Tudo o que você precisa saber sobre o IGTV

Moça fazendo pose com o celular na mão. Texto da imagem: IGTV
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Se você é usuário de redes sociais, já deve ter ouvido falar do IGTV, uma ferramenta do Instagram lançada na atualização de 20 de junho de 2018. Ao longo desses três anos, esse recurso só cresceu, oferecendo a possibilidade de publicar vídeos mais longos e aprofundados.

 

E, por isso, não pode ser desconsiderado pelas estratégias do seu plano de marketing. A seguir, veremos o que é IGTV, como usá-lo e como postar.

E ainda analisaremos todos os instrumentos que essa ferramenta do Instagram proporciona, para que seja possível aplicá-los nas estratégias de marketing do seu negócio.  

 

O que é IGTV?

Como usuários da internet, nós sabemos que o Instagram – assim como qualquer outra rede social – busca sempre se desenvolver, atualizar e trazer novidades, para não ser deixado para trás perante a concorrência. 

Nessa busca por melhorias, o Instagram criou recursos como Story, Reels e IGTV, sendo que o Stories são vídeos curtíssimos ou fotos, que ficam publicados somente por 24 horas; o Reels compõe vídeos curtos; e o IGTV, por fim, traz vídeos longos, como lives salvas, e têm duração de até 1 hora. Outra característica, também, é que esses vídeos ocupam a tela inteira do smartphone. 

Nesse sentido, para os três recursos o Instagram optou por manter seu layout padrão, pois o conteúdo vem sempre na vertical, ou seja, as ferramentas são voltadas para o uso mobile.

Ainda assim, é possível fazer um paralelo e dizer que o Story está para o Snapchat, assim como o Reels está para o TikTok e o IGTV para o YouTube, respeitando as limitações de cada rede. 

 

Como postar vídeo no IGTV?

Como foi dito, o IGTV só permite que os vídeos postados sejam de até 1 hora. Portanto, se você fizer uma live que dure até esse limite, ela poderá ser salva no IGTV.

Caso contrário, é preciso parar a live antes dos 60 minutos e recomeçar uma nova, para que o conteúdo fique salvo em seu perfil. 

Para criar um conteúdo no IGTV é muito simples. Inclusive, é possível postar um vídeo que já foi gravado e esteja presente no seu rolo de câmera. Segue o passo a passo:

 

  1. Na aba principal do seu perfil, clique no símbolo “+” que aparece no canto superior direito;
  2. Em seguida, aparecerão seis opções de postagens. Clique em “Vídeo do IGTV”;
  3. Nessa parte, você pode incluir um vídeo do rolo de sua câmera, clicando no canto inferior esquerdo, ou fazer um vídeo ao vivo. Para esta segunda opção, a gravação funciona como o Story, sendo que o Instagram oferece diversos recursos para incrementar o seu vídeo;
  4. Por último, é hora da publicação. Escreva uma legenda interessante sobre o seu conteúdo, se quiser, escolha uma imagem de capa e publique também no Facebook. Em “Adicionar à série”, também é possível definir se o seu conteúdo será publicado em alguma categoria do seu perfil, para manter a organização do feed. Pronto! Fácil, né?

Como criar canal no IGTV?

Para que os seus IGTVs apareçam no seu perfil, de forma organizada, é muito fácil. Siga os passos a seguir: 

 

copy com chat gpt , herocreator
  1. Por meio do aplicativo Instagram, atualizado, clique no ícone do IGTV, no canto superior direito;
  2. Aparecerá a ferramenta de engrenagem que leva às configurações, clique nela;
  3. Clique em “criar canal”, em “avançar” e siga as instruções do aplicativo. Pronto, será criada uma nova aba e todos os seus IGTVs aparecerão no feed do seu perfil.

Informações sobre os vídeos

O IGTV funciona segundo as próprias funcionalidades do Instagram. Com isso, queremos dizer que é possível comentar, curtir e compartilhar esses vídeos com os amigos. Assim, esses dados de audiência podem ser acessados clicando “visualizar informações”, após abrir a miniatura do vídeo.

Nessa parte, também aparece um relatório com a porcentagem média vista pelos usuários e ainda um gráfico com a retenção do público. Mas fique tranquilo, só você pode conferir esses dados sobre os seus vídeos do IGTV.

 

Audiência no canal

Também, o Instagram estuda os interesses de cada usuário para entregar um conteúdo que seja condizente com aquilo que o usuário busca. Assim, essa é uma ótima forma de chegar ao seu público-alvo. 

 

Privacidade no IGTV

No que diz respeito à privacidade dos seus conteúdos, a dinâmica do IGTV é a mesma que estamos acostumados no aplicativo: contas fechadas têm seus conteúdos restritos aos seguidores e contas abertas podem ser vistas por qualquer usuário da rede.

Portanto, se o seu objetivo é aumentar a audiência e o engajamento de seus vídeos, lembre-se de deixar sua conta aberta. 

 

IGTV como estratégia de marketing

O IGTV é uma boa ferramenta para aumentar o número de seguidores da sua conta. 

Devido à possibilidade mais imersiva que o IGTV traz, por ter vídeos mais longos, uma boa aposta é usar essa ferramenta para a produção de conteúdos que criem conexões com seu público-alvo.

Além disso, mostre os diferenciais do seu produto ou negócio digital, sempre prezando pela qualidade de áudio e vídeo de seu conteúdo.

Afinal, o IGTV não é passageiro como o Story, ele estará sempre em seu perfil, para quem quiser ver. 

Dessa forma, use a técnica de storytelling, convide personalidades do seu nicho para fazer lives com perguntas e respostas, mostre os bastidores e os processos do seu negócio, faça entrevistas com os seus consumidores, mostrando como seu produto ou negócio foi útil para solucionar as dores dele, e aposte em conteúdos que tenham uma relevância mais duradoura do que imediata. 

 

Se você tiver mais dúvidas sobre como crescer nas redes sociais com sua empresa e seus produtos digitais, confira nossa biblioteca de materiais! E, se quiser uma plataforma completa para começar gratuitamente, comece gratuitamente com a HeroSpark.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *