Enquetes para Instagram: 6 ideias de perguntas

imagem de mulher segurando um smartphone e sorrindo para a tela. Imagem com o texto "enquetes para Instagram"
Enquetes para Instagram são uma ótima ferramenta para engajamento com a sua audiência
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Toda estratégia que ajude com o engajamento das redes sociais é bem-vinda, não é mesmo? Fazer enquetes criativas para Instagram é uma delas.

O aplicativo possibilita a criação de enquetes nos stories por meio dos seus adesivos (stickers). Ou seja, basta criar um story normal e, antes de publicá-lo, adicionar um dos botões de enquete.

Confira, a seguir, boas práticas na criação de enquetes para Instagram e 6 ideias para você se inspirar e fazer as suas.

HeroSpark é uma plataforma fácil, rápida e segura para vender cursos online, e-books, mentorias, comunidades ou qualquer outro infoproduto nas redes sociais. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

Melhores práticas para enquetes para Instagram

Ao analisar de perto uma conta no Instagram, é possível perceber quando o social media, ou o próprio dono do perfil, tenta analisar dados dos usuários para utilizá-los na estratégia. 

Quem analisa o próprio público, é capaz de entregar publicações personalizadas e distintas dos perfis similares. 

É esse o propósito de criar enquetes. Com elas, você pode estudar os dados coletados e compreender se está alinhado com as expectativas dos pretensos clientes.

Agora, veja como criar enquetes e coletar informações de forma estratégica.

Contextualização

Em vez de apenas jogar a enquete no perfil, repentinamente, faça stories prévios, como se fosse uma conversa. 

Por exemplo: imagine que você quer colher ideias para lançar um webinário. Antes de perguntar nos stories, conte sobre um evento que você assistiu e que marcou muito. 

Menos texto, mais imagem

Os stories duram alguns segundos e, a maioria das pessoas, gostam de acompanhar dezenas de perfis no Instagram. Então otimize o tempo delas e use mais imagens que textos.

Ferramentas úteis

Invista em ferramentas úteis para as enquetes, como o Pinterest, que disponibiliza imagens de qualidade, e o Canva, que ajuda na criação de stories customizados.

Tipos de enquetes

Enquete é um termo bastante genérico, já que a rede social dispõe de vários stickers para interagir com o público. Veja quais são e pense qual se encaixa melhor com o seu objetivo:

Caixinha de perguntas

Opção na qual você pode fazer uma pergunta para que os espectadores respondam no espaço indicado. 

A maioria das pessoas utilizam a caixinha do jeito oposto, para que os seguidores façam as perguntas. 

copy com chat gpt , herocreator

A desvantagem da caixinha é que ela não é tão envolvente, já que exige mais criatividade e proatividade do seguidor.

Emoji deslizante

É o adesivo no qual você pode escrever uma pergunta ou frase e o usuário pode deslizar um emoji, da sua escolha, indicando a intensidade com que ele se identifica com a frase — seja concordando, discordando etc.

Enquete de 2 opções

É o sticker clássico da enquete. Você faz uma pergunta e o usuário pode responder com um pequeno texto (sim ou não, por exemplo). 

Mas é possível também colocar apenas emojis e tornar a enquete mais interativa. 

Teste

É uma enquete um pouco mais elaborada mas, ainda assim, mais simples que a caixinha de perguntas. 

Nessa opção, você digita a frase e também apresenta 4 opções diferentes — automaticamente determinadas como A, B, C, D — para serem votadas.

Ao tocar no ícone dos dados, na parte debaixo do sticker, o Instagram já faz sugestões de perguntas, como “Adivinhe meu recheio de pizza favorito…”.

6 ideias de perguntas criativas para as enquetes

Afinal, quais perguntas fazer? Depois de contextualizar, experimente algumas destas ideias com sua audiência:

Peça feedbacks sobre novidades no serviço ou produto

Se você pôs em prática alguma novidade ou funcionalidade a mais no seu negócio, peça as impressões do seu público por meio das enquetes.

Explore o tema do post do dia ou de uma data comemorativa

Nos dias em que houver uma publicação no feed, faça um quiz ou elabore perguntas relacionadas. Já nos dias sem post, aproveite uma data comemorativa ou alguma notícia.

Faça “batalhas” de produtos ou de marcas

Crie imagens com um produto ao lado do outro, ou marcas, e, com a enquete de 2 opções, peça para o seguidor escolher a opção favorita dele.

Pergunte temas que os seguidores gostariam de ver

Preferencialmente no começo ou no fim de cada mês, peça sugestões de assuntos para abordar no Instagram. 

Grave os bastidores e crie enquetes relacionadas

O que acontece na sua empresa, às vezes, pode ser compartilhado para o público e gerar bastante conexão. Aproveite e peça a opinião do público sobre fatos e novidades que acontecem nos bastidores.

Use o emoji deslizante para as respostas das enquetes

Escreva 3 frases no story, uma ao lado da outra, e coloque o emoji deslizante para as pessoas responderem de forma prática e interativa.

Como você viu, as enquetes para Instagram são recursos poderosos para ter uma boa estratégia de marketing e vender mais por esta rede social. 

Agora que você já sabe como usar as enquetes para potencializar o engajamento do seu Instagram, que tal aprimorar a qualidade da gravação dos seus materiais? Temos um e-book gratuito com dicas para montar um estúdio com qualidade profissional em casa, gastando pouco!

Aprimore a qualidade das suas gravações no Instagram

Agora que você já sabe como usar as enquetes para potencializar o engajamento do seu Instagram, que tal aprimorar a qualidade da gravação dos seus materiais?

Quero meu e-book grátis

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *