Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


4 estratégias de vendas para alavancar seu negócio digital em 2021

Estrategias de vendas_HeroSpark

Estratégias de vendas online são importantes para o sucesso de qualquer negócio digital. Quem não era adepto desse universo precisou correr para se modernizar e sobreviver ao isolamento social em decorrência da pandemia da covid-19. Essa mudança de comportamento abriu portas para quem enxergou oportunidades de inovar e investir em vendas.

 

Estratégias de vendas para negócio digital

 

Antes de tudo, você sabe o que significa ter estratégias de vendas?

 

Basicamente, esse termo corresponde a um conjunto de táticas utilizadas por uma empresa para ampliar as vendas e, consequentemente, aumentar o lucro. No geral, esse processo requer planejamento, além de ações de tentativa e erro, desde a pesquisa do público-alvo, qualificação da equipe de negócios e gerenciamento de contas.

 

Na obra Como ficar muito rico com vendas (2016), o autor César Frazão, especialista em vendas e negociações, indica três pontos básicos para qualquer oferta de serviço ou produto:

 

  • Entender o que se vende;
  • Estabelecer estratégias de vendas e ter um bom atendimento;
  • Acompanhar a concorrência e o mercado.

Além disso, o autor indica que falar sempre a verdade, cumprir os prazos estabelecidos e ser ágil no atendimento são tópicos totalmente relevantes, independente da sua área de atuação. “Você precisa construir argumentos fortes e coerentes e estar preparado para todos os questionamentos vindos do cliente”, escreve César Frazão.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Estratégias de vendas para 2021

 

Em 2021, a aderência do mercado online tende a crescer ainda mais e os investidores já miram algumas das principais estratégias de vendas que vão fazer o seu negócio digital prosperar. Apostadores do mercado digital saíram em vantagem.

 

O número de lojas digitais cresceu 40,7%, de 2019 para 2020, atingindo 1,3 milhão de lojas virtuais, segundo levantamento feito pela empresa de carteiras digitais PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp, divulgado em agosto do ano passado.

 

Pensando nisso, elaboramos este texto para de mostrar 4 estratégias de vendas que são tendências para 2021, respectivamente:

 

  • Social Selling;
  • Estratégias omnichannel e multichannel;
  • Experiência do cliente;
  • ChatBot.

Você já conhece ou aplica alguma delas nas vendas da sua empresa? Independente da resposta, que tal aprender um pouco mais sobre o assunto e melhorar o lucro deste ano? Veja abaixo:

 

1. Social Selling

 

Um estudo divulgado pelo Cuponation, sistema de descontos online, aponta que entre 2020 e 2025 haverá um aumento de usuários brasileiros em todas as mídias em torno de 11,59%, atingindo a marca de 157.85 milhões de indivíduos ativos.

 

Social Selling é uma estratégia de vendas baseada na construção de relacionamento por meio das redes sociais. Não é bem uma novidade, mas merece atenção no contexto atual. Algumas dicas do que você pode produzir nas redes sociais:

 

  • parceria com microinfluencers;
  • compartilhar conteúdos dos próprios clientes;
  • elaborar enquetes e um quadro de perguntas sobre o seu serviço e/ou produto;
  • abrir o close friends para os clientes fiéis e dar descontos e novidades em primeira mão para eles;
  • transmissões ao vivo;
  • criar conteúdos de diferentes formatos, porém conforme o assunto do seu público-alvo.
Estratégias de vendas online são importantes para o sucesso digital | Foto: Unsplash
Estratégias de vendas online são importantes para o sucesso digital | Foto: Unsplash

 

2. Estratégias omnichannel e multichannel

 

Aperfeiçoar os processos e canais de venda é uma das metas de todo empreendedor em 2021. Mas, para isso, é preciso voltar os olhos para as estratégias de atendimento. O multichannel é uma estratégia multicanal que consiste em oferecer mais de uma canal de comunicação para o cliente, enquanto o omnichannel é a integração entre os canais.

 

A vantagem está em oferecer maior comodidade ao cliente, permitindo que ele escolha em qual canal quer comprar, sem se deparar com barreiras. A principal diferença entre ambas as táticas é a forma que se interligam com outras plataformas. No caso da multichannel, cada uma tentará captar a atenção do usuário de diferentes modos, seja por meio de descontos ou algo relacionado.

 

Enquanto isso, a estratégia de omnichannel fará a aproximação de maneira diferente. O e-mail marketing deixa de ofertar apenas descontos e passa a ser uma fonte de vínculo, pois passa a pedir a opinião do cliente sobre o atendimento, contar as novidades antes do público em geral, etc.

 

3. Experiência do cliente

 

Grande parte das nossas decisões em optar por uma marca e não por outra se deve às experiências que tivemos com aquele produto ou serviço. Por isso, é de extrema importância garantir que o cliente tenha uma boa experiência em cada uma das etapas do funil de vendas.

 

Investimento em ferramentas que processem os dados do público deve estar na lista de tarefas de quem deseja aperfeiçoar as estratégias de vendas, oferecer atendimento personalizado e atender as expectativas do público-alvo.

 

4. ChatBot

 

Existem ferramentas de ChatBot com software de inteligência artificial capazes de responder perguntas complexas e humanizadas. Essa estratégia de venda é relativamenteantiga, porém está se aperfeiçoando cada vez mais.

 

Atualmente, é possível utilizá-la até nas redes sociais, como Facebook e Whatsapp. Se você é empreendedor iniciante ou ainda possui poucos funcionários, vale a pena contratar esse tipo de serviço em 2021.

 

Como potencializar seu funil de vendas?

 

Essa pode ser a dúvida de muitos negócios digitais: como potencializar o funil de vendas da empresa? Qualquer empreendedor já deve ter feito essa pergunta a si mesmo. Bom, essa dúvida faz total sentido. Afinal, a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas.

 

Para quem deseja respostas mais concretas, elaboramos um texto especial no blog da HeroSpark com 6 dicas para vender online. Agora, sobre as estratégias de vendas, temos uma dica especial para potencializar essa área da sua empresa: a ferramenta SparkFunnels.

 

 

Crie funis de vendas de alta conversão e gere resultados reais com a SparkFunnels, ferramenta da HeroSpark, plataforma mais completa de empreendedorismo digital da América Latina. Quer ter as melhores estratégias de vendas? Então, clique aqui! Aprenda a criar landing pages, disparar emails, transmitir webinars e acompanhar os resultados de suas ações digitais!

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …