Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Estratégia digital: o que é e como montar uma de sucesso

Estratégia digital

Para atuar no marketing digital é necessário investir em planejamento, caso contrário os seus objetivos não serão alcançados. Diante disso, precisamos falar da estratégia digital, já que ela ajuda você a conquistar os resultados esperados nas suas campanhas.

 

Esse conceito é muito confundido com presença digital, mas é importante lembrar que sem a estratégia você não tem presença ativa no ambiente online. Por isso, ela é tão importante para o seu negócio.

 

Quer saber o que é e como montar a sua estratégia digital? Então, continue a leitura e confira!

 

O que é estratégia digital?

 

Estratégia digital é um conjunto de ações que um empreendedor usa para manter sua marca ativa no ambiente online. Ou seja, são ações para garantir a presença digital do seu negócio, bem como a conquista de novos clientes.

 

Lembre-se de que a maioria da população está conectada por meio da Internet, seja para trabalhar, seja para entretenimento. Diante disso, os infoprodutores também precisam estar presentes no ambiente online, caso contrário não conseguirão atrair o seu público-alvo.

 

Além disso, na atualidade você não pode focar apenas nas ações offline, em especial, quando se trata de infoprodutos. É necessário mesclar com as estratégias online para que você tenha um maior alcance e, consequentemente, maiores chances de vender o seu produto digital.

 

Portanto, estratégia digital é uma maneira de você conseguir planejar as suas ações no ambiente online para que os resultados esperados sejam atingidos dentro de um determinado período de tempo.

 

Por isso, ela deve ser construída com base no seu planejamento estratégico. Isso porque tanto a estratégia macro quanto a digital precisam estar alinhadas para que você obtenha uma boa performance e conquiste os seus objetivos.

 

Como montar uma estratégia digital de sucesso?

 

Agora chegou o momento de aprender como criar uma estratégia digital na prática. Diante disso, acompanhe os próximos tópicos e descubra como fazer esse processo. Vamos lá!

 

Analise o planejamento estratégico

 

67 headlines para páginas de vendas

O primeiro passo para montar uma estratégia digital é ter um planejamento estratégico definido. O seu negócio precisa ter missão, visão e valores, bem como os objetivos macros bem estruturados para que você consiga criar estratégias para o ambiente online.

 

Lembre-se de que quando você sabe qual é o seu negócio e onde pretende chegar com ele, fica mais fácil definir quais são as estratégias para atingir os resultados esperados. Diante disso, após analisar o planejamento estratégico, você consegue criar as ações mais eficientes.

 

Nesta etapa, você pode contar com o auxílio da construção do Canvas:

 

 

Defina o avatar

 

O próximo passo é definir o seu avatar, ou seja, identificar quais são os desejos, as dores, as características, os hábitos de consumo e as objeções de compra do seu cliente ideal. Isso porque sem a descrição do avatar não é possível definir estratégias eficientes.

 

Com essas informações em mãos, você consegue decidir pontos importantes da estratégia, como:

 

  • quais canais digitais serão utilizados;
  • como será distribuído o conteúdo de acordo com o funil de vendas;
  • quais são as melhores palavras-chaves;
  • entre outros.

 

Elabore as estratégias digitais

 

Agora você está pronto para montar as estratégias. Elas devem conter a ação, o responsável, o prazo, os custos, a meta e os indicadores. Dessa forma, é possível acompanhar a performance e aplicar ações de melhoria caso seja necessário.

 

Por exemplo, a estratégia digital pode ser produzir conteúdos no Instagram para aumentar em 20% o nível de engajamento ou, ainda, criar iscas digitais para aumentar a conversão de leads em 50% por meio do seu blog.

 

Diante disso, você aplica as estratégias na prática e verifica quais são os resultados. Se conseguir atingir as suas metas, significa que elas foram eficientes. Mas, se não conseguir os resultados esperados, deve criar novas estratégias para alcançá-los.

 

Agora que você já sabe o que é uma estratégia digital e como montá-la, que tal acompanhar nossos conteúdos sobre empreendedorismo digital? Então, nos siga no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …