por contar com uma ótima ferramenta de tráfego pago.
  • Twitter: o micro blog é uma rede queridinha dos jovens e é conhecida por ter uma comunicação mais descontraída, sendo utilizada na estratégia de muitas marcas para gerar conexão com seus possíveis leads.
  • LinkedIn: mais voltada para o público corporativo, o LinkedIn pode ser uma ótima oportunidade para infoprodutores que focam em um nicho profissional, como consultores e mentores.
  • TikTok: investir na gestão de uma conta no TikTok exige bastante criatividade, já que para se destacar e criar um conteúdo viral nessa rede é necessário produzir publicações mais dinâmicas, como danças ou challenges.
  • YouTube: embora seja mais conhecido como um motor de busca de vídeos, o YouTube permite a criação de canais e a atração de seguidores. 

É importante ressaltar que você pode se posicionar em todas essas redes sociais, mas vale a pena acompanhar por meio das métricas de engajamento qual a mídia que o seu público mais demonstra gostar.

Dessa forma, você pode focar mais na criação dos conteúdos e direcionar mais investimentos de tráfego pago para essa rede social em específico. 

Como fazer uma boa gestão de redes sociais?

Realizar uma boa gestão de redes sociais exige que alguns passos sejam seguidos e que o gestor esteja muito atento aos resultados obtidos a cada nova publicação.

Por isso, destacamos abaixo algumas dicas poderosas para que você faça uma ótima gestão de redes sociais e consiga ter sucesso na sua estratégia. Veja:

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para realizar uma gestão de redes sociais eficiente é conhecer o seu público-alvo.

Isso vai lhe dar insumos para definir os melhores conteúdos e fundamentar sua estratégia de atração e conversão por meio das redes sociais. 

acelerador digital

2. Defina sua persona

Após a definição do seu público-alvo e a obtenção do máximo de informações sobre seus hábitos de consumo de conteúdo, é importante definir uma persona.

A persona é o perfil semi fictício do seu seguidor ou lead ideal. É esse perfil que vai ajudar a nortear suas ações de marketing digital nas redes sociais. 

3. Tenha uma linha editorial

A partir da leitura da sua persona, é fundamental a definição de uma linha editorial.

Isso significa que, de acordo com os gostos, hábitos e dores do seu público, você vai criar uma narrativa que vai servir como fio condutor para os seus conteúdos.

4. Estabeleça um calendário de conteúdo

Com a linha editorial definida, é necessário estabelecer um calendário de conteúdos para agilizar a gestão de redes sociais.

O ideal é planejar e criar esses conteúdos com antecedência e seguir um fluxo de publicação constante para aumentar o engajamento do público. 

5. Utilize as redes sociais para redirecionar tráfego para sua página

As redes sociais também são uma oportunidade poderosa para redirecionar o tráfego dos seus seguidores para sua página de vendas, blog ou site.

Por isso, vale muito a pena acrescentar links de redirecionamento onde for possível e de acordo com as características de cada rede. 

No Instagram, por exemplo, você pode fixar seu link de redirecionamento na bio

6. Invista em tráfego pago

Uma ótima oportunidade para a gestão de redes sociais ser bem sucedida é investir em tráfego pago. 

Para isso, é necessário levar em consideração as características do seu público e criar um conteúdo atraente para ser disparado como Ads

7. Use os dados para otimizar seus conteúdos

Acompanhar as interações do público e quais os conteúdos possuem melhor performance é o jeito mais eficiente para otimizar conteúdos e até mesmo criar novas publicações.

Para isso, utilize os dados a seu favor e vá testando para sempre obter mais informações relevantes sobre o consumo de conteúdo do seu público. 

8. Realize o acompanhamento das métricas

Quando você estabelece os objetivos para suas publicações e campanhas nas redes sociais, é necessário realizar o acompanhamento das métricas e ver o que está sendo efetivo dentro do que você planejou.

Essa ação na gestão de redes sociais é importante para que você realize ajustes e saiba o que está indo bem e o que necessita de otimização.

Para isso, utilize ferramentas de gestão! Elas vão permitir que você tenha uma visão geral do desempenho dos seus conteúdos. 

Quais ferramentas usar para fazer a gestão das redes sociais?

Como já ressaltamos, para realizar uma gestão de redes sociais mais eficiente, é fundamental contar com ferramentas que auxiliem nesse acompanhamento. 

Por isso, listamos abaixo algumas das principais ferramentas que podem te ajudar. Confira!

  • Etus: é uma das ferramentas mais utilizadas para gestão de redes sociais. Isso porque ela permite ações de agendamento de publicação nas principais mídias e conta com geração de relatórios personalizados e recurso para integração de equipes.
  • Canva: conhecida como uma ferramenta de criação de design, o Canva também permite a gestão de redes sociais por meio de recursos de edição de conteúdos e a possibilidade de agendar publicações para quem adquire seus planos pagos.
  • mLabs: assim como o Canva, o mLabs permite a criação de conteúdos e o agendamento de publicações. Mas nela também é possível criar um calendário de publicações e um workflow.
  • Meta Business Suite: conhecida anteriormente como Facebook Business Suite, essa é a ferramenta oficial para as redes da Meta. Ela permite o agendamento de postagens e o acompanhamento dos resultados dos conteúdos no Instagram e no Facebook. 
  • Postgrain: essa ferramenta é focada no Instagram, que é, sem dúvida, a rede social mais utilizada pelos infoprodutores. Essa ferramenta permite agendamento de publicações e interações com o público.
  • Quintly: já a Quintly é uma ferramenta focada no acompanhamento de resultados e geração de relatórios para a gestão do desempenho dos conteúdos. 

Gostou do nosso guia completo sobre gestão de redes sociais? Então que tal garantir mais um conteúdo exclusivo da HeroSpark voltado para a otimização da sua estratégia?

Baixe gratuitamente o e-book “Como criar as suas redes sociais” e descubra todos os segredos de como garantir conteúdos incríveis e perfis atrativos para o seu público.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *