Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como escolher uma plataforma para cursos online?

plataforma para cursos online

Ter uma plataforma para cursos online pode ser um momento decisivo na sua carreira de empreendedor. Seja para obter alunos e ter renda extra, como para realizar treinamentos corporativos, os cursos à distância estão cada vez mais populares como meio de aprendizagem autônoma e funcional. 

 

Acredita-se que o mercado de aprendizado online, até 2025, ultrapassará os US$ 300 bilhões, considerando indivíduos e empresas que investem nos cursos pela internet, segundo a Global Market Insights. Cursos técnicos, livres, de idiomas, preparatórios para vestibulares, seja qual for seu negócio, essa é a hora de adquirir uma boa plataforma para cursos online. 

 

Porém, no mercado, existe uma quantidade razoável de opções para hospedar e vender cursos. Sabemos que a ferramenta ideal para você é a que mais supre suas necessidades profissionais como empreendedor digital, então como identificá-las? E o que elas precisam ter para entregarem o que se propõem?

 

Prepare-se para terminar a leitura do artigo sabendo escolher a melhor plataforma para cursos online. Vamos lá!

O que fazer antes de buscar plataformas para cursos online

Avalie seu grau de conhecimento em tecnologia

É interessante saber o quanto de conhecimento técnico você já possui antes de escolher um espaço para o seu curso online. Partindo do básico, de alguém que está em uma fase de quase nenhum conhecimento, experimentar plataformas por períodos gratuitos pode ajudar muito. 

 

A fase de teste vai fazer com que você ganhe familiaridade e assim terá um proveito maior da ferramenta paga. Se você se sentir inseguro mesmo depois desse “ensaio” você perceberá que ter uma equipe de suporte solícita será o diferencial para a sua escolha de plataforma de cursos online. 

 

Inclusive, segundo o nosso Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, 25% dos empreendedores brasileiros (de uma amostra de 579 respondentes) relataram ter dificuldades ao personalizar as ferramentas que hospedaram seus cursos. Esse é mais um motivo para você praticar mais com os trials e melhorar sua inteligência interartificial. 

Trace planos para o futuro

Como você pretende expandir o seu negócio digital? Além do curso online, você planeja criar uma área de membros e conteúdos para download dentro da plataforma? Fazer projeções e saber o quão longe você quer levar seu negócio pode dispensar o trabalho de trocar de serviço várias vezes. 

 

Entrando em detalhes: há plataformas que limitam o número de alunos, a capacidade de hospedagem, o envio de e-mails e a quantidade de infoprodutos. Sempre busque essas informações antes ao ler sobre o programa ou pergunte à equipe de atendimento antes de fechar a compra. 

 

Saiba que criar projetos paralelos, como produtos físicos relacionados ao seu curso, marketing de afiliados, prestação de serviços, parcerias, todas essas estratégias implicam em aumento do uso de dados. Limitar seus planos é criar barreiras a futuras ações e, geralmente, um herói não pensa em limites. Quanto maior o potencial de crescimento, melhor. 

Resgate materiais pré-existentes

Relembre sua trajetória na internet. Alguma vez você já trabalhou com produtos digitais? Talvez você tenha a possibilidade de agregá-los ao curso. Mas, para isso, você precisará de um sistema de migração de dados. Algumas plataformas fazem esse serviço gratuitamente. 

 

Se o seu material possuir uma identidade visual de determinada cor, o ideal é que a plataforma tenha ou possibilite que você padronize para as mesmas cores. Os cursos precisam transmitir a essência do negócio, o que ocorre exatamente por meio do estilo visual. 

Guia do planejamento do curso online

 

A preocupação com o branding não pode ser deixada de lado porque é por meio dela que o cliente sente pertencimento à comunidade de alunos. Além disso, o conjunto de signos visuais faz você ser reconhecido e se destacar em meio a tantos outros cursos.

Características principais de uma boa plataforma para cursos online 

Assim como os funcionários das concessionárias oferecem acessórios automotivos que talvez não sirvam para o cliente, algumas marcas de plataformas também podem apresentar funcionalidades que podem não servir para você. 

 

Então busque ter senso crítico e ouvir suas necessidades a fim de fazer uma boa compra. De qualquer forma, elencamos alguns pontos que provavelmente se encaixam no seu ideal de curso online, confira:

Tem domínio customizável

Um curso com a URL personalizada impressiona e transmite profissionalismo, principalmente se for em https, em que o “S” indica que a conexão é segura. 

 

Uma estrutura bacana seria: https://cursodohero.ead.com ou https://academia.cursodohero.com, ou seja, um trecho que sinalize que a página é de um curso e o seu nome, nome do curso ou da marca.

Conta com um site responsivo

Tornar a página do seu curso responsiva não é só ter botões menores, design que se adapta às telas pequenas e carregamento de conteúdo rápido. 

 

Claro, é tudo isso, mas também é ser viável em navegadores de celular, incluindo o Safari, o app que só funciona nos sistemas operacionais da Apple. Plataformas que oferecem versões em aplicativos de celular também ganham pontos quando se fala em cursos mobile-friendly. 

Oferece opções úteis de personalização

Possibilitar a personalização do curso é um ponto forte em qualquer plataforma. Tanto para você, como o produtor, quanto para o aluno que comprará seu conteúdo. 

 

Se você tiver à mão ferramentas práticas, opções de mudanças nos módulos a qualquer momento e o aluno puder mudar elementos básicos como ativar o modo noturno, podemos considerar que o curso é adequadamente personalizável e compatível com uma boa experiência do cliente.

Recebe pagamentos por sistemas integrados

Diversas plataformas de cursos, especialmente as de marketplace, já possuem métodos de pagamento e de precificação fixos. Mas sabemos que ter acesso ao faturamento de forma ágil e direta traz muito mais segurança ao produtor, o que é possível com uma hospedagem própria para o curso.

 

Decidir pela melhor plataforma para cursos online pode não ser tão fácil quanto parece. Mas a solução que propomos é se autoconhecer, saber que recursos você já possui e buscar pelas características que facilitam o sucesso do seu negócio digital. 

 

E aí, aprendeu como escolher uma plataforma para cursos? Então tire aquela ideia do papel hoje e assista como criar um curso que vende milhões!

 

Qualquer dúvida, nos deixe um comentário!

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …