IA Gemini: conheça a nova inteligência artificial do Google

IA Gemini
Banner inteligência artificial

Você já ouviu falar sobre a IA Gemini? Se ainda não ouviu, deveria procurar saber mais sobre o assunto.

Afinal, essa nova inteligência artificial do Google promete ser um grande sucesso. Inclusive, a Big Tech afirmou que esse é um modelo de linguagem superior ao ChatGPT, da Open AI.

Ou seja, é mais uma IA que chega para contribuir para a vida de muitos empreendedores digitais, uma vez que permite a criação de conteúdos de forma mais rápida.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre o IA Gemini e quais são os seus principais diferenciais. Confira!

O que é a IA Gemini, do Google?

O Gemini é um modelo de linguagem multimodal de inteligência artificial do Google desenvolvida para ser usada dentro do Bard e outras plataformas da empresa.

Por ser multimodal, a IA Gemini tem habilidade para compreender e gerar conteúdos em diversos formatos, como textos, vídeos, áudios, imagens e códigos. Tudo isso de forma simultânea.

A ideia futura do Google é que o Gemini possa ser utilizado em outros produtos e serviços da empresa, como no navegador Chrome, Duet AI, Google Ads e buscador.

Como funciona a IA Gemini?

O Gemini funciona em três tamanhos diferentes, uma vez que a ideia é que o modelo de linguagem seja flexível, capaz de ser utilizado para diversos fins e adaptado para diversos meios, desde dispositivos móveis até data centers.

Gemini Nano

Esse modelo é a versão mais compacta e foi projetada para funcionar em tablets e smartphones, mais especificamente no Google Pixel 8.

Por meio dele, é possível executar tarefas sem conexão com servidores externos, como resumir páginas, obter respostas em aplicativos de bate-papo, etc.

Gemini Pro

Essa é a versão intermediária da IA Gemini. Sua finalidade atual é alimentar o Bard. No entanto, espera-se que, futuramente, ela seja usada em outros serviços conectados à internet, como a busca do Google e o navegador Chrome.

O modelo fornece tempos de resposta rápidos e compreende consultas complexas. Portanto, é eficiente para fazer atividades criativas, como produzir textos, resumir conteúdos, etc.

Gemini Ultra

Essa é a versão mais desenvolvida do Gemini, mas ainda não está disponível para uso geral. O que se sabe até agora é que esse modelo deve ser utilizado para desenvolver tarefas de alta complexidade.

Como usar o Gemini?

Antes de acessar essa IA é preciso alterar o idioma do seu navegador Chrome. Isso porque o Gemini está disponível apenas no inglês.  

Para isso:

1. Abra o Chrome e clique na sua foto, no canto superior direito.

2. Em seguida, selecione a opção “Gerenciar sua Conta do Google”.

3. Selecione “Informações pessoais”, no menu do lado esquerdo.

copy com chat gpt , herocreator

4. Role a tela para baixo até encontrar a opção “Preferências gerais para Web”. Nessa seção, clique em “Idioma”.

5. Escolha “English”, “United States” e clique em “Salvar”.

Agora sim, podemos colocar a mão na massa!

1. Acesse o Bard.

2. Inicie a conversa com a IA. Você pode fazer uma solicitação para a ferramenta por meio de textos ou áudios.

3. Além disso, você pode realizar o upload de imagens para complementar a sua solicitação e permitir que o retorno do Gemini seja ainda mais preciso. Basta clicar no ícone de imagem do lado da caixa de texto e selecionar a imagem no seu computador.

O primeiro diferencial do Gemini para outras IAs que possuem a mesma finalidade, como o ChatGPT, é que ele foi construído para ser multimodal. Ou seja, ele consegue compreender e processar diferentes tipos de dados de uma forma mais natural.

Outro diferencial da IA Gemini é que ela é gratuita e tem acesso à internet em tempo real, diferente do ChatGPT, em que a sua versão gratuita não é atualizada desde 2021. Isso faz com que o modelo de linguagem do Google ofereça conteúdos mais verídicos e atuais.

Por fim, vale destacar que o Gemini é bastante flexível. Prova disso são as suas três versões (Nano, Pro e Ultra). Logo, ele poderá se adaptar para diferentes fins e meios.

Gemini já está disponível?

Para responder a essa pergunta, é necessário falar de cada versão do Gemini separadamente.

Nesse sentido, saiba que o Gemini Nano já está disponível para smartphones, mas, por enquanto, apenas para o modelo Pixel 8.

O Gemini Pro, por sua vez, já está disponível em mais de 170 países por meio do Bard, como vimos aqui. No entanto, apenas na versão em inglês.

Segundo o Google, a ideia é que, nos próximos meses a versão Pro esteja disponível em outros produtos e serviços da empresa, como o Google Ads e o navegador Chrome.

Além disso, essa versão já pode ser acessada por clientes corporativos e desenvolvedores por meio da API Gemini no Google Cloud Vertex e AI Studio.

Por fim, o Gemini Ultra é a única versão que ainda não está disponível para o público. A promessa é de que ele se torne acessível em 2024.

Agora que você já sabe tudo sobre o IA Gemini, que tal continuar se inteirando sobre a inteligência artificial e utilizá-la a favor do seu negócio?

Para isso, vale a pena conhecer o Hero Creator, IA para infoprodutores desenvolvida pela HeroSpark. Com ela, em apenas 3 minutos, você planeja o seu próximo produto digital.

Basta você informar o tipo de infoproduto que quer vender e o seu público-alvo. O resto a ferramenta faz para você!

Portanto, acesse o Hero Creator gratuitamente e decole o seu empreendimento digital de forma simples, prática e grátis!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *