Estratégia digital: o que é e como montar uma de sucesso

Estratégia digital

Para ter sucesso no mercado digital, é necessário estruturar um planejamento e traçar alguns objetivos. Esses elementos fazem parte da chamada estratégia digital, mas você sabe o que isso significa? 

Esse conceito é muito confundido com presença digital, porém ele está mais atrelado às iniciativas que podem fortalecer o posicionamento da marca e garantir ótimos resultados aos infoprodutores.

E aí, quer saber como montar uma boa estratégia digital? Então, continue a leitura e confira também como sua marca pode fazer uso desses recursos, impulsionar as vendas de um produto ou serviço e alavancar a geração de leads. Boa leitura!

O que é estratégia digital?

Estratégia digital é um conjunto de ações que um empreendedor usa para manter sua marca ativa no ambiente online. Ou seja, são ações para garantir a presença digital do seu negócio, bem como a conquista de novos clientes.

Vale dizer que, na atualidade, você não pode focar apenas nas ações offline, em especial, quando se trata de infoprodutos. É necessário mesclar com as estratégias online para ter um maior alcance e, consequentemente, maiores chances de vender o seu produto.

Portanto, estratégia digital é uma maneira de você conseguir planejar as suas ações no ambiente online para que os resultados esperados sejam atingidos dentro de um determinado período de tempo.

Por isso, ela deve ser construída com base no seu planejamento estratégico. Isso porque, tanto a estratégia macro quanto a digital precisam estar alinhadas. 

Quais são as estratégias de marketing digital?

Investir em marketing digital é fundamental para quem deseja apostar em um modelo de negócio escalável. 

Mas, para que os resultados sejam alcançados, é importante incluir no planejamento uma série de estratégias digitais. Elas são variadas e podem trazer grandes benefícios para o seu negócio. 

Nesse sentido, entre as principais estratégias de marketing digital que uma marca pode incluir em seu planejamento online estão:

  • Disparo de e-mail marketing;
  • Uso de landing pages para geração de leads;
  • Produção de material rico com o marketing de conteúdo;
  • Entre outras…

Além disso, uma outra estratégia de marketing digital muito poderosa e que ajuda a se aproximar ainda mais do público-alvo é a utilização das redes sociais. Inclusive, um exemplo de conteúdo é apresentar o cotidiano da sua empresa ou sua rotina de criação.

Isso porque, o público costuma se conectar com marcas que se mostram reais, o que ajuda a criar um senso de empatia e impulsiona a participação da audiência em tudo que o infoprodutor propor como interação. 

Como definir uma estratégia digital de sucesso?

Agora chegou o momento de aprender como criar uma estratégia digital na prática. Diante disso, acompanhe os próximos tópicos e descubra como fazer esse processo. Vamos lá!

1. Defina o avatar

O primeiro passo é definir o seu avatar, ou seja, identificar quais são os desejos, as dores, as características, os hábitos de consumo e as objeções de compra do seu cliente ideal. Isso porque, sem essa descrição, não é possível definir estratégias eficientes. 

Assim, com essas informações em mãos, você consegue decidir pontos importantes da estratégia, como:

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
  • Quais canais digitais serão utilizados;
  • Como será distribuído o conteúdo de acordo com o funil de vendas;
  • Quais são as melhores palavras-chaves;
  • Entre outros.

2. Defina o objetivo

Traçar objetivos não é importante apenas para a definição de um alvo a ser alcançado. Mas, principalmente, porque ajuda a estabelecer métricas e mensurar os resultados da sua estratégia. São os objetivos que vão guiar sua tomada de decisões. 

Por isso, para ter sucesso na estratégia, é preciso manter o foco no objetivo, mesmo que seja para recalcular sua rota no mercado digital.

Entre alguns exemplos de objetivos que infoprodutores podem estabelecer, podemos destacar:

  • Ampliar o reconhecimento da marca;
  • Aumentar a porcentagem de vendas do infoproduto;
  • Gerar mais leads qualificados.

3 Analise a sua capacidade produtiva

Um dos grandes erros dos produtores digitais é não ter uma estratégia de produção de conteúdo realista, que condiz com sua capacidade produtiva.

Na ânsia de escalar seus conteúdos e atrair mais tráfego orgânico para suas redes, é comum que infoprodutores montem um planejamento que não vão conseguir dar conta. Ou, ainda, acabam produzindo com qualidade abaixo do esperado por falta de tempo.

Por isso, é importante definir uma média de conteúdos que podem ser produzidos para redes sociais, sem ter a qualidade comprometida.

Algumas dicas para planejar melhor sua produtividade são:

  • Crie um calendário editorial;
  • Tenha templates pré-prontos para cada tipo de postagem;
  • Planeje com antecedência o seu fluxo de mail marketing.

4. Elabore as estratégias digitais

Agora você está pronto para montar as estratégias! Saiba que elas devem conter:

  • A ação;
  • O responsável;
  • O prazo;
  • Os custos;
  • A meta;
  • E os indicadores. 

Dessa forma, é possível acompanhar a performance e aplicar ações de melhoria, caso seja necessário.

Por exemplo: a estratégia digital pode ser produzir conteúdos no Instagram para aumentar em 20% o nível de engajamento. Ou, ainda, criar iscas digitais para aumentar a conversão de leads em 50% por meio do seu blog.

Diante disso, você aplica as estratégias na prática e verifica quais são os resultados. Se conseguir atingir as suas metas, significa que elas foram eficientes. Mas, se não conseguir os resultados esperados, deve criar novas estratégias para alcançá-los.

Agora que você já sabe o que é uma estratégia digital e como montá-la, que tal contar com uma ajuda extra para impulsionar seus resultados no digital? 

Conheça agora a Mentoria Impulso Digital, um programa diferente de tudo que você já viu no mercado e que vai lhe ajudar a criar um infoproduto fora do comum.

Com método validado e em posse de um verdadeiro guia de criação digital, você vai aprender a transformar suas ideias em um produto de sucesso e conquistar uma audiência fiel. 

Garanta já o seu acesso! Faça parte de um time de infoprodutores únicos e alavanque seus resultados no mercado digital.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.