empreender com a herospark

Você sabe o que é Telegram? Com a Era Digital surgiram inúmeros aplicativos com diferentes funções, inclusive, o Telegram, sobre o qual conversaremos hoje. Ele é bastante conhecido por ser concorrente do WhatsApp.

 

Esta ferramenta promete ser rápida e segura, além de se diferenciar por suportar arquivos com um tamanho maior do que o WhatsApp. Apesar das semelhanças, o Telegram tem alguns diferenciais que valem a pena serem conhecidos.

 

Por isso, neste artigo explicaremos como ele funciona, quais são as principais diferenças do WhatsApp e como funcionam os bots. Acompanhe.

 

O que é Telegram?

 

O Telegram é uma plataforma gratuita de mensagens instantâneas que tem como diferencial a segurança de dados e das conversas dos usuários. Isso porque conta com criptografia de ponta a ponta, o que atrai muitas pessoas.

 

O Telegram permite a troca de mensagens, envio de mídias grandes e muitas outras funcionalidades, sobre as quais falaremos mais adiante Vale ressaltar que ele está disponível para Android e iOS, mas também tem a versão desktop, e o usuário pode acessar a sua conta de diferentes dispositivos.

 

O aplicativo surgiu em 2013 e, desde então, já conseguiu milhões de usuários, principalmente para uso profissional. Muitas empresas e profissionais têm utilizado a ferramenta para se comunicar no que diz respeito a negócios.

 

Além disso, muitos influenciadores e produtores digitais criam canais e grupos para interagir com a sua audiência. Por exemplo, quando os produtores digitais lançam desafios para o seu público, costumam usar um canal no Telegram para controlar os participantes.

 

Como funciona o Telegram?

 

Para utilizar o Telegram só é preciso ter um número de telefone e instalar o aplicativo na Play Store ou na App Store. Ou ainda, cadastrar-se pelo Telegram Web. Com isso, você já vai poder utilizar a plataforma de mensagens em qualquer dispositivo.

 

Assim como o WhatsApp, ele é um mensageiro online. É possível enviar mensagens para qualquer pessoa, independentemente de ter o número dela nos seus contatos. Para isso, basta digitar o nome de usuário dela no campo de busca — assim como no Instagram.

 

Outra coisa que é possível personalizar é a última vez que você entrou no aplicativo. Em “Privacidade e Segurança” você pode escolher quem pode ver. Existem 4 possibilidades:

 

  • Visto recentemente — qualquer período entre 1 segundo e 2-3 dias
  • Na última semana — entre 2, 3 e sete dias
  • No último mês — entre 6, 7 dias e um mês
  • Há muito tempo — mais de um mês

A seguir, explicaremos outras funcionalidades do Telegram.

 

Grupos

 

Os grupos podem ter até 200 mil membros — isso mesmo! — e é possível criar mensagens ou ferramentas personalizadas por meio de bots. O administrador do grupo pode definir se os novos participantes terão acesso às conversas antigas ou não. Além de algumas permissões, como:

 

  • Todos os participantes podem interagir;
  • Tipos específicos de conteúdo são impedidos;
  • Apenas os administradores podem falar.

Canais

 

Funciona como um grupo, mas pode ter um número ilimitado de inscritos. Eles podem ser públicos — com nome de usuário — ou privados. O administrador tem total controle do espaço, definindo se as pessoas podem responder às suas mensagens ou não, além de poder apagar mensagens dos inscritos, entre outros.

 

Se você quer entender como usar comunidades para escalar vendas, assista ao vídeo abaixo:

 

 

Chat secreto

 

Os chats secretos usam criptografia de ponta a ponta. Então, além do remetente e destinatário, ninguém mais poderá decifrar as mensagens enviadas. Outro diferencial é que nada pode ser encaminhado dessa conversa.

 

Portanto, se o chat secreto for iniciado no dispositivo X, ele não estará disponível em outros dispositivos pelos quais você acessa o Telegram.

 

Mensagens autodestrutivas

 

Essa funcionalidade pode ser utilizada em todas as mensagens nos chats secretos e para mídias nos chats privados. O Timer de Autodestruição serve para que você defina quanto tempo a mensagem ficará disponível. Depois disso, a mensagem desaparece para os dois participantes da conversa.

 

 

Telegram ou WhatsApp?

 

O WhatsApp e o Telegram são bem parecidos, mas tem algumas diferenças na prática. Vamos falar sobre as principais:

 

  • Tamanho dos arquivos — WhatsApp permite arquivos de até 16Mb, enquanto o Telegram permite até 2 Gb;
  • Acesso em diferentes dispositivos — Apenas o Telegram permite. Apesar disso, existe o WhatsApp que possibilita esse acesso no desktop;
  • Armazenamento — O WhatsApp deixa tudo armazenado no celular e dá a opção de realizar backups, enquanto que o Telegram armazena na nuvem;
  • Bots — Disponível apenas no Telegram.

 

Apesar do Telegram parecer ter mais benefícios, é importante ressaltar que o WhatsApp é bem mais popular no Brasil. Portanto, há uma maior facilidade em concentrar todos os seus contatos nele.

 

Bot Telegram: quais usar?

 

Primeiro, é preciso entender que bots são robôs interativos que podem ser utilizados pelos usuários para realizar diferentes funções, como criar enquetes, enviar mensagens automáticas e buscar mídias.

 

A criação de bots exige conhecimentos em programação. Porém, depois de criado, ele pode ser utilizado por outras pessoas. Veja algumas coisas que um bot pode realizar:

 

  • Enviar notícias;
  • Integrar o Telegram com outros serviços;
  • Fornecer alertas e previsão do tempo;
  • Realizar transcrição de áudio;
  • Traduzir mensagens;
  • Possibilitar experiências com games.

 

Por isso, separamos algumas opções que podem ser úteis para você, confira:

 

  • Gmail — Possibilita receber emails do Gmail diretamente na plataforma;
  • Wiki — Permite pesquisar sobre qualquer tema;
  • Gamee — Para encontrar jogos HTML5 e rodar na própria plataforma;
  • Transcriber — Serve para transcrever áudios;
  • RastreioBot — Envia as atualizações do status de entrega de encomenda pelos Correios;
  • URL Pro — Encurtador de URLs;
  • CalcuBot — Uma calculadora disponível no app.

Telegram para infoprodutores: vale a pena?

 

Se você é um infoprodutor, criar um canal no Telegram é uma ótima estratégia. Isso porque a rede social humaniza mais a comunicação e faz com que o público esteja mais próximo a você. Assim, é possível enviar conteúdos exclusivos para essas pessoas e captar leads.

 

Dessa forma, quando houver o lançamento do seu produto ou serviço, essas pessoas já estarão mais propensas a realizarem a compra. Além disso, se for um curso online ou mentoria, por exemplo, é interessante fazer um grupo com os que adquiriram para a troca de experiências.

 

O Telegram é uma ótima ferramenta de comunicação, mas também tem mostrado resultados excelentes quando aplicado em estratégias de marketing digital. Por isso, vale a pena começar a se familiarizar com este aplicativo e, até mesmo, incluí-lo em seus negócios.

 

Gostou do conteúdo? Então, siga-nos no Instagram e tenha acesso a outros conteúdos completos e exclusivos como este.

 

vender cursos online herospark

2 Comentários

  1. Marcelo disse:

    Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação
    correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu
    facebook.

    1. maria disse:

      Oba, que demais, Marcelo! 🤩
      Esperamos te ver mais vezes aqui, no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *