Grupos de Telegram: vale a pena utilizá-los no seu negócio?

grupos telegram
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Os aplicativos de mensagens já fazem parte da estratégia de marketing digital de muitos negócios. Mas ainda existem recursos que podem ser utilizados com mais eficiência, como os grupos de Telegram. 

O Telegram é um dos aplicativos mais populares de mensagens instantâneas, e um dos motivos dessa popularidade são os canais coletivos conhecidos como grupos. 

Mas será que utilizar os grupos Telegram na sua estratégia pode gerar bons resultados? Para descobrir, continue a leitura!

O que são os grupos Telegram?

De acordo com a empresa, os grupos Telegram são um recurso que pode ser utilizado para uso pessoal ou para colaboração de times.

Entre as principais configurações desses grupos podemos destacar a capacidade de suportar até 200 mil membros, um destaque entre os principais aplicativos de mensagens.

O Telegram foi criado em 2013 e é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares entre usuários de todo o mundo. 

Além do uso pessoal, essa ferramenta também faz parte da estratégia de comunicação de muitos negócios, especialmente por conta dos grupos. 

Atualmente, os grupos de Telegram são utilizados como fóruns por diversas pessoas que desejam discutir sobre os mais variados temas. 

Como funcionam os grupos Telegram?

Com uma enorme capacidade de suporte de membros por grupo, o Telegram se destaca por seus diferentes níveis de permissões que possibilitam aos administradores organizar os participantes dos grupos de diferentes formas. 

Por meio dessas permissões, os responsáveis pelos grupos podem, por exemplo, controlar as ações que podem ou não ser executadas pelos membros.  

Assim, entre as ações que os administradores podem executar estão o controle do histórico de mensagens do grupo e os níveis de privacidade. 

Além disso, nos grupos Telegram, é possível realizar chats livres, o que significa que todos os membros podem enviar:

copy com chat gpt , herocreator
  • Mensagens de texto;
  • Arquivos de mídia;
  • Fotos;
  • Vídeos.

Os grupos Telegram também contam com a ferramenta Voice Chat, que permite conferências de áudio entre os membros, o que proporciona uma outra possibilidade de interação para além dos textos.

Outro detalhe é que os grupos Telegram podem ser colocados em modo público ou privado. Se colocados no primeiro modo, qualquer pessoa pode acessar o grupo. Mas, nesse caso, para localizá-los, é necessário utilizar o buscador do próprio Telegram ou mecanismos externos. 

Como criar um grupo no Telegram? 

Agora que você já sabe mais sobre as funcionalidades dos grupos de Telegram, confira como é simples criar seu próprio grupo. Veja o passo a passo:

  1. Clique no ícone do lápis, que está no canto inferior direito da tela. Se você estiver utilizando a versão para web, vai localizar na aba de “Conversas”;
  2. Escolha a opção “Novo grupo”;
  3. Selecione os membros do grupo a partir da sua lista de contatos;
  4. Defina um nome para o grupo e escolha uma imagem de capa;
  5. Configure seu grupo Telegram como público ou privado.

A partir daí, você já pode começar a interagir com os membros e enviar os conteúdos que fazem parte da sua estratégia. 

Como usar os grupos de Telegram para escalar o seu negócio?

Para garantir que você tenha sucesso incluindo os grupos de Telegram na sua estratégia, listamos algumas dicas importantes para impulsionar seus resultados. Confira!

  1. Divulgue o seu grupo: utilize o link de acesso do seu grupo para divulgá-lo em outras redes, como, por exemplo, nos stories do Instagram
  2. Crie um calendário de postagens: para manter a consistência de publicações no grupo, crie uma calendário de conteúdo e diversifique as postagem.
  3. Construa uma base de contatos: atrelar sua estratégia de crescimento nesse canal a uma landing page pode ajudar a fortalecer sua base de contatos e a afunilar a prospecção de leads.
  4. Faça uso das hashtags: se o seu grupo for aberto, utilizar hashtags pode direcionar seu público-alvo até o seus grupos no Telegram.
  5. Use as mensagens fixadas estrategicamente: com um grande número de membros fica fácil perder mensagens importante. Por isso, use a funcionalidade de fixar mensagens para destacar seus principais conteúdos.

Se você ainda tiver dúvidas se vale a pena utilizar o Telegram ou escolher o seu principal concorrente, o WhatsApp, detalhamos a seguir alguns prós e contras para auxiliar na sua tomada de decisão. 

Telegram ou WhatsApp: qual é o melhor canal para criar um grupo? 

A principal ferramenta de mensagens instantâneas dos usuários brasileiros é o WhatsApp, e esse já é um ponto a favor desse app. 

Mas existem outros detalhes de cada aplicativo que devem ser levados em consideração na hora da escolha. Por exemplo, entre os prós do Telegram, podemos citar:

  • O Telegram possui a funcionalidade de Bots, que ajudam a automatizar algumas tarefas;
  • Possibilidade de criação de canais;
  • Não é necessário expor o número do celular;
  • Envios ilimitados de arquivos pesados;
  • Permite grupos com até 200.000 membros.

Já os pontos a favor do WhatsApp são:

  • Contém recurso de atualização de status;
  • Nível de encriptação do WhatsApp é considerado mais seguro;
  • A interface é mais intuitiva;
  • Fácil compartilhamento de conteúdos.

Além dos prós, também podemos destacar os contras de cada um dos aplicativos, começando pelo WhatsApp:

  • Limitação no número de membros por grupo ou lista de transmissão;
  • Necessita de um número de telefone;
  • Envio de arquivos é limitado.

Enquanto isso, entre os pontos negativos do Telegram podemos destacar:

  • Estética menos atrativa;
  • Não possui atualização de status;
  • Dificuldade de acompanhar todas as mensagens em grupos muito grandes.

Enquanto você toma a sua decisão, saiba que existem outras ferramentas que podem ajudar a  impulsionar os resultados do seu negócio. Quer saber como?

Então baixe agora gratuitamente o Kit Marketing Digital da HeroSpark, um pacote completo com tudo que você precisa para criar seu produto digital do zero e construir campanhas que realmente convertem.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *