Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Landing page grátis funciona de verdade?

landing page grátis

Se você tem um negócio digital, criar uma landing page grátis com certeza vai te ajudar a vender mais e promover seus produtos ou serviços.

Caso ainda não tenha utilizado essa ferramenta, pode estar se perguntando se vale a pena investir em um template pago, ou se existem opções gratuitas de qualidade.

A boa notícia é que é possível utilizar landing pages grátis para ter sucesso nas vendas! Neste artigo, vamos te explicar os benefícios de uma landing page e uma ferramenta para criar gratuitamente.

 

Porque criar landing pages

 

As landing pages, que significam “páginas de aterrissagem”, são páginas na internet que podem ser acessadas a partir de e-mails, sites, blogs, anúncios e outros lugares da web.

Elas têm um formulário em que as pessoas preenchem com seus dados em troca de uma oferta específica e são utilizadas como estratégia de marketing digital para converter leads.

Devem ser implementadas em lugares em que seu negócio digital tem um bom volume de público, como redes sociais, sites ou blogs.

O motivo da eficiência é que elas convertem em leads as pessoas que geram tráfego aos seus canais de comunicação. Ou seja, elas transformam o seu público em potenciais clientes de seu negócio.

Um exemplo: você tem uma agência de marketing digital e quer oferecer um webinar gratuito sobre técnicas de SEO.

Para divulgar esse webinar, uma landing page poderia ser criada e divulgada em suas redes sociais ou no site de sua empresa.

No formulário, teriam perguntas pertinentes para a sua pesquisa de público-alvo, e a pessoa interessada no webinar teria que preenchê-lo para ter acesso ao conteúdo.

Com isso, você conseguiria dados do seu lead, como nome, e-mail, telefone e outras informações relevantes para conhecê-lo e poder ter um contato mais próximo, além de oferecer um conteúdo de qualidade, fazendo com que sua empresa crie autoridade e credibilidade no assunto tratado.

 

Diferença entre landing page grátis e paga

 

A única diferença entre a criação de landing pages gratuitas e pagas é a limitação de recursos que o site vai te permitir utilizar. Assim, as pagas acabam oferecendo alguns recursos a mais de personalização para o cliente. 

No entanto, a melhor recomendação para aqueles que estão começando é utilizar landing pages grátis, pois frequentemente elas já têm recomendações de templates prontos, testados e de uso intuitivo, como os da HeroSpark.

 

Benefícios de landing page grátis

 

Com um mundo cada vez mais imediatista, muitas vezes, demorar um pouco para lançar uma oferta pode ser fatal para as suas vendas. Por isso, principalmente no mundo dos negócios digitais, é necessário sempre buscar soluções rápidas e práticas.

Se você precisa criar uma landing page em um curto período de tempo e não tem orçamento para pagar uma plataforma de LPs, o que é muito comum, a melhor solução é optar por uma landing page grátis. 

As plataformas de landing page grátis normalmente atendem a todos os requisitos essenciais para criação de uma LP eficiente para converter leads. Elas são simples, têm templates prontos e rapidamente são colocadas no ar.

Afinal, o que mais importa em uma landing page, grátis ou não, é o conteúdo oferecido e a forma em que as palavras e os elementos visuais são usados.  

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Como escolher uma plataforma de landing page grátis

 

Antes de escolher uma plataforma, é interessante analisar se os templates disponíveis contêm todos os elementos principais de LPs que convertem: 

 

CTAs

 

As CTAs (call to action) são frases ou palavras colocadas em pontos estratégicos a fim de convencer alguém a realizar uma ação.

Assim, é muito importante optar por uma plataforma que tenha botões de CTA personalizáveis.

Se o seu CTA estiver mal posicionado, for discreto ou confuso, o próximo passo poderá ser o fechamento da página pelo possível cliente. 

 

Conteúdo ofertado

 

Se você quer converter um número alto de leads, é evidente que o conteúdo ofertado pela sua landing page deve ter a melhor qualidade possível.

Se o seu conteúdo for uma aula ao vivo, por exemplo, saiba se a plataforma oferece estrutura para uma transmissão bem produzida e sem risco de falhas.

 

Texto da landing page

 

Os textos utilizados na sua landing page precisam ter a capacidade de convencer o possível cliente. Para isso, é necessário ter um certo conhecimento em copywriting e storytelling.

Observe se o template da landing page grátis faz uma distribuição balanceada e harmoniosa dos textos, para que nada fique confuso.

 

Tamanho da landing page grátis 

 

A princípio, é possível afirmar que o tamanho ideal para uma landing page depende muito do seu tipo de negócio e o que você está ofertando.

Dessa maneira, para saber qual o tamanho mais adequado de landing page para sua empresa, veja se na plataforma é possível fazer mais de uma versão de LP. 

Vale lembrar que, após a criação de landing pages grátis, é bom aplicar os testes A/B, que são formas de comparar variáveis em estratégia de marketing. Por meio deles, é possível definir qual variável gera os melhores resultados, otimizando ainda mais a conversão das páginas, assim como outras métricas de sucesso.

Assim, aplicando os testes você pode ver, por exemplo, se o seu CTA está conseguindo capturar pessoas, se sua página está chamativa o suficiente, se seu título e questionário estão atraentes, entre outras métricas. 

 

Passo a passo de landing page grátis com a HeroSpark

 

Agora que você conhece todos os benefícios que uma landing page grátis pode oferecer a você e ao seu negócio, temos uma excelente dica para você aplicar esta ferramenta. 

Conheça a landing page gratuita da HeroSpark! Para demonstrar como é fácil produzir sua própria landing page gratuita, iremos ensinar o passo a passo de como o serviço funciona.

 

Se quiser aprofundar seu conhecimento, recomendamos também este guia de como criar boas landing pages:

Passo 1: Acesse o site da HeroSpark e escolha a opção gratuita clicando em “Comece grátis agora”:

67 headlines para páginas de vendas

 

 

Passo 2: Caso você não seja cadastrado na plataforma, faça rapidamente seu cadastro com e-mail e senha. Se já tiver o cadastro, basta fazer o seu login:

 

 

Passo 3: Após isso, você será direcionado para uma página que pedirá o seu nome e a URL da sua conta. Essa URL será usada para personalizar o domínio das suas landing pages. No exemplo abaixo, simulamos uma landing page para a empreendedora digital fictícia Ana Silva:

 

 

Passo 4: Neste passo, a HeroSpark vai querer saber um pouquinho mais sobre seu projeto, para poder otimizar a sua futura página. Responda as seis questões com atenção:

 

 

Passo 5: Com a conta criada, aparecerá esta caixinha de confirmação, como no exemplo abaixo. Agora é a hora em que você vai criar o produto:

 

 

Passo 6: Como a HeroSpark trabalha voltada para o segmento de produtos digitais, vamos construir como exemplo um conteúdo de curso online, para a empreendedora Ana Silva:

 

 

Passo 7: Em seguida, a Hero vai te pedir o nome do seu curso ou produto escolhido, o segmento e uma imagem ilustrativa para a capa. Neste passo, a própria Hero já fornece alguns designs e imagens de capas prontos, caso você queira utilizar alguns destes templates:

 

 

 

Passo 8: Depois, terão perguntas sobre o valor do seu produto ou negócio e as formas e condições de pagamento:

 

 

 

Passo 9: Produto criado! Foi fácil, né? Agora é a hora de editar. No canto lateral esquerdo, clique em “Meus Funis”. Nesta seção, você pode criar um funil com direito a dois objetivos, entre eles: captar leads, fazer um lançamento, vender algo, fazer um webinar ou a opção “ainda não sei”:

 

 

O importante é que, a cada funil criado, você tem as quatro opções disponíveis para usar como métrica. Há como você visualizar os e-mails relacionados à landing page, editar sua página de captura, saber quantas pessoas abriram seus e-mails, modificar a URL da página, etc.

Esses funis também são editáveis e podem ser ativados e desativados quando você quiser.

Além disso, você também pode acessar a opção “Meus leads” para ter acesso aos seus cadastros:

 

 

Outro serviço gratuito está na aba “Produtos”, na qual você gerencia seus produtos criados ou cria produtos novos, que serão publicados automaticamente. Na imagem abaixo, você pode observar o exemplo do curso online da empreendedora digital fictícia que criamos para explicação:

 

 

Além disso tudo, você também pode consultar suas vendas na seção “Vendas” e sua “Carteira” para saber o valor de suas transações. Viu como é simples? 

 

Crie sua landing page grátis com a HeroSpark

 

Entre tantas opções de templates de landing page grátis disponíveis no mercado, por que utilizar a HeroSpark?

Com ela, você consegue montar uma landing page e colocá-la no ar instantaneamente. Não é necessário ter conhecimentos em programação para utilizar a plataforma, porque os templates já estão prontos, o que economiza tempo, aumenta a produtividade e gera leads mais rapidamente.

Além disso, a plataforma também oferece:

 

  • Acompanhamento de leads;
  • Automação de fluxo de e-mail marketing;
  • Os templates de landing pages têm uma estrutura testada e aprovada.

E o melhor: tudo isso sem precisar ser especialista em informática. Você publica uma landing page grátis em minutos sem escrever uma linha de código. Comece hoje mesmo gratuitamente!

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …