Aula em vídeo: como se apresentar e produzir uma? [GUIA COMPLETO]

Pessoa assistindo a uma aula em vídeo.

Hoje em dia, muitos infoprodutores preferem criar conteúdos e aula em vídeo. Afinal, esse formato ajuda a humanizar a marca, trazer mais credibilidade e até manter o público mais engajado.

Mas o processo de criar uma videoaula pode ser um pouco complicado para quem resolve fazer isso pela primeira vez. É preciso pensar no roteiro, cenário, a forma como você vai se apresentar e em diversas outras etapas.

Por isso, para ajudar você a passar por esse processo de uma forma mais fácil, preparamos neste artigo um tutorial completo de como criar uma videoaula profissional. Boa leitura!

Por que vale a pena investir no formato de aula em vídeo?

Os vídeos são o formato preferido do público

O primeiro e principal motivo de as aulas em vídeo valerem a pena é pelo simples fato de que esse é um dos formatos preferidos pelo público.

Segundo uma pesquisa da Inside Video, cerca de 80% dos brasileiros consomem conteúdos em vídeo na internet. E essa taxa só cresce ano após ano, uma vez que as gerações mais novas já estão mais acostumadas com os conteúdos em vídeo.

Por conta disso, ao lançar um conteúdo em vídeo, você conseguirá atrair melhor a atenção do público, que vai se engajar mais com você e com o seu negócio.

Os vídeos têm maior alcance

Outro motivo é o fato de as aulas em vídeo conseguirem alcançar mais pessoas. Pense bem, se você fosse oferecer a mesma aula, mas em um ambiente físico, a quantidade de pessoas que iriam assistir seria limitado ao tamanho do local, não é mesmo?

Agora, ao fazer suas aulas em vídeo e colocar na internet, você consegue permitir que diversas pessoas assistam à aula no momento que melhor se encaixa para elas. 

Assim, ao criar uma aula em vídeo, você consegue estar sempre atraindo pessoas novas para o seu negócio.

Ajudam a gerar mais autoridade

Por fim, as aulas em vídeo também ajudam você a se mostrar e a ser percebido pelo público como uma autoridade no assunto. 

Isso acontece porque, a partir do vídeo, seu público consegue perceber o conhecimento que você possui de uma forma mais fácil do que outros formatos de conteúdo. Isso ajuda a gerar mais autoridade e valor no seu negócio.

Como se apresentar em uma aula em vídeo?

Criar aulas em vídeo pode ser algo muito benéfico para o seu negócio. Porém, é importante saber como falar e se apresentar para o seu público no decorrer do vídeo.

Para isso, separamos a seguir algumas dicas simples, mas que podem ajudar você a se apresentar melhor no momento de gravar seu vídeo!

Mostre entusiasmo nas suas aulas

Um ponto crucial da sua aula e que vai influenciar a percepção do seu público sobre você é a forma como você se comunica na aula em vídeo. Nesse formato de conteúdo, a sua fala precisa mostrar que você tem energia ou está animado para dar aquela aula.

Sem isso, o seu público pode facilmente ficar entediado com a aula e nem chegar a assisti-la por completo.

Prenda a atenção do público logo no começo

Os primeiros minutos da sua aula em vídeo são cruciais para fazer o seu público realmente prestar atenção. Por isso, ao criar o seu roteiro, coloque logo nos primeiros segundos de vídeo algo que chame a atenção e faça as pessoas ficarem até o final.

Esse elemento que vai prender a atenção dos espectadores pode ser muitas coisas, como uma imagem com um conteúdo que será explicado no decorrer do vídeo ou uma pergunta que faz o público pensar e ficar até o final para conferir a resposta.

Cuide da sua vestimenta

Como a primeira impressão é a que fica e os vídeos são um formato de conteúdo muito visual, aqui é importante cuidar da roupa que você usa. Dependendo de como ela for, pode passar a mensagem certa ou errada para seu público. 

Por isso, no momento de gravar a sua aula, busque pensar melhor no seu público e como ele vai perceber a sua credibilidade.

Como fazer uma videoaula profissional?

Para produzir uma boa aula em vídeo, é preciso além de saber se apresentar bem em frente às câmeras, ter um bom planejamento da sua aula.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Afinal, nem sempre dá certo simplesmente sentar, gravar e começar a falar. É preciso criar um bom roteiro, pensar no cenário, na edição do vídeo e, principalmente, no objetivo que você quer alcançar com essa aula.

E para conseguir atender esses pontos e muitos outros, preparamos abaixo um passo a passo que vai ajudar a deixar a sua aula mais profissional. Confira!

1. Faça o planejamento da aula

O primeiro passo para criar uma videoaula profissional é planejar. Nessa etapa, você precisa pensar sobre o tema da sua aula e de que forma você vai falar sobre isso para que o seu público entenda.

Aqui, você tem que refletir sobre a melhor forma da sua audiência digerir esse conhecimento e ainda se manter engajada para continuar assistindo.

Isso até pode parecer complicado, mas não é muito. Quando você cria uma aula focada em resolver um problema, dor ou necessidade que o seu público tem, já é possível mantê-lo engajado, porque ele terá um real interesse nessa aula.

2. Elabore um roteiro para a aula

Com o plano de aula pronto, basta você começar a criar o roteiro dessa videoaula. Por mais que pareça, o roteiro não é a mesma coisa que o plano.

No plano, você vai definir o tópico da aula, exercícios que podem ter e com qual conhecimento as pessoas precisam sair de lá sabendo.

Já no roteiro, você vai organizar os assuntos relacionados ao tópico e definir a ordem que cada um deles aparecerá durante a aula, de forma que o público entenda esse conhecimento e possa colocá-lo em prática.

Com um roteiro em mãos, você saberá, com mais confiança, o que deve falar na sua aula, ajudando a torná-la mais objetiva e rica para o público.

3. Liste os equipamentos necessários

O terceiro passo já vai introduzir você para a gravação dessa aula. Mas, para tudo dar certo, é interessante você organizar os equipamentos que precisa para gravar.

Assim, itens como iluminação, microfone, câmera e tripé precisam ser listados. Logo, com essa lista, você já pode ir em busca desses equipamentos antes de começar a gravar.

4. Prepare o cenário

Se você listou todos os itens necessários, já pode ir pensando no cenário que suas videoaulas vão ter. Esse ponto é muito importante, então deve ser decidido com cuidado.

O seu cenário precisa ser simples e pouco chamativo, porque a atenção da videoaula deve ser em você, que estará lá ensinando algo. Então prefira ambientes simples, mas com boa iluminação natural.

5. Grave a aula

Finalmente, no quinto passo, você já poderá gravar a sua aula! Para isso, é interessante escolher um horário do dia que tenha uma boa iluminação natural e que não tenha muitos barulhos ou ruídos no ambiente que você escolheu gravar.

Além disso, nessa etapa, você não pode esquecer de conseguir se apresentar bem nos vídeos. Então, vista-se bem para a ocasião, mostre entusiasmo e tente sempre olhar para a câmera enquanto estiver gravando, pois ajuda a mostrar mais credibilidade.

6. Edite sua videoaula

Com a aula gravada, chegou o momento de editar. Se o seu orçamento permitir, contrate um editor para deixar sua videoaula ainda mais profissional.

Mas caso você não possa ou não queira fazer essa contratação no momento, utilize softwares simples de edição de vídeos que já ajudam a quebrar um galho!

7. Escolha uma boa plataforma de hospedagem

Por fim, a última etapa do processo de produzir uma aula em vídeo é a de escolher uma boa plataforma online para subir a sua aula e compartilhá-la com o seu público.

Aqui, é interessante que essa plataforma permita:

  • Criação de landing pages;
  • Integração com sistemas de pagamento;
  • Uma área de membros para seus alunos.

Por sorte, a HeroSpark consegue oferecer tudo isso e muito mais para você de forma gratuita. Portanto, faça seu cadastro hoje mesmo na plataforma e venha conosco hospedar a sua aula em vídeo!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.