Google Ads para afiliados: venda mais [EXCLUSIVO]

google ads para afiliados
google ads para afiliados
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Será que vale a pena investir no Google Ads para afiliados? Se você é um empreendedor digital, provavelmente essa pergunta já veio na sua cabeça, não é mesmo? Afinal, tudo o que um afiliado quer é a possibilidade de lucrar cada vez mais na web.

Anunciar no Google pode ser uma ótima estratégia de marketing digital para alcançar um maior tráfego e conquistar potenciais clientes para o seu negócio como afiliado.

Por isso, neste artigo, você encontra todas as respostas para as suas possíveis dúvidas sobre como vender mais investindo no Google Ads para afiliados. Vem conferir!

O que é Google Ads?

O Google Ads, que até o ano de 2018 era chamado de Google AdWords, é a ferramenta mais famosa para anúncios patrocinados nas páginas de pesquisa do Google.

Com isso, os sites que investem neste recurso conseguem as primeiras posições em pesquisas relacionadas à palavra-chave escolhida.

No entanto, existem outras opções, como:

  • Anúncios gráficos em sites;
  • Anúncios em vídeos do YouTube;
  • Anúncios em feeds online.

Portanto, a possibilidade da sua página aparecer para o público segmentado aumenta. 

Então, se o seu conteúdo for relevante e de qualidade, existem ótimas chances de conquistar novas vendas por resolver o problema do lead.

Quais são as vantagens de usar Google Ads para afiliados?

1. Alcance

Com certeza, você já recorreu ao Google para solucionar alguma dúvida que teve, desde aquelas mais complexas até perguntas que pareciam bobas. Não por acaso, o buscador tem um grande poder justamente pela quantidade de pessoas que o utilizam todos os dias.

Sendo assim, colocar o seu site nas primeiras posições do Google deve ser um objetivo de qualquer afiliado. Até porque, é provável que o seu público esteja na internet. 

Logo, estar na primeira posição do mecanismo de buscas vai conferir a você uma maior autoridade por parte do potencial cliente.

2. Custo

Assim como tudo nas mídias online, você já deve imaginar que, apesar de ser pago, o custo do Google Ads para afiliados é muito menor do que nas mídias tradicionais. 

Isso porque você não recebe um orçamento fixo. Pelo contrário. É você mesmo quem define quanto deseja investir nos anúncios. 

É claro que quanto maior for o valor, maior será o retorno. Mas é importante saber a segmentação correta, para que o retorno seja realmente efetivo. Além disso, é possível mensurar o retorno de cada campanha feita.

3. Segmentação

O Google ainda permite segmentações. Isso quer dizer que se o seu produto é voltado para uma determinada localidade, ele não apresentará em outros locais do país.

Portanto, é possível fazer segmentações como as seguintes:

  • Palavra-chave: você escolhe quais frases ou palavras devem direcionar para o seu site;
  • Local de exibição do anúncio: é possível decidir, por exemplo, se o seu anúncio aparecerá em vídeos do YouTube ou na pesquisa do Google;
  • Localidade, idade e idioma.

Isso é importante porque você paga um determinado valor à plataforma para que o anúncio seja exibido. Então, quanto mais específica for a entrega, mais bem investido será o preço pago. 

É como se você tivesse uma determinada quantidade de panfletos para entregar no centro da cidade e entregasse somente ao seu público-alvo.

4. Controle de investimento

Falando nisso, é importante ressaltar que, diferente de mídias offlines, com o Google Ads você tem um maior controle do valor investido. Uma forma de contratação é o Custo por Clique (CPC), na qual você paga somente quando algum visitante clica no anúncio.

Assim, é possível determinar quanto o seu anúncio deve gastar por período ou por campanha feita. Isso é importante para que nem o seu dinheiro acabe rápido, nem você pague por ter o anúncio ali, mas sem cliques.

Como usar Google Ads para afiliados?

Até aqui você viu que o Google Ads é uma plataforma bem interessante para afiliados, na qual você pode encontrar boas oportunidades para realizar vendas, certo?

Mas, para isso acontecer, é fundamental saber como usar o Google Ads para afiliados. Sendo assim, separamos abaixo 5 passos para te ajudar nessa jornada!

1. Use cupons de desconto

Para começar a usar o Google Ads, o primeiro passo é encontrar um cupom promocional para resgatar. O Google está sempre trabalhando com alguma campanha na qual você consegue ganhar uma vantagem na primeira vez que for usar a ferramenta.

Normalmente, esse cupom é no valor de R$100 e pode ser utilizado como forma de pagamento das suas campanhas.

 

Dessa forma, você consegue testar a ferramenta e criar sua campanha de forma gratuita. 

2. Crie sua conta na plataforma

Assim como nas redes sociais, para começar a criar anúncios no Google Ads, é preciso criar uma conta na plataforma. O processo é muito simples, mas você precisa ter um endereço do Gmail para conseguir. 

Dessa forma, com o e-mail do Gmail, basta você acessar a página inicial da plataforma e clicar no botão de cadastro. Assim, preencha o cadastro com as suas informações pessoais e de faturamento para começar a usar a plataforma.

3. Escolha o produto para anunciar

Depois de criar a sua conta, chegou o momento de se preparar para a criação da sua campanha. Para isso, o terceiro passo é escolher o produto que você vai anunciar.

copy com chat gpt , herocreator

Quem trabalha em diversos programas de afiliados precisa fazer essa escolha e definir alguns critérios para anunciar um produto que vai trazer de volta o investimento feito no anúncio.

Para isso, você pode escolher produtos com valor maior ou que são mais atrativos para o público, de forma que você consiga realizar suas vendas sem maiores problemas.

4. Crie a sua campanha

Com o produto escolhido, agora basta começar a mexer nas campanhas no Google Ads e criar anúncios para o produto.

Aqui, é importante que você conheça os principais lugares em que seu anúncio vai aparecer, porque isso vai dizer a forma que o anúncio deverá ser criado.

Por exemplo: anúncios de rede de pesquisa, que são exibidos nos resultados de buscas, contêm somente texto para adicionar. Mas nos anúncios de rede de display, pode ser necessário adicionar imagens, já que eles aparecem em sites e blogs.

Além do tipo de anúncio, também é interessante realizar uma pesquisa de palavras-chave para definir os melhores termos para seu anúncio aparecer, além, é claro, de criar metas, definir os tipos de lance e o orçamento da sua campanha.

5. Configure o Pixel de conversão

O quinto passo para você usar o Google Ads para afiliados é configurar o Pixel de conversão. Ele é um recurso que você pode usar para monitorar o desempenho da sua campanha e, assim, acessar diversas informações que dizem se ela realmente atraiu o público.

A configuração em si é muito simples e pode ser feita em 6 passos como você vê a seguir:

  1. Clique na opção “Ferramentas e Configurações”;
  2. Na aba de “Métricas”, clique na opção “Conversões”;
  3. Clique no botão “Nova conversão”;
  4. Selecione o tipo de conversão e siga as instruções da próxima etapa para configurar o Pixel;
  5. Depois, basta adicionar o nome do seu produto;
  6. E, por fim, inserir o valor da sua comissão como afiliado.

Dessa forma, o seu rastreamento já foi criado e você pode colocar sua campanha no ar e conferir o desempenho dela de acordo com sua meta. 

Mas, após seguir todos esses passos, é fundamental que você siga acompanhando a campanha de perto e conferindo os principais indicadores para analisar seu desempenho.

Assim, caso algo não esteja saindo como o esperado, você pode alterá-la.

4 dicas para criar uma boa campanha como afiliado

1. Título

O título é a primeira parte que o leitor visualiza. Logo, ele deve ser uma frase que estabeleça uma conexão. 

Você pode deixar claro para quem é aquele anúncio, ao descrever o problema da pessoa — precisa se organizar? — ou ao descrever o público-alvo — você é professor? —, por exemplo.

Seja o mais sucinto possível, pois há quantidade máxima de 30 caracteres permitidas pelo Google. Além disso, é melhor para chamar a atenção do leitor, pois quanto maior for a frase, menos impactante ela poderá ficar.

2. Descrição

Se o leitor chegou até a descrição, significa que, de alguma forma, o título já chamou a sua atenção. Então, agora é o momento de atrair o interesse ao lead para conhecer melhor sobre a sua solução.

Veja algumas ideias que são eficazes nesta parte:

  • Descrever bem a proposta de valor, com benefícios e diferenciais;
  • Fazer uma oferta irresistível;
  • Descrever as funcionalidades de destaque;
  • Utilizar prova social, por meio de premiações.

 

3. URL

É comum que este seja um ponto problemático, pois as URLs dos afiliados podem ser direcionadas para o mesmo domínio. Por isso, é importante que você tenha um domínio próprio para que o redirecionamento da campanha seja para ele.

Essa página com domínio próprio terá um checkout para o seu link de afiliado. Assim, é mais provável que a sua campanha seja aprovada e isso não vai diminuir a taxa de conversão.

 

4. Não vá contra a política do Google

O Google sinaliza uma série de práticas que não são aceitas em seus anúncios do Ads. Algumas pessoas tentam burlar, mas nós não recomendamos, pois as consequências futuras podem ser terríveis para o seu domínio.

Para alguns segmentos, como saúde e conteúdo infantil, existem regras ainda mais específicas. Apesar de muita gente não gostar, isso é importante para evitar infortúnios ao leitor. 

Veja algumas práticas gerais que você não deve realizar:

  • Pontuação desnecessária ou repetida;
  • Linguagem imprópria;
  • Promessas falsas ou sem comprovação efetiva;
  • Frases genéricas.

Vale ressaltar que não é para fazer propaganda enganosa no Google Ads para afiliados. A intenção é destacar os pontos que mais chamam a atenção do potencial cliente, para que ele entenda a sua opção como a ideal para resolver o problema ou o desejo dele.

Precisa de site para anunciar no Google Ads como afiliado?

Não, você não precisa ter um site para utilizar o Google Ads. É perfeitamente possível que você consiga anunciar mandando tráfego direto para o seu link como afiliado. Basta saber corretamente como fazer um anúncio no Google Ads.

Contudo, antes de fazer o seu anúncio, você precisa verificar se a página de destino está conforme as regras do Google. Caso não esteja, você nem sempre conseguirá anunciar seu link e essa é uma das desvantagens em divulgar sem website próprio.

Quer aprender mais sobre como fazer a campanha perfeita e fazer um bom marketing como afiliado? Veja este vídeo sobre copywriting:

E agora que você já sabe como usar o Google Ads para afiliados, que tal aumentar ainda mais seus conhecimentos sobre tráfego pago? Para isso, baixe gratuitamente nosso Guia completo para o Facebook Ads!

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *