6 ferramentas para webinar: conheça as melhores do mercado

Ferramentas para webinar
Escolher a melhor entre as diversas ferramentas para webinar é um passo muito importante para ter sucesso na estratégia.

Para realizar um webinar, não é preciso muito. Apenas um celular ou um notebook com câmera, microfone e acesso à internet já são suficientes para começar. Mas fazer a escolha correta entre as diferentes ferramentas para webinar é crucial para o sucesso da estratégia.

O webinar é uma excelente estratégia para qualquer negócio digital, pois além de sua facilidade e baixo custo, pode ajudar na educação e conversão de leads. Por isso, é importante fazer uma produção profissional.

Neste artigo apresentaremos as 7 melhores ferramentas para webinar de modo que você possa escolher a que mais atenda às suas necessidades. Confira!

7 melhores ferramentas para webinar

Antes de apresentar a lista, é interessante esclarecer que a melhor ferramenta para seu negócio é aquela que atende às suas necessidades. 

Por isso, aqui você conhecerá excelentes plataformas, cada uma com suas particularidades. Então, a partir disso, poderá escolher uma de acordo com sua estratégia.

 

1. GoToWebinar

A GoToWebinar é líder no mercado de eventos online. O principal motivo disso é o design facilitado da plataforma. Até pessoas com menos experiência podem usá-la sem muita preocupação. 

A ferramenta é bastante completa e possui, entre outros recursos:

  • Funcionalidade de agendar e gerenciar transmissões;
  • Opção de gravar webinars;
  • Possibilidade de fazer upload de arquivos já gravados;
  • Possibilidade de realizar enquetes;
  • Compartilhamento de tela;
  • Oportunidade de ensaiar antes da apresentação. 

Vale dizer que ela também conta com uma ótima qualidade de áudio e vídeo. 

Portanto, embora tenha um valor mais alto, essa é uma ótima opção para pessoas que buscam transmitir uma imagem mais profissional com seus eventos e gostam de praticidade na hora de planejar.

 

2. ClickMeeting

O ClickMeeting conta com funcionalidades que facilitam as interações na plataforma, como:

  • Desenhar diretamente na tela;
  • Traduzir instantaneamente o bate-papo;
  • Criar uma sala de espera, onde arquivos podem ser compartilhados antes do evento.

Além disso, também é possível monetizar os eventos na plataforma. Assim, existem três formas de oferecer um webinar por lá:

  1. Aberto ao público, de modo que as pessoas de fora podem acessar por meio de uma senha.
  2. Somente para pessoas convidadas que tenham acesso.
  3. Cobrando um valor para todos que desejarem assistir. Nesse caso, o dinheiro é diretamente direcionado para a conta do PayPal registrada.

Se você ainda tem dúvidas sobre gravar a tela ou aparecer no webinar, veja o vídeo abaixo:

 

3. WebinarJam

Entre as ferramentas para webinar, essa também se destaca. Inclusive, algumas pessoas consideram-na a melhor do mercado. A fama não é à toa, já que o WebinarJam é um dos mais completos da área. 

Sua interface permite a personalização de páginas de acordo com a identidade visual do seu negócio. Além disso, ela tem uma capacidade de transmissão incrível que garante a qualidade do evento online.

Alguns dos principais recursos da ferramenta são:

  • Permitir a inserção de apresentações multimídias;
  • Transmissão em plataformas como o YouTube e Facebook;
  • Gravação automática de webinars;
  • Relatórios de desempenho;
  • Bate-papo ao vivo;
  • Possibilidade de realizar enquetes.

 

4. Webex

O principal benefício da indicação número quatro desta lista é a alta qualidade de transmissão. O Webex é capaz de transmitir para até 3.000 pessoas sem perder sua melhor característica. 

Além disso, essa ferramenta para webinar também oferece funcionalidades como bate-papo e enquetes ao vivo.

Outro recurso que faz com que essa opção se destaque é a possibilidade de enviar convites personalizados para o público esperado no evento. 

A fim de conhecer um pouco da ferramenta, é possível fazer um teste com a versão gratuita durante um mês, apesar de ter que lidar com suas diversas limitações.

 

5. Youtube Live

O YouTube é bastante conhecido e apreciado pelo público geral, desde os mais novos até as gerações mais antigas.

Assim, existem grandes vantagens em utilizá-lo como ferramenta para webinar da sua estratégia, e uma delas é a gratuidade da plataforma. Outra é a possibilidade de acompanhar as pessoas interagindo em tempo real por meio dos comentários.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Para realizar um webinar na plataforma, basta iniciar uma transmissão ao vivo em seu canal. Existe a opção de deixar o evento aberto ou restrito a um público específico, marcando como “não listado” e compartilhando o link com as pessoas escolhidas.

Após a realização do ao vivo, também é possível escolher se quer ou não deixar o conteúdo gravado disponível na própria plataforma.

Além de ser ótimo para transmissão e divulgação de webinars, o YouTube funciona muito bem como um canal de comunicação com os clientes. Por meio de vídeos publicados, é possível alcançar mais pessoas e fidelizar as que já estão com você.

 

6. Livestorm

Livestorm é uma plataforma que foca bastante na boa experiência do organizador e do participante. A solução oferece a possibilidade de transmitir em alta qualidade e de gravar os eventos.

Além disso, também é possível realizar pesquisas em tempo real e analisar os dados de desempenho após o evento.

Um diferencial dessa ferramenta de webinar é sua capacidade de gerar uma lista completa com os dados das pessoas que participaram do encontro. 

Assim, após a transmissão, fica disponível para download um arquivo CSV com todas essas informações, que podem ser muito bem utilizadas a fim de planejar estratégias futuras.

 

7. Zoom

Essa plataforma webinar permite que você realize reuniões e eventos online para um grande número de pessoas. Nela, é possível a interação entre os participantes através de áudio e vídeo. 

Também é possível realizar pequenos treinamentos a partir do Zoom, como, por exemplo, grupos de mentoria. Nesses grupos é possível utilizar essa plataforma webinar com muita efetividade.

O Zoom apenas requer que o usuário instale o aplicativo no celular ou acesse a chamada diretamente na página da plataforma.

O acesso é feito a partir de um link exclusivo que pode ser disponibilizado pelo administrador do grupo. 

 

Qual a plataforma webinar ideal?

Como você pôde perceber, a escolha da plataforma ideal vai depender do propósito do seu webinar.

Então, antes de escolher qualquer plataforma, em primeiro lugar defina o que você busca ao promover esse evento online.

A partir daí, você pode analisar quais as funcionalidades e benefícios cada plataforma pode lhe oferecer, como, por exemplo:

  • A segurança dos seus dados.
  • Segurança dos dados dos usuários que participarão do seu evento.
  • A capacidade de permitir o seu engajamento na realização do evento.
  • E até mesmo a interface.

É fácil de usar? Seus usuários terão dificuldade em acessar? Não deixe de pensar nos prós e contras da sua escolha.

Se você deseja gravar o evento ao vivo e disponibilizá-lo posteriormente, você também precisa verificar se a plataforma que você escolheu te permite fazer isso.

Além disso, é necessário que, antes de escolher uma plataforma webinar, você domine as técnicas de se criar uma palestra online. Você precisa saber como fazer um roteiro e, principalmente, como divulgar o seu webinar.

E você pode se fazer perguntas, como, por exemplo: Qual será o meu tema? Já está finalizado? Já foi roteirizado?

Raciocinar com base nessas perguntas vai deixar o processo mais fácil, por conta da organização.

 

Dica bônus: use a HeroSpark

Se você quiser resultados ainda melhores, utilize a HeroSpark, ferramenta especializada na criação de funis de venda de alta conversão. 

Ela conta com um funil de webinar, por meio do qual é possível gerar leads ou vendas diretas a partir de transmissões ao vivo.

Todas as ferramentas para webinar citadas aqui são capazes de promover eventos profissionais e eficientes. Então, basta escolher a melhor para sua estratégia e atrelar ao uso da HeroSpark para conquistar a audiência esperada.

E se você ainda não sabe como montar um ambiente ideal para gravar seus vídeos e quais equipamentos podem garantir a qualidade dos seus eventos online, a HeroSpark preparou um material sob medida para você.

Baixe agora gratuitamente o Guia completo +  MasterClass com as melhores dicas de como montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento. Boa sorte!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.