5 tipos de infoprodutos para crescer no digital

tipos de infoprodutos_HeroSpark
tipos de infoprodutos_HeroSpark
Extensão plano basic

Os infoprodutos são produtos ou serviços digitais que podem ser consumidos por meio da Internet. Vale destacar que eles ganharam maior espaço no mercado nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos e a mudança no perfil dos consumidores. Mas, afinal, quais são os tipos de infoprodutos?

É essencial que você saiba essa informação, já que vender diferentes soluções para os clientes pode ser rentável para os produtores digitais. Lembre-se de que é possível vender um ebook e, depois, oferecer um curso online mais aprofundado sobre o mesmo assunto.

Dessa forma, você consegue fidelizar o cliente e, ao mesmo tempo, mantê-lo na sua esteira de produtos. Quer saber mais sobre os tipos de infoprodutos? Então, continue a leitura e confira!

Tenha acesso otimizado para seu negócio digital em um só lugar. Com temas prontos e customizáveis para cada tipo de estratégia em sua jornada.
Inscreva-se gratuitamente!

Quais são os 5 principais tipos de infoprodutos?

Existem diversos tipos de infoprodutos para você escolher, produzir e comercializar no mercado. Dentre eles podemos destacar o ebook, o curso online, entre outros. Todos eles têm uma características e juntos podem compor a sua esteira de produtos. 

Por exemplo, você pode começar vendendo um e-book. Após fidelizar o cliente, pode oferecer um curso online para que ele aprofunde os conhecimentos. Feito isso, pode incentivá-lo a fazer uma mentoria online com atendimento individualizado que pode ajudá-lo  a colocar em prática tudo que aprendeu no ebook e no curso.

Ademais, veja os principais tipos de infoprodutos oferecidos no mercado, a seguir.

1. E-book

Esse tipo de infoproduto é o mais popular do mercado. É um livro eletrônico, vendido em formato de PDF ou ePub. Geralmente, o e-book traz um conteúdo mais aprofundado em relação a um determinado tema. 

Assim como pode ser lido em diversos dispositivos eletrônicos, como smartphone, tablet, notebook, entre outros. O processo de produção deste livro envolve o planejamento, a pesquisa, a redação e a diagramação.

Para isso, você pode fazer todo o processo sozinho ou pode contratar profissionais especializados neste trabalho, como os redatores e os designers freelancers. Lembre-se de que quanto mais profissional ficar o produto, maior é a probabilidade de conseguir vendê-lo.

2. Curso online

Já os cursos online, são uma alternativa aos treinamentos presenciais. Nos últimos anos, eles têm ganhado muito espaço no mercado, pois as pessoas estão cada vez mais sem tempo para fazer as coisas. Então, elas usam o pouco de tempo livre para estudar em seus dispositivos eletrônicos de qualquer lugar.

Esse tipo de infoproduto também tem muita demanda, por isso é uma ótima alternativa para você investir. Para desenvolvê-lo basta gravar as aulas, preparar o material de apoio, hospedar tudo em uma plataforma e começar a vender.

Isso mesmo! O processo é simples, desde que você tenha conhecimento e habilidades para repassar as outras pessoas, bem como tenha aptidão para a docência. Já que precisará enfrentar uma câmera para produzir as aulas.

Vale destacar que assim como o ebook, o curso online é um infoproduto escalável. Isso porque você não precisa produzi-lo novamente a cada novo cliente. Então, é possível ganhar muito mais dinheiro com eles.

Aprenda mais sobre o mercado

Baixe um material completo com todos os termos e expressões que você encontrará no mundo digital e de venda de infoprodutos. Desde métricas à estratégias de vendas.

Baixar grátis

3. Mentoria online

A mentoria online também é um infoproduto rentável. Isso porque você precisa apenas do seu conhecimento para ajudar outras pessoas. Nesse caso, são marcados encontros semanais ou mensais entre o mentor e o mentorado no qual o primeiro passa orientações relacionadas às suas experiências de vida sobre um determinado tema.

Por exemplo, imagine que você é um redator sênior que atua a anos no mercado, ou seja, tem muito conhecimento teórico e prático nessa área de atuação. Então, pode oferecer uma mentoria individual ou coletiva para pessoas que desejam ingressar como redator iniciante.

copy com chat gpt , herocreator

Para tanto, é necessário apenas criar uma material de apoio e agendar os encontros ao vivo por meio de uma plataforma. Você também pode gravar vídeos de apoio para ajudar o cliente a compreender melhor os assuntos tratados na mentoria.

4. Podcasts

O podcast é uma espécie de rádio online que vem ganhando fama devido a facilidade de consumo, ou seja, você pode ouvi-lo em qualquer lugar, desde que tenha um celular e um fone de ouvido. Em alguns casos, não precisa nem de Internet, já que é possível fazer o download do arquivo de áudio.

É importante mencionar que o processo de produção desse tipo de infoproduto envolve a gravação e a edição dos episódios, bem como a hospedagem em uma plataforma específica para esse tipo de produto. 

Esse também é um infoproduto escalável, pois você pode atingir várias pessoas com um único arquivo, ou seja, pode vendê-lo sem precisar produzir novamente. Lembre-se de que é essencial que leve-se em consideração o seu avatar antes de fazer a produção. Assim, fica mais fácil comercializá-lo posteriormente.

5. Programa de membros

Já o programa de membros, também conhecido como área de membros, é um site privado no qual você pode oferecer conteúdos exclusivos para os seus clientes. Para isso, eles precisam pagar uma assinatura mensal ou anual.

Nesse caso, você pode produzir conteúdos em diversos formatos, como texto, vídeo, áudio, entre outros. E disponibilizá-los em determinados períodos dentro da plataforma na qual a área de membros esteja alocada.

Geralmente, esse tipo de infoproduto é usado em sessões de coaching ou mentoria coletiva, bem como cursos online. Para que os clientes tenham acesso a materiais complementares, bem como possam interagir com os demais colegas.

Quais são as principais formas de vender um infoproduto?

Existem duas principais formas de venda de um infoproduto, são elas:

  1. Funil perpétuo
  2. Venda por lançamento

1. Funil perpétuo 

Uma venda perpétua é aquela em que o produto é oferecido com recorrência. Esse modelo de venda é muito pertinente para infoprodutos que recebem uma demanda diária e mantém uma procura estável.

O funil perpétuo permite um fluxo de vendas previsível e de baixo risco.  Além disso, é possível fazer ajustes e otimizações, agregando valor constantemente ao seu infoproduto. 

Essa estratégia também aproxima a relação entre infoprodutores e clientes, e tem um custo muito menor para geração de tráfego. 

Mas, nesse tipo de venda, é preciso manter a aquisição de novos leads sempre aquecida, além de ter que garantir uma análise de performance consistente. 

2. Venda por lançamento 

Durante uma venda por lançamento, o infoproduto tem uma disponibilidade limitada. Portanto, esse tipo de venda gera um sentimento de urgência, uma vez que, após determinado período, o produto não poderá mais ser adquirido. Esse gatilho de escassez, por sua vez, pode elevar exponencialmente as vendas em um espaço curto de tempo. 

Uma outra vantagem da realização de vendas nesse modelo é que você pode utilizar o tempo para trabalhar em outro infoproduto após o encerramento. 

Um lançamento pode trazer resultados mais rapidamente para o seu negócio, mas para que ele tenha sucesso, é necessário ter uma boa leitura do mercado e garantir que há demanda reprimida pelo seu produto digital. Se isso não for levado em consideração, o seu lançamento pode fracassar.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de infoprodutos rentáveis, que tal conhecer um pouco do trabalho da HeroSpark? Somos uma plataforma de hospedagem de infoprodutos que ajuda você a vender as suas soluções ao mercado. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços. Veja também: 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *