David Ogilvy: 6 lições desse publicitário para aplicar no seu negócio hoje!

empreendedor pensando nas lições para aprender com david ogilvy
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Quem trabalha vendendo produtos digitais, sabe da importância de aplicar estratégias de marketing para gerar boas vendas. E para melhorar ainda mais os seus resultados, pode ser interessante conhecer as lições de David Ogilvy.

David Ogilvy é considerado como o pai da publicidade. Por mais que na sua época a estratégia de marketing de conteúdo ainda não existisse, ele conseguiu gerar ensinamentos fortes sobre marketing que podem ser aplicados ainda hoje.

Quer conhecer mais sobre essa figura e seus 6 principais ensinamentos que você pode aplicar no seu negócio digital? Então continue conosco e conheça mais sobre o David Ogilvy.

Quem foi David Ogilvy?

David Ogilvy nasceu em 1911 na cidade de West Horsley, na Inglaterra. Quando novo, ele era um bom estudante e chegou a ganhar uma bolsa de estudos e até a ser aprendiz de chef de cozinha em Paris. Porém, seus estudos não obtiveram muito sucesso.

Isso fez com que, em 1932, ele acabasse indo trabalhar como vendedor de fogões na Escócia. Aqui, suas habilidades de vendas começaram a surgir e destacar David entre os demais.

Na época, David era um vendedor tão bom que seu chefe pediu que ele escrevesse um manual de vendas para os demais vendedores utilizarem.

O material chamado de The Theory and Practice of Selling the AGA Cooker (“A teoria e a prática de vendas do fogão AGA”) tinha uma qualidade tão boa que fez David ser chamado para trabalhar como redator em uma agência de publicidade.

Depois de um tempo trabalhando na agência, David interrompeu sua carreira para atuar na Segunda Guerra Mundial. Nesse período, ele trabalhou no serviço de Inteligência Britânica, nos Estados Unidos.

Com essa experiência, David Ogilvy começou a se interessar e focar seu tempo no estudo do comportamento humano, bem como no que levava as pessoas a consumir. Por conta disso, ele conseguiu criar seu próprio método de vendas.

Assim, em 1948, quando a guerra terminou, David fundou sua própria agência de publicidade, a Ogilvy & Mather, o que fez ele se tornar ainda mais famoso e requisitado pelas demais empresas.

Alguns anos mais tarde, a Revista Times chamou David de “O mago mais procurado na indústria da publicidade”.

6 lições de David Ogilvy para aprender e aplicar no seu negócio digital

Para que David Ogilvy recebesse este título de uma das maiores revistas, ele dedicou muitos anos da sua vida à arte de vender utilizando a publicidade.

Devido a isso, o publicitário conseguiu deixar como legado diversas lições que ainda podem ser usadas hoje em dia nas estratégias de marketing e vendas, como você conhece a seguir.

1. Acredite no que você vende

Uma das primeiras lições de David Ogilvy para fazer boas vendas era acreditar naquilo que estava vendendo. Ele defendia que o produto que estamos trabalhando deve ser algo que nos deixe orgulhoso de mostrar aos outros, caso contrário, o fracasso poderia vir facilmente.

Por isso, David Ogilvy dizia que ter um certo grau de comprometimento pessoal com o produto que vai vender é necessário para que as vendas realmente aconteçam.

2. Forneça todas as informações ao cliente

Outra lição muito importante de David Ogilvy era a de que nós não devemos subestimar a capacidade de raciocínio do nosso cliente.

copy com chat gpt , herocreator

Ele pregava muito que o cliente quer ter informações sobre o seu produto. Dessa forma, quanto mais informações você passar, mais persuasivo estará sendo e, assim, conseguirá captar a atenção do consumidor e o desejo pelo item.

Esse ensinamento, assim como os demais, partiu da própria experiência de vendas de David. Na época que vendia fogões, ele conseguiu perceber que, quanto mais informações, dados, provas e fatos você oferece sobre seu produto, mais persuasivo ele será.

3. Escreva ótimos títulos

Quem trabalha com marketing digital sabe da importância de escrever bons títulos. Eles são a porta de entrada para um conteúdo e, dependendo da forma que forem escritos, podem gerar curiosidade no leitor ou afastá-los.

Mas poucas pessoas sabem que essa importância toda que os títulos têm hoje surgiu com David Ogilvy. Afinal, ele ficou muito conhecido pela sua habilidade com a escrita, já que entrou no mundo da publicidade por conta de um material de vendas que escreveu.

Devido a isso, David acredita que um bom título, daqueles que deixam um gostinho de “quero mais”, é um ótimo investimento, uma vez que a maioria das pessoas lê primeiro o título para depois decidir se vão continuar com a leitura do material.

4. Use a linguagem que seu público conhece

Outra lição que David Ogilvy ensinou e que podemos aplicar muito bem no marketing de conteúdo tem relação com a linguagem que utilizamos nas comunicações com os clientes.

Sendo assim, aqui a lição é usar uma forma de se comunicar que seja o mais parecida possível com a maneira como o seu consumidor se comunica com alguém próximo. Dessa forma, fica mais fácil de se aproximar dele.

5. Conheça seu público detalhadamente

David Ogilvy passou muitos anos de sua vida estudando o comportamento humano e a forma como as pessoas consomem produtos. Com isso, ele percebeu o quanto é importante conhecer seu público a fundo antes de vender.

Por isso, David fala que os publicitários devem aprender a investigar mais sobre o seu público e conhecer itens básicos sobre a audiência, como:

  • O que a influencia;
  • Como ela se comporta;
  • De que forma pensa;
  • Qual a necessidade dela;
  • O que essa pessoa valoriza;
  • Entre outros.

Somente assim será possível se comunicar bem com o público e gerar boas vendas. 

6. Tenha um posicionamento

Por fim, uma das lições mais valiosas de David Ogilvy tem relação com o branding e a forma como a empresa se posiciona no mercado.

David diz que para conseguir criar um bom posicionamento no mercado, de forma que sua marca seja lembrada, é precisa entender dois pilares básicos:

  1. O que é o produto;
  2. Para quem está vendendo.

Ao definir estes pontos, já será possível criar um posicionamento mais forte no mercado que dure por anos.

E aí, gostou de conhecer as principais lições de David Ogilvy? Ao conhecê-las conseguimos usá-las com sabedoria, não é mesmo?

Mas se você quer colocar em prática as lições do publicitário usando as estratégias atuais, você precisa conhecer o Kit de Marketing Digital da HeroSpark!

A partir dele, você acessa todo o conteúdo que precisa para começar a vender produtos digitais online e criar estratégias que realmente convertam!

E o melhor é que o kit está gratuito por tempo limitado! Portanto, aproveite e baixe-o agora mesmo!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *