Filmar com celular: 11 dicas para fazer vídeos perfeitos em 2023!

Filmar com celular: 11 dicas para fazer vídeos perfeitos em 2023!
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Por diferentes motivos, muitas pessoas têm o hábito de filmar com celular, inclusive profissionais que trabalham com a produção de conteúdo para a internet. Afinal, os celulares são práticos e podem ser facilmente transportados.

Além disso, um outro benefício de usar os smartphones para filmar conteúdos é que eles são muito acessíveis, o que te livra de ter que investir uma grana alta em câmeras profissionais, principalmente se você estiver no início de carreira. 

No entanto, para passar um ar profissional nas filmagens realizadas pelo celular, é preciso conhecer algumas dicas e técnicas específicas. Por isso, preparamos este conteúdo!

Continue a leitura para descobrir como filmar com celular e gravar vídeos perfeitos!

1. Limpe a lente

Pode parecer uma dica muito básica, no entanto, ela vai ajudar (e muito!) a melhorar a qualidade das suas imagens. Isso porque, ao limpar a lente, torna-se possível remover sujeiras e gorduras que se acumulam na região.

Portanto, antes de começar qualquer gravação, não se esqueça de passar um paninho na lente do celular!

2. Filme na horizontal

Ao filmar na horizontal, os espectadores poderão ver o vídeo perfeitamente em tamanho real, principalmente quando estiverem assistindo em uma televisão ou no computador. Isso porque, torna-se possível ter uma visão abrangente da paisagem.

Para filmar com celular de maneira efetiva nessa posição, é válido tentar encontrar uma linha horizontal e mantê-la fixa. Nesse sentido, você pode utilizar o horizonte ou a linha de um prédio para manter o visual mais nivelado.

Com relação aos vídeos na posição vertical, vale dizer que eles são aproveitáveis apenas em algumas situações específicas, como no reels do Instagram ou para visualização rápida no próprio smartphone. 

Na maioria das situações, as filmagens na posição horizontal geram melhores resultados.

3. Atente-se ao aúdio

De nada adianta captar ótimas imagens se o seu áudio não estiver legal. 

Por isso, é importante procurar sempre gravar em um ambiente silencioso e ter um aparelho de celular que consiga captar uma locução com boa qualidade, principalmente se você trabalha gravando videoaulas, por exemplo. 

4. Segure o celular com as duas mãos

Essa dica vai te ajudar a gravar um vídeo com mais suavidade e estabilidade

Assim, além de segurar o smartphone com as duas mãos, mantenha os cotovelos na lateral do corpo, firme os pés no chão e movimente apenas os membros superiores.

Sabemos que alguns movimentos involuntários podem acontecer durante a filmagem, como as mãos trêmulas. Porém, se você seguir as dicas anteriores, evitará solavancos repetidos, que costumam acontecer em filmagens feitas usando apenas uma das mãos. 

5. Prefira as composições tradicionais

A utilização das composições e dos enquadramentos tradicionais é um dos fatores que ajudam a melhorar a qualidade das filmagens. 

Por isso, priorize a região central das imagens para registrar as partes mais importantes de uma cena ou mesmo gravar uma pessoa falando. 

Por meio dessa simples estratégia, você vai chamar atenção para os elementos mais importantes da filmagem, contribuindo para melhorar a qualidade do vídeo.

copy com chat gpt , herocreator

6. Atente-se à luz

Sem dúvida, a luz é um dos elementos mais importantes para se conseguir uma boa imagem. Por isso, é fundamental saber trabalhar com a luminosidade disponível no ambiente e utilizá-la a seu favor.

Nesse contexto, caso algumas partes da cena estejam muito claras ou escuras, é uma boa ideia modificar a posição do celular até encontrar outro ângulo que possibilite um melhor enquadramento e uma melhor iluminação do vídeo.

7. Utilize um estabilizador de imagem

Os estabilizadores de imagem são ótimos acessórios para melhorar a qualidade das filmagens, especialmente em longos vídeos. Afinal, eles ajudam a proporcionar a estabilização no eixo horizontal e vertical. 

Dessa maneira, torna-se possível garantir uma imagem sem “tremedeiras” em uma cena em movimento, contribuindo para otimizar a qualidade e criatividade dos vídeos.

8. Evite o zoom digital

Uma outra importante e simples dica na hora de filmar com celular e garantir imagens de qualidade é evitar a utilização do zoom digital. 

Isso porque, quando usamos o zoom do celular, a imagem fica com quadradinhos, pois os pixels ficam mais esticados. Logo, a qualidade da imagem será bem inferior. 

Nesse sentido, caso você precise “dar um zoom” na imagem durante a filmagem, o ideal é chegar o mais próximo possível do tema filmado.

9. Coloque o celular no modo avião

A utilização do modo avião é uma ótima prática para filmar com celular, pois vai te ajudar a se manter muito mais focado. 

Além disso, por meio dessa prática, torna-se possível evitar o recebimento de notificações de WhatsApp, ligações ou mesmo notificações de aplicativos durante a filmagem.

E vale dizer que, além de tirar o seu foco, as notificações podem fazer barulho e esses ruídos podem ser notados nas filmagens. Portanto, evite-as!

10. Utilize softwares para edição de vídeo

Os softwares de edição de vídeos são uma ótima ideia para melhorar a qualidade das imagens, quando necessário, e deixar o seu vídeo pronto para consumo. 

A boa notícia é que não é preciso contar com programas robustos, pois, seguindo as nossas dicas anteriores, você precisará apenas cortar o início e o final dos seus vídeos, deixando-os de maneira lógica para garantir um bom resultado final.

Essas pequenas alterações podem ser feitas no próprio app nativo do seu smartphone ou, então, em aplicativos que ampliam as possibilidades para melhorar as imagens. A escolha dependerá das suas necessidades. 

11. Conheça as limitações do seu celular

Antes de iniciar as filmagens, é fundamental conhecer as limitações do seu aparelho. Nesse momento, é importante estar bem atento em relação à memória do smartphone e à vida útil e durabilidade de cada ciclo da bateria.

Com isso, você não vai perder tempo escolhendo fotos e vídeos para deletar e liberar espaço e, consequentemente, vai otimizar a sua produtividade nas gravações.

Além disso, é importante saber quantos megapixels a câmera do seu celular possui para definir se ele poderá seguir na jornada com você a fim de garantir boas imagens, ou se será necessário adquirir um aparelho mais moderno. 

Assim, chegamos ao fim das dicas de como filmar com celular. Esperamos que elas tenham sido úteis para te ajudar a fazer suas imagens com mais qualidade, e que isso possa trazer um bom retorno para você na sua produção de conteúdo. 

E agora que você já sabe como fazer vídeos perfeitos, aproveite para baixar gratuitamente o nosso Kit E-book + Masterclass: “Como montar um estúdio de gravação de acordo com o seu orçamento” para garantir conteúdos ainda melhores!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *