Como criar certificado online grátis + modelos prontos

close das mãos de uma pessoa entregando certificado a outa, com texto: gerar certificado de curso online
Aprenda tudo sobre como gerar certificado de curso online
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Você já pensou ou precisou gerar certificado de curso online, mas não soube por onde começar?

Então saiba que não existem muitos critérios para gerar um certificado para os seus alunos. Além disso, há diversas ferramentas úteis para ajudar a criar seu próprio certificado. 

Portanto, aprenda, neste conteúdo, como e por que gerar um certificado para o seu curso online. Boa leitura!

Crie seu perfil gratuitamente para hospedar seu curso na HeroSpark e produzir um certificado personalizado de forma simples e descomplicada!

O que deve ter no certificado de curso online?

No geral, um certificado de curso online deve ter, pelo menos, estes elementos:

  • Logo da marca no cabeçalho;
  • Texto descrevendo o certificado, com informações objetivas sobre o curso e o aluno;
  • Espaço para o nome do aluno;
  • Assinaturas dos responsáveis pelo curso.

O prazo de validade do curso, o número da credencial, a carga horária e a opção de adicionar ao LinkedIn são opcionais.

Que ferramentas usar para gerar um certificado?

Se você tivesse que criar um documento ou “copiar e colar” para obter cada certificado, provavelmente o documento não teria tanta qualidade, não é mesmo?

Por isso, saiba que existem três tipos de ferramentas muito úteis:

Modelos prontos

Há vários kits com templates prontos de certificado pela Internet. A desvantagem é que o seu certificado pode ficar muito parecido com o de outro empreendedor digital. Isso sem falar que a qualidade dos modelos de certificados pode não ser tão profissional.  

Programas de imagem

É uma opção válida, mas um pouco mais trabalhosa, já que você teria de criar um certificado do zero. Programas como Adobe, Canva, Figma e afins são as ferramentas que possibilitam a criação do certificado. 

Plataformas de curso

Geralmente, a mesma plataforma de hospedagem do curso oferece a opção de emitir e liberar um certificado. Mas, mesmo entre essas plataformas, existem diferentes graus de qualidade entre os documentos. 

Então, avalie bem essa funcionalidade antes de escolher a sua plataforma de curso online e opte por uma que tenha modelos de certificados prontos para editar de maneira gratuita.

Como emitir certificados online com a HeroSpark?

Além do aprendizado, quem busca uma certificação também deseja reconhecimento e geração de autoridade. Afinal, o conhecimento comprovado pode ajudar a causar um impacto positivo em uma recolocação no mercado de trabalho, por exemplo.

Assim, ao gerar o certificado do seu curso online, você agrega valor ao produto e também ajuda os seus alunos.

Por isso, se você ainda não sabe como emitir um certificado online para o seu curso, confira o passo a passo que montamos para você!

Passo 1:  Acesse a plataforma e clique na opção “Produtos”

Ao acessar a plataforma, você encontrará o botão “Produtos”, na aba lateral, logo abaixo do botão “Página inicial”. Clique nele. 

Passo 2: Clique na opção do curso para o qual deseja gerar o certificado

Ao clicar no botão “Produtos”, você visualizará todos os infoprodutos do seu catálogo. Então, clique no curso para o qual você deseja criar o certificado.

Passo 3: Selecione a opção “Configurações de conteúdo”

Ao escolher o curso, uma aba lateral com opções de configurações aparecerá na sua tela. Então, escolha a opção “Configurações de conteúdo” e clique em “Editar”.

Passo 4: Ao entrar nas configurações, clique na opção “Certificação”

Na página de configurações, você vai identificar a opção “Certificação”. Nela, você terá acesso às configurações de edição do certificado do seu curso online.

Passo 5: Ative a certificação e configure a regra que dará acesso do aluno ao certificado

Antes de escolher o modelo que melhor se encaixa com o seu infoproduto, permita que os seus alunos emitam o certificado e defina a regra para a obtenção desse.

copy com chat gpt , herocreator

Por exemplo: determine que, ao concluir 75% do curso, o aluno poderá gerar o certificado.

Passo 6: Escolha um modelo disponível

Escolha uma opção entre os três modelos de certificados prontos para editar disponibilizados pela ferramenta.

Passo 7: Envie a logo e a sua assinatura

Depois de escolher o modelo, faça o upload da sua logomarca e inclua sua assinatura para agregar valor e personalizar o certificado do seu curso online.

O ideal é que os arquivos da logo e da assinatura sejam adicionados em PNG ou JPEG, com fundo transparente e resolução máxima de:

  • Logo: 200×120
  • Assinatura: 220×35

Passo 8: Inclua o nome da assinatura e salve o certificado

Após conferir todos os dados, insira o nome de identificação da assinatura e finalize o processo clicando em “Salvar”. 

Com relação ao nome do curso e dos alunos, não se preocupe! Essas informações são geradas automaticamente no momento da emissão do certificado.

Quais as vantagens do curso com certificado?

Embora o Ministério da Educação não regulamente os cursos online, o certificado é muito bem visto pela sociedade. Isso porque ele pode demonstrar habilidades, diferenciar os profissionais e comprovar carga horária em atividades extracurriculares de universitários.

Inclusive, você não precisa ter uma grande marca para emitir certificados do seu curso. Na verdade, não é obrigatório nem mesmo ter um CNPJ. 

Veja outros benefícios de oferecer um curso com certificado:

Possibilidade de ganhar mais

Suponha que o seu curso online é gratuito. Isso por si só atrai muitos alunos, não é verdade? No entanto, saiba que você pode simplesmente comercializar o certificado

Inclusive, essa é uma forma de ter um bom ganho! Desde que você deixe claro que o certificado é pago, para não quebrar expectativas, vale muito a pena.

Incentivo para a conclusão do curso online

O recebimento do certificado digital no fim das aulas é praticamente uma linha de chegada para os alunos. Ele motiva a conclusão e é isso que valida o seu produto, isto é, a transformação que o aluno conseguirá com o conhecimento adquirido.

Estímulo para revisar as aulas e atualizar o certificado

No caso de o certificado expirar após determinado período, o aluno teria que refazer a avaliação final para atualizar o documento, certo?

Assim, alguns deles podem até reassistir as videoaulas ou consumir alguma nova que tenha sido enviada para a plataforma.

Geração de autoridade 

Uma coisa é formar mil alunos com o seu curso online. Outra é ter a possibilidade de ver mil certificados seus pelas redes sociais Com isso, seu nome aparece no mercado e você ganha autoridade.

3 modelos de certificado 

A HeroSpark disponibiliza três modelos de certificados prontos e editáveis para o seu curso online.  É só escolher um que combine com a identidade visual da sua marca, usar o editor e deixar ele com a cara do seu curso.

Confira os modelos de certificados prontos da HeroSpark:

Cada template possui características únicas e com certeza um deles vai se encaixar perfeitamente no seu curso. 

É só selecionar o modelo, adicionar sua logo e assinatura e pronto, o resto é com a Hero. O nome dos alunos e do curso serão preenchidos automaticamente. Não é legal?

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado!

Agora, que tal criar o certificado do seu curso online? Para isso, crie uma conta gratuita para hospedar seu curso na HeroSpark e produzir um certificado personalizado de forma simples e descomplicada!

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *