Edtech: o que é e como transformam a educação?

Close de tela de computador com professor lecionando aula online em edtech
Se você não sabe o que é edtech, atualize-se aqui sobre as inovações no ensino
Extensão plano basic

Engana-se quem pensa que a aprendizagem acontece apenas por meio de uma sala de aula tradicional na qual o aluno senta na frente de um professor e fica apenas escutando. Esse panorama mudou depois que os avanços tecnológicos e são o centro do que é edtech.

Essas startups surgiram porque os empreendedores identificaram uma lacuna no mercado e resolveram investir na área educacional. A partir disso, a maneira de ensinar foi reinventada pela tecnologia para melhorar o processo de aprendizagem, bem como aumentar o nível de democratização da educação.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e confira!

Inscreva-se abaixo e garanta 30 dias de acesso gratuito ao melhor conteúdo para acelerar a criação e a performance do seu produto digital.

O que é edtech?

Edtech são empresas que usam a tecnologia para criar soluções inovadoras na área de educação. Nesse caso, podemos englobar as startups que oferecem para o mercado cursos online, softwares LMS, plataformas de ensino, games educativos, simuladores de realidade virtual, entre outras ferramentas.

Essas startups estão presentes em todos os níveis de ensino, ou seja, existem edtechs que atuam no ensino básico, na graduação, nas especializações, no ensino técnico e na educação corporativa. Portanto, as inovações nessa área podem ser aplicadas em todos os âmbitos, desde as escolas até as empresas.

Vale destacar que as edtechs surgiram para revolucionar o ambiente das instituições de ensino tradicionais. Já que criam ferramentas baseadas em diversos recursos tecnológicos para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, como o e-learning, a gamificação, a inteligência artificial, a realidade aumentada, entre outros.

Por exemplo, nas universidades é possível fazer aulas de Engenharia Civil mais realistas. Isso porque existem simuladores de realidade virtual que podem ser utilizados pelos alunos tanto na educação presencial quanto na a distância.

Também não podemos deixar de mencionar os jogos educativos que ajudam os alunos dos cursos tecnológicos de gestão a administrar todos os setores de uma empresa. 

Assim como os cursos online internos usados nas organizações para que o novo colaborador entenda como funcionam os processos de trabalho durante o onboarding.

copy com chat gpt , herocreator

Portanto, as inovações produzidas pelas edtechs têm ajudado muito as pessoas a aumentar o seu nível de conhecimento, pois oferecem subsídios para facilitar o processo de aprendizagem.

Quais as vantagens da edtech?

É necessário abordar as vantagens proporcionadas pelas edtechs. Dentre elas podemos destacar duas principais para os alunos:

  • melhoria do processo de aprendizagem;
  • aumento de interesse pelo conhecimento.

Não podemos deixar de comentar que não é somente os discentes que ganham com as vantagens. Os professores, as instituições de ensino e as empresas que contratam as ferramentas também têm benefícios. Ou seja, eles conseguem ter recursos para acompanhar o desempenho dos alunos ou dos funcionários.

Assim, fica mais fácil encontrar alternativas para ajudá-los a obter um melhor aproveitamento dos estudos. Ademais, podemos dizer que a principal vantagem da criação das edtechs é a democratização da educação.

Dessa forma, muitas pessoas que antes não tinham acesso à educação, agora podem fazer cursos online de qualidade por um preço mais acessível – ou até de graça, em alguns casos.

Quais os desafios?

Infelizmente, as edtechs também enfrentam desafios. Por exemplo, existem educadores e gestores de instituições de ensino que não querem se adaptar às novas tecnologias. Esse comportamento acontece porque eles têm receio de que elas substituam as salas de aula.

Mas isso não é verdade, pois essas novas ferramentas estão surgindo para complementar o trabalho realizado dentro do ambiente de estudos. Dessa forma, todos os alunos, independente do seu estilo de aprendizagem, conseguem reter o conhecimento necessário para ter um bom futuro profissional.

Outro desafio é a falta de infraestrutura adequada. Ou seja, as instituições de ensino e as empresas não têm capacidade técnica e humana para colocar essas ferramentas para funcionar de maneira correta. Isso dificulta a adoção delas por parte dessas organizações.

Diante dessa realidade, as Edtechs precisam encontrar alternativas para que as suas ferramentas sejam mais aceitas pelo seu público-alvo. Assim, fica mais fácil implementá-las nos ambientes educacionais e empresariais para que as pessoas tenham mais acesso a educação de qualidade.

Agora que você já sabe o que é Edtech, que tal ingressar nesse mercado ou aprofundar seus estudos? Criamos O Guia do Planejamento de Curso Online para te a construir seu curso.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *