Inteligência artificial para e-mail: o que é e como usar? [+FERRAMENTAS]

Inteligência artificial para e-mail: o que é e como usar? [+FERRAMENTAS]

A tecnologia oferece cada vez mais recursos para otimizar o dia a dia de infoprodutores. A inteligência artificial para e-mail, por exemplo, tem revolucionado consideravelmente o mercado digital. 

Com a capacidade de processar grandes quantidades de dados, soluções como Chat GPT para e-mail aliado a outras ferramentas podem ajudar a automatizar a gestão de e-mails, aumentando, assim, a produtividade. Quer saber como? 

Neste artigo, vamos detalhar como a inteligência artificial para e-mail funciona, desde a segmentação de contatos até a automação de disparos. Continue lendo este artigo para saber tudo sobre o assunto!

Aprenda como usar o ChatGPT para automatizar o marketing digital do seu lançamento e dos seus infoprodutos. Baixe agora!

O que é a inteligência artificial para e-mail?

Quando falamos sobre Inteligência Artificial (IA), estamos nos referindo a uma tecnologia que permite a criação de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam esforço humano, como tomar decisões e aprender com novos dados. 

Na gestão de e-mails, a inteligência artificial pode ser usada para automatizar e otimizar várias tarefas, como:

  • Triagem de spam;
  • Classificação de e-mails;
  • Envio de respostas padrão;
  • Entre outras.

O objetivo da inteligência artificial para e-mail é simplificar e tornar mais eficiente o processo de gestão de e-mails, agilizando a tomada de decisões e aumentando a produtividade dos profissionais que trabalham online. 

Para que serve a inteligência artificial para e-mail? 

Como já citamos anteriormente, a inteligência artificial para e-mail consegue simplificar e até mesmo automatizar muitas tarefas do dia a dia dos infoprodutores. 

Para detalhar ainda mais como esses recursos aceleram a produtividade desses profissionais, listamos abaixo algumas das tarefas que podem ser otimizadas com ferramentas de IA. Veja:

1. Segmentação da base de contatos

A segmentação permite uma melhor compreensão do seu público-alvo e possibilita que você crie campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes. 

Assim, a inteligência artificial é valiosa para a segmentação da base de contatos, pois permite processar grandes quantidades de dados rapidamente e de forma precisa.

Com a ajuda da inteligência artificial para e-mail, é possível segmentar sua base de contato com base em:

  • Informações demográficas;
  • Comportamento de compra;
  • Interações com o seu site ou e-mails;
  • Entre outras informações. 

Vale dizer que a IA também pode ajudar a identificar padrões e tendências entre seus contatos, permitindo que você faça uma segmentação ainda mais precisa.

2. Automação de disparos

Com a ajuda da inteligência artificial, é possível automatizar o envio de mensagens de e-mail baseadas em ações específicas dos destinatários, como:

Isso significa que você pode enviar mensagens personalizadas e relevantes a cada destinatário de forma automática, o que aumenta o engajamento e a conversão.

copy com chat gpt , herocreator

3. Teste A/B

A realização de teste A/B de e-mails é uma técnica que permite comparar e avaliar a efetividade de duas ou mais versões de um e-mail. Nesse cenário, a inteligência artificial é utilizada para automatizar esse processo e torná-lo mais eficiente.

Cabe destacar que o objetivo desses testes é identificar qual versão do e-mail é mais eficaz em termos de taxa de abertura, cliques e conversões, o que permite que as empresas otimizem seus esforços de e-mail marketing.

Assim, a automação de teste A/B permite que a empresa divida sua base de contatos em grupos e envie cada versão do e-mail para um grupo diferente. Em seguida, a inteligência artificial coleta e analisa os dados para determinar qual versão foi mais bem sucedida.

Quais ferramentas utilizar para ter a IA na sua estratégia de e-mail marketing? 

Como você já deve ter percebido, as ferramentas de inteligência artificial são capazes de revolucionar a forma como trabalhamos e lidamos com as tarefas do dia a dia, certo?

Agora confira dois poderosos exemplos de como utilizar ferramentas de inteligência artificial para e-mail na sua rotina de infoprodução: 

Chat GPT

O Chat GPT é um ferramenta de linguagem direcionada por IA, desenvolvida pela OpenAI, que pode ser utilizada para tornar a elaboração de e-mails mais eficiente. 

Nesse cenário, ele torna o processo de criação de conteúdo mais rápido e preciso, uma vez que apresenta modelos de copy prontos e sugestões de assuntos para as mensagens. 

HeroSpark 

Para tornar o Chat GPT para e-mail ainda mais eficaz, é importante contar com uma plataforma de marketing completa como a HeroSpark.

Com ela é possível otimizar a segmentação de contatos, realizar disparos automatizados de campanhas de e-mail marketing e obter relatórios para saber quais ações de marketing estão corretas e quais devem ser melhoradas. 

Como tornar o uso da inteligência artificial para e-mail mais eficiente?

A inteligência artificial pode ser extremamente útil para otimizar as campanhas de e-mail marketing. Porém, para obter resultados eficientes, é importante seguir algumas boas práticas, como:

  • Mantenha sua lista de contatos atualizada regularmente, removendo contatos inativos e adicionando novos sempre que possível. Isso aumentará a precisão de suas campanhas de e-mail. 
  • Personalize seus e-mails usando dados de comportamento e informações demográficas de seus contatos. Isso aumentará a relevância de suas mensagens. 
  • Escolha um assunto claro e direto, além de usar um corpo de e-mail simples e objetivo. Vale dizer que a inteligência artificial pode ajudar a identificar o melhor assunto e corpo de e-mail a partir dos dados dos testes A/B. 
  • Analise os resultados de suas campanhas de e-mail regularmente. Isso permitirá que você identifique as áreas que precisam ser melhoradas e tome medidas para aumentar a eficiência de suas campanhas.

Agora que você já sabe como a inteligência artificial para e-mail funciona e onde encontrá-la, que tal começar a impulsionar seus resultados no digital?

Comece agora a automatizar suas campanhas de e-mail marketing com a HeroSpark, uma plataforma completa que reúne diversos recursos para acelerar o sucesso dos infoprodutores.

Com a Hero você garante disparo ilimitado das mensagens que você cria no Chat GPT para e-mail e pode aumentar sua base de contatos com uma landing page de alta conversão. 

Além disso, você garante acesso a diversas soluções para tornar o seu dia a dia mais produtivo, como:

  • Funil de vendas automatizado;
  • Página de vendas com checkout integrado;
  • Suporte direto na plataforma;
  • Área de membros exclusiva.

Então não espere mais! Comece agora sua jornada com a HeroSpark e acelere seus resultados no mercado digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *