Como criar uma landing page grátis em 30 minutos

Imagem de um bloco de papel escrito landing page grátis

Se você tem um negócio digital, criar uma landing page grátis com certeza vai te ajudar a vender mais e a promover seus produtos ou serviços.

Caso ainda não tenha utilizado essa ferramenta, pode estar se perguntando se vale a pena investir em um template pago, ou se existem opções gratuitas de qualidade, certo?

A boa notícia é que é possível utilizar landing pages grátis para ter sucesso nas vendas! 

Faça sua conta gratuita na HeroSpark

Neste artigo, vamos te explicar os benefícios de uma landing page e te apresentar 4 ferramentas gratuitas para você criar a sua. Vamos começar?

O que é landing page?

As landing pages, também conhecidas como “páginas de destino”, são páginas na internet que podem ser acessadas a partir de e-mails, sites, anúncios, etc.

Essencialmente, as landing pages têm um formulário que os visitantes preenchem com seus dados em troca de uma oferta específica. Elas são usadas como estratégia de marketing digital para converter leads.

Esse tipo de página costuma ter menos elementos do que uma página web tradicional, pois geralmente têm altas taxas de conversão.

Os tipos de landing page mais comuns no mercado são:

  • Página de captura: disponibiliza algum material gratuito e um formulário de cadastro. O visitante recebe o cadastro e é redirecionado para outra página.
  • Página de agradecimento: sequência da página de captura. É onde a pessoa que preencheu o cadastro recebe o acesso ou o link para download do material gratuito.
  • Página de vendas: página de oferta de um produto, com informações sobre ele, informações de pagamento e link para compra.

Com esse tipo de página, você obtém uma base para estudar formas de atingir o seu público, conforme o seu funil de vendas.

Quais são as melhores ferramentas para criar landing page grátis?

Se você não entende de design e programação e não tem a possibilidade de investir na contratação de profissionais desses segmentos, não há motivos para preocupações.

Isso porque existem ferramentas que oferecem layouts de landing prontos, nos quais você só precisa inserir as informações sobre o seu negócio e produto!

Hoje trouxemos opções para você conhecer:

1. Hello Bar

O Hello Bar não é uma ferramenta própria para a criação de landing pages, mas ela pode ser utilizada para isso.

A ferramenta consiste em um plugin do WordPress, que pode ser instalado em seu site ou blog para exibir uma informação para o visitante ou apenas para solicitar informações de contato.

Trata-se daquela barrinha muito utilizada, localizada no cabeçalho de um site, blog ou e-commerce. O Hello Bar deve ter um CTA atrativo para levar o usuário a realizar determinada ação.

O plugin é gratuito, mas você pode contratar planos avançados que possuem mais funcionalidades. Há, também, a possibilidade de exibir anúncios na Rede de Display do Google.

2. Wix

O Wix é uma ótima opção para quem deseja ter acesso a um alto grau de customização na criação dos seus sites e landing pages.

A ferramenta oferece um pequeno acervo de páginas prontas para você editar conforme a sua campanha. Com o Wix, é possível criar landing pages eficientes para obter informações essenciais sobre seu público por meio de relatórios e testes A/B.

3. Sendinblue

O Sedinblue é conhecido por seus serviços de automação em marketing e sua ferramenta de e-mail marketing. Mas, além disso, a plataforma oferece um construtor de landing pages.

Com ele, é possível criar o design que você quiser, adaptado à sua marca, a partir de modelos prontos ou começando do zero, conforme o que você preferir.

Esse editor funciona no modo “arrastar e soltar”, e você pode inserir páginas adicionais, criando um processo de captação de leads guiado.

4. HeroSpark

Com a ferramenta da HeroSpark, você consegue montar sua landing page de forma 100% gratuita, mesmo sem ter conhecimento algum sobre design, copywriting ou programação. 

Nós utilizamos títulos e descrições testados e aprovados, que geram resultados, além de muitas outras funcionalidades necessárias para o processo de um funil de vendas.

Na HeroSpark, basta realizar seu cadastro e usar os layouts e ferramentas gratuitos para transformar a página conforme a sua necessidade. 

Os templates oferecidos pela Hero são testados e alcançam 90% de conversão para alguns clientes. Isso significa que, a cada 10 pessoas que acessam uma landing page, 9 baixam o material oferecido nela e se tornam leads. 

Ou seja, nossas landing pages realmente convertem!

As landing pages da HeroSpark contam com todos os principais elementos de uma landing page, podendo ser inseridos ou não em sua página, conforme sua preferência:

  1. Título e apresentação: as informações que ficam no topo da página. São aquelas que o leitor lê primeiro.
  2. Formulário: claro, uma landing page sem um formulário simplesmente não faz sentido. Os formulários das páginas da HeroSpark ficam em destaque, já que o objetivo é que o visitante não saia da página sem preencher.
  3. Informações adicionais sobre o seu produto: nesta área da página, você pode adicionar um resumo ou uma lista de benefícios do seu produto.
  4. Apresentação do autor: você pode inserir uma foto sua ou da sua equipe com um texto biográfico, falando mais sobre quem é(são) o(s) autor(es) do produto oferecido.
  5. Call-to-action: essa é a chamada que convida o visitante a preencher o formulário ou clicar em um botão, conforme o objetivo da página.
  6. Depoimentos: é possível adicionar depoimentos de pessoas que compram ou já compraram seu produto ou serviço. Isso contribui para gerar mais autoridade para você.
  7. Rodapé: toda página possui um rodapé, certo? Na landing page da HeroSpark, você pode adicionar seu logo e botões que levem para as suas redes sociais.

Qual é a diferença entre landing page grátis e paga?

A única diferença entre a criação de landing pages gratuitas e pagas é a limitação de recursos que o site vai te permitir utilizar. Assim, as pagas acabam oferecendo alguns recursos a mais de personalização para o cliente. 

No entanto, a melhor recomendação para aqueles que estão começando é utilizar landing pages grátis, pois frequentemente elas já têm recomendações de templates prontos, testados e de uso intuitivo, como os da HeroSpark.

Quais são os benefícios de uma landing page grátis?

Com um mundo cada vez mais imediatista, muitas vezes, demorar um pouco para lançar uma oferta pode ser fatal para as suas vendas. Por isso, principalmente no mundo dos negócios digitais, é necessário sempre buscar soluções rápidas e práticas.

Se você precisa criar uma landing page em um curto período de tempo e não tem orçamento para pagar uma plataforma de LPs, o que é muito comum, a melhor solução é optar por uma landing page grátis. 

As plataformas de landing page grátis normalmente atendem a todos os requisitos essenciais para criação de uma LP eficiente para converter leads. Elas são simples, têm templates prontos e rapidamente são colocadas no ar.

Afinal, o que mais importa em uma landing page, grátis ou não, é o conteúdo oferecido e a forma em que as palavras e os elementos visuais são usados. 

Por que criar landing pages?

É natural ter dúvidas antes de investir em um criador de landing pages. Afinal, seja uma ferramenta gratuita ou paga, você precisará dedicar-se para criar a página ideal. 

Entretanto, o retorno pode ser bastante vantajoso para a sua estratégia e resultar em mais vendas. Se ainda está se perguntando por que deve criar landing pages, trouxemos alguns motivos para você adotar a ferramenta.

Banner glossário marketing digital

Em geral, as landing pages devem ser implementadas em lugares em que seu negócio digital tenha um bom volume de público, como redes sociais, sites ou blogs. 

O motivo da eficiência é que elas convertem em leads as pessoas que geram tráfego aos seus canais de comunicação. Ou seja, elas transformam as pessoas em potenciais clientes de seu negócio.

Além disso, elas possuem outros benefícios como:

  • Captam as informações importantes para você estabelecer um relacionamento com o seu lead;
  • Incentivam a tomar uma decisão com chamadas na página, levando o visitante a clicar e baixar o seu conteúdo;
  • Conferem mais praticidade para atrair seu público–alvo para a sua oferta de forma segmentada;
  • Permitem o acompanhamento dos resultados para avaliar o sucesso das estratégias;
  • Aumentam a conversão quando feita para uma estratégia de marketing eficiente.

Exemplo de utilização da landing page

Agora, entenda como funciona na prática. Você tem uma agência de marketing digital e quer oferecer um webinar gratuito sobre técnicas de SEO.

Para divulgar esse webinar, uma landing page poderia ser criada e divulgada em suas redes sociais ou no site de sua empresa.

No formulário, teriam perguntas pertinentes para a sua pesquisa de público-alvo, e a pessoa interessada no webinar teria que preenchê-lo para ter acesso ao conteúdo.

Com isso, você conseguiria dados do seu lead, como nome, e-mail, telefone e outras informações relevantes para conhecê-lo e poder ter um contato mais próximo. 

A partir disso, poderá oferecer um conteúdo de qualidade, fazendo com que sua empresa crie autoridade e credibilidade no assunto tratado.

Como fazer uma boa landing page grátis?

Faça CTAs convincentes

As CTAs (call to action) são frases ou palavras colocadas em pontos estratégicos a fim de convencer alguém a realizar uma ação.

Assim, é muito importante optar por uma plataforma que tenha botões de CTA personalizáveis.

Se o seu CTA estiver mal posicionado, for discreto ou confuso, o próximo passo poderá ser o fechamento da página pelo possível cliente. 

Oferte um bom conteúdo

Se você quer converter um número alto de leads, é evidente que o conteúdo ofertado pela sua landing page deve ter a melhor qualidade possível.

Se o seu conteúdo for uma aula ao vivo, por exemplo, saiba se a plataforma oferece estrutura para uma transmissão bem produzida e sem risco de falhas.

Aposte no copywriting para a landing page

Os textos utilizados na sua landing page precisam ter a capacidade de convencer o possível cliente. Para isso, é necessário ter um certo conhecimento em copywriting e storytelling.

Portanto, observe se o template da landing page grátis faz uma distribuição balanceada e harmoniosa dos textos, para que nada fique confuso.

Qual é o tamanho da landing page grátis?

A princípio, é possível afirmar que o tamanho ideal para uma landing page depende muito do seu tipo de negócio e o que você está ofertando.

Dessa maneira, para saber qual o tamanho mais adequado de landing page para sua empresa, veja se na plataforma é possível fazer mais de uma versão de LP. 

Vale lembrar que, após a criação de landing pages grátis, é bom aplicar os testes A/B, que são formas de comparar variáveis em estratégia de marketing. 

Por meio deles, é possível definir qual variável gera os melhores resultados, otimizando ainda mais a conversão das páginas, assim como outras métricas de sucesso.

Assim, aplicando os testes você pode ver pontos importantes como:

  • Se o CTA está conseguindo capturar pessoas; 
  • Se a página está chamativa o suficiente;
  • Se o título e questionário estão atraentes;
  • Entre outras métricas. 

Como criar landing page grátis na HeroSpark?

Comece a criar sua landing page agora mesmo

Caso ainda não tenha, crie uma conta gratuita na HeroSpark. Você precisará dela para seguir o tutorial abaixo

Criar conta agora

Agora que você conhece todos os benefícios que uma landing page grátis pode oferecer a você e ao seu negócio, temos uma excelente dica para você aplicar esta ferramenta. 

Conheça a landing page gratuita da HeroSpark! Para demonstrar como é fácil produzir sua própria landing page gratuita, iremos ensinar o passo a passo de como o serviço funciona.

Neste exemplo, vamos criar uma página de vendas, para oferecer um produto.

Se quiser aprofundar seu conhecimento, recomendamos também este guia de como criar boas landing pages:

Passo 1: Acesse o site da HeroSpark e escolha a opção gratuita clicando em “Começar grátis agora”.

Passo 2: Antes de criar a landing page, crie ou hospede o seu produto na Hero. Isto pode ser feito clicando em “Produtos”, no menu lateral esquerdo, depois em “criar novo produto”. Depois, escolha o tipo de produto.

Passo 3: Defina as informações básicas do produto – nome, descrição, foto, preço, entre outras, conforme os campos que forem aparecendo na tela.

Passo 4: Quando terminar de configurar o produto, clique em “Configurar página de vendas”.

Caso você queira terminar a configuração da página de vendas mais tarde, basta clicar novamente em “Produtos”, clicar sobre ele, e acessar “Configurações de venda” no menu lateral direito.

Passo 5: Selecione a opção Editor personalizado da página de vendas.

Passo 6: Clique em “Criar nova página”, depois em editar página. Você também pode clicar no botão de lápis para dar um nome à sua página de vendas.

Passo 7: Agora você poderá mudar as cores, textos, imagens e elementos da sua página de acordo com o seu gosto! Basta clicar e arrastar para editar. Caso tenha dúvidas, veja no vídeo abaixo como funciona na prática:

Passo 8: Publique as alterações. Pronto! Você acaba de criar sua landing page de vendas.

 

Por que criar sua landing page grátis na HeroSpark?

Entre tantas opções de templates de landing page grátis disponíveis no mercado, por que utilizar a HeroSpark? Com ela:

  • Você consegue montar uma landing page e colocá-la no ar instantaneamente;
  • Não é necessário ter conhecimentos em programação para utilizar a plataforma;
  • Tem acesso a templates já prontos, para economizar tempo;
  • Aumenta a produtividade e gera leads mais rapidamente.

Além disso, a plataforma também oferece:

  • Acompanhamento de leads;
  • Automação de fluxo de e-mail marketing;
  • Os templates de landing pages têm uma estrutura testada e aprovada.

E o melhor: tudo isso sem precisar ser especialista em informática. Você publica uma landing page grátis em minutos sem escrever uma linha de código. Por isso, comece hoje mesmo gratuitamente!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
2 comments
  1. Preciso montar uma página de aterrissagem / captura para coletar : Nome completo, CPF, endereço, data de nascimento, CEP, estado civil, e-mail. Por gentileza me instruem passo a passo. Por enquanto preciso fazer grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.