Grupos de WhatsApp: como funcionam e como usá-los no seu negócio! [2023]

Grupos de WhatsApp: como funcionam e como usá-los no seu negócio! [2023]

Os grupos de WhatsApp têm se tornado cada vez mais populares no mundo dos negócios, pois são uma ferramenta poderosa para empresas se conectarem com clientes, parceiros e colaboradores. 

Eles são áreas de bate-papo dentro do próprio aplicativo, onde as pessoas conseguem compartilhar informações, debater assuntos e interagir em tempo real.

Além disso, os grupos de WhatsApp simplificam a comunicação e o compartilhamento de fotos, vídeos e outros documentos e podem facilitar as relações entre colegas de trabalho, fornecedores, clientes e parceiros.

Se você deseja saber mais sobre como os grupos de WhatsApp podem ser utilizados em seu negócio, continue a leitura! Preparamos um guia completo com informações úteis e dicas práticas para ajudar você a utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível!

Crie seu produto digital em minutos com o HeroCreator!

Como funcionam os grupos de WhatsApp?

Os grupos de WhatsApp possuem uma variedade de recursos para compartilhamento de informações e qualquer pessoa pode criar um e tornar-se administrador dele. Assim, é possível gerenciar as regras, adicionar ou remover membros, alterar informações, etc.

Porém, é importante lembrar que os grupos de WhatsApp têm um limite de participantes. Esse número pode variar de acordo com a versão do aplicativo e do sistema operacional do aparelho celular. Atualmente, esse limite é de 256 membros por grupo.

É válido saber que, ao criar um grupo de WhatsApp para o seu negócio, você pode:

  • Fazer chamadas de voz e vídeo: você pode fazer chamadas de áudio ou vídeo simultâneas com vários membros do grupo.
  • Criar e agendar eventos ou reuniões: é possível criar um evento ou reunião dentro do grupo, com todas as informações necessárias, e todos os membros receberão uma notificação e ainda poderão confirmar a presença.
  • Gerenciar regras do grupo: você pode gerenciar a participação no grupo, adicionando ou removendo membros, além de definir regras e permissões para o bom funcionamento dele.
  • Criar enquetes: é possível criar enquetes para receber feedbacks ou saber a opinião dos membros do grupo sobre um determinado assunto.
  • Acompanhar reações e interações: os membros do grupo conseguem reagir às mensagens que você envia com emojis, curtidas, comentários e mais. Assim, você consegue acompanhar qual tipo de conteúdo tem agradado mais.

Como criar grupos no WhatsApp?

Ficou convencido de que um grupo de WhatsApp é uma ótima ferramenta para melhorar a relação da empresa com os clientes, mas não sabe como fazer isso?

Não se preocupe, pois preparamos um passo a passo de como criar grupos no WhatsApp de forma simples e rápida. Confira!

  1. Abra o WhatsApp e toque em “Mais opções” (ícone de três pontinhos), no canto superior direito da tela e, em seguida, em “Novo grupo”.
  2. Selecione os contatos que deseja adicionar ao grupo. Você pode pesquisar por nomes ou selecioná-los na lista de contatos. Depois, toque na seta verde para avançar.
  3. Crie um nome para o grupo. Ele será exibido para todos os participantes do grupo, pode ter até 100 caracteres e somente os administradores podem alterá-lo.
  4. Se quiser adicionar uma imagem ao grupo, toque no ícone de câmera e selecione “Câmera”, “Galeria” ou “Pesquisar na internet” para escolher uma imagem. Aqui você pode usar a logo da sua empresa.
  5. Quando finalizar as configurações, toque no ícone de check verde para salvar. E pronto, seu grupo já está criado! 

Como enviar links de grupos de WhatsApp?

Agora que você criou o grupo de WhatsApp da sua empresa e tem alguns membros, que tal incluir novas pessoas nele?

Para isso, você pode compartilhar o link do seu grupo diretamente com pessoas escolhidas ou em redes sociais, sites, peças gráficas, canal no YouTube, entre outros.

Veja como é simples:

copy com chat gpt , herocreator
  1. Abra a conversa em grupo no WhatsApp e clique no nome do grupo. Caso prefira, você pode clicar em “Mais opções” (ícone de três pontinhos), no canto superior direito da tela e, em seguida, clicar em “Dados do grupo”.
  2. Dentro das informações do grupo, clique em “Convidar via link”.
  3. Selecione se deseja enviar o link via WhatsApp ou copiar o link.
  4. Se escolher enviar via WhatsApp, pesquise ou selecione os contatos que deseja convidar e clique em “Enviar”.

É importante ressaltar que qualquer pessoa que receber o link de convite poderá entrar no grupo, sem a sua autorização. Portanto, se a sua intenção é criar um grupo mais restrito, tome cuidado ao compartilhar o link.

Caso queira, você tem a opção de redefinir o link de tempos em tempos para cancelar os links existentes compartilhados.

Vale a pena fazer grupos de WhatsApp para o seu negócio?

Cerca de 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. Isso significa que esta ferramenta não só facilita a comunicação entre empresas e clientes, mas também pode contribuir para as estratégias de marketing para impulsionar seu negócio.

Assim, saiba que, com os grupos do WhatsApp, você pode garantir:

  • Comunicação rápida e eficiente: as mensagens instantâneas permitem uma comunicação rápida e direta entre os membros do grupo, o que pode ajudar a agilizar decisões e resolver problemas em menor tempo.
  • Interação com clientes: a empresa consegue estreitar o relacionamento com os clientes, tornando-se mais próxima e oferecendo suporte para esclarecer dúvidas.
  • Custos reduzidos: o WhatsApp é um aplicativo gratuito, portanto a empresa não gasta nada para criar e gerenciar um grupo, e os clientes não precisam pagar nada para ter acesso a ele.
  • Maior alcance: você pode criar um ou mais grupos da sua empresa, com segmentos diferentes, alcançando, assim, um público maior.

Como fazer uma boa gestão dos seus grupos? 

É importante lembrar que, mesmo com todas essas vantagens dos grupos de WhatsApp, a administração deles pode exigir tempo e disponibilidade, principalmente aqueles com muitos membros.

Por isso, se a sua intenção é utilizar o grupo como estratégia de marketing, fique atento a alguns pontos para garantir que ela seja eficaz e não traga dores de cabeça futuramente.

1. Deixe as regras bem definidas

Estabelecer regras de funcionamento é essencial para manter a organização e harmonia do grupo, como horários de uso, quais tipos de mensagens são apropriadas e o comportamento esperado dos membros.

2. Defina um administrador para gerenciamento do grupo

Escolha uma pessoa responsável pelo gerenciamento do grupo para garantir que as regras do WhatsApp sejam cumpridas, além de responder às perguntas e dúvidas dos membros.

3. Estabeleça um limite para número de membros

Os grupos de WhatsApp muito grandes podem ser difíceis de gerenciar devido à quantidade de membros. Por isso, defina o tamanho do grupo que seja adequado para todos se comunicarem.

4. Compartilhe informações relevantes

Evite enviar mensagens com excesso de informações ou informações irrelevantes. Saiba qual o interesse do seu público e não fuja disso.

5. Use todos os recursos

O WhatsApp tem muitos recursos úteis, como citado anteriormente. Portanto, não economize e teste todos até descobrir qual deles é o mais eficaz para sua empresa.

Como você viu, o WhatsApp é uma boa ferramenta para se comunicar com os seus clientes, certo? Por isso, na hora de aumentar o engajamento, vale a pena contar com ferramentas que otimizem o seu tempo, como o gerador de link de WhatsApp da HeroSpark!

Com ele, você gera o link do seu WhatsApp em poucos segundos e pode enviar aos seus leads e clientes com mensagens totalmente personalizadas! 

Portanto, não perca tempo e acesse essa ferramenta gratuita da Hero agora mesmo! 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *