Vídeos relacionados a maquiagem na internet não são mais tendência, pois já dominaram o YouTube e redes sociais, mas ainda continuam em alta. Afinal, por mais que existam milhares de vídeos sobre o tema, sempre há uma novidade para atualizar o público que consome esse conteúdo. Pode ser uma técnica nova ou uma linha de produtos lançada recentemente. Logo, conteúdo a ser produzido é que não falta. Mas você já pensou em criar um curso de maquiagem?

 

 

Como esse negócio ainda está muito em alta, muitas pessoas ainda investem nesse mercado e fazem vídeos sobre maquiagem. Ainda existem as que escrevem em blogs, assim como era há 10 anos quando surgiram as primeiras blogueiras de beleza. Algumas delas continuam ativas na internet com seus blogs até hoje, como a Julia Petit e a Bruna Tavares. Mas, além dos blogs, agora também estão no YouTube. 

 

 

Assim como essas mulheres, que são referência em moda, beleza e no segmento de maquiagem, e também anônimas, por que não começar a criar o seu conteúdo sobre maquiagem? E melhor ainda: um curso de maquiagem online, onde você tem a oportunidade de escalar e impactar muito mais pessoas. 

 

 

Quer entender melhor sobre essa ideia e como isso pode ser uma ótima oportunidade para você que tem habilidade com maquiagem e gosta de falar sobre o assunto?

 

 

Continue lendo este artigo, pois eu vou te dar algumas dicas para que você possa começar a empreender no mundo digital. 

 

 

Boa leitura!

Curso de maquiagem: e se não for só um hobby?

 

 

A maquiagem é considerada indispensável por uns, dispensável para outros e ainda há os que a consideram quase que como uma arte. E não estou falando sobre maquiagens artísticas ou aquelas que fazem um “efeito especial”, como as de filmes de terror. 

 

 

Para as pessoas que gostam, fazer todo o ritual de se maquiar e falar sobre maquiagem é um grande prazer e até pode ser uma paixão. Dedicar-se a tal atividade pensando em compartilhar conhecimento com quem precisa aprender deixou de ser um hobby para se tornar uma profissão. 

 

 

Mas nem todo mundo consegue fazer disso o principal trabalho como as famosas personalidades da internet que citei. Há quem opte por conciliar o trabalho formal com produção de conteúdo sobre maquiagem para a internet. E, com isso, em alguns casos, viram até fonte de renda extra

 

 

Então, se você quer começar nesse mercado e dedicar-se a ele em tempo integral ou parcial, você deve se atentar a alguns detalhes importantes. Quem sabe você não consegue monetizar seu conteúdo e criar o seu próprio negócio digital?

Comece identificando o seu nicho

 

 

Primeiramente, você deve definir com que tipo de conteúdo de maquiagem você quer trabalhar. Qual é a sua especialidade? Maquiagem tradicional? Para festas e eventos? Para noivas? Defina isso e, sem seguida, comece a pensar no nicho que você quer atingir.

 

 

Nicho? Mas o que é isso? Sendo bem direto, nicho de mercado é um segmento mais específico dentro do seu público-alvo. Geralmente o grupo de pessoas que compõem o nicho tem necessidades pouco exploradas. É aí que surgem as oportunidades para empreendedores digitais criarem conteúdo e entregar para essa possível audiência. 

 

 

Por exemplo: você pode ensinar maquiagem para noivas asiáticas. Mulheres asiáticas têm uma pele diferente das mulheres brasileiras e, por isso, pode ser um conteúdo difícil de encontrar, mas que talvez tenha bastante procura. Esse pode ser um dos nichos a ser trabalhado dentre outros que você pode identificar antes de encontrar e definir o seu. 

 

 

Mas pense duas vezes antes de trabalhar um nicho. Não fale para uma audiência que você não tem propriedade ou identificação só por ter visto uma oportunidade de crescimento em números. 

Pensando no exemplo acima, não faz sentido você ser ruiva e falar para mulheres asiáticas, a não ser que você sempre use uma mulher asiática como modelo na parte prática da maquiagem. Ou falar de maquiagem para pele negra sendo que a sua pele não é negra e o tipo de maquiagem que você usa não servirá. 

 

 

Esses três tipos de peles tem necessidades diferentes: mulheres ruivas geralmente têm sardas e muitas buscam cobri-las. Esse tipo de maquiagem será completamente diferente da pele de tom amarelado da asiática, assim como não atenderá a necessidade da pele negra. 

 

 

Você terá muito mais chances de ter sucesso se for se comunicar com pessoas que têm as mesmas necessidades que você.

Criando uma audiência e estratégia para um curso de maquiagem

 

 

Agora que já passamos pela primeira etapa fundamental para começar, vamos partir para o próximo passo.

 

 

Caso você esteja começando do zero, terá que criar uma audiência a partir do seu nicho. Você precisa criar um senso de comunidade e movimentar esse grupo de pessoas que acompanharão o seu trabalho para as manter engajadas.

 

 

A melhor maneira de fazer isso é produzindo um conteúdo relevante, de qualidade e diferente. O diferencial pode estar no seu jeito de falar ou no formato que você escolher fazer. E a qualidade vai além dos equipamentos – que não deixam de ser importantes, ok? 

 

 

Você pode investir em um perfil no Instagram e em vídeos no YouTube. São as duas plataformas mais usadas no segmento de beleza e que estão a maior parte das produtoras de conteúdo sobre maquiagem. 

 

 

Procure algumas referências para saber quem são as pessoas que falam para o público que você quer ter como audiência. Depois consuma bastante conteúdo delas e veja o que você faz que elas ainda não fazem. Qual o diferencial que você pode oferecer para o seu público e que ainda não está sendo entregue na internet por essas pessoas?

 

 

Assim você faz um benchmarking e começa a montar a sua estratégia de que tipos de vídeo irá fazer, o que irá abordar, como irá abordar, entre outros pontos. Material na internet é o que não falta para você analisar e montar o seu plano de ação.

 

 

Expandindo para o curso de maquiagem online

 

Guia do planejamento do curso online

 

Agora que você conhece bem o seu público, sabe quem é a sua audiência e o que você irá oferecer, que tal ir além e ter um curso de maquiagem online? Dessa forma você dissemina em uma escala maior o seu trabalho e ainda cria uma fonte de renda extra! E, dependendo da sua dedicação, esse curso online pode se tornar a sua principal fonte de renda.

 

 

Se você já tem engajamento nas redes sociais, ótimo! Seu primeiros alunos podem estar entre seus seguidores. Mas, se você tem a intenção de criar o seu curso ao mesmo tempo que cria uma audiência, sem problemas também! As dicas que eu citei até agora neste artigo valem para os dois cenários. Você só irá alterar a ordem dos passos e o tempo dos resultados pode ser diferente também. 

 

 

Independente do estágio que você estiver, iniciante ou já em atividade, você precisará contar com suas redes sociais para divulgar o seu curso. Uma boa estratégia de comunicação será importante, pois você estará criando a sua marca no mercado.

 

 

Em um mercado tão competitivo, é importante que seu público sempre se lembre de você, do que você oferece e também do seu curso de maquiagem online. Assim você poderá conseguir novos alunos a partir de indicações de seus seguidores e de quem já fez o seu curso.

 

 

O tópico a seguir também será determinante em relação ao seu sucesso. Confira!

Cuidados com a produção do conteúdo

 

 

Eu já falei aqui sobre a importância da qualidade. Mas, neste momento, vou falar da parte técnica, seja para as suas redes sociais ou para o seu curso online de maquiagem. 

 

 

O assunto trata de algo totalmente estético e visual, que é a maquiagem. Por isso, eu não posso deixar de falar de fotos e vídeos, para que seja um conteúdo mais tangível. Sendo assim, preze pela qualidade visual em termos de produção do seu conteúdo. 

 

 

Invista em equipamentos de qualidade que não necessariamente sejam caros, mas que tenha uma boa entrega dentro de um bom custo-benefício. Também tenha atenção ao outros detalhes como iluminação, qualidade do vídeo e/ou da foto, cenário etc. 

 

 

Pense também na qualidade dos produtos que você irá usar. Não precisam ser caros ou de última geração. No começo, talvez, você não tenha um capital inicial para investir tanto em produtos de alta qualidade. Você pode usar produtos mais baratos, desde que teste antes para verificar se podem ser usados em uma maquiagem que você vai apresentar para a sua audiência. 

 

 

Mas não se preocupe tanto com isso! Se você é profissional, já tem os produtos adequados. Se não é, conforme você for evoluindo, terá condições de comprar produtos melhores. Não deixe isso te impedir de começar. Deixe claro que tipo de produtos você está utilizando e quais situações e condições eles atendem bem e quais não. E procure usar os que têm minimamente uma qualidade adequada para estarem nos seus conteúdos, como já foi dito anteriormente. 

Colocando seu curso de maquiagem online no mercado

 

 

Agora que você já sabe como ter uma base para criar o seu curso de maquiagem online e o que é preciso para começar, é importante entender como fazer isso da melhor forma. Vem comigo?

 

 

Você pode optar por disponibilizar as aulas do seu curso de maquiagem online de maneira gratuita ou paga. A forma gratuita mais popular é através do YouTube. Na verdade, é gratuita para quem assiste, mas para o dono do canal e dos vídeos, pode gerar um valor monetário sim!

 

 

Mas atenção: para que isso aconteça, é preciso ter um número mínimo de visualizações e estar dentro de alguns critérios da plataforma do YouTube. Então, se você não quer depender disso e prefere garantir sua renda extra, opte por uma plataforma de empreendedorismo digital

 

 

Ao usar uma plataforma de empreendedorismo digital, você está contratando um serviço que entende suas necessidade e busca atendê-las. Os criadores de conteúdo que usam o YouTube fazem muitas reclamações sobre a plataforma e muitos youtubers grandes e conhecidos se mostram insatisfeitos com algumas questões da empresa para com os donos dos canais. 

 

 

Além disso, uma plataforma de empreendedorismo digital conta com uma equipe de suporte preparado para atender às suas demandas e as de seu negócio digital. Você também terá uma melhor orientação em caso de dúvida muito mais voltada para um atendimento atencioso e assertivo.

 

 

Só para deixar bem claro: o YouTube é muito legal e válido para educar a sua audiência e oferecer conteúdos valiosos, além de criar sua autoridade no ramo. Mas é muito difícil monetizar dentro dessa plataforma, então, por mais que investir em uma plataforma especializada seja um pouco mais custoso, vale a pena!

 

 

Mas, qual plataforma escolher? 

HeroSpark

 

 

A HeroSpark tem bastante experiência na criação de negócios digitais, em especial cursos online, e sabe muito bem do que seus clientes precisam. Somos a plataforma mais completa de empreendedorismo digital e a principal solução para ensino online do Brasil e América Latina. São mais de 1600 clientes e 6,5 milhões de usuários ativos em mais de 20 países.

 

 

Com a plataforma da HeroSpark, você conta com todos os benefícios citados acima da nossa plataforma especializada em empreendedorismo digital.

 

 

Ah! E ainda tem o sistema de afiliados, que pode ajudar você nas vendas do seu curso online de maquiagem. Você sabia disso? E você ainda pode fazer mais uma renda extra nesse sistema também.

 

 

Acreditamos que todas as pessoas possuem um conhecimento especial que as tornam especialistas em algo. Se você deseja tirar o seu curso de maquiagem do papel o quanto antes, você precisa conhecer o SparkStart, programa capaz de tirar você do zero e levar até o sucesso.

 

 

 

 

Até a próxima, herói.

pesquisa panorama dos negócios digitais