O e-learning é uma modalidade de ensino não presencial que cresce exponencialmente e é um nicho promissor no mercado. Só para ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios, em 2018, a educação remota já representava 24,3% do total de matrículas de graduação.

 

Esse modelo educacional condiz com a realidade vivida no mundo: o aumento da conexão das pessoas com a tecnologia. Investir nisso é saber que o seu negócio vai acompanhar as novidades, vai estar atualizado e preparado para o futuro.

 

Quer entender o que é o e-learning, quais são os seus benefícios e como criar um curso de sucesso? Continue a leitura.

 

O que é e-learning?

 

Existe certa semelhança entre e-learning e o EaD, que se popularizou nos últimos anos. No entanto, há uma diferença básica, tendo em vista que o ensino à distância é aquele em que professor e aluno não estão presentes no mesmo local. Nesse caso, não necessariamente, precisa ser intermediado pela internet, pode ser por transmissões de televisão, rádio, CD’s e outros métodos.

 

Já o e-learning se refere aos métodos que dependem, obrigatoriamente, da conexão com a internet para funcionar. Assim, a tradução da expressão significa “aprendizagem eletrônica”. Nessa forma de ensino, é comum existir um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual os professores disponibilizam materiais e os alunos tiram dúvidas e entregam as suas atividades.

 

Esse recurso pode ser aplicado em várias áreas de conhecimento e com diferentes objetivos, mas existem dois que são os principais. O primeiro e mais conhecido, é o educacional — como cursos online livres, técnicos e universitários. 

 

O outro modelo é o corporativo que consiste em treinar e desenvolver os colaboradores de determinada organização. Ele tem várias vantagens para a empresa, como a economia de custos e a acessibilidade. 

 

Quais são os benefícios do e-learning?

 

Maior alcance

O ensino presencial tem alguns obstáculos, que vão desde a limitação geográfica até a compatibilidade de horários. O e-learning permite que o estudante acesse as aulas no horário que lhe for mais conveniente e em qualquer lugar do mundo. 

Assim, existe uma maior facilidade de estudos para aquelas pessoas que trabalham, cuidam de casa, de filhos ou que tenham qualquer outro compromisso que atrapalham o estudo presencial. Além disso, o indivíduo não fica restrito somente aos cursos que são ofertados na sua região. É possível explorar infinitas possibilidades.

 

Possibilidade de escalar

Uma vez que o curso é criado e disponibilizado para a primeira turma, ele pode ser utilizado com uma infinidade de outras turmas. Para isso, basta apenas atualizar ou criar conteúdos frequentemente para garantir a atualização do curso.

 

Para entender melhor sobre esta estratégia, é válido conhecer a plataforma Spark University. Ela disponibiliza centenas de aulas atualizadas para os seus assinantes, as quais estão sempre prontas para qualquer novo aluno, independentemente da data de assinatura.

 

Guia do planejamento do curso online

Aulas mais atrativas

É inegável que o ambiente virtual proporciona momentos de aprendizagem menos monótonos. Geralmente, as aulas são mais curtas, práticas e diretas, com uma didática mais moderna. Além disso, os professores costumam ser mais atualizados, especializados e colecionam conquistas alcançadas pelo método ensinado.

 

Existe uma forte tendência de que as pessoas façam a migração para o ensino online. Então, quem já estiver inserido no mercado e com boas aulas, tem maiores possibilidades de se destacar. 

 

Como criar um e-learning de sucesso?

 

Planeje

O planejamento é uma tarefa básica antes de iniciar qualquer projeto, mas é preciso ter atenção e organização para não perder mais tempo do que o necessário nesta etapa. Esse é o momento de:

 

  • escolher o tema;
  • definir o público-alvo;
  • fazer um estudo do público e da concorrência;
  • definir qual vai ser a estrutura;
  • quantificar metas;
  • escolher a plataforma para hospedagem;
  • selecionar bons parceiros.

Crie uma programação atrativa

Definir uma boa programação é o que vai dar força ao seu produto. Então, selecione a maior quantidade possível de materiais de qualidade, atualizados e relevantes para o seu conteúdo e use de inspiração. Lembre-se que o seu produto deve ser único, mas ter boas referências é essencial no processo.

 

Com isso, elabore um roteiro com os pontos que deseja abordar no curso e, depois, escreva o conteúdo de cada um dos tópicos escolhidos. Isso vale tanto para curso gravado quanto para os escritos. De preferência, conte com alguém para revisar o que foi feito e, após aprovado, é só finalizar a programação no formato escolhido. 

 

Faça uma boa divulgação

Se não existir um marketing digital eficiente, não adianta de nada ter um bom material, com uma equipe qualificada e a plataforma ideal. Por isso, trouxemos algumas estratégias que podem ser utilizadas independentemente do seu público.

 

Antes do lançamento, produza muito conteúdo de qualidade no blog e nas redes sociais. Isso ajuda a criar autoridade no mercado e para que as pessoas saibam da sua capacidade de transmitir conhecimento. Após o lançamento, pode continuar postando os materiais informativos, mas sempre mesclando com a divulgação do produto.

 

Se tiver depoimentos de alunos, é importante divulgá-los, para mostrar a satisfação das pessoas em ter o seu produto/serviço. E, se tiver uma lista de leads, não esqueça de enviar e-mail marketing, uma vez que o recurso também apresenta ótimas taxas de conversão. 

 

Mensure os resultados

Depois de lançar o curso, ainda que atinja a sua meta de vendas, não esqueça de avaliar — constantemente — o seu progresso. Esse acompanhamento é a única maneira de saber o que pode ser melhorado, para obter resultados ainda melhores. Por isso, observe:

 

  • como está o volume de vendas;
  • qual é o índice de retenção de alunos;
  • qual é o engajamento dos alunos em fóruns do curso;
  • qual é o nível de satisfação dos alunos;
  • entre outros aspectos relevantes.

O ensino por e-learning traz benefícios tanto para quem promove o curso quanto para quem se coloca na condição de estudante. Por isso, invista na modalidade, seja para os colaboradores da sua empresa, seja para lançar um curso educacional.

 

Como falamos, é importante contar com bons parceiros neste processo. Portanto, conte com a plataforma da HeroSpark para te ajudar.  E veja também este vídeo:

 

pesquisa panorama dos negócios digitais