3 melhores exemplos de personas e como criar a sua

Imagem de mulher negra segurando um balão de fala de histórias em quadrinho. Texto da imagem: exemplos de persona
Exemplos de persona são essenciais para alcançar máxima performance no seu negócio

Para criar estratégias de marketing digital na qual os seus potenciais clientes caminhem pelo seu funil de vendas, é necessário conhecer exemplos de personas. Afinal, essas informações ajudarão a construir um avatar mais estruturado para usar no seu dia a dia.

Lembre-se de que a persona é a base das suas ações tanto de vendas quanto de marketing. Por isso, a sua definição deve ser bem elaborada para não acontecerem erros que podem prejudicar a sua performance.

Pensando em ajudar você, neste texto separamos os 3 melhores exemplos de personas, bem como ensinamos como criar a sua. Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira!

O que é persona?

A persona, também conhecida como buyer persona ou avatar, pode ser considerada um personagem semi fictício que representa o seu cliente ideal. Ela é baseada nos dados e no comportamento de pessoas reais com interesse nos seus produtos ou serviços.

Vale destacar que a definição do avatar é muito importante para elaborar as estratégias do seu negócio digital, em especial aquelas relacionadas ao marketing digital. 

Isso porque todas as ações serão feitas com base nas características, nas dores, nos desejos e nas objeções dessa persona durante a jornada de compra.

Por isso, a descrição dela deve ser completa, ou seja, precisa conter dados, como:

  • Nome;
  • Profissão;
  • Formação;
  • Localização;
  • Idade;
  • Hábitos de consumo;
  • Formas de buscar informação;
  • Hábitos do dia a dia
  • Necessidades;
  • Desejos, entre outros.

 

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Diante disso, é importante dizer que a persona difere do público-alvo. Como vimos, o avatar é mais específico, ou seja, é um personagem que representa o seu cliente. 

Já o público-alvo é mais genérico, pois apresenta apenas os dados demográficos dos potenciais consumidores das suas soluções.

 

Por que definir uma persona? 

A buyer persona é essencial por diversos fatores. Portanto, confira abaixo alguns motivos pelos quais você deve investir na criação de uma:

  • Auxilia no processo de conhecimento da sua audiência;
  • Permite entender o real valor do seu produto e o que pode ser agregado;
  • Facilita a escolha dos melhores canais de comunicação com seu público;
  • Define as pautas para construir conteúdos relevantes para sua audiência;
  • Determina a linguagem, o tom e a voz mais adequada para comunicação com o público;
  • Ajuda a otimizar a experiência dos usuários do seu infoproduto. 

Além disso, ela ajuda a proporcionar uma melhor experiência para o cliente, desde a entrada até a saída do funil de vendas. 

 

Como criar uma persona?

Para criar uma ou mais personas, você precisa seguir um passo a passo. Ele compreende basicamente três etapas: a coleta de dados, a análise das informações coletadas e a estruturação da persona. 

A seguir, vamos ver cada uma delas. Assim, será possível colocar em prática no seu negócio digital. Se preferir, você pode conferir este conteúdo em vídeo:

 

1. Faça a coleta de dados

O processo de criação da persona não pode levar em consideração dados subjetivos. Ou seja, não pode ser no achismo. Por isso, mesmo que você conheça muito bem os seus clientes, não caia  na tentação de fazer a descrição apenas com base na sua percepção.

Ao invés disso, deve-se fazer uma coleta de dados por meio de uma pesquisa de campo. Para isso, você pode criar formulários com perguntas objetivas e abertas para que os seus atuais clientes possam responder.

Elas devem abranger dados: 

  • Demográficos;
  • Hábitos do dia a dia (pessoal e profissional);
  • Hábitos de compra;
  • Hábitos de consumo de conteúdo;
  • Relação com a empresa.

Também é possível usar informações de ferramentas ligadas ao seu site, blog ou redes sociais, como o Google Analytics, para obter dados demográficos e de comportamento que podem ajudar a definir o avatar. 

Caso você ainda não tenha clientes, pode fazer a pesquisa com a sua base de contatos ou contratar uma pesquisa de mercado. Mas lembre-se de que essa segunda opção tem um custo mais elevado.

 

Perguntas que podem ser inseridas no questionário

Além das questões tradicionais como nome, idade e sexo, outras perguntas podem ser adicionadas ao seu questionário para auxiliar na construção da sua persona. 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Veja algumas delas: 

  • Qual o nível educacional e cargo?
  • Cidade e estado onde mora? 
  • Quais os meios de comunicação que utiliza para se informar?
  • Quais os hobbies?
  • Que rede social mais utiliza?
  • Quais os temas de maior interesse?

 

2. Analise os dados coletados

Com essas informações em mãos, você precisa analisá-las. Ou seja, verificar quais são as características mais comuns entre os clientes que responderam a pesquisa. Em outras palavras, busque padrões nas respostas.

Por exemplo: se a maioria respondeu que é graduado em Administração, essa é a formação do seu avatar. Faça essa análise até completar o perfil do seu cliente ideal.

 

3. Estruture a persona

A partir dos dados da etapa anterior, você pode construir a estrutura do seu avatar. Nesse caso, é possível usar um gerador de persona, pois ele facilita esse processo. 

Lembre-se de que pode-se ter mais de uma buyer persona, mas não deve-se exagerar na quantidade. Caso contrário, você ou sua equipe de marketing poderá se perder durante a elaboração das estratégias do negócio. 

Agora que você já tem as informações básicas, vamos conhecer alguns exemplos de personas? 

 

3 exemplos de personas para você se inspirar

Muitas pessoas têm dúvidas no momento de criar o seu avatar. Por isso, resolvemos mostrar alguns exemplos de personas para que você consiga desenvolver a sua. 

Vale destacar que um modelo de persona é uma descrição fictícia de possíveis clientes ideais de produtos digitais. Esperamos que elas possam te ajudar a entender melhor esse processo. Vamos lá!

 

1. João Almeida (persona de um curso online básico de culinária brasileira)

João Almeida tem 25 anos, é formado em Engenharia Civil e mora em São Paulo-SP. Ele é solteiro e acabou de se mudar para o seu apartamento. Vale destacar que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é uma prioridade.

Por isso, mesmo com a correria do dia a dia, ele não quer comer em restaurantes, pois acredita que a comida feita em casa é mais saudável. 

Diante disso, precisa aprender a cozinhar para não depender da mãe. Portanto, um curso online básico de culinária brasileira ajudaria a suprir a sua necessidade.

 

2. Maria Mantovani (persona de um e-book de marketing de conteúdo)

Maria Mantovani tem 20 anos, é recém-formada em Comunicação Social e mora em Belo Horizonte-MG. Ela é solteira e adora aprender coisas novas. 

Durante a faculdade percebeu que tinha aptidão para a área de marketing digital, por isso está buscando mais conhecimento sobre essa temática, em especial em marketing de conteúdo. Isso porque ela quer atuar como redatora freelancer. 

Vale destacar que Maria tem mais facilidade de aprender por meio da leitura, já que tem um perfil mais visual. Diante disso, um e-book de marketing de conteúdo seria uma boa solução para o seu problema.

 

3. Flávia Ribeiro (persona de um curso online de maquiagem para iniciantes)

Flávia Ribeiro tem 35 anos, é formada em Administração e mora em Cianorte-PR. Ela é casada e é mãe de dois meninos. É importante mencionar que a qualidade de vida é muito valorizada por ela.

Recentemente, iniciou um trabalho em uma agência bancária, por isso é imprescindível que compareça sempre maquiada. 

Diante disso, ela precisa aprender novas técnicas para se maquiar com mais rapidez, já que a correria do dia a dia é muito grande e ela quer ter mais tempo com a família. Nesse caso, um curso online de maquiagem para iniciantes ajudaria a suprir a sua necessidade.

Podemos concluir que a persona é um elemento muito importante para a definição das estratégias de marketing digital. Já que ela apresenta os dados que ajudarão a desenvolver ações mais eficientes, pois você saberá quais são os interesses, bem como o tom de voz da sua comunicação com o seu cliente.

Agora que você já conhece os melhores exemplos de personas, que tal construir a sua com a ajuda do nosso gerador de persona

Então, colete os dados e acesse a nossa ferramenta para que as suas estratégias de marketing digital sejam elaboradas com mais precisão.

Banner escola de psicanálise
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.