Curso de maquiagem online: como criar um negócio online de sucesso?

curso de maquiagem online
Saiba tudo o que você precisa fazer para criar o seu curso de maquiagem online!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Vídeos relacionados à maquiagem na internet não são mais uma tendência, pois já dominaram o YouTube e as redes sociais. No entanto, eles ainda continuam em alta. 

Afinal, por mais que existam milhares de vídeos sobre o tema, sempre há uma novidade para atualizar o público que consome esse conteúdo. Pode ser uma técnica nova ou uma linha de produtos lançada recentemente, por exemplo.

Por isso, se você decide oferecer um curso de maquiagem profissional online, você tem a oportunidade de escalar e impactar muito mais pessoas. 

E aí, tem habilidade na área, gosta de falar sobre o assunto e quer entender melhor como criar um curso de maquiagem profissional? Então continue a leitura deste conteúdo completo que vai te ajudar nessa jornada!

Curso de maquiagem: e se não for só um hobby?

Para as pessoas que gostam desse nicho, fazer todo o ritual de se maquiar e falar sobre maquiagem é um grande prazer e até mesmo uma paixão, não é verdade?

Nesse sentido, saiba que dedicar-se a tal atividade pensando em compartilhar conhecimento deixou de ser um hobby para se tornar uma profissão. 

É isso mesmo! Como esse negócio está em alta, muitas pessoas que aprenderam como criar um curso de maquiagem investem nesse mercado e produzem diversos vídeos sobre o tema. 

Ainda existem as que escrevem em blogs, assim como era há 10 anos quando surgiram as primeiras blogueiras de beleza. Algumas delas continuam ativas na internet com seus blogs, como Julia Petit e Bruna Tavares. Mas, além dos blogs, agora também estão no YouTube. 

Mas nem todo mundo consegue fazer disso o principal trabalho. Assim, há quem opte por conciliar o trabalho formal com a produção de conteúdo sobre maquiagem para a internet. E, com isso, em alguns casos, torna-se uma fonte de renda extra

Então, se você quer começar nesse mercado e dedicar-se a ele em tempo integral ou parcial, deve se atentar a alguns detalhes importantes. Por isso, preparamos um passo a passo com 5 etapas para você aprender como criar um curso de maquiagem. Confira!

 

Quais são os 5 passos para criar um curso de maquiagem? 

1. Identifique o seu nicho

Entender como criar um curso de maquiagem demanda um tempo de pesquisa. Portanto, você deve definir com que tipo de conteúdo de maquiagem quer trabalhar.

Qual é a sua especialidade? Maquiagem tradicional? Para festas e eventos? Para noivas? Defina isso e, em seguida, comece a pensar no nicho que você quer atuar. Vale dizer que o nicho de mercado é um segmento mais específico dentro do seu público-alvo

Geralmente, o grupo de pessoas que compõem o nicho têm necessidades pouco exploradas. E é aí que surgem as oportunidades para empreendedores digitais criarem conteúdo para essa possível audiência. 

Por exemplo: você pode ensinar maquiagem para noivas asiáticas. Mulheres asiáticas têm uma pele diferente das brasileiras e, por isso, pode ser um conteúdo difícil de encontrar, mas que talvez tenha bastante procura. Esse pode ser um dos nichos a ser trabalhado dentre outros que você pode identificar para definir o seu. 

Mas pense duas vezes antes de trabalhar com um nicho. Não fale para uma audiência que você não tem propriedade ou identificação só por ter visto uma oportunidade de crescimento.

Você terá muito mais chances de ter sucesso se for comunicar com pessoas que têm necessidades que sabe como suprir.

 

2. Crie uma audiência e uma estratégia para um curso de maquiagem

Caso você esteja começando do zero, terá que criar uma audiência a partir do seu nicho. Assim, você precisa criar um senso de comunidade e movimentar esse grupo de pessoas que acompanharão o seu trabalho para mantê-las engajadas.

A melhor maneira de fazer isso é produzindo um conteúdo relevante, de qualidade e diferente. O diferencial pode estar no seu jeito de falar ou no formato que você escolher. A qualidade vai além dos equipamentos – que não deixam de ser importantes, ok? 

Você pode investir em um perfil no Instagram e em vídeos no YouTube. São as duas plataformas mais usadas no segmento de beleza. Nelas estão a maior parte das produtoras de conteúdo sobre maquiagem. 

Procure algumas referências para saber quem são as pessoas que falam para o público que você quer ter como audiência. Depois consuma bastante conteúdo delas e veja o que você faz que elas ainda não fazem. 

Qual o diferencial que você pode oferecer para o seu público e que ainda não está sendo entregue na internet por essas pessoas?

Assim, você faz um benchmarking e começa a montar a sua estratégia de que tipos de vídeo irá fazer, o que e como abordará, entre outros pontos.

 

3. Expanda o curso de maquiagem online

Depois desse trabalho, é possível que os seus primeiros alunos estejam entre seus seguidores. Mas se você tem a intenção de criar o seu curso ao mesmo tempo em que cria uma audiência, sem problemas! As dicas que citamos valem para os dois cenários.

copy com chat gpt , herocreator

No entanto, nesse último caso, você deverá alterar a ordem dos passos e o tempo dos resultados pode ser diferente também. 

Além disso, independentemente do estágio que você estiver — iniciante ou já em atividade —, você precisará contar com as redes sociais para divulgar o curso. Uma boa estratégia de comunicação será importante, pois você estará criando a sua marca no mercado.

Em um mercado tão competitivo, é importante que o seu público sempre lembre-se de você, do que você oferece e também do seu curso de maquiagem online.

Assim você poderá conseguir novos alunos a partir de indicações de seus seguidores e de quem já fez o seu curso.

 

4. Atente-se para a produção do conteúdo

Já falamos sobre a importância da qualidade, não é verdade? Mas, neste momento, vamos falar da parte técnica, seja para as suas redes sociais, seja para o seu curso online de maquiagem. 

O assunto trata de algo totalmente estético e visual, que é a maquiagem, certo? Por isso, é inegável o poder das fotos e vídeos para que seja um conteúdo mais tangível. Sendo assim, preze pela qualidade visual em termos de produção do seu conteúdo. 

Invista em equipamentos de qualidade que não necessariamente sejam caros, mas que tenham uma boa entrega dentro de um bom custo-benefício. Também tenha atenção a outros detalhes, como iluminação, qualidade do vídeo e/ou da foto, cenário, etc. 

Além disso, pense também na qualidade dos produtos que você irá usar. Não precisam ser caros ou de última geração, mas precisam garantir um bom resultado. 

No começo, talvez você não tenha um capital inicial para investir tanto em produtos de alta qualidade. Assim, você pode usar produtos mais baratos, desde que teste antes para verificar se podem ser usados na maquiagem que você vai apresentar para a sua audiência. 

Mas não se preocupe tanto com isso! Se você é profissional, já tem os produtos adequados. Se não é, conforme for evoluindo, terá condições de comprar produtos melhores.

Mas o mais importante é: não deixe isso te impedir de começar. Apenas deixe claro que tipo de produtos você está utilizando e quais situações e condições eles atendem bem e quais não.

 

5. Coloque o seu curso de maquiagem online no mercado

Agora que você já sabe como criar curso de maquiagem online e o que é preciso para começar, é importante entender como fazer isso da melhor forma. 

Assim, você pode optar por disponibilizar as aulas do seu curso de maquiagem online de maneira gratuita ou paga. A forma gratuita mais popular é através do YouTube. Na verdade, é gratuita para quem assiste, mas para o dono do canal e dos vídeos, pode gerar um valor monetário sim!

Mas atenção: para que isso aconteça, é preciso ter um número mínimo de visualizações e estar dentro de alguns critérios da plataforma do YouTube. 

Então, se você não quer depender disso e prefere garantir sua renda extra, opte por uma plataforma de empreendedorismo digital. Ao usar uma plataforma ideal, você está contratando um serviço que entende suas necessidades e busca atendê-las.

Os criadores de conteúdo que usam o YouTube fazem muitas reclamações sobre a plataforma. Muitos youtubers grandes e conhecidos se mostram insatisfeitos com algumas questões da empresa para com os donos dos canais. 

Além disso, uma plataforma de empreendedorismo digital conta com uma equipe de suporte preparada para atender às suas demandas e as de seu negócio digital.

Você também terá uma melhor orientação em caso de dúvida muito mais voltada para um atendimento atencioso e assertivo.

Só para deixar bem claro: o YouTube é muito legal e válido para educar a sua audiência e oferecer conteúdos valiosos, além de criar sua autoridade no ramo. Mas é muito difícil monetizar dentro dessa plataforma. Então, por mais que investir em uma plataforma especializada seja um pouco mais custoso, vale a pena!

Mas, qual plataforma escolher? Quais são as melhores plataformas para colocar meu curso de maquiagem?

 

HeroSpark

A HeroSpark tem bastante experiência na criação de negócios digitais, em especial cursos online, e sabe muito bem do que seus clientes precisam.

Somos a plataforma mais completa de empreendedorismo digital e a principal solução para ensino online do Brasil e América Latina. São mais de 1600 clientes e 6,5 milhões de usuários ativos em mais de 20 países.

Com a plataforma da HeroSpark, você conta com todos os benefícios citados acima e ainda tem o sistema de afiliados, que pode ajudar você nas vendas do seu curso online de maquiagem. Você sabia disso? E você ainda pode fazer mais uma renda extra nesse sistema também.

Acreditamos que todas as pessoas possuem um conhecimento especial que as tornam especialistas em algo. Por isso, se você deseja tirar o seu curso de maquiagem do papel o quanto antes, precisa conhecer a HeroSpark, programa capaz de tirar você do zero e levar até o sucesso.

Banner_blog_herospark
3 comments
  1. Oi tudo bem, sua dicas são otimas vou tentar fazer pra ver
    se consigo.
    Fazer olho gatinho sem foi um desafio pra mim, você tem
    alguma outra dica sobre isso? Eu realmente me mato para
    fazer e nunca sai certo, to quase desistindo, mas eu acho tão
    lindo.:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *